Página 1 de 1

ETF - SPA PSI 20

MensagemEnviado: 22/9/2008 13:12
por gabrielfrmartins
Felizmente para os interessados em fundos cotados (conhecidos por exchange-traded funds ou ETF), a Euronext alfacinha recebeu na semana passada o seu primeiro produto deste género. Tal como o Nets PSI 20, o SPA PSI 20 também tenta replicar o PSI 20, mas em euros.

Como ainda é bastante recente, o SPA PSI 20 ainda não realizou muitos negócios (apenas 75 unidades na quinta-feira), mas espera-se uma boa adesão dos investidores que querem comprar e vender um compósito da bolsa nacional. "O ETF sobre o PSI 20 é um produto inovador que torna mais fácil o acesso às maiores empresas cotadas na bolsa portuguesa", explica Miguel Athayde Marques, presidente da Euronext Lisbon. O sucesso deste fundo cotado poderá passar pelo Caixa Banco de Investimento, do grupo Caixa Geral de Depósitos, parceiro da SPA ETF, a sociedade gestora. "Estou bastante satisfeito por sermos o primeiro banco a disponibilizar o ETF sobre o PSI 20 para o mercado português", afirma Valentim Martins, do banco de investimento.

Embora ainda seja cedo para transaccionar o novo título, os investidores ficam já a saber que o custo anual de gestão está apontado para 0,5 por cento do capital aplicado, cerca de um quarto do valor cobrado pelos fundos de investimento em acções nacionais. Além disso, não surgirá tão depressa um produto semelhante em Lisboa, já que a SPA ETF tem o exclusivo sobre o PSI 20 durante 3 anos.

Fonte: Carteira.pt