Realmente uma medida destas não lembra a ninguém... Ainda por cima, o SEC não avisa o mercado acerca das suas intenções com a devida e alargada antecedência. Mudam-se assim as regras a meio do jogo, com o jogo a decorrer?

Parece-me que há aqui muita falta de bom senso por parte das autoridades americanas que propõem este tipo de alterações e por parte de quem as aprova.
É óbvio que isto vai provocar um TREMENDO short-squeeze! Nem quero imaginar! Isto é mais uma forma de se direccionar/manipular o mercado a seu belprazer, e uma forma de não deixar o mercado funcionar normalmente. Os senhores que agora aprovam estas medidas onde estiveram durante tanto tempo em que os bancos e outras instituições andaram a cometer excessos? Deveriam ter regulamentado antes que fosse preciso chegar a situações ridículas como esta. Quer dizer, o CURBS não aguentou os sell-offs recentes, e vai daí, invente-se agora qualquer coisa para "pôr isto a subir"... Enfim, é vergonhoso.
Vi outro dia um video em que o Jim Rogers dizia que o sr. Bernanke atende os telefonemas dos amiguinhos de Wall Street sempre que é preciso colocar água na fervura. Que salva este. Que salva aquele. E que lhes faz as vontadinhas todas. Que o governo está sempre a intervir no mercado. A tomar decisões políticas que afectam um mercado que é suposto ser livre. Pela forma como ele diz até tem bastante piada, mas na prática não tem piada nenhuma, porque se anda a brincar às falências e aos socorros com o dinheiro dos contribuintes americanos, e ao que parece a FED já não anda propriamente a nadar em dinheiro. E isto precocupa-me não porque esteja curto no mercado (não estou, estou longo desde ontem, 5ª feira, em acções europeias com mais de 40% do cash) mas porque irei trabalhar nos EUA em breve, e se esta é a forma de funcionamento das instituições americanas, então ainda vou ter saudades das de Portugal.
Virando agora o disco, alguém que me explique, se souber: O Jim Rogers diz que está curto em US Government Bonds e long-term treasury bonds, e critica (como é sobejamente conhecido) as políticas da FED porque injecta constantemente dinheiro nos mercados, porque imprime continuamente papel, porque socorre instituições à beira da falência, e porque aumenta a inflacção.
Ora, se ele sabe disso tudo (e muito mais) não saberá ele que isso leva a que sejam emitidos mais títulos de dívida? E não saberá ele que num cenário de crise nos mercados accionistas, estes cupões de dívida são crescentemente procurados, levando à sua valorização? Basta olhar para os gráficos das 10-year e 30-year notes...
Alguém que me explique este aparente contrassenso, sff.
Cumprimentos e bons negócios.
P.S.: aqui ficam os atalhos para os referidos videos do Jim Rogers.
http://www.youtube.com/watch?v=vWa9AfkjwoY
http://www.youtube.com/watch?v=ZxI5_7nE3Ss