bolo Escreveu:Este programa é também um bom remédio para quem sofre de frustração com os relatórios da OCDE.
Uma frase dita por um senhor pode bater-nos dentro da cabeça como um pêndulo de um sino (3 badaladas chegam!): "Há conselhos nas escolas (de pais, julgo eu) em que mais de 80% dos pais não tem mais que a 4ª classe! Como é possível aprofundar o diálogo Escola-Pais?!".
É óbvio que estamos a pagar a factura da nossa orientação pós-guerra.
Parece-me consensual que a Educação é talvez a grande aposta que o país deve fazer!
Desde um último post lá atrás, digo que antes da Educação, o grande desafio é a REFLEXÃO!
O programa parace-me que cai muito bem, na nossa necessidade! Vamos ver, o que restará dele.
Sim...e diga-se que existe uma preocupação em reverter o problema da educação em Portugal, começando pelo preço que custa educar um filho desde que este entra no 1ºano, até à Universidade.
Eu diria que existe uma preocupação de "estupidificar" a população em geral. Quanto mais burros melhor! depois "a malta tira as novas oportunidades e já está".
Tudo gira à volta de um simplex que em nada ou quase nada funciona, pelo menos nas melhores partes que nos interessa, menos nos impostos claro.
A referida "estupidificação" existe, e é uma forma muito antiga de controlo do povinho, vê-se na tv, ouve-se na rádio e lê-se nos jornais.
O direito à cultura assim como à informação é hoje em dia um bem precioso e caro, ou por interesses de alguem feito caro.
Vou dar apenas alguns exemplos que todos já conhecem apenas para afirmar o que estou a fundamentar, sem me "esticar" muito, compreendam como quiserem mas pensem nisto:
-Quanto custam canais de tv temáticos com qualidade?
-Alguem lê jornais de borla? mesmo num café?
-Quanto custam os bons livros?
-Para saber como vai este País, o canal parlamento é um canal aberto a todos?
Porque é que o Diario da Republica não vem publicado em vários sitios onde a maioria da população tivesse acesso? não é uma "coisa" que diz respeito a todos nós os disparates de leis que por vezes são aprovadas?
Em conculsão: não é uma tremenda falta de respeito destes políticos, serem eleitos e só prestarem informação em alturas de campanha eleitoral? nessa altura sim! então ai as televisões "disparam" todo o tipo de informação acerca do estado da Nação, falam falam sobre a educação, mas depois lixam-se para o povão...
Para terminar apenas gostaria de relectir uma coisa convosco: Por acaso pensam que se o nível de Educação da maioria da população fosse bastante superior ao que é no momento, esta "tropa de malteses" ainda nos governava?
Um abraço.