Dividendos: ajustar ou não ajustar ?
4 mensagens
|Página 1 de 1
Jesse Escreveu:Olá
Para um especulador terá mais vantagem não fazer o ajuste, principalmente pelo que Marco Antonio referiuMarcoAntonio Escreveu:
O problema é que o comportamento do título no mercado tem muito de psicológico, nomeadamente no que se refere ao comportamento face a suportes e resistências, em particular as horizontais. Se no exemplo que antes forneci, o título há semanas, meses, ou anos, se debatesse com uma resistência a 4,45 euros, o normal seria que esses 4,45 euros continuassem a representar uma barreira para o título apesar do desconto do dividendo. E a prática demonstra que é isso mesmo que ocorre e não só com referências horizontais mas até com Linhas de Tendência não horizontais, o que é mais curioso.
Sem o ajuste percebe
Porque o titulo (Portugal Telecom) subiu após o dividendo:
- testar a resistência
e mais tarde porque desceu:
- não conseguiu romper a resistência
Atentamente,
Jesse
Por acaso, não concordo.
No gráfico com ajuste, é visivel que a PT apanhou a boleia da recuperação geral dos mercados a meio de Março (há 6 meses / 1270 no S&P500) e que o rally associado (LTA) terminou a meio de Maio (1440 no S&P500) onde se iniciou uma tendencia descendente até meio de Julho (1200 no S&P500). A distribuição do dividendo no final de Abril (a cerca de 7.70 no gráfico com ajuste) foi só um episodio que não afectou a tendencia geral do titulo.
Para alem disso o grafico na zona dos 7.70, na altura da distribuição do dividendo tem uma morfologia tipica de vencimento de resistência tal como o S&P500 na altura tinha passado os 1390. Houve assim um false-break tal como S&P500 fez e foi até aos 1440. Nas ultimas semanas, a PT tentou por 2 vezes vencer essa zona dos 7.70/7.80 sem sucesso o que mostra que temos ali um obstaculo.
BN,
ljbk.
- Registado: 25/11/2005 11:15
Sim, eu lembro-me de ler esse tópico.
Só que no caso exposto já temos um time frame de 6 meses o que já não é curto prazo na minha perspectiva. O gráfico com ajuste parece-me muito mais coerente.
No entanto, compreendo perfeitamente o argumento de que se a generalidade dos investidores não fizer o ajuste (no grafico e sobretudo mentalmente) então talvez o mercado vá reagir tal como se não tivesse havido dividendos. Mas isto tambem vai na linha de quem diga que a AT (ou pelo menos parte dela) funciona porque todos a conhecem (nomeadamente o uso de uma MM200) e de que quando todos usam o mesmo sistema, ele deixa obviamente de funcionar.
Enfim, ficou o alerta.
BN,
ljbk.
Só que no caso exposto já temos um time frame de 6 meses o que já não é curto prazo na minha perspectiva. O gráfico com ajuste parece-me muito mais coerente.
No entanto, compreendo perfeitamente o argumento de que se a generalidade dos investidores não fizer o ajuste (no grafico e sobretudo mentalmente) então talvez o mercado vá reagir tal como se não tivesse havido dividendos. Mas isto tambem vai na linha de quem diga que a AT (ou pelo menos parte dela) funciona porque todos a conhecem (nomeadamente o uso de uma MM200) e de que quando todos usam o mesmo sistema, ele deixa obviamente de funcionar.
Enfim, ficou o alerta.
BN,
ljbk.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Dividendos: ajustar ou não ajustar ?
Boas !
Sei que este assunto já foi tratado pelo menos de forma isolada dentro de alguns tópicos.
No entanto queria aqui deixar um exemplo concreto.
Tivemos este ano a Portugal Telecom com um dividendo de 0.575 Euros ou seja de cerca de 7% face a cotação da altura. Não havendo ajuste temos uma queda de 7% com todas as consequências que possa ter a nivel de indicadores, gráficos ....
Se fizermos um ajuste semelhante ao de um aumento de capital( empresa vale menos 7% portanto os preços anteriores devem ser ajustados 7% para baixo e os volumes 1 / (1 + 7%) para cima ) não há qualquer impacto de curto prazo.
Neste caso da PTC, não tendo feito o ajuste até se poderia ter pensado que tinha havido uma quebra do suporte nos 6.90 Euros a uma determinada altura o que até levou alguns dos nossos colegas aqui a entrar short. No entanto se este era o gráfico a considerar, tinha-se tratado de um false-break. Optando pelo gráfico com ajuste, verifica-se que tocou somente no suporte na zona dos 6.50 Euros.
Deixo os gráficos de 6 meses dependentes de volume na horizontal e log. na vertical.
Se calhar, tambem há argumentos a favor do não ajuste.
Seria interessante ter aqui esse debate.
BN,
ljbk.
Sei que este assunto já foi tratado pelo menos de forma isolada dentro de alguns tópicos.
No entanto queria aqui deixar um exemplo concreto.
Tivemos este ano a Portugal Telecom com um dividendo de 0.575 Euros ou seja de cerca de 7% face a cotação da altura. Não havendo ajuste temos uma queda de 7% com todas as consequências que possa ter a nivel de indicadores, gráficos ....
Se fizermos um ajuste semelhante ao de um aumento de capital( empresa vale menos 7% portanto os preços anteriores devem ser ajustados 7% para baixo e os volumes 1 / (1 + 7%) para cima ) não há qualquer impacto de curto prazo.
Neste caso da PTC, não tendo feito o ajuste até se poderia ter pensado que tinha havido uma quebra do suporte nos 6.90 Euros a uma determinada altura o que até levou alguns dos nossos colegas aqui a entrar short. No entanto se este era o gráfico a considerar, tinha-se tratado de um false-break. Optando pelo gráfico com ajuste, verifica-se que tocou somente no suporte na zona dos 6.50 Euros.
Deixo os gráficos de 6 meses dependentes de volume na horizontal e log. na vertical.
Se calhar, tambem há argumentos a favor do não ajuste.
Seria interessante ter aqui esse debate.
BN,
ljbk.
- Anexos
-
- Com ajuste
- ljbk_ptc_6m_com_ajuste.PNG (86.45 KiB) Visualizado 370 vezes
-
- Sem ajuste
- ljbk_ptc_6m_sem_ajuste.PNG (85.39 KiB) Visualizado 368 vezes
4 mensagens
|Página 1 de 1