Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Oportunidade HISTÓRICA !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por atomez » 19/9/2008 15:59

Afinal a proibição de shorts sobre as financeiras não foi uma catástrofe.

Hoje tive mesmo de fechar as posições curtas com uma perda marginal (menos de 3%) porque há 2 dias atrás estava a ganhar 17% e acabou por equilibrar.

Logo de seguida entrada longa nas financeiras mais promissoras a curto prazo -- GS, MS, WB -- que antes eram as mais atacadas, para tirar proveito do short squeeze. Até já estou positivo.

Vendo bem nem sequer era preciso proibir os shorts porque com as subidas de ontem e hoje os margin calls eram activados de qualquer maneira. Mas eles é que sabem...

O que fizeram foi só adiar um pouco o andamento das coisas e estragaram a possibilidade de grandes ganhos nos shorts.

You bastards!

Ainda assim há financeiras a cair contra a corrente como a MBIA, estão com a corda na garganta mesmo sem shorts.

No fim de contas voltámos ao "business as usual"

Bom fim de semana para todos/as V. Exas. :P
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Thunder » 17/9/2008 18:51

Estou esclarecido :wink: ... obrigado

Espero que corra tudo bem pras tuas bandas.... e que tenhas nervos de aço enquanto tiveres esses "calções" colocados.

Tudo de bom :)

Abraço 8-)

Registado: 3/3/2007 16:57

por atomez » 17/9/2008 18:41

Thunder Escreveu:Olá Atomez :)

Fizeste a entrada do lado longo ou shortaste primeiro como tinhas inicialmente referido?

Tudo short, de acordo com a estratégia indicada.

Em princípio para durar até 4 semanas.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli

por Thunder » 17/9/2008 18:31

Olá Atomez :)

Fizeste a entrada do lado longo ou shortaste primeiro como tinhas inicialmente referido?

Desejo que corra tudo bem :wink:

Um abraço 8-)

por atomez » 17/9/2008 18:28

Como não encontrei um ETF adequado fiz um "cabaz" de stocks individuais:

AXP
BK
BXP
GS
IVZ
LM
MET
MMC
MS
PRU
SCHW
STT
WB
WM

Tenho de manter a coisa debaixo de olho para retirar algum que esteja em risco de falência iminente.

Também como tempo poderei alterar alguns.

Também seria interessante fazer uma operação idêntica para o mercado europeu, mas aí a minha experiência é exactamente zero, não me meto nisso.

E pronto.

Alea jacta est
Editado pela última vez por atomez em 17/9/2008 18:32, num total de 1 vez.
Niccolò Machiavelli

por atomez » 16/9/2008 19:22

O ideal seria um ETF que incluísse:

- bancos não comerciais
- seguradoras
- hedge funds

É que os bancos comerciais vão ser os grandes beneficiários da crise de todos os outros - vão comprar a preço de saldo os assets mais atractivos que os outros vão ter de largar.

Também irão sofrer quedas, mas muito menores que os outros.
Niccolò Machiavelli

por Thunder » 16/9/2008 14:07

Olá a todos :)

Um dos potenciais candidatos para uma possível entrada longa, seria o ETF XLF.

Vamos esperar (uns tempos) pra ver .....

Podem consultar a composição aqui

Um abraço a todos 8-)
Anexos
XLF 16set08daily.PNG
XLF 16set08daily.PNG (70.18 KiB) Visualizado 1607 vezes

por carf2007 » 16/9/2008 11:15

"Os bancos espanhóis detêm 500 milhões de euros em obrigações do Lehman Brothers Holdings. O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria deverá ser o mais afectado pela falência do banco norte-americano."

Um short ao BBVA é boa ideia ?
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por atomez » 15/9/2008 18:32

É a vitória total da banca comercial sobre a banca de investimento!

(E ainda há quem diga que os malandros dos especuladores é que ganham sempre...)

Fortune Escreveu:The end of Wall Street

Now that Lehman has declared bankruptcy, and Bank of America is buying Merrill Lynch for $44 billion, the ranks of Wall Street survivors have shrunk in the space of six months from five to two, Goldman Sachs and Morgan Stanley.

With Merrill, and Bear Stearns before it, being acquired by giant commercial banks, we're witnessing the triumph of the diversified, universal banking model over the Wall Street one that focused on trading securities and advising corporate clients.

Eventually, the trend will probably capture Morgan Stanley and Goldman as well. Even if they skirt the fate of their former peers, their time is past.

Pelo menos 2 coisas vão acontecer:

- o sector financeiro vai ter de assumir a falência da Lehman e outros, o book value de todo o sector vai cair, o market cap vai ter de acompanhar a queda

- vai dar-se uma enorme des-alavancagem. O valor total dos assets envolvidos, com um índice médio de alavancagem de 14.5, é estimado em $70 T, algo como 5 vezes o PIB anual americano, é monstruoso! A destruição de valor vai ser gigantesca.

Não me lembro de nada parecido nesta vida. Nem na anterior.

Bear, Merril, WaMu, AIG tiveram quedas de cotação na ordem dos 90% em menos de 1 ano. Aponto para uma queda do sector dessa ordem. Uma rentabilidade em short de 10 vezes o investimento.

Por exº, pegando em 10.000 alavancados para 100.000 daria o tal milhãozito...

Só estou à procura dos melhores indices a shortar, têm de incluir a banca e também seguradoras.

Se alguém der umas dicas, be welcome.
Niccolò Machiavelli

......

por AC Investor Blog » 15/9/2008 15:51

As piores noticias parecem estar já a ser descontadas no seu todo, tomar posiçoes curtas agora pode ser oportunidade histórica para perder bastante, mas como o Atomez diz e muito bem, o sector financeiro vai ter que reflectir as perdas da lehman que não devem ser tão poucas quanto isso. Todo o cuidado é pouco tanto no lado longo como curto. A reacção do mercado tá ser melhor do que eu esperava, o problema agora chama-se EFEITO DOMINÓ, que espero n venha a suceder. O FED está-se a preparar para curtar as taxas em 0.25%.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por MFSC » 15/9/2008 15:37

Também concordo que estejamos numa (ou perto de) uma oportunidade histórica mas não para shortar. Investir nas perdas de quem já perdeu tudo ou quase tudo, até pode ser uma ideia rentável no curtíssimo prazo, se é que esse curtíssimo prazo ainda existe. Mas a minha opinião vale o que vale, eu nunca shortei nada, quando entro é sempre longo :)

Vou estar particularmente atento às cotações da Banca portuguesa, pois aí sim, se a nossa Banca resistir mais ou menos bem, não digo para já, mas a curto prazo poderão surgir oportunidades boas.
O BCP por exemplo estava a formar uma LTa de curto prazo bastante engraçada até quarta ou quinta-feira passada. Vamos ver o que acontece nos próximos dias.

Um abraço e bons negócios

Registado: 17/7/2008 15:17

por marianonunes » 15/9/2008 15:34

E o Bank of America? Depois de uma demonstração de força destas e duma aquisição como a Merril Lynch, não será uma oportunidade a médio/longo prazo?

Os directores do Bank of America estão muito sorridentes na conferência de imprensa.

Registado: 29/8/2008 15:04

comentário

por jotabilo » 15/9/2008 15:30

Caros

Li algures, já não sei onde, que os grandes ou os gananciosos, ao observarem a protecção da administração dos USA às empresas como as Madies, se apressaram na evidência de grandes perdas para igualmente serem objecto de idêntico procedimento por parte dessa administração.
Sendo assim tudo isto pode ser artificial ou forçado relativamente à evolução natural dos mercados.
Que dizem sobre este assunto?
Acho agora muito estranha a alta que se verificou no crude. Parece que existe, a nível global, um cartel que utiliza a especulação a seu favor. Umas vezes é no crude outras é em falências provocadas. Em ambos os casos se ganham fortunas como sabemos.
Perante isto a minha hesitação no crédito a dar à realidade que me impôem.

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

por Thunder » 15/9/2008 15:27

Ulisses Pereira Escreveu:
E por outro lado, a compra da Merril Linch com um prémio de 70% face ao fecho de Sexta, num sinal por parte do comprador de que o mercado pode estar a criar oportunidades históricas.

Estranho mundo este.

....exactamente.
Normalmente o mercado já é ambíguo, quanto mais num cenário como o actual.

Por isso penso entrar gradualmente, por forma a não correr muitos riscos, se realmente decidir investir no sector financeiro. Mas este será de plena consciência um negócio para time-frames anuais e não diários ou semanais como os que habitualmente faço. Será assim de plena e total consciência.
Mas sinceramente vou esperar por mais um possível ciclo de correcção nos mercados. Neste momento não estou muito virado para tentar apanhar catanas em queda :?

Um abraço a todos 8-)

por Ulisses Pereira » 15/9/2008 15:15

O que é verdadeiramente um desafio de análise são os dois acontecimentos com leituras diametralmente opostas que ocorreram em simultâneo: Por um lado, a falência da Lehman, colocando a nú todas as fragilidades existentes no sistema financeiro e o muito "lixo" escondido. E por outro lado, a compra da Merril Linch com um prémio de 70% face ao fecho de Sexta, num sinal por parte do comprador de que o mercado pode estar a criar oportunidades históricas.

Estranho mundo este.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Thunder » 15/9/2008 14:42

Olá a todos :)

Neste caso alinho com os colegas que não fariam short. Na minha humilde opinião o risco é muito elevado.

Agora concordo e também ando com ideias de entrar no sector financeiro. Ainda não sei com que instrumento.....
Talvez aguarde mais uns meses, começando a entrar gradualmente com pequenas parcelas. Muito provavelmente usando fundos ou ETFs. Depois de ver melhor decido. Teria mais tendência a entrar no sector europeu..... mas vou deixar isto rolar mais um bocado, pois ainda anda muito "lixo nuclear" no sector financeiro...

Mas sem dúvida que poderemos ter boas oportunidades para o looooongo prazo.

Um abraço a todos 8-)

SEC vai agir para travar "short-selling" abusivo a

por cmgm » 15/9/2008 14:34

SEC vai agir para travar "short-selling" abusivo após falência da Lehman
A Securities and Exchange Commission (SEC), regulador do mercado de capitais norte-americano, está a estudar tomar medidas sobre o "short-selling" abusivo antes do final da semana, de acordo com uma fonte relacionada com este assunto citada pela agência Reuters.
Raquel Godinho
rgodinho@mediafin.pt

A Securities and Exchange Commission (SEC), regulador do mercado de capitais norte-americano, está a estudar tomar medidas sobre o “short-selling” abusivo antes do final da semana, de acordo com uma fonte relacionada com este assunto citada pela agência Reuters.

Estas medidas deverão surgir após de a Lehman Brothers ter solicitado protecção de falência, o que acentuou os receios de que outras instituições financeiras possam acelerar as suas perdas.

Segundo a agência Reuters, a SEC deverá adopter propostas para reforçar a sua legislação no âmbito do “short-selling”. O regulador deverá também avançar com um plano que diminuiria o tempo durante o qual os “traders” terão que comprar de volta os títulos se estes falharem a entrega da garantia até à data de liquidação.

Há cerca de dois meses, a SEC deparou-se com problemas semelhantes devido à turbulência que envolveu o banco IndyMac, bem como a Fannie Mae e a Freddie Mac. Numa ordem de emergência emitida a 15 de Julho, o órgão regulador comunicou que 19 títulos de entidades financeiras seriam protegidos dos “naked short sellers” até 29 de Julho, tendo depois estendido a ordem até 12 de Agosto. Entre estas instituições estavam a Lehman Brothers, a Fannie Mae e a Freddie Mac.

“Short-sellers” são operadores que apostam que o preço das acções vai descer, pedindo acções emprestadas e vendendo-as ao preço do momento, esperando que o preço caia para então as recomprarem a preços mais baixos e ganharem a diferença. Já os “naked short sellers” fazem o mesmo, não pedindo, no entanto, acções emprestadas, ou seja, o investidor vende acções que ainda não tinha pedido emprestadas.

Após esta regra ter chegado ao fim, a Fannie Mae e a Freddie Mac foram, na semana passada, “resgatadas” pelo governo norte-americano e agora a Lehman Brothers foi forçada a pedir falência, uma semana depois de ter afundado cerca de 77% em bolsa.

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=331130
Jesus saves. Moses invest.

Registado: 20/10/2004 12:16

Re: Oportunidade HISTÓRICA !

por V. » 15/9/2008 13:08

Atomez Escreveu:Nota: tinha feito um texto diferente do actual, mas com o desenrolar dos acontecimentos alterei-o

Tenho estado a acompanhar o desenrolar das coisas e estou convencido que esta é uma Oportunidade Histórica! Uma daquelas que só acontece para aí uma vez em cada 100 anos!

O sector financeiro americano vai cair a pique a curto prazo, todo o sector vai ter de reflectir perdas e reduzir assets com a falência da Lehman e ter de assumir todos os prejuízos até aqui dissimulados.

Só que nesta altura do campeonato já toda a gente e as mães deles estão de olho nos shorts, mas ainda assim as quedas vão continuar e há margem para se entrar. Mas não shortar stocks individuais, porque não se sabe quem mais irá ainda falir...

Imagem

A estratégia é a seguinte:

- shortar um cabaz de índices do sector financeiro americano no curto prazo, 2 a 4 semanas.

- depois disso entrar longo em nos sectores mais promissores na altura, com um prazo de 1 ano

Como estou totalmente líquido no momento vou entrar a 100%. Na prática vou fazer um autêntico "hedge fund unipessoal"

A situação é muito confusa e arriscada, mas é nestas alturas que se ganham ou perdem fortunas. Como não tenho nenhuma fortuna para perder... pode ser que a consiga ganhar!

Daqui por 1 ano espero ter chegado ao meu 1º milhão. No kidding!!!

E a partir de agora fico calado.

Quando eu vir mais gente a dizer o mesmo, principalmente quando a crise esta instalada e as falencias já aconteceram (e ainda podem acontecer mais - esta na percepçao das pessoas), considero que o desvio de esperança atingiu o máximo e por isso se calhar é de comprar.
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

Registado: 3/12/2007 11:13

por tiagopt2 » 15/9/2008 12:52

O mais provável é abrirmos em gap down e fecharmos o gap ainda hoje ou já amanhã. Pelo sim pelo não, vou fechar parte das minhas curtas americanas na abertura (e como eu penso, outros deverão pensar) e deixar acalmar a poeira. Já deve dar para compensar a estadia em carteira durante o fim de semana :)
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por EuroVerde » 15/9/2008 12:41

Algarvio__ Escreveu:Não me admirava se (entre outras medidas possiveis) a FED viesse ainda hoje anunciar descida das taxas de juro, antecipando a reunião de amanhã (não seria a 1ª vez).

Relativamente ao mercado, o rácio risco/beneficio de shortar neste momento é demasiado elevado.
Entretanto, ao olhar para alguns titulos durante a manhã, que estavam sobre suportes importantes, ainda tive a tentação de entrar, mas resisti. O suporte do BES (8,17), ja la foi à muito.

A adrenalina apenas me levou a entrar com uns trocos num CALL do DAX a 6600, com maturidade em Dezembro, que não me parece demasiado arriscado, pois o gap que ficou aberto entre o fecho de 6ª e a abertura de hoje, deverá ser fechado qq dia destes, antes de Dezembro, se tal não acontecer é pk as coisas vão ficar mt feias...

A ver vamos...
Mesmo que a Fed corte juros para 1,75% isso pode não ser suficiente para dar animo aos mercados. Os bancos obtêm menores retornos.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Algarvio__ » 15/9/2008 12:35

Não me admirava se (entre outras medidas possiveis) a FED viesse ainda hoje anunciar descida das taxas de juro, antecipando a reunião de amanhã (não seria a 1ª vez).

Relativamente ao mercado, o rácio risco/beneficio de shortar neste momento é demasiado elevado.
Entretanto, ao olhar para alguns titulos durante a manhã, que estavam sobre suportes importantes, ainda tive a tentação de entrar, mas resisti. O suporte do BES (8,17), ja la foi à muito.

A adrenalina apenas me levou a entrar com uns trocos num CALL do DAX a 6600, com maturidade em Dezembro, que não me parece demasiado arriscado, pois o gap que ficou aberto entre o fecho de 6ª e a abertura de hoje, deverá ser fechado qq dia destes, antes de Dezembro, se tal não acontecer é pk as coisas vão ficar mt feias...

Registado: 9/12/2007 12:36

por Ulisses Pereira » 15/9/2008 12:17

Atomez, a ideia à primeira vista parece boa, mas eu teria muito, mas muito receio em "shortar" um sector onde já ocorreram falências e em que hoje vive um dos seus dias mais negros.

Pessoalmente, diria que "shortar" hoje o sector financeiro é dos "trades" mais arriscados que alguém pode fazer. Quem lê o que venho escrevendo no Caldeirão sabe que nos últimos meses não tenho emitido qualquer opinião "bullish", por isso ainda estou mais à vontade para te dizer isto. "Shortar" depois de quedas violentas e de falências, é um "trade" com um nível de risco brutal.

Além de que, a probabilidade de uma intervenção das autoridades nos próximos dias é cada vez maior e pode criar situações artificalmente estranhas...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por carf2007 » 15/9/2008 11:00

A ideia era boa mas ...

"A Securities and Exchange Commission (SEC), regulador do mercado de capitais norte-americano, está a estudar tomar medidas sobre o “short-selling” abusivo antes do final da semana, de acordo com uma fonte relacionada com este assunto citada pela agência Reuters.

Estas medidas deverão surgir após de a Lehman Brothers ter solicitado protecção de falência, o que acentuou os receios de que outras instituições financeiras possam acelerar as suas perdas.

Segundo a agência Reuters, a SEC deverá adopter propostas para reforçar a sua legislação no âmbito do “short-selling”. O regulador deverá também avançar com um plano que diminuiria o tempo durante o qual os “traders” terão que comprar de volta os títulos se estes falharem a entrega da garantia até à data de liquidação."
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por batigol » 15/9/2008 8:40

Para quem gostar da ideia exposta acima (eu gosto desde há bastante tempo), existe um ETF emitido pela proshares, UltraShort Financials que dá 2x a descida do Indice banca Americano (XLF).

Link :
http://www.proshares.com/funds?products=98616&fundType=

de qq forma atençao aos short squeezes, que com o nivel de curtos que existe no mercado, quando acontecerem ( e vao acontecer, é inevitável que vá a haver gente a entrar no mercado a aproveitar boas oportunidades)vao ser muito violentos.

Acho que agora mais do que nunca,timming é tudo.

Registado: 9/1/2006 11:50

por ljbk » 15/9/2008 8:15

Boas !

Há que considerar tambem a possibilidade de o dia de hoje e o curto prazo que se lhe possa seguir acabe por ser a fase de capitulação, com toda a acumulação de noticias negativas, que irá anteceder antes do inicio de um novo bull market.

BN,
ljbk.

Registado: 25/11/2005 11:15

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Google [Bot], marketisnotefficient, PacoNasssa e 79 visitantes