iurp Escreveu:Arnie,
Independentemente da AT, qual é a tua opinião sobre o ambiente económico que se vive nos EEUU?
Eu acho que estão criadas as condições para os 1200 irem à vida definitivamente dentro de algum tempo, indo o índice à procura de novos suportes.
Este range em que tem negociado estes últimos meses, parece fazer crer que se está à espera de algo que não se sabe bem o quê. O que se tem percebido é que a extensão da crise é bem mais grave do que se pensava inicialamente e mesmo assim o índice tem lateralizado incompreensivelmente. Há qualquer coisa nop ar que me diz que as quedas poderão ser devastadoras.
O que pensas?
Abraço
Olá iurp.
Economicamente falando, mantenho a mesma visão que já aqui referi diversas vezes.
A contínua baixa da taxa de juros confirmou que a FED apenas se interessou pela "corporate america" e nada mais.
Colocou o país e o mundo em risco de colapso com a contínua emissão de divida pois com a queda dos juros, maior a apetência para o crédito.
Permitiu que os bancos pudessem voltar a financiarem-se quando as suas dividas já eram acima do limite.
Ora uma descida de juros controlada poderia fazer da FED a salvadora do sistema financeiro mundial mas o risco que foi e está a ser corrido com esta manobra é demasiado alto.
Para já, a FED mostra ter o controlo da situação visto que temos finalmente o dolar a valorizar.
Com a bolha das commodities era natural que o ciclo de queda do dolar chegasse ao fim.
Será que a FED aproveitou a tendência das commodities? Ou seja, estando estas já com uma tendência claramente de alta, decide deitar abaixo o dollar, dando oportunidade às empresas de se voltarem a financiar sabendo de antemão que com o dollar a cair a pique, as commodities disparavam para novos máximos e com isso dando oportunidade de as empresas irem ao mercado de commodities para poderem assim abaterem parte das dívidas?
Será que a FED conseguiu limpar parte da divida com a bolha nas commodities?
Se assim foi, ela terá que começar a subir a taxa de juros o mais rapidamente possível pois a continuar a injectar dinheiro para os mercados não tarda nada temos o dollar a fraquejar e com isso uma nova corrida às commodities.
O problema é que o aparente controlo da FED começa a falhar com o contínuo segurar de algumas financeiras. A FNM e a FRE abriram um precedente que pode deitar completamente por terra todo o aparente controlo da FED.
Para segurar estas empresas a FED tem que emitir dívida, essa emissão vai fazer pressão no dollar, ou seja, o aparente controlo da FED está a colocar a mesma contra a parede.
Resumindo, a FED continua com o mesmo problema inicial, "corporate america" ou o dollar?
Se com a baixa de juros, apesar de ter colocado o país à beira do colapso, ela conseguiu travar até certo ponto a contínua emissão de divida às custas da bolha nas commodities, esta teimosia em não deixar falir algumas instituições pode deitar tudo o que conseguiu até agora a perder.
Depois de tudo o que foi dito atrás, verdadeiro ou não, em nada contribui para melhorar o trading do dia a dia.
Para quem faz daytrade ou position de curto prazo, apesar de ter que estar atento às noticias pois estas mexem os mercados nesses time frames, deverá cingir-se à leitura dia a dia. Tirar conclusões apenas para o dia seguinte e não para daqui a 1 mês ou 6 meses. Que interessa saber se o crude oil daqui a 1 mês vai estar a $80 se o objectivo for tirar $1 em cada swing intraday?
Para quem faz position de médio ou longo prazo, alguém disse que neste momento os mercados pertencem aos traders e não aos investidores. As incertezas são tantas que apenas se "joga" no curto prazo.