mquinaz Escreveu:Isto quer dizer o quê? Corro o risco de perder o quê?
Se a minha perda atingir os 1000 usd, ou seja o valor da margem, não perco mais nada?
Estás em risco de perder até todo o teu saldo e eventualmente mais além (não é os 1000 USD).
O que podes perder depende de uma data de factores, o que aconteceu no activo (por exemplo, em caso de gaps e de sobrealavancagem pode-se perder tudo o que se tem na conta e mais ainda), da dimensão da posição e do saldo total, etc.
Os 1000USD é o que fica reservado para essa posição e portanto continuas (em principio, a não ser que fossem os ultimos usd disponiveis no teu saldo da conta margem) com capital disponivel para abrir mais posições. Não é o limite da tua perda nem tão pouco o dinheiro que investiste. É antes a margem reservada para essa posição...
Nota que a margem entretanto variará com a evolução da posição. Quando digo que é a margem reservada, isso é no momento que abres a posição. Depois continua a ser recalculado em tempo real.
Como "sistema de protecção" existem os margin-calls, quando ficas sobrealavancado, a partir de certo ponto começas a receber alertas e se não reduzires posições acabarão por ser fechadas. Isto não acontece a nível individual mas a nível global por isso, se por exemplo tiveres 50 mil usd, abrires a tal posição com muita alavancagem, podes perder dezenas de milhares de dolars até tu resolveres fechar a posição ou teres levado com um margin call. Contudo, se tiveres mais posições abertas (a reservar mais margem) isso já tenderá a acontecer mais cedo.
Desculpa se pode ter ficado meio confuso, mas é assim como estou a explicar e é difícil responder-te de forma mais simples/sintética dado que o mecanismo da conta-margem é mesmo assim, não é algo propriamente simples.
Com alguns exemplos práticos penso que acabarás por entender com relativa facilidade...
mquinaz Escreveu:Já que falo de riscos, posso usar stops em cfd's estando curto, conforme uso nas acções, estando longo?
Podes.