Aviso Informativo
16 mensagens
|Página 1 de 1
charles Escreveu:Tu é que estás a falar em meios de transporte não percebes-te, eu não estava a referir-me a meios de transporte estava a referir-me ao tipo de material do qual é feito, neste caso trata-se de carbono que atrai os relâmpagos
Estás a falar de fibra de carbono, portanto é perigoso estar com uma raquete de ténis na mãos se houver trovoada...
Charles, acho que tu percebeste perfeitamente o meu post, mas ok.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/g7MV3zJHdjY&hl=zh_TW&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/g7MV3zJHdjY&hl=zh_TW&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Os barcos andam na água e os aviões no ar...
Obviamente que sim, que raio tens de ser sempre tão técnico

mais a sério o que eu comparei foi o material de que ambos eram feitos, e as propriedades de atração de campos magnéticos, já agora vamos para o desporto automovel, na F1 os carros tambem feitos em grande parte de carbono têm ou não um pára raios

Citação:
Sabes o que acontece se atirares um secador do cabelo ligado para dentro de uma banheira se lá estiveres dentro, certo?
Dispara o disjuntor do quadro eléctrico

Citação:
há quem tenha medo de relâmpagos estando dentro de um carro quando dentro de um carro é o sítio mais seguro para se estar).
Só estás seguro dentro de um carro se não estiveres em contacto com partes metálicas.
Citação:
Agora, não vamos por os meios de transporte todos na mesma situação...
Tu é que estás a falar em meios de transporte não percebes-te, eu não estava a referir-me a meios de transporte estava a referir-me ao tipo de material do qual é feito, neste caso trata-se de carbono que atrai os relâmpagos
Citação:
Sobre esta matéria, o que sei é que os fabricantes alegam ter desenvolvido tecnologia para resolver o problema. E as estatísticas mostram que
os fabricantes não brincam com a segurança.
Tambem estou certo disso e até me causa alguma estranheza se o perigo fôr assim tão eminente, sem que haja algo na estrutura do avião que o protega destas descargas.
Citação:
Não se trata de acreditar cegamente nos fabricantes mas de acreditar que estão atentos a isso e que não brincarão com essa matéria. É um assunto sério e numa área onde os fabricantes têm mostrado grande evolução: a segurança. E que se fizerem asneira poderá ditar a falência da empresa
Pessoalmente na aviação deve haver pessoal altamente especializado que não devem concerteza brincar com a segurança, mas por vezes a negligência existe, basta ver as explicações para alguns acidentes que se têm dado ao longo da história da aviação, lembro-me que ainda há uns meses vi num canal por cabo um documentário sobre acidentes e a explicação para um deles era uma porta "estupidamente" mal construida, estou certo que ninguem brincou na concepção e construção desta porta.
http://www.usatoday.com/weather/tg/wstroke/wstroke.htm
Pequim2008/Remo: Relâmpagos e trovoada anularam a jornada
Citação:
Relâmpagos e trovoada incessantes na zona de Shunyi, arredores de Pequim, estiveram hoje na base da anulação da jornada do remo, impedindo assim a participação do double scull ligeiro Nuno Mendes/Pedro Fraga nas meias-finais.
«O problema não foi a chuva. Os barcos são feitos em fibra de carbono, material que atrai relâmpagos. Competir sob estas condições podia ser mortal para qualquer atleta», justificou Carrascão Marques, presidente da federação portuguesa da modalidade.
Este tipo de situações são frequentes em competições ao ar livre como o remo e canoagem, pelo que o Comité Olímpico Internacional já tem previsto no programa um dia de reserva.
http://videos.hsw.uol.com.br/relampago-video.htm
Cumpt
Charles, não se deve fazer essa comparação directa entre barcos e aviões. Os barcos andam na água e os aviões no ar...
Sabes o que acontece se atirares um secador do cabelo ligado para dentro de uma banheira se lá estiveres dentro, certo?
Sem querer estar entrar em grandes detalhes, só te quero mostrar que são coisas bastante diferentes e que por acaso estão muito sujeitas ao mito (por exemplo, há quem tenha medo de relâmpagos estando dentro de um carro quando dentro de um carro é o sítio mais seguro para se estar).
Sobre esta matéria, o que sei é que os fabricantes alegam ter desenvolvido tecnologia para resolver o problema. E as estatísticas mostram que os fabricantes não brincam com a segurança.
E obviamente não vão brincar com as vidas humanas à procura de (um suposto) lucro. Não faz sentido nenhum pois o mais provável era levar a empresa à falência se daqui a uns meses desatassem a cair aviões a torto e a direito!...
Não se trata de acreditar cegamente nos fabricantes mas de acreditar que estão atentos a isso e que não brincarão com essa matéria. É um assunto sério e numa área onde os fabricantes têm mostrado grande evolução: a segurança. E que se fizerem asneira poderá ditar a falência da empresa!
Sem querer estar entrar em grandes detalhes, só te quero mostrar que são coisas bastante diferentes e que por acaso estão muito sujeitas ao mito (por exemplo, há quem tenha medo de relâmpagos estando dentro de um carro quando dentro de um carro é o sítio mais seguro para se estar).
Sobre esta matéria, o que sei é que os fabricantes alegam ter desenvolvido tecnologia para resolver o problema. E as estatísticas mostram que os fabricantes não brincam com a segurança.
E obviamente não vão brincar com as vidas humanas à procura de (um suposto) lucro. Não faz sentido nenhum pois o mais provável era levar a empresa à falência se daqui a uns meses desatassem a cair aviões a torto e a direito!...
Não se trata de acreditar cegamente nos fabricantes mas de acreditar que estão atentos a isso e que não brincarão com essa matéria. É um assunto sério e numa área onde os fabricantes têm mostrado grande evolução: a segurança. E que se fizerem asneira poderá ditar a falência da empresa!
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Já agora, aqui fica o link directo:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... c&start=25
Nunca foi tão seguro andar de avião como actualmente.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... c&start=25
Nunca foi tão seguro andar de avião como actualmente.
Re: Aviso Informativo
alvim Escreveu:Meus amigos
Vou aqui deixar uma informaçao "assustadora", relativo a companhias de aviaçao.
Todos os anos que passa, um avião apanha em media com 1 raio, durande a passagem debaixo de uma trovoada.
Isto é normal.
Acontece, que como os avioes sao feitos maioritariamente de metal (aluminio), são bons condutores da electricidade. E ao apanharem com um raio, este passa pelo avião e nada lhe acontece.
Porem. As companhias sabem que quanto mais leve o aviao, menos ele consome, e maior lucros têm a companhia.
Assim, os novos avioes, já sao feitos de carbono.
O novo Airbus 380 tem 20%, e o novo Boieng mais de 50%.
O Carbono NAO é Metalico e é um péssimo condutor da electricidade. Se apanhar com um raio, vai explodir no local de embate do raio.
Já acontrceu. Felizmente sem baixas.
Imaginem esses 2 novos avioes, quando estiverem cheios (mais de 400 pessoas) e começarem a cair...
Ps: Este 2 avioes sao só um exemplo. Há centenas de modelos com carbono na fuselagem.Em todas as companhias do Mundo.
Muito pertinente este tema e não se trata de um mito, os barcos de canoagem tambem são em carbono, deixo aqui porque motivo foi suspensa as meias-finais das provas masculina e feminina nos jogos olimpicos de Pequim:
As provas do torneio olímpico de remo foram suspensas esta quinta-feira por causa do mau tempo. Os portugueses Nuno Mendes e Pedro Fraga viram assim adiada a entrada em prova para a meia-final de Double Scull ligeiros. A prova está agora agendada para esta sexta-feira, igualmente a partir das 9 horas.
Em causa esteve a trovoada que se abateu na zona de Shuniy, a norte de Pequim, onde está situada a pista de remo e canoagem dos Jogos Olímpicos. A chuva era intensa, mas foi mesmo a perspectiva de os relampagos poderem atingir os barcos que levou ao adiamento da competição.
A dupla portuguesa garantiu a presença na meia-final depois de uma brilhante prova na repescagem, onde garantiu o primeiro lugar da sua série.
http://diario.iol.pt/desporto/pequim-20 ... -4062.html
Apesar disto estou certo que se encontrarão, se é que já não foi encontrada a solução para resolver este problema.
Cumpt
Editado pela última vez por charles em 3/9/2008 21:53, num total de 3 vezes.
Cumpt
Já agora, há dias coloquei algumas estatísticas sobre os acidentes aéreos pois têm sido feitos muitos comentários tentando relacionar maiores acidentes (menos cuidado com a segurança) por parte das companhias por forma a contrariar as dificuldades económicas (ou a aumentar os lucros).
Contudo, como se constatou, os acidentes aéreos têm vindo a reduzir-se bem como a proporção de vítimas face ao número de passageiros/partidas.
Os dados já incluiam os últimos acidentes como o de Espanha o mês passado e 2008 está a ser um ano bom (menos vitimas, menos acidentes). Os anos de 2006 e 2007 também foram dos melhores de sempre...
Contudo, como se constatou, os acidentes aéreos têm vindo a reduzir-se bem como a proporção de vítimas face ao número de passageiros/partidas.
Os dados já incluiam os últimos acidentes como o de Espanha o mês passado e 2008 está a ser um ano bom (menos vitimas, menos acidentes). Os anos de 2006 e 2007 também foram dos melhores de sempre...
Boa noite,
Julgo que esse problema possa ser colmatado com a aplicação da chamada Gaiola de Faraday (carcaça em volta de metal) já aplicada em todos os aviões. Isso acontece com os carros também... Cada vez mais os carros são feitos de fibra de carbono,já pensaram nisso também ?
O facto de os aviões começarem a utilizar materiais termoplásticos não iniba a criação de uma Gaiola de Faraday.
Não sei se os Engenheiros pensam nisso na criação dos veículos, mas tenho plena confiança neles!
Não nos vamos esquecer que os raios são atraídos por materiais bons condutores que é o caso do metal e água. Por isso até pode ser que caiam menos raios sobre os aviões ou carros.
Julgo que esse problema possa ser colmatado com a aplicação da chamada Gaiola de Faraday (carcaça em volta de metal) já aplicada em todos os aviões. Isso acontece com os carros também... Cada vez mais os carros são feitos de fibra de carbono,já pensaram nisso também ?
O facto de os aviões começarem a utilizar materiais termoplásticos não iniba a criação de uma Gaiola de Faraday.
Não sei se os Engenheiros pensam nisso na criação dos veículos, mas tenho plena confiança neles!
Não nos vamos esquecer que os raios são atraídos por materiais bons condutores que é o caso do metal e água. Por isso até pode ser que caiam menos raios sobre os aviões ou carros.
Ricardo Lucas
- -
Não basta dominar a técnica se não se for capaz de dominar a mente.
- -
Não basta dominar a técnica se não se for capaz de dominar a mente.
- Registado: 29/11/2007 12:35
Ulisses Pereira Escreveu:alvim, sempre que quiseres colocar tópicos que nada têm a ver com Bolsa deves colocar no título a indicação de "Off-topic".
Um abraço,
Ulisses
Aparentemente, este topico poderá ser só um Aviso Informativo, ou mesmo um Mito Urbano, como foi dito. Em todo caso, para a proxima terei mais cuidado.
No entanto vou explicar, porque o coloquei.
1º
A informaçao que passei em "Aviso", foi um resumo do programa "60 Minutos", que toda a credebilidade tem, como é sabido.
2ª
As companhias aerias, estão cotadas em bolsa.
Todos nós nos sabemos o que acontece, quando uma companhia está sobre investigaçao de acidente aerio.
As acçoes caiem.
3º
Como os novos SUPER-Avioes adquiridos pelas companhias aerias sao Relativamente Economicos.., é normal que haja uma subida do valor das acçoes.
Pois a relaçao custo/beneficio, é mais positiva.
Por isso será bom, ter tambem "informaçao Negativa" sobre esses aparelhos. Pois a "coisa" pode vir a correr Muito mal.E isto vai reflectir-se no valor das acçoes cotadas em bolsa.
Lembra-te da cotaçao das companhias aerias Mundiais no 11/9/2001 !!!!
Relembro para finalizar, que tambem os Bancos/Companhias de seguros, que seguram e dão credito a estas companhias, tambem são afectados.
Por isso penso que "lendo as entre-linhas" a mensagem poderá ser util.
No entanto peço desculpa.
Abraço
Caro Alvim,
Pois que já existem vários aviões no mundo com algumas partes feitas em fibra de carbono, isso é verdade, mas na realidade, fora aviões militares tipo "furtivo", só agora se irá pôr esse problema na aviação comercial, com o novo 787 dreamliner da Boeing, esse sim, o 1º avião comercial com uso extensivo de fibras de carbono no seu fabrico a entrar ao serviço.Na aviação militar temos o caso da Airbus com o seu A400 M que irá substituir as frotas de hrcules C-130, que já estão bem velhinhas por essa europa afora.
De qualquer maneira, tanto a Boeing, como a Airbus, estão a trabalhar na solução desse potencial problema, aliás, por força de recomendações das autoridades de aviação civil, e já existem soluções.
Ou então teremos 787 a "fritar" passageiros de 6 em 6 meses, num futuro próximo...
http://www.compositesworld.com/articles/lightning-strike-protection-for-composite-structures.aspx
http://news.bbc.co.uk/1/hi/england/bristol/7473838.stm
http://www.aviationdimension.com/modules.php?name=News&file=article&sid=1364&mode=thread&order=0&thold=0
http://vanfossen.wordpress.com/category/aircraft-industry-news/
Não me parece que seja um caso para tanto alarme
Pois que já existem vários aviões no mundo com algumas partes feitas em fibra de carbono, isso é verdade, mas na realidade, fora aviões militares tipo "furtivo", só agora se irá pôr esse problema na aviação comercial, com o novo 787 dreamliner da Boeing, esse sim, o 1º avião comercial com uso extensivo de fibras de carbono no seu fabrico a entrar ao serviço.Na aviação militar temos o caso da Airbus com o seu A400 M que irá substituir as frotas de hrcules C-130, que já estão bem velhinhas por essa europa afora.
De qualquer maneira, tanto a Boeing, como a Airbus, estão a trabalhar na solução desse potencial problema, aliás, por força de recomendações das autoridades de aviação civil, e já existem soluções.
Ou então teremos 787 a "fritar" passageiros de 6 em 6 meses, num futuro próximo...

http://www.compositesworld.com/articles/lightning-strike-protection-for-composite-structures.aspx
http://news.bbc.co.uk/1/hi/england/bristol/7473838.stm
http://www.aviationdimension.com/modules.php?name=News&file=article&sid=1364&mode=thread&order=0&thold=0
http://vanfossen.wordpress.com/category/aircraft-industry-news/
Não me parece que seja um caso para tanto alarme

- Registado: 29/3/2007 12:40
USATODAY Escreveu:Lightning protection goes far beyond airplanes being good conductors of electricity, and the last airline crash in the USA blamed on lightning was more than 40 years ago. On December 8, 1962 lighting hit a Pan American Boeing 707 in a holding pattern over Elkton, Md. The lightning caused a spark that ignited fuel vapor in a tank, causing an explosion that brought the plane down, killing all 81 aboard.
This led to rules requiring that airplanes have built-in systems that ensure that a spark will not ignite fuel or fuel vapors in tanks or fuel lines.
Then, during a 1980s lightning research project, NASA flew an F-106B jet into 1,400 thunderstorms and lightning hit it at least 700 times. The lightning didn't damage the airplane, but the data the jet collected showed that lighting could induce relatively small electrical currents that could damage electronic systems.
This led to regulations that require aircraft electrical and electronic systems, as well as fuel tanks and lines, to have built-in lightning protection.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Aviso Informativo
Meus amigos
Todos os anos que passa, um avião apanha em media com 1 raio, durande a passagem debaixo de uma trovoada.
Isto é normal.
Acontece, que como os avioes sao feitos maioritariamente de metal (aluminio), são bons condutores da electricidade. E ao apanharem com um raio, este passa pelo avião e nada lhe acontece.
Porem. As companhias sabem que quanto mais leve o aviao, menos ele consome, e maior lucros têm a companhia.
O Carbono NAO é Metalico e é um péssimo condutor da electricidade. Se apanhar com um raio, vai explodir no local de embate do raio.
Imaginem esses 2 novos avioes, quando estiverem cheios (mais de 400 pessoas) e começarem a cair...
Ps: Este 2 avioes sao só um exemplo. Há centenas de modelos com carbono na fuselagem.Em todas as companhias do Mundo.
Isto é normal.
16 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], boavista, carlosdsousa, Goya777, iniciado1, latbal, Majestic-12 [Bot], malakas, maturidade, MR32, nunorpsilva, Pedromoreiraaaa, Santanderes, tami, trilhos2006, VALHALLA e 219 visitantes