Caldeirão da Bolsa

Porque é que a bolsa desce?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bolo » 30/8/2008 22:54

Zenith Escreveu:A bolsa rege-se pelas mesmas leis da oferta e procura que o resto da economia.
Se para um determinado preço a oferta exceder a procura, as coisas tendem para um novo ponto de equilíbrio mais baixo para o qual a oferta iguala a procura.

V. Escreveu:A bolsa desce porque há mais vendedores que compradores, devido ao desvio de esperança que se dá no momento. Isto porque a Bolsa nao desce sempre... a pique.

Não é correcto estabelecer essa relação de causalidade! O que a lei da oferta e da procura diz é que "há a tendência" e isso deixa de ser uma relação universal pois só os negociadores poderão decidir o que querem fazer da sua vida. É absurso dizer que são as quantidades que definem o preço. Concerteza que farão parte de um conjunto de aspectos que se conjugam e que resultarão possivelmente no resultado do preço e que, havendo quem esteja disposto a pagar mais caro, haverá quem queira vender mais caro.

O que acontece é que quando um bem é mais procurado do que oferecido, quem o compra vai ter que o disputar com outros compradores e o(s) vendedor(es) vai tirar vantagem disso, subindo o preço, mas a condição primordial para a variação do preço continua a ser (no meu entender):

O preço a que vendedores e compradores estão dispostos a negociar (fechar negócio).

Se o bem for supérfluo e se os compradores, mesmo em maior quantidade, se estiverem a borrifar para o produto, ao preço que o vendedor tenta especular, deixa de haver pressão compradora, não se realizando o negócio e passará a haver tendência para se realizar pelo preço que os compradores estão dispostos a pagar e que o vendedor ainda assim aceitar.

Isto leva normalmente a que, estando os compradores desinteressados pelo preço proposto, podem deixar de se o ser, desistindo de negociar (num período de tempo), passando a haver a condição mais habitual numa baixa de preço e que é de mais vendedores do que compradores, levando a que se considere que essa é a condição fundamental.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

Olhe que nao

por asgardd » 30/8/2008 22:44

V. Escreveu:A bolsa desce porque há mais vendedores que compradores, devido ao desvio de esperança que se dá no momento. Isto porque a Bolsa nao desce sempre... a pique.

Não concordo.

Pode haver 100 compradores e um único vendedor, e cair na mesma.

número de compradores ou vendedores , por si só não nos diz nada.

Registado: 5/6/2008 22:53

por MarcoAntonio » 30/8/2008 22:32

Zenith Escreveu:A bolsa rege-se pelas mesmas leis da oferta e procura que o resto da economia.
Se para um determinado preço a oferta exceder a procura, as coisas tendem para um novo ponto de equilíbrio mais baixo para o qual a oferta iguala a procura.

Mas a procura e oferta não se define em função do número de compradores e vendedores. Esse é um lapso frequente (até porque parte das vezes é de facto assim) mas é um lapso. Pelo que o comentário do tal/suposto analista está incorrecto.

Na verdade a procura pode ser menor que a oferta e existirem muitos compradores e apenas um vendedor.

A forma mais correcta de colocar a questão, na minha opinião, não é por numero de compradores e vendedores (o que pode ser "misleading") mas sim por pressão compradora e pressão vendedora.

Imaginemos um vendedor a despejar 10 milhões de acções. A cotação baixa (imaginemos) 5% por acção das primeiras ordens. Surge então procura a novos preços (aparecem compradores que a esse preço já estão interessados em comprar).

Podem ser muitos compradores, mas (neste cenário hipotético, mas que acontece, viável e realista) não são suficientes para compensar a pressão vendedora de um único vendedor. Assim, a cotação baixa em relação ao ponto de partida, pelo menos até a situação se inverter.

O que faz portanto variar a cotação para cima e para baixo são os desiquilibrios entre a pressão compradora e a pressão vendedora.

Qnt ao número de acções vendidas e compradas, é sempre igual, naturalmente.

Qnt ao número de compradores e vendedores, pode surgir em qualquer configuração para qualquer um dos dois sentidos.

A questão seguinte seria debater o que faz as pressões compradora e vendedora variarem. O que dava um post muito maior do que este...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por V. » 30/8/2008 22:19

A bolsa desce porque há mais vendedores que compradores, devido ao desvio de esperança que se dá no momento. Isto porque a Bolsa nao desce sempre... a pique.
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

Registado: 3/12/2007 11:13

por Zenith » 30/8/2008 22:10

A bolsa rege-se pelas mesmas leis da oferta e procura que o resto da economia.

Registado: 29/11/2007 14:36

Re: ...

por bolo » 30/8/2008 21:31

MAV8 Escreveu:Para haver novas cotações acima ou abaixo do valor inicial tem de haver negócios efectuados e quando isso acontece vendem-se tantas acções como as que se compram. Logo há tantos vendedores como compradores, a questão está no valor a que uns se propõe comprar e o valor que os outros estão dispostos a vender.

Situação hipotetica:
Pode haver mais compradores mas se oferecerem um preço abaixo do valor actual e se uma unica pessoa quiser vender faz baixar a cotação.

Espero ter-me feito entender.

Abraço

Boa Noite Fórum,

Já progredimos um pouco neste tema com os vários comentários, mas podemos clarificar um pouco mais.

Só o título do Tópico poderia igualar a pergunta: Porque chove ou faz sol?
Ora se a bolsa (e os títulos cotados) não é um relógio ou um contador qualquer mas sim mercado de negociação, é de esperar que possa não subir sempre.

Eu nunca percebi a obsessão em torno do facto da bolsa não subir sempre. É claro que tenho pena, muita pena, sobretudo se pudesse subir acima 20% ao ano, todos os ano, mas isso seria impossível, pois não criamos ou encontramos riqueza a esse nível.

Queria sobretudo lançar mais uma acha sobre a quantidade de compradores e vendedores.
Cada transação tem sempre um comprador e 1 vendedor mas já um negócio pode ter vários compradores e/ou vários vendedores. Desta forma, o mercado não tem que ter tantos vendedores como compradores; tem os que lá quiserem negociar e da forma que o quiserem fazer, respeitando as regras.

Num dia ou ano de negociações, que faz subir ou descer um título, a combinação de vendedors/compradores pode ser imensa.

A única coisa que é sagrada, pelas leis da natureza, é que o número de acções compradas é igual ao número de acções vendidas.

Já o que faz subir ou descer é realmente o preço a que os negociadores estão dispostos a negociar.

Se eu tiver um lote de cabras magnifícas e irresistíveis e achar que elas valem 2000€/cada, amanhã o preço das cabras pode subir num mercado perto de mim, se eu as puser à venda a esse preço.

Muitos compradores as podem comprar, em consórcio, pagando metade de um animal cada um, aos pares, comprando aos lotes de 10 (isso é que era), sei lá, o único problema é eu não ter disso! Senão...!

Portanto, O preço de um bem varia de acordo com o valor a que vendedores e compradores estão dispostos a negociar (fechar negócio).
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por Pata-Hari » 30/8/2008 18:56

Curiosamente, acho que poucas pessoas se recordam que uma das razões pelas quais em dados momentos a bolsa é menos atractiva, é o facto das taxas de juro estarem relativamente elevadas. Com bancos a pagarem taxas de 6%, há muitos investidores que preferem manter-se no mercado monetário em vez de correr risco de mercado e que ficam perfeitamente satisfeitos em ver o seu dinheiro remunerado a 6% (que, em portugal, se transforma em 4.8 por via da retenção de imposto).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: Porque é que a bolsa desce?

por artista_ » 30/8/2008 17:24

Junas Escreveu:A resposta a esta questão foi dada por um analista na altura do crash da bolsa penso que em 92/93 e é a única análise completamente verdadeira e que não engana ninguém.
"A bolsa desce porque há mais vendedores que compradores."
Ora aí está esta é que é uma análise realista.

É tão realista que já aqui se falou disso vezes sem fim... evidentemente que simplificando as coisas acaba por se resumir a isso!!!

bom fds

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por jlncc » 30/8/2008 17:06

Imagina a situação simplificada seguinte:

existe 1 pessoa a querer comprar e 2 a querer vender uma determinada acção. Cada pessoa que vende só tem 1 única acção.

O vendedor número 1 aceita vender por 1,00
O vendedor número 2 aceita vender por 1,01
O comprador só quer comprar por 0,99

A cotação desse título é 0,99/1,00. (não há transacções)

Agora imagina que o comprador decide comprar mais caro, por exemplo a 1,00. O vendedor 1 "passa" a acção para o comprador.

A partir desse momento já só consegues comprar uma acção por 1,01. A cotação subiu! :P No entanto existiam mais vendedores do que compradores ;)

Agora imagina isto com milhoes de acções, em vez de apenas 1, e com muitos compradores/vendedores :)

Registado: 29/11/2007 4:27

...

por MAV8 » 30/8/2008 16:58

Para haver novas cotações acima ou abaixo do valor inicial tem de haver negócios efectuados e quando isso acontece vendem-se tantas acções como as que se compram. Logo há tantos vendedores como compradores, a questão está no valor a que uns se propõe comprar e o valor que os outros estão dispostos a vender.

Situação hipotetica:
Pode haver mais compradores mas se oferecerem um preço abaixo do valor actual e se uma unica pessoa quiser vender faz baixar a cotação.

Espero ter-me feito entender.

Abraço

Registado: 10/11/2006 10:43

por jeso » 30/8/2008 16:48

LTCM Escreveu:
Junas Escreveu:A resposta a esta questão foi dada por um analista na altura do crash da bolsa penso que em 92/93 e é a única análise completamente verdadeira e que não engana ninguém.

Tão realista que está errada. :roll:
Não seria melhor, antes de colocar questões ou opiniar de forma fácil, estudar um bocadinho primeiro? :twisted:

Quando se diz que algo está errado, para ser credível, tem que dizer porquê! :?

Registado: 24/6/2006 12:52

por LTCM » 30/8/2008 11:54

Tão realista que está errada. :roll:
Não seria melhor, antes de colocar questões ou opiniar de forma fácil, estudar um bocadinho primeiro? :twisted:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

Porque é que a bolsa desce?

por junas » 30/8/2008 11:49

A resposta a esta questão foi dada por um analista na altura do crash da bolsa penso que em 92/93 e é a única análise completamente verdadeira e que não engana ninguém.

Registado: 11/6/2008 21:46

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], carlosdsousa, Goya777, iniciado1, latbal, Majestic-12 [Bot], malakas, maturidade, MR32, nunorpsilva, Pedromoreiraaaa, Santanderes, tami, trilhos2006, VALHALLA e 169 visitantes