Porque é que a bolsa desce?
13 mensagens
|Página 1 de 1
Zenith Escreveu:A bolsa rege-se pelas mesmas leis da oferta e procura que o resto da economia.
Se para um determinado preço a oferta exceder a procura, as coisas tendem para um novo ponto de equilíbrio mais baixo para o qual a oferta iguala a procura.
V. Escreveu:A bolsa desce porque há mais vendedores que compradores, devido ao desvio de esperança que se dá no momento. Isto porque a Bolsa nao desce sempre... a pique.
Não é correcto estabelecer essa relação de causalidade! O que a lei da oferta e da procura diz é que "há a tendência" e isso deixa de ser uma relação universal pois só os negociadores poderão decidir o que querem fazer da sua vida. É absurso dizer que são as quantidades que definem o preço. Concerteza que farão parte de um conjunto de aspectos que se conjugam e que resultarão possivelmente no resultado do preço e que, havendo quem esteja disposto a pagar mais caro, haverá quem queira vender mais caro.
O que acontece é que quando um bem é mais procurado do que oferecido, quem o compra vai ter que o disputar com outros compradores e o(s) vendedor(es) vai tirar vantagem disso, subindo o preço, mas a condição primordial para a variação do preço continua a ser (no meu entender):
O preço a que vendedores e compradores estão dispostos a negociar (fechar negócio).
Se o bem for supérfluo e se os compradores, mesmo em maior quantidade, se estiverem a borrifar para o produto, ao preço que o vendedor tenta especular, deixa de haver pressão compradora, não se realizando o negócio e passará a haver tendência para se realizar pelo preço que os compradores estão dispostos a pagar e que o vendedor ainda assim aceitar.
Isto leva normalmente a que, estando os compradores desinteressados pelo preço proposto, podem deixar de se o ser, desistindo de negociar (num período de tempo), passando a haver a condição mais habitual numa baixa de preço e que é de mais vendedores do que compradores, levando a que se considere que essa é a condição fundamental.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Olhe que nao
V. Escreveu:A bolsa desce porque há mais vendedores que compradores, devido ao desvio de esperança que se dá no momento. Isto porque a Bolsa nao desce sempre... a pique.
Não concordo.
Pode haver 100 compradores e um único vendedor, e cair na mesma.
número de compradores ou vendedores , por si só não nos diz nada.
Zenith Escreveu:A bolsa rege-se pelas mesmas leis da oferta e procura que o resto da economia.
Se para um determinado preço a oferta exceder a procura, as coisas tendem para um novo ponto de equilíbrio mais baixo para o qual a oferta iguala a procura.
Mas a procura e oferta não se define em função do número de compradores e vendedores. Esse é um lapso frequente (até porque parte das vezes é de facto assim) mas é um lapso. Pelo que o comentário do tal/suposto analista está incorrecto.
Na verdade a procura pode ser menor que a oferta e existirem muitos compradores e apenas um vendedor.
A forma mais correcta de colocar a questão, na minha opinião, não é por numero de compradores e vendedores (o que pode ser "misleading") mas sim por pressão compradora e pressão vendedora.
Imaginemos um vendedor a despejar 10 milhões de acções. A cotação baixa (imaginemos) 5% por acção das primeiras ordens. Surge então procura a novos preços (aparecem compradores que a esse preço já estão interessados em comprar).
Podem ser muitos compradores, mas (neste cenário hipotético, mas que acontece, viável e realista) não são suficientes para compensar a pressão vendedora de um único vendedor. Assim, a cotação baixa em relação ao ponto de partida, pelo menos até a situação se inverter.
O que faz portanto variar a cotação para cima e para baixo são os desiquilibrios entre a pressão compradora e a pressão vendedora.
Qnt ao número de acções vendidas e compradas, é sempre igual, naturalmente.
Qnt ao número de compradores e vendedores, pode surgir em qualquer configuração para qualquer um dos dois sentidos.
A questão seguinte seria debater o que faz as pressões compradora e vendedora variarem. O que dava um post muito maior do que este...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: ...
MAV8 Escreveu:Para haver novas cotações acima ou abaixo do valor inicial tem de haver negócios efectuados e quando isso acontece vendem-se tantas acções como as que se compram. Logo há tantos vendedores como compradores, a questão está no valor a que uns se propõe comprar e o valor que os outros estão dispostos a vender.
Situação hipotetica:
Pode haver mais compradores mas se oferecerem um preço abaixo do valor actual e se uma unica pessoa quiser vender faz baixar a cotação.
Espero ter-me feito entender.
Abraço
Boa Noite Fórum,
Já progredimos um pouco neste tema com os vários comentários, mas podemos clarificar um pouco mais.
Só o título do Tópico poderia igualar a pergunta: Porque chove ou faz sol?
Ora se a bolsa (e os títulos cotados) não é um relógio ou um contador qualquer mas sim mercado de negociação, é de esperar que possa não subir sempre.
Eu nunca percebi a obsessão em torno do facto da bolsa não subir sempre. É claro que tenho pena, muita pena, sobretudo se pudesse subir acima 20% ao ano, todos os ano, mas isso seria impossível, pois não criamos ou encontramos riqueza a esse nível.
Queria sobretudo lançar mais uma acha sobre a quantidade de compradores e vendedores.
Cada transação tem sempre um comprador e 1 vendedor mas já um negócio pode ter vários compradores e/ou vários vendedores. Desta forma, o mercado não tem que ter tantos vendedores como compradores; tem os que lá quiserem negociar e da forma que o quiserem fazer, respeitando as regras.
Num dia ou ano de negociações, que faz subir ou descer um título, a combinação de vendedors/compradores pode ser imensa.
A única coisa que é sagrada, pelas leis da natureza, é que o número de acções compradas é igual ao número de acções vendidas.
Já o que faz subir ou descer é realmente o preço a que os negociadores estão dispostos a negociar.
Se eu tiver um lote de cabras magnifícas e irresistíveis e achar que elas valem 2000€/cada, amanhã o preço das cabras pode subir num mercado perto de mim, se eu as puser à venda a esse preço.
Muitos compradores as podem comprar, em consórcio, pagando metade de um animal cada um, aos pares, comprando aos lotes de 10 (isso é que era), sei lá, o único problema é eu não ter disso! Senão...!
Portanto, O preço de um bem varia de acordo com o valor a que vendedores e compradores estão dispostos a negociar (fechar negócio).
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Curiosamente, acho que poucas pessoas se recordam que uma das razões pelas quais em dados momentos a bolsa é menos atractiva, é o facto das taxas de juro estarem relativamente elevadas. Com bancos a pagarem taxas de 6%, há muitos investidores que preferem manter-se no mercado monetário em vez de correr risco de mercado e que ficam perfeitamente satisfeitos em ver o seu dinheiro remunerado a 6% (que, em portugal, se transforma em 4.8 por via da retenção de imposto).
Re: Porque é que a bolsa desce?
Junas Escreveu:A resposta a esta questão foi dada por um analista na altura do crash da bolsa penso que em 92/93 e é a única análise completamente verdadeira e que não engana ninguém.
"A bolsa desce porque há mais vendedores que compradores."
Ora aí está esta é que é uma análise realista.
É tão realista que já aqui se falou disso vezes sem fim... evidentemente que simplificando as coisas acaba por se resumir a isso!!!
bom fds
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Imagina a situação simplificada seguinte:
existe 1 pessoa a querer comprar e 2 a querer vender uma determinada acção. Cada pessoa que vende só tem 1 única acção.
O vendedor número 1 aceita vender por 1,00
O vendedor número 2 aceita vender por 1,01
O comprador só quer comprar por 0,99
A cotação desse título é 0,99/1,00. (não há transacções)
Agora imagina que o comprador decide comprar mais caro, por exemplo a 1,00. O vendedor 1 "passa" a acção para o comprador.
A partir desse momento já só consegues comprar uma acção por 1,01. A cotação subiu!
No entanto existiam mais vendedores do que compradores
Agora imagina isto com milhoes de acções, em vez de apenas 1, e com muitos compradores/vendedores
existe 1 pessoa a querer comprar e 2 a querer vender uma determinada acção. Cada pessoa que vende só tem 1 única acção.
O vendedor número 1 aceita vender por 1,00
O vendedor número 2 aceita vender por 1,01
O comprador só quer comprar por 0,99
A cotação desse título é 0,99/1,00. (não há transacções)
Agora imagina que o comprador decide comprar mais caro, por exemplo a 1,00. O vendedor 1 "passa" a acção para o comprador.
A partir desse momento já só consegues comprar uma acção por 1,01. A cotação subiu!

Agora imagina isto com milhoes de acções, em vez de apenas 1, e com muitos compradores/vendedores

...
Para haver novas cotações acima ou abaixo do valor inicial tem de haver negócios efectuados e quando isso acontece vendem-se tantas acções como as que se compram. Logo há tantos vendedores como compradores, a questão está no valor a que uns se propõe comprar e o valor que os outros estão dispostos a vender.
Situação hipotetica:
Pode haver mais compradores mas se oferecerem um preço abaixo do valor actual e se uma unica pessoa quiser vender faz baixar a cotação.
Abraço
Situação hipotetica:
Abraço
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
LTCM Escreveu:Junas Escreveu:A resposta a esta questão foi dada por um analista na altura do crash da bolsa penso que em 92/93 e é a única análise completamente verdadeira e que não engana ninguém.
Tão realista que está errada.![]()
Não seria melhor, antes de colocar questões ou opiniar de forma fácil, estudar um bocadinho primeiro?
Quando se diz que algo está errado, para ser credível, tem que dizer porquê!

Junas Escreveu:A resposta a esta questão foi dada por um analista na altura do crash da bolsa penso que em 92/93 e é a única análise completamente verdadeira e que não engana ninguém.
Tão realista que está errada.

Não seria melhor, antes de colocar questões ou opiniar de forma fácil, estudar um bocadinho primeiro?

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Porque é que a bolsa desce?
A resposta a esta questão foi dada por um analista na altura do crash da bolsa penso que em 92/93 e é a única análise completamente verdadeira e que não engana ninguém.
- Registado: 11/6/2008 21:46
13 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], carlosdsousa, Goya777, iniciado1, latbal, Majestic-12 [Bot], malakas, maturidade, MR32, nunorpsilva, Pedromoreiraaaa, Santanderes, tami, trilhos2006, VALHALLA e 169 visitantes