Sou obrigado a responder a este tópico, perante a ignorância sobre que grassa sobre a revolução ferroviária. Já postei parte deste texto noutro local da net, mas é igualmente válido aqui. Muito mais haverá a dizer, nem sequer sou especialista...
Não está previsto tgv na maior parte da rede. Estão previstas sim linhas mistas em velocidade elevada (classe II), podendo nalguns casos (Lx-Madrid) ir a alta velocidade (classe I). Mas mais importante é o sistema ser em bitola e sinalização Europeia. Quantos de vós sabem que apenas Portugal e Espanha possuem linahs com sitema diferente do Europeu? E quantos sabem que a Espanha se encontra em adiantada fase de mudança de sistema? O resultado, se nada se fizer, é óbvio: iremos ficar desligados de Espanha e da Europa por via ferroviária.
Isto é tanto mais grave porquanto se prevê que, quer pelas metas a atingir no Tratado de Quioto, quer pela alta do preço dos combustíveis fósseis, a prioridade e procura seja mais intensa na Ferrovia (e via Marítima) do que pelo modo rodoviário e aéreo. A Espanha já percebeu isto, e está a construir uma rede de 7200(!!) Km de linhas de sistema Europeu. A questão está toda na Infra-estrura, na rede, e não na velocidade ou na estúpida sigla francesa que erradamente toda a gente usa (Espanha é AVE, Alemanha é ICE, Itália é Pendulino, Holanda é Thalys, Inglaterra é EuroStar, e por aí fora. Nesses países ninguém chama TGV a esses comboios, porque não o são)
Portanto, se perceberam, a questão não está na velocidade, está sim no facto de TODA a EUROPA usar bitola 1440 mm e apenas Portugal e Espanha usarem 1660, e no facto de a Espanha estar a mudar para a norma 1440. Ou seja... querem mesmo que os comboios nao entrem nem saiam de Portugal? Muito bem, dizem voces, para passageiros isso até nem importa.. vamos de carro. Mas... e as mercadorias? Podem crer até fábricas de automóveis se mudarão para Espanha se não puderem exportar os veiculos por via ferroviária como até aqui... parem de falar em "TGV", não é nada disso que se trata. Estudem, pesquisem.
Ex:
http://www.uic.asso.fr/
Ex:
http://www.maquinistas.org
Ex:
http://www.economist.com/business/displ ... id=9441785
(etc)
P.S1: A linha fundamental para o País é Aveiro-Salamanca, pois liga o eixo Norte-Sul (portos por exemplo) com a estrutura Europeia que parte de Irún.
P.S2: Mesmo esquecendo as mercadorias, que sao as mais necessitadas desta infra-estrutura, uma linha Porto_Lisboa adicional justifica-se claramente pela saturação que a linha actual apresenta. Simplesmente já não há mais slots horários para mais Alfas. E a prova do que digo é que em certas zonas a Linha do Norte já foi quadruplicada e mesmo assim a não dá vazão.
Abraço,