Ota recebe 620 milhões para compensar perda do aeroporto
bullsista Escreveu:Se reparares o link do Portugal Diário é de 2005. A informação com os 16 proprietários da Ota foi divulgada pela comunicacão social, salvoerro, em 2007 (porquê só em 2007 depois de anos de polémica?). Pelo que vi os proprietários são praticamente todos sociedades. Saber quem está por detrás das sociedades é outra história.
Como disse, tenho esses dados desde 2006...
Queres saber quem está por detrás das sociedades? Fácil, vens aqui à Av. Fontes Pereira de Melo e pedes informações não certificadas (0,5 € a pág.) e consegues saber quem são os sócios. De algumas tenho, não pela OTA, mas por outro motivos e posso dizer-te que algumas dessas sociedades estão em fase de liquidação judicial, por falência dos seus activos (grande parte derivados deste projecto falhado da OTA e do investimento de confiança que fizeram ao longo dos anos).
- Mensagens: 813
- Registado: 17/7/2008 13:21
- Localização: 16
EALM, Ok, tinha a ideia (errada pelos vistos) de termos a bitola da GB.
O que me custa mesmo é pensar no dinheiro que se deita fora com esta facilidade.
Modernizou-se uma linha com custos assustadores para quase nada, emperrou-se uma região durante anos e agora "deita-se" para lá dinheiro de compensação.
Etc, etc, etc...
Enfim até parece que somos ricos..
O que me custa mesmo é pensar no dinheiro que se deita fora com esta facilidade.
Modernizou-se uma linha com custos assustadores para quase nada, emperrou-se uma região durante anos e agora "deita-se" para lá dinheiro de compensação.
Etc, etc, etc...
Enfim até parece que somos ricos..
- Mensagens: 2125
- Registado: 24/8/2004 10:42
- Localização: Carregado
Martins_Braz Escreveu:bullsista Escreveu:Eu gosto muito de ler os teus comentários. Normalmente são cheios de observações inteligentes e com grande capacidade argumentativa.
Fico contente por isso.bullsista Escreveu:Eu perguntei quem são os particulares prejudicados em primeiro e depois perguntei se te referias a determinados políticos que terão comprado terrenos na perspectiva de ir para lá o aeroporto. Felizmente sei ler, escrever e interpretar um texto em Português. Relendo o que eu perguntei não vejo onde afirmo que todos os proprietários na Ota são políticos.
Pelas tuas palavras, a interpretação que dou é que estás convencido que não há um único político que seja proprietário na Ota. No mínimo, é uma afirmação um pouco arrojada.
Afirmo que todos os proprietários a serem expropriados pela declaração de utilidade pública do aeroporto da OTA (a ser mantido o projecto inicial), nenhum era político do PS ou PSD (pelo menos conhecido dos meios de comunicação social - espero que não te importes pelo facto de não ter acesso às listas de militantes destes partidos).bullsista Escreveu:Quanto a tentar achar nomes dos proprietários, deixo-te um excerto que achei neste link http://www.jornalalenquer.com/noticia.a ... on=noticiaMas as dúvidas sobre os verdadeiros proprietários das terras no concelho de Alenquer têm tido a sua grande divulgação na Internet e nos blogues. Vários nomes de dirigentes socialistas têm sido divulgados no espaço cibernético, mas se existem provas concretas da sua veracidade elas ainda não foram reveladas.
O PortugalDiário tentou aceder aos nomes dos verdadeiros donos dos terrenos junto das repartições de finanças e conservatórias de Alenquer e Azambuja, mas tal revelou-se uma tarefa impossível sem as «matrizes» das propriedades. Apesar dos registos serem públicos sem o número identificativo do terreno não se pode procurar esta informação.
Fico triste por saber que o nosso jornalismo têm jornalistas deveras incompetentes. A certidão ou informação não certificada pode ser obtida junto de qualquer Conservatória do Registo Predial, quer pelo artigo matricial, quer pelo n.º de polícia (quando haja), quer junto da planta cadastral existente em todos os municípios portugueses (normalmente remete para o artigo matricial e daí retira-se a descrição predial). Além do mais é informação pública... e barata se pedires apenas informações não certificadas (vulgo, cópias simples) - actualmente, apenas 0,50 € a página.
Em alternativa, o Portugal Diário tem razão e Eu é que sou muito bom mesmo, porque tenho toda essa informação compilada desde 2006.
Mas como em Portugal é mais fácil "atirar bitaites para o ar" ao invés de falar a sério de coisas sérias... sabe, vende mais.
Quanto à parte final do seu post... essas pequenas compensações não deviam estar dentro de aspas, porque são mesmo pequenas para quem arruinou a sua vida por confiar no Estado Português (que durante mais de 10 anos manteve uma posição que foi alterada em apenas dois meses - não sem antes, o ACTUAL Ministro ter classificado a opção Alcochete como um DESERTO...)
Palavras para quê? É Portugal no seu melhor!
Se reparares o link do Portugal Diário é de 2005. A informação com os 16 proprietários da Ota foi divulgada pela comunicacão social, salvoerro, em 2007 (porquê só em 2007 depois de anos de polémica?). Pelo que vi os proprietários são praticamente todos sociedades. Saber quem está por detrás das sociedades é outra história.
E agora, esta é mesmo atirada para o ar e posso estar a dizer um disparate... e os terrenos circundantes? Essa lista refere-se apenas aos proprietários dos terrenos que seriam ocupados pelo aeroporto.
Não ponho em causa a legitimidade de indemnizações de quem teve a vida hipotecada durante 10 anos e que já estava na zona antes de se discutir o aeroporto.
Continuo a dizer que acho muito estranho a decisão do aeroporto ir para Alcochete ter sido recente e já haver apoios para a região no montante em que foi anunciado. Isto conhecendo o País que temos.
Abraços e bons negócios
bullsista Escreveu:Eu gosto muito de ler os teus comentários. Normalmente são cheios de observações inteligentes e com grande capacidade argumentativa.
Fico contente por isso.
bullsista Escreveu:Eu perguntei quem são os particulares prejudicados em primeiro e depois perguntei se te referias a determinados políticos que terão comprado terrenos na perspectiva de ir para lá o aeroporto. Felizmente sei ler, escrever e interpretar um texto em Português. Relendo o que eu perguntei não vejo onde afirmo que todos os proprietários na Ota são políticos.
Pelas tuas palavras, a interpretação que dou é que estás convencido que não há um único político que seja proprietário na Ota. No mínimo, é uma afirmação um pouco arrojada.
Afirmo que todos os proprietários a serem expropriados pela declaração de utilidade pública do aeroporto da OTA (a ser mantido o projecto inicial), nenhum era político do PS ou PSD (pelo menos conhecido dos meios de comunicação social - espero que não te importes pelo facto de não ter acesso às listas de militantes destes partidos).
bullsista Escreveu:Quanto a tentar achar nomes dos proprietários, deixo-te um excerto que achei neste link http://www.jornalalenquer.com/noticia.a ... on=noticiaMas as dúvidas sobre os verdadeiros proprietários das terras no concelho de Alenquer têm tido a sua grande divulgação na Internet e nos blogues. Vários nomes de dirigentes socialistas têm sido divulgados no espaço cibernético, mas se existem provas concretas da sua veracidade elas ainda não foram reveladas.
O PortugalDiário tentou aceder aos nomes dos verdadeiros donos dos terrenos junto das repartições de finanças e conservatórias de Alenquer e Azambuja, mas tal revelou-se uma tarefa impossível sem as «matrizes» das propriedades. Apesar dos registos serem públicos sem o número identificativo do terreno não se pode procurar esta informação.
Fico triste por saber que o nosso jornalismo têm jornalistas deveras incompetentes. A certidão ou informação não certificada pode ser obtida junto de qualquer Conservatória do Registo Predial, quer pelo artigo matricial, quer pelo n.º de polícia (quando haja), quer junto da planta cadastral existente em todos os municípios portugueses (normalmente remete para o artigo matricial e daí retira-se a descrição predial). Além do mais é informação pública... e barata se pedires apenas informações não certificadas (vulgo, cópias simples) - actualmente, apenas 0,50 € a página.
Em alternativa, o Portugal Diário tem razão e Eu é que sou muito bom mesmo, porque tenho toda essa informação compilada desde 2006.
Mas como em Portugal é mais fácil "atirar bitaites para o ar" ao invés de falar a sério de coisas sérias... sabe, vende mais.
Quanto à parte final do seu post... essas pequenas compensações não deviam estar dentro de aspas, porque são mesmo pequenas para quem arruinou a sua vida por confiar no Estado Português (que durante mais de 10 anos manteve uma posição que foi alterada em apenas dois meses - não sem antes, o ACTUAL Ministro ter classificado a opção Alcochete como um DESERTO...)
Palavras para quê? É Portugal no seu melhor!
- Mensagens: 813
- Registado: 17/7/2008 13:21
- Localização: 16
Então e os 40 anos
Então e os 40 anos que o Alentejo esteve à espera do Alqueva???
Qual a indeminização que vão dar aos mortos??? Mão vale a pena que aquilo tem pouca população e muitos comunas, não é???
Qual a indeminização que vão dar aos mortos??? Mão vale a pena que aquilo tem pouca população e muitos comunas, não é???
rmachado Escreveu:
Quanto ao TGV (ou a mudança de bitola), a GB não tem a mesma que nós? Não são parte da Europa?
Tanto quanto sei a GB usa a mesma que o resto da Europa Continental (e a mais usada no mundo: 1435 mm) e isso é importante porque, como sabes, a GB tem ligação com França. Apenas as Irlandas não usam 1435 mm, mas co contrário de nós, não têm ligações terrestres com o país ao lado, nem são tão periféricos.
Podes ver neste Wiki (vale o que vale...) a distribuição de bitolas pelo mundo. Em breve o país ao lado do nosso vai estar azul... e nós continuaremos "verdes" (mas as críticas ao tal "te ge ve) irão continuar de modo a paralisar tudo. Vai ser lindo de se ver.
http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Rail_gauge_world.png
rmachado Escreveu:E os milhões investidos na modernização da linha do Norte? Não deviam ter sido feitos já a pensar nessa mudança?
Deviam! Em Espanha houve linhas modernizadas em que foram implantados 3 carris, ou pelo menos travessas de fixação que permitem 3 posições, de modo a deslocar um carril para o standard UIC 1435 logo que seja necessário.
rmachado Escreveu:
E pa razão se vai gastar tanto dinheiro numa linha Porto Lisboa e não se muda a actual?
Por várias razões. Em primeiro lugar é muito caro e lento (como se viu) fazer intervenções numa linha sem cortar o tráfego lá existente. Por outro lado a Linha do Norte está esgotadíssima em termos de capacidade. Não há slots horários para mais comboios, a CP chega a mandar 2 Alfas duma só vez, seguidos, para aproveitar o corredor (slot horário), pois a procura existe. Deste modo faz sentido outra linha, mais utilizada para longo curso e libertar a actual para regionais e interregionais.
rmachado Escreveu:Curioso é o Porto de Aveiro ser o mais proximo de Madrid e só agora é que andam a construir a ligação ferroviária... Isto é que devia ser motivo de reflexão.
Completamente de acordo!
- Mensagens: 375
- Registado: 1/5/2008 2:21
- Localização: 8º W
Martins_Braz Escreveu:bullsista Escreveu:Martins_Braz Escreveu:E aos particulares prejudicados?
Bem, estou mesmo a ver que só indo entupir os tribunais é que conseguimos alguma coisa neste Portugal
Quem são os particulares prejudicados? Estás a referir-te a certos políticos que compraram os terrenos julgando que o aeroporto iria para lá?
A isso já responderam por mim:
"Boas,
Peço desculpa mas como sou da região não posso concordar com algumas das afirmações.
É uma região que esteve parada durante 10 anos, tanto particulares como empresas não puderam construir, As empresas não puderam aumentar os seus armazens, empresas não se puderam lá instalar, as infraestruturas e os meios de comunicação não puderam ser melhorados, porque supostamente ia para lá o aeroporto.
Pessoas que foram avisadas que as suas casas e as suas empresar iriam ser deitadas abaixo, logo foram para outras regiões.
A região (e não é só OTA) não merecem ser minimamente compensados pelo tempo perdido e pelos custos que tivemos que suportar? E isso de serem só politicos que têm la terrenos é um mito! "
Contudo, ainda digo mais: aqueles privados que pediram informações prévias às entidades municipais, compraram imóveis tendo em conta o resultado daquelas informações prévias, celebraram contratos com empreiteiros e outras empresas de serviços, dedicaram anos de investimento naquela zona e... de um momento para o outro, graças a um estudo que devia ter sido realizado pelas entidades competentes, pelo menos desde 2002, tudo ficou reduzido a um 0. Perdão, 0 não. Muitos negativos isso sim, porque esses contratos têm de ser denunciados levando ao pagamento de elevadas indemnizações (estou neste preciso momento a trabalhar num caso idêntico, onde está em causa a negociação amigável de uma indemnização de 2.400.000 euros.
Quanto aos políticos terem lá terrenos e outras coisas que por aí se diziam... vai às Conservatórias de Registo Predial da zona e INFORMA-TE.
Falar todos sabemos, acertar no que se fala é que revela-se sempre mais difícil
Eu gosto muito de ler os teus comentários. Normalmente são cheios de observações inteligentes e com grande capacidade argumentativa.
Eu perguntei quem são os particulares prejudicados em primeiro e depois perguntei se te referias a determinados políticos que terão comprado terrenos na perspectiva de ir para lá o aeroporto. Felizmente sei ler, escrever e interpretar um texto em Português. Relendo o que eu perguntei não vejo onde afirmo que todos os proprietários na Ota são políticos.
Pelas tuas palavras, a interpretação que dou é que estás convencido que não há um único político que seja proprietário na Ota. No mínimo, é uma afirmação um pouco arrojada.
Quanto a tentar achar nomes dos proprietários, deixo-te um excerto que achei neste link http://www.jornalalenquer.com/noticia.a ... on=noticia
Mas as dúvidas sobre os verdadeiros proprietários das terras no concelho de Alenquer têm tido a sua grande divulgação na Internet e nos blogues. Vários nomes de dirigentes socialistas têm sido divulgados no espaço cibernético, mas se existem provas concretas da sua veracidade elas ainda não foram reveladas.
O PortugalDiário tentou aceder aos nomes dos verdadeiros donos dos terrenos junto das repartições de finanças e conservatórias de Alenquer e Azambuja, mas tal revelou-se uma tarefa impossível sem as «matrizes» das propriedades. Apesar dos registos serem públicos sem o número identificativo do terreno não se pode procurar esta informação.
No entanto, só queria deixar este comentário. Pelos vistos já atribuiram umas "pequenas compensações" de 2 mil milhões de euros. Num País como o nosso não é suspeito a celeridade com que foi decidido isto?
Eu nem estou a discutir a legitimidade das indemnizações porque penso que cada caso terá de ser equacionado mas tudo isto cheira muito mal.
Abraços e bons negócios
Temos aqui duas questões curiosas.
A 1ª é que toda a zona se encontrou debaixo do regime rigido durante muitos anos, chegando ao cúmulo de um muro de 2 metros requerer autorização da ANA (eu sei pois moro perto).
Logo muita coisa foi atrasada, prejudicada por esta situação.
Por outro agora que se mudou, gasta-se a dobrar... e ng é responsável.. enfim.
Quanto ao TGV (ou a mudança de bitola), a GB não tem a mesma que nós? Não são parte da Europa?
E os milhões investidos na modernização da linha do Norte? Não deviam ter sido feitos já a pensar nessa mudança?
E pa razão se vai gastar tanto dinheiro numa linha Porto Lisboa e não se muda a actual?
Quanto a ligação Aveiro-Salamanca, Porto- Vigo e Lisboa-Madrid penso que estas tem de avançar e já vão tarde..
Curioso é o Porto de Aveiro ser o mais proximo de Madrid e só agora é que andam a construir a ligação ferroviária... Isto é que devia ser motivo de reflexão.
A 1ª é que toda a zona se encontrou debaixo do regime rigido durante muitos anos, chegando ao cúmulo de um muro de 2 metros requerer autorização da ANA (eu sei pois moro perto).
Logo muita coisa foi atrasada, prejudicada por esta situação.
Por outro agora que se mudou, gasta-se a dobrar... e ng é responsável.. enfim.
Quanto ao TGV (ou a mudança de bitola), a GB não tem a mesma que nós? Não são parte da Europa?
E os milhões investidos na modernização da linha do Norte? Não deviam ter sido feitos já a pensar nessa mudança?
E pa razão se vai gastar tanto dinheiro numa linha Porto Lisboa e não se muda a actual?
Quanto a ligação Aveiro-Salamanca, Porto- Vigo e Lisboa-Madrid penso que estas tem de avançar e já vão tarde..
Curioso é o Porto de Aveiro ser o mais proximo de Madrid e só agora é que andam a construir a ligação ferroviária... Isto é que devia ser motivo de reflexão.
- Mensagens: 2125
- Registado: 24/8/2004 10:42
- Localização: Carregado
gfrmartins Escreveu:Boas,
Peço desculpa mas como sou da região não posso concordar com algumas das afirmações.
É uma região que esteve parada durante 10 anos, tanto particulares como empresas não puderam construir, As empresas não puderam aumentar os seus armazens, empresas não se puderam lá instalar, as infraestruturas e os meios de comunicação não puderam ser melhorados, porque supostamente ia para lá o aeroporto.
Pessoas que foram avisadas que as suas casas e as suas empresar iriam ser deitadas abaixo, logo foram para outras regiões.
A região (e não é só OTA) não merecem ser minimamente compensados pelo tempo perdido e pelos custos que tivemos que suportar? E isso de serem só politicos que têm la terrenos é um mito!
Cumprimentos
Mas é esse precisamente o problema da responsabilidade.
Eu não vou julgar a conveniência ou não do aeroporto ser na OTA ou em Alcochete, embora me pareça que por muito apregoada que o parecer do LNEC tenha sido favorável a Alcochete, a mim pareceu-me um empate (os custos variavam de poucos % pelo que para mim estavam dentro da margem de erro e quando se sabe das derrapagens orçamentais das obras públicas até fica anedótico dizer que uma opçao fica 5% mais barata que outra).
Mas agora o ponto já não é esse. Foi encarada a possibilidade de fazer um aeroporto na Ota, e o desenvolvimento da região durante 10 anos foi condicionado por ese futuro empreendimento. Aparentemente o facto de haver condicionamentos indiciava que tinha sido tomada uma decisão irreversível. Tal não foi o caso e passados bastantes anos surge outra hipotese e muda-se. É óbvio que houve prejuizos e tem de ser ressarcidos. Quem paga: todos nós. Quem o responsável por um erro que vai custar 620M€: desconhecido.
Conclusão: no meio de tudo isto houve alguem que cometeu um erro, esse erro está avaliado em 620M€, esse alguém não paga o erro (ninguém tem responsabilidades), e sobra tudo para o Zé Povinho.
Considerem a situação seguinte: eu encaro a hipótese de fazer uma fabrica ou montar um negocio qualquer numa localidade, vejo um terreno que tem as condições e convenço o proprietario a não fazer nada no terreno até á altura em que puder iniciar as obras.
Passado algum tempo apercebo-me de outro terreno com melhores condições e decido mudar. Obviamente tenho de indemnizar o proprietario do 1º terreno pelos prejuizos que teve, e nesse caso a pessoa que deve indemnizar tem um rosto e não há como escapar. É exactamente isso que se passou com a OTA, excepto que neste caso quem vai pagar somos todos nós e quem tomou as decisões passa incólume como se nada fosse.
- Mensagens: 201
- Registado: 29/11/2007 14:36
- Localização: Aveiro
bullsista Escreveu:Martins_Braz Escreveu:E aos particulares prejudicados?
Bem, estou mesmo a ver que só indo entupir os tribunais é que conseguimos alguma coisa neste Portugal
Quem são os particulares prejudicados? Estás a referir-te a certos políticos que compraram os terrenos julgando que o aeroporto iria para lá?
A isso já responderam por mim:
"Boas,
Peço desculpa mas como sou da região não posso concordar com algumas das afirmações.
É uma região que esteve parada durante 10 anos, tanto particulares como empresas não puderam construir, As empresas não puderam aumentar os seus armazens, empresas não se puderam lá instalar, as infraestruturas e os meios de comunicação não puderam ser melhorados, porque supostamente ia para lá o aeroporto.
Pessoas que foram avisadas que as suas casas e as suas empresar iriam ser deitadas abaixo, logo foram para outras regiões.
A região (e não é só OTA) não merecem ser minimamente compensados pelo tempo perdido e pelos custos que tivemos que suportar? E isso de serem só politicos que têm la terrenos é um mito! "
Contudo, ainda digo mais: aqueles privados que pediram informações prévias às entidades municipais, compraram imóveis tendo em conta o resultado daquelas informações prévias, celebraram contratos com empreiteiros e outras empresas de serviços, dedicaram anos de investimento naquela zona e... de um momento para o outro, graças a um estudo que devia ter sido realizado pelas entidades competentes, pelo menos desde 2002, tudo ficou reduzido a um 0. Perdão, 0 não. Muitos negativos isso sim, porque esses contratos têm de ser denunciados levando ao pagamento de elevadas indemnizações (estou neste preciso momento a trabalhar num caso idêntico, onde está em causa a negociação amigável de uma indemnização de 2.400.000 euros.
Quanto aos políticos terem lá terrenos e outras coisas que por aí se diziam... vai às Conservatórias de Registo Predial da zona e INFORMA-TE.
Falar todos sabemos, acertar no que se fala é que revela-se sempre mais difícil
- Mensagens: 813
- Registado: 17/7/2008 13:21
- Localização: 16
Re: Estação do TGV em RIO MAIOR
tarzan tchetcheno Escreveu:tarzan tchetcheno Escreveu:O TGV vai ter um triste fim se continuar a estupidez a imperar neste País.
Livrámo-nos da estupidez de fazer o aeroporto na OTA para agora termos um remake ainda mais triste.
Já estou a ver que entre Lisboa e Porto vamos ter paregens em Rio Maior, Leiria, Fátima (vai dar um jeito do caraças prás promessas), Coimbra A e B, Aveiro, Espinho, Gaia e vai-se transformar um percurso de 1 hora em 2 hora com as paragens. E daí talvez não que como ninguém vai andar naquilo, as paragens são só para arejar as carruagens.
O iluminado que imagina que a malta se mete num TGV até rio maior e depois apanha a automotora para santarém para de seguida apanhar o regional prá azambuja ou é um perfeito imbecil (e nesse caso deve ter sido o Lino Jamé) ou então é apenas mentiroso compulsivo e como sabe que está a chegar a idade da reforma (Lino Jamé II) faz as promessas e depois os próximos que se entendam com a populaça (que também demonstra ter poucos neurónios pois um projecto destes não pode ter apeadeiros nem pode assemelhar-se à linha do Norte).
Só falta dizerem que vai haver passagens de nível sem guarda...
Faço aqui um mea culpa, esqueci-me da Mealhada e Pombal, nestas estações deverá haver zona de merendas e paragens de 15 minutos, o preço do bilhete incluirá 5 Eur prá sandes de leitão pá malta toda.
A mini será oferta da cervejeira que quiser patrocinar o elefante branco. (não é o da fruta)
Tive outra brilhante ideia que vou desde já encaminhar prá CP e Refer e ao Lino JAMÉ:
Deveremos ter também um TGV regional que parará sempre que alguém carregue no botão vermelho colocado em cada cadeira e se houver oportunidade de fazer uma paragenzinha em Góis (já que passa ali tão perto) eu agradecia pois de vez em quando ía visitar a aldeia da minha avó que fica naquela zona.
Prá linha Porto Vigo e para não arranjar problemas devia criar-se uma carreira directa em cada uma das 90 freguesias de Barcelos e das 80 de Famalicão senão como é que se vai explicar ao pessoal que nestas 170 freguesias o TGV só parava 2 vezes.
A malta de BRAGA vai ter que se aguentar à bomboca que já tem lá o BISPO e os Mão Morta e não se pode queixar...
Eu acho que a melhor ideia, e ainda se calhar ninguem se lembrou, era criar um sistema de injeção como nos aviões, e assim o tgv nunca tinha que parar.

- Mensagens: 689
- Registado: 29/11/2007 1:39
- Localização: santa maria da feira
Ferrovia
Sou obrigado a responder a este tópico, perante a ignorância sobre que grassa sobre a revolução ferroviária. Já postei parte deste texto noutro local da net, mas é igualmente válido aqui. Muito mais haverá a dizer, nem sequer sou especialista...
Não está previsto tgv na maior parte da rede. Estão previstas sim linhas mistas em velocidade elevada (classe II), podendo nalguns casos (Lx-Madrid) ir a alta velocidade (classe I). Mas mais importante é o sistema ser em bitola e sinalização Europeia. Quantos de vós sabem que apenas Portugal e Espanha possuem linahs com sitema diferente do Europeu? E quantos sabem que a Espanha se encontra em adiantada fase de mudança de sistema? O resultado, se nada se fizer, é óbvio: iremos ficar desligados de Espanha e da Europa por via ferroviária.
Isto é tanto mais grave porquanto se prevê que, quer pelas metas a atingir no Tratado de Quioto, quer pela alta do preço dos combustíveis fósseis, a prioridade e procura seja mais intensa na Ferrovia (e via Marítima) do que pelo modo rodoviário e aéreo. A Espanha já percebeu isto, e está a construir uma rede de 7200(!!) Km de linhas de sistema Europeu. A questão está toda na Infra-estrura, na rede, e não na velocidade ou na estúpida sigla francesa que erradamente toda a gente usa (Espanha é AVE, Alemanha é ICE, Itália é Pendulino, Holanda é Thalys, Inglaterra é EuroStar, e por aí fora. Nesses países ninguém chama TGV a esses comboios, porque não o são)
Portanto, se perceberam, a questão não está na velocidade, está sim no facto de TODA a EUROPA usar bitola 1440 mm e apenas Portugal e Espanha usarem 1660, e no facto de a Espanha estar a mudar para a norma 1440. Ou seja... querem mesmo que os comboios nao entrem nem saiam de Portugal? Muito bem, dizem voces, para passageiros isso até nem importa.. vamos de carro. Mas... e as mercadorias? Podem crer até fábricas de automóveis se mudarão para Espanha se não puderem exportar os veiculos por via ferroviária como até aqui... parem de falar em "TGV", não é nada disso que se trata. Estudem, pesquisem.
Ex: http://www.uic.asso.fr/
Ex: http://www.maquinistas.org
Ex: http://www.economist.com/business/displ ... id=9441785
(etc)
P.S1: A linha fundamental para o País é Aveiro-Salamanca, pois liga o eixo Norte-Sul (portos por exemplo) com a estrutura Europeia que parte de Irún.
P.S2: Mesmo esquecendo as mercadorias, que sao as mais necessitadas desta infra-estrutura, uma linha Porto_Lisboa adicional justifica-se claramente pela saturação que a linha actual apresenta. Simplesmente já não há mais slots horários para mais Alfas. E a prova do que digo é que em certas zonas a Linha do Norte já foi quadruplicada e mesmo assim a não dá vazão.
Abraço,
Não está previsto tgv na maior parte da rede. Estão previstas sim linhas mistas em velocidade elevada (classe II), podendo nalguns casos (Lx-Madrid) ir a alta velocidade (classe I). Mas mais importante é o sistema ser em bitola e sinalização Europeia. Quantos de vós sabem que apenas Portugal e Espanha possuem linahs com sitema diferente do Europeu? E quantos sabem que a Espanha se encontra em adiantada fase de mudança de sistema? O resultado, se nada se fizer, é óbvio: iremos ficar desligados de Espanha e da Europa por via ferroviária.
Isto é tanto mais grave porquanto se prevê que, quer pelas metas a atingir no Tratado de Quioto, quer pela alta do preço dos combustíveis fósseis, a prioridade e procura seja mais intensa na Ferrovia (e via Marítima) do que pelo modo rodoviário e aéreo. A Espanha já percebeu isto, e está a construir uma rede de 7200(!!) Km de linhas de sistema Europeu. A questão está toda na Infra-estrura, na rede, e não na velocidade ou na estúpida sigla francesa que erradamente toda a gente usa (Espanha é AVE, Alemanha é ICE, Itália é Pendulino, Holanda é Thalys, Inglaterra é EuroStar, e por aí fora. Nesses países ninguém chama TGV a esses comboios, porque não o são)
Portanto, se perceberam, a questão não está na velocidade, está sim no facto de TODA a EUROPA usar bitola 1440 mm e apenas Portugal e Espanha usarem 1660, e no facto de a Espanha estar a mudar para a norma 1440. Ou seja... querem mesmo que os comboios nao entrem nem saiam de Portugal? Muito bem, dizem voces, para passageiros isso até nem importa.. vamos de carro. Mas... e as mercadorias? Podem crer até fábricas de automóveis se mudarão para Espanha se não puderem exportar os veiculos por via ferroviária como até aqui... parem de falar em "TGV", não é nada disso que se trata. Estudem, pesquisem.
Ex: http://www.uic.asso.fr/
Ex: http://www.maquinistas.org
Ex: http://www.economist.com/business/displ ... id=9441785
(etc)
P.S1: A linha fundamental para o País é Aveiro-Salamanca, pois liga o eixo Norte-Sul (portos por exemplo) com a estrutura Europeia que parte de Irún.
P.S2: Mesmo esquecendo as mercadorias, que sao as mais necessitadas desta infra-estrutura, uma linha Porto_Lisboa adicional justifica-se claramente pela saturação que a linha actual apresenta. Simplesmente já não há mais slots horários para mais Alfas. E a prova do que digo é que em certas zonas a Linha do Norte já foi quadruplicada e mesmo assim a não dá vazão.
Abraço,
- Mensagens: 375
- Registado: 1/5/2008 2:21
- Localização: 8º W
Re: Estação do TGV em RIO MAIOR
tarzan tchetcheno Escreveu:O TGV vai ter um triste fim se continuar a estupidez a imperar neste País.
Livrámo-nos da estupidez de fazer o aeroporto na OTA para agora termos um remake ainda mais triste.
Já estou a ver que entre Lisboa e Porto vamos ter paregens em Rio Maior, Leiria, Fátima (vai dar um jeito do caraças prás promessas), Coimbra A e B, Aveiro, Espinho, Gaia e vai-se transformar um percurso de 1 hora em 2 hora com as paragens. E daí talvez não que como ninguém vai andar naquilo, as paragens são só para arejar as carruagens.
O iluminado que imagina que a malta se mete num TGV até rio maior e depois apanha a automotora para santarém para de seguida apanhar o regional prá azambuja ou é um perfeito imbecil (e nesse caso deve ter sido o Lino Jamé) ou então é apenas mentiroso compulsivo e como sabe que está a chegar a idade da reforma (Lino Jamé II) faz as promessas e depois os próximos que se entendam com a populaça (que também demonstra ter poucos neurónios pois um projecto destes não pode ter apeadeiros nem pode assemelhar-se à linha do Norte).
Só falta dizerem que vai haver passagens de nível sem guarda...
Faço aqui um mea culpa, esqueci-me da Mealhada e Pombal, nestas estações deverá haver zona de merendas e paragens de 15 minutos, o preço do bilhete incluirá 5 Eur prá sandes de leitão pá malta toda.
A mini será oferta da cervejeira que quiser patrocinar o elefante branco. (não é o da fruta)
Tive outra brilhante ideia que vou desde já encaminhar prá CP e Refer e ao Lino JAMÉ:
Deveremos ter também um TGV regional que parará sempre que alguém carregue no botão vermelho colocado em cada cadeira e se houver oportunidade de fazer uma paragenzinha em Góis (já que passa ali tão perto) eu agradecia pois de vez em quando ía visitar a aldeia da minha avó que fica naquela zona.
Prá linha Porto Vigo e para não arranjar problemas devia criar-se uma carreira directa em cada uma das 90 freguesias de Barcelos e das 80 de Famalicão senão como é que se vai explicar ao pessoal que nestas 170 freguesias o TGV só parava 2 vezes.
A malta de BRAGA vai ter que se aguentar à bomboca que já tem lá o BISPO e os Mão Morta e não se pode queixar...
gfrmartins Escreveu:Peço desculpa The Traveler, mas fazia mais sentido porque?
Indo ao mesmo google maps e vendo em que direcção seriam as rotas de descolagem e aterragem seriam mesmo na direcção do carregado, uma zona já com uma população consideravel e maioritarimente constituida por predios!
Um dos objectivos do aeroporto não é o de o afastar das zonas populacionais? Como é que encurralar o aeroporto por montes e por zonas populacionais, sem grande possibilidade de aumentar os acessos quer ferroviarios quer automovel, é a melhor opção?
Cumprimentos
gfrmartins,
o que eu disse foi que se fosse possível construir nas mesmas condições ...
ou seja, se a questão fosse apenas de ordenamento de território (havendo espaços livres de características semelhantes em ambos os locais).
- Mensagens: 494
- Registado: 30/11/2007 21:12
- Localização: Leiria
Peço desculpa The Traveler, mas fazia mais sentido porque?
Indo ao mesmo google maps e vendo em que direcção seriam as rotas de descolagem e aterragem seriam mesmo na direcção do carregado, uma zona já com uma população consideravel e maioritarimente constituida por predios!
Um dos objectivos do aeroporto não é o de o afastar das zonas populacionais? Como é que encurralar o aeroporto por montes e por zonas populacionais, sem grande possibilidade de aumentar os acessos quer ferroviarios quer automovel, é a melhor opção?
Cumprimentos
Indo ao mesmo google maps e vendo em que direcção seriam as rotas de descolagem e aterragem seriam mesmo na direcção do carregado, uma zona já com uma população consideravel e maioritarimente constituida por predios!
Um dos objectivos do aeroporto não é o de o afastar das zonas populacionais? Como é que encurralar o aeroporto por montes e por zonas populacionais, sem grande possibilidade de aumentar os acessos quer ferroviarios quer automovel, é a melhor opção?
Cumprimentos
Pata-Hari Escreveu:O mais engraçado é que mais uma vez se deitou dinheiro à rua para nada. Porque sim. Porque alguém se lembrou de fazer um aeroporto na OTA. E ninguém é responsabilizado.
Pata, vai ao google maps ou outro do género e vê a área de influência de um aeroporto na Ota. Depois compara-a com a área de influência do aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete...
Fica claro que, caso fosse possível construir nas mesmas condições, o local escolhido seria a Ota. Em termos de ordenamento do território faz muito mais sentido.
- Mensagens: 494
- Registado: 30/11/2007 21:12
- Localização: Leiria
Boas,
Peço desculpa mas como sou da região não posso concordar com algumas das afirmações.
É uma região que esteve parada durante 10 anos, tanto particulares como empresas não puderam construir, As empresas não puderam aumentar os seus armazens, empresas não se puderam lá instalar, as infraestruturas e os meios de comunicação não puderam ser melhorados, porque supostamente ia para lá o aeroporto.
Pessoas que foram avisadas que as suas casas e as suas empresar iriam ser deitadas abaixo, logo foram para outras regiões.
A região (e não é só OTA) não merecem ser minimamente compensados pelo tempo perdido e pelos custos que tivemos que suportar? E isso de serem só politicos que têm la terrenos é um mito!
Cumprimentos
Peço desculpa mas como sou da região não posso concordar com algumas das afirmações.
É uma região que esteve parada durante 10 anos, tanto particulares como empresas não puderam construir, As empresas não puderam aumentar os seus armazens, empresas não se puderam lá instalar, as infraestruturas e os meios de comunicação não puderam ser melhorados, porque supostamente ia para lá o aeroporto.
Pessoas que foram avisadas que as suas casas e as suas empresar iriam ser deitadas abaixo, logo foram para outras regiões.
A região (e não é só OTA) não merecem ser minimamente compensados pelo tempo perdido e pelos custos que tivemos que suportar? E isso de serem só politicos que têm la terrenos é um mito!
Cumprimentos
Editado pela última vez por gabrielfrmartins em 28/8/2008 9:51, num total de 1 vez.
Estação do TGV em RIO MAIOR
O TGV vai ter um triste fim se continuar a estupidez a imperar neste País.
Livrámo-nos da estupidez de fazer o aeroporto na OTA para agora termos um remake ainda mais triste.
Já estou a ver que entre Lisboa e Porto vamos ter paregens em Rio Maior, Leiria, Fátima (vai dar um jeito do caraças prás promessas), Coimbra A e B, Aveiro, Espinho, Gaia e vai-se transformar um percurso de 1 hora em 2 hora com as paragens. E daí talvez não que como ninguém vai andar naquilo, as paragens são só para arejar as carruagens.
O iluminado que imagina que a malta se mete num TGV até rio maior e depois apanha a automotora para santarém para de seguida apanhar o regional prá azambuja ou é um perfeito imbecil (e nesse caso deve ter sido o Lino Jamé) ou então é apenas mentiroso compulsivo e como sabe que está a chegar a idade da reforma (Lino Jamé II) faz as promessas e depois os próximos que se entendam com a populaça (que também demonstra ter poucos neurónios pois um projecto destes não pode ter apeadeiros nem pode assemelhar-se à linha do Norte).
Só falta dizerem que vai haver passagens de nível sem guarda...
Livrámo-nos da estupidez de fazer o aeroporto na OTA para agora termos um remake ainda mais triste.
Já estou a ver que entre Lisboa e Porto vamos ter paregens em Rio Maior, Leiria, Fátima (vai dar um jeito do caraças prás promessas), Coimbra A e B, Aveiro, Espinho, Gaia e vai-se transformar um percurso de 1 hora em 2 hora com as paragens. E daí talvez não que como ninguém vai andar naquilo, as paragens são só para arejar as carruagens.
O iluminado que imagina que a malta se mete num TGV até rio maior e depois apanha a automotora para santarém para de seguida apanhar o regional prá azambuja ou é um perfeito imbecil (e nesse caso deve ter sido o Lino Jamé) ou então é apenas mentiroso compulsivo e como sabe que está a chegar a idade da reforma (Lino Jamé II) faz as promessas e depois os próximos que se entendam com a populaça (que também demonstra ter poucos neurónios pois um projecto destes não pode ter apeadeiros nem pode assemelhar-se à linha do Norte).
Só falta dizerem que vai haver passagens de nível sem guarda...
Editado pela última vez por tarzan tchetcheno em 28/8/2008 10:53, num total de 1 vez.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], carlosdsousa, Goya777, iniciado1, latbal, malakas, maturidade, MiamiBlue, MR32, nunorpsilva, Pedromoreiraaaa, Santanderes, tami, trilhos2006, VALHALLA e 221 visitantes