Página 1 de 1

MensagemEnviado: 28/8/2008 10:25
por Onelife
Também não acredito que algum banco em Portugal vá à falência, especialmente quando já se avizinham eleições. Muito menos um banco dos grandes.

O único que me deixa pensativo (e do qual sou cliente) é o banco do luis e da catarina... Mas como disse, até pelas razões apontadas anteriormente (fiscalização, regulação, auditorias externas), não acredito em qualquer falência de bancos nos próximos dois anos.

MensagemEnviado: 28/8/2008 10:04
por nunofaustino
SilverTrader Escreveu:
Mas então o BES que apresentou 264 milhões de euros de lucros neste 1.º semestre iria falir porquê? E o BCP que apesar da 'confusão' apresentou 101 milhões de euros de lucros... e o BPI tb teve 9 milhões de lucros.

Parece-me que estamos longe das falências!



Deixo aqui uma notícia de Setembro do ano passado, qdo a Bear Stearn apresentou um lucro de 171 milhões de dólares...

http://news.bbc.co.uk/1/hi/business/7004670.stm

Deste modo, o lucro passado não representa uma garantia de lucro futuro nem a viabilidade futura da empresa, e a verdade é não é impossível um dos grandes bancos portugueses (BCP, BES, BPI e CGD) abrir falência no médio prazo. É muito improvável, mas não é impossível.

Um abr
Nuno

MensagemEnviado: 28/8/2008 9:47
por Pata-Hari
Vais negar que as regras existem?
Que não há uma 'pilha' de leis nacionais e europeias. Que não há fiscalização?
Que os organismos de que falei não funcionam como 'vigilantes'? "

Negar que as regras existem? não.

Negar que são devidamente aplicadas....? quem sou eu para fazer essas afirmações. Mas vivo no país, conheço a banca e sei o que o passado recente tem sido. Aliás, eu e todas as pessoas que leêm jornais. Vais tu afirmar que a fiscalização tem sido bem feita? que não têm havido abusos incriveis? que tens dúvidas que se isto se passasse nos estados unidos que alguns gestores de bancos estariam na cadeia?

MensagemEnviado: 28/8/2008 9:12
por All night long
todos os cenarios se precipitam na minha visao da actualidade,e dai a minha pergunta ( espero que ridicula ) sobre a eventualidade da falencia de um banco Portugues, vulgo BPI. Eu sei que parece irrisorio ou alarmismo infundado, mas com as noticias que vem a lume dessasossegam qualquer um. Tb quero acreditar ser teoricamente muito dificil acontecer, até porque nao sei se alguma vez aconteceu no passado em Portugal... mas e se acontecesse, o estado tomaria alguma atitude protectora? o que aconteceu aos depositantes do banco ingles em dificuldades? e já agora obrigado pelas opinioes.

MensagemEnviado: 28/8/2008 8:44
por SilverTrader
Pata-Hari Escreveu:Silver, essa ideia de sermos muito regulamentados e regulados é engraçada. Regulados e controlados são os americanos! lá, sim, fraude dá cadeia. Lá tens garantias de todos tipos. Cá somos mesmo a república das bananas. E por essa razão, ou trabalhas com instituições de gente séria que gere a sério, ou não. O problema é que a escolha recai sobre ti.


Vais negar que as regras existem?
Que não há uma 'pilha' de leis nacionais e europeias. Que não há fiscalização?
Que os organismos de que falei não funcionam como 'vigilantes'?
Aposto que se encontram aqui no caldeirão senhoras ou senhores que até perdem umas horitas a ler Relatórios e Contas de empresas...
Concordo que nos EUA são muito mais firmes nas sanções aplicadas aos criminosos de colarinho branco, mas começo a ver a 'malta' a ganhar mais respeito pela DGCI, por exemplo. Provavelmente se o AlCapone vivesse em Portugal não seria preso como foi nos EUA :lol: Mas daí a sermos uma república das bananas?!

Todos sabemos que a engrenagem portuguesa tem falhas -todas têm - mas daí a haver riscos de falências e ninguém ver ou fazer nada, não vislumbro que aconteça!

Eu durmo descansada com o meu dinheiro nos bancos onde está e dormiria igual se estivesse noutros. Quanto aos 'semibancos', vejam lá se não fazem parte de um banco maior (p.e.:o BEST é 66% do BES) que resolveu chegar até um nicho de mercado...
Um banco não é uma engomadoria que qualquer um abre!

MensagemEnviado: 28/8/2008 8:09
por Pata-Hari
Já agora, é preciso ter a noção de que as instituições podem ter lucros muito pequenos ou não ter lucros durante alguns periodos especificos desde que tenham tido no passado lucros significativos. É preciso entender minimamente o que se passa ou ler as contas minimamente para se ter a noção do qué é um negócio com problemas. Os lucros do BPI foram o que foram num período muito restrito, em que se assumiram perdas de uma operação muito grande e especifica (a venda de acções BCP que "sobraram" da tentativa de opa ao bcp). Naturalmente que podemos pensar (e faz sentido pensar) que a dor irá continuam enquanto os bancos sofrerem da falta de liquidez do mercado que os impede de trabalhar normalmente e de realizar o seu negócio. Preocupante será quando deixarem mesmo de haver lucros e se esta situação se prolongar muito. Para já, não me parece que os bancos de primeira linha estejam em causa (salvo algum escandalo de má gestão como se viu no BCP).

MensagemEnviado: 28/8/2008 8:01
por Pata-Hari
Silver, essa ideia de sermos muito regulamentados e regulados é engraçada. Regulados e controlados são os americanos! lá, sim, fraude dá cadeia. Lá tens garantias de todos tipos. Cá somos mesmo a república das bananas. E por essa razão, ou trabalhas com instituições de gente séria que gere a sério, ou não. O problema é que a escolha recai sobre ti.

A hipótese de falência há sempre. A questão é que a nossa banca, ou alguma da nossa banca, é muito mais conservadora nos riscos que assumem e não sobre-alavancaram os clientes do mesmo modo que os americanos (que foram completamente overboard). No entanto, a nossa sofre por contágio via carteiras de investimentos (quer próprias quer que clientes), via avaliação bolsita e via credit cruch (sendo obrigada a não querer fazer o seu negócio principal que é o próprio crédito). Por outro lado, francamente acredito que os bancos centrais tentariam ao máximo evitar que isso sucedesse num banco de primeira linha.

MensagemEnviado: 28/8/2008 1:49
por bullsista
SilverTrader Escreveu:Os próprios bancos têm Reservas Legais e outras Reservas que podem ser utilizadas em tempos de prejuízos que até ver não me parece que tenham sido necessárias, pois ouço falar em LUCROS menores que os do ano passado, mas prejuízos nem por isso!



Sem aprofundar muito mas realmente uma das coisas que me incomoda é hoje ser dito que os resultados da banca, este ano, foram muito maus.

Isto por comparação com os do ano passado. É que eu vi os resultados do ano passado como imorais, pornográficos e completamente fora da realidade. Todos nós somos clientes de bancos e sabemos perfeitamente o que pagamos de comissões e serviços e muitas vezes para sermos mal servidos. Como accionista dos principais bancos, fiquei muito satisfeito. Como cidadão, fiquei escandalizado.

Mas cada um interpreta como quiser...

MensagemEnviado: 28/8/2008 1:23
por Capitão Nemo
Não creio que o BPI esteja a propor DP a taxas superiores à Euribor, sou cliente do banco e não tenho informação de que isso esteja a suceder.

Deixo o link com as vária taxas Euribor.

http://www.bpiinvestimentos.pt/Mercados ... xantes.asp


E o link com os diversos DP actuais do BPI

http://www.bancobpi.pt/pagina.asp?s=1&a ... 2610&opt=f

MensagemEnviado: 28/8/2008 1:14
por Rabbi
charles Escreveu:Isto tem a ver com assaltos?

A pergunta será qual dos bancos foi mais roubado?

....hummmmmm nesse caso estão-se a esquecer do BCP.

o BES falir lololololo :mrgreen:


Olá Amigos,

Tendo em conta os assaltos :lol:
Reparem que quem assalto faz
fica com dinheiro suficiente para não
fazer mais nada da vida
por 7/8 anos e
se entender do assunto
pode sempre vir para a
Bolsa!!!
:roll:
No Brasil não raras vezes isso
acontece.

MensagemEnviado: 28/8/2008 1:08
por charles
Isto tem a ver com assaltos?

A pergunta será qual dos bancos foi mais roubado?

....hummmmmm nesse caso estão-se a esquecer do BCP.

o BES falir lololololo :mrgreen:

MensagemEnviado: 28/8/2008 1:05
por Martins_Braz
The Mechanic Escreveu::P
Estou esmagado.
Já vale tudo...

O BPI e o BES falirem..."pruquê !? "

Amigo, o unico banco que vái abaixo é aquele em que a gorda se senta. Se ainda falasses num daqueles semibancos manhosos , que a gente sabe qual é...ainda se comia . Agora ...o BES ou o BPI ?

..nhh...nããã....


Um abraço ,

The Mechanic


Semibancos... quais? O BIG, BEST e etc?

MensagemEnviado: 28/8/2008 1:00
por The Mechanic
:P
Estou esmagado.
Já vale tudo...

O BPI e o BES falirem..."pruquê !? "

Amigo, o unico banco que vái abaixo é aquele em que a gorda se senta. Se ainda falasses num daqueles semibancos manhosos , que a gente sabe qual é...ainda se comia . Agora ...o BES ou o BPI ?

..nhh...nããã....


Um abraço ,

The Mechanic

MensagemEnviado: 27/8/2008 23:57
por SilverTrader
Antes de mais convém lembrar que vivemos num país de direito, bastante regulamentado e com instituições sérias.

O Banco de Portugal, a CMVM (regula a bolsa), a DGCI (finanças), e as Sociedades de ROCs obrigatórias ('contabilistas'), os próprios accionistas de cada banco e os orgãos de comunicação social são elementos reguladores ou 'vigilantes' do estado de cada banco. (Para não falar dos organismos da União Europeia)...
Os próprios bancos têm Reservas Legais e outras Reservas que podem ser utilizadas em tempos de prejuízos que até ver não me parece que tenham sido necessárias, pois ouço falar em LUCROS menores que os do ano passado, mas prejuízos nem por isso!

Realmente o que aconteceu no BCP pode alarmar-nos um pouco, mas acho que tornou as instituições competentes ainda mais atentas e ainda mais vigilantes.

Além disso a nossa banca não arrisca muito, ainda é conservadora e temos leis que restingem esses riscos, principlamente comparada com os EUA que é onde estão a falir bancos.

Mas então o BES que apresentou 264 milhões de euros de lucros neste 1.º semestre iria falir porquê? E o BCP que apesar da 'confusão' apresentou 101 milhões de euros de lucros... e o BPI tb teve 9 milhões de lucros.

Parece-me que estamos longe das falências!

Fica a minha opinião :) ... não sou o Ulisses, mas ficamos a aguardar a dele!

P.S: Pode sempre trabalhar com vários bancos. Não é obrigado a ter os ovos todos no mesmo cesto! Pessoalmente tenho contas em 4 bancos. Tento aproveitar o melhor de cada um e sempre dá para negociar melhor certas condições.

MensagemEnviado: 27/8/2008 23:31
por All night long
ouve-se falar em dificuldades de grandes operadores, os mais badalados nos eua, a fragilidade economica e cada vez mais social do nosso pais, e fico assustado com a possibilidade de acontecer em Portugal, em especial no bpi. Pode parecer um surto de loucura o que digo, mas o mesmo pensariam os depositantes daqueles dois bancos nos states, e agora é ve-los ruir... debaixo do colchao nao dá mas se desse...

......

MensagemEnviado: 27/8/2008 23:30
por AC Investor Blog
Todos os cenários são possiveis nesta conjuntura, mas neste momento penso que ainda estarmos longe desse panorama em Portugal, caso contrário o mercado já tinha feito das suas........ :wink:

MensagemEnviado: 27/8/2008 23:24
por MarcoAntonio
All night long Escreveu:entao pode sr voce marco antonio , enquanto adm deste forum deve ter uma opiniao... obg


Não, não tenho. Em relação ao assunto em questão não tenho (e quando não tenho, abdico de inventar uma).
:wink:

MensagemEnviado: 27/8/2008 23:23
por silvaxico
Mas quais são os bancos nacionais que dão prejuízo?

Porque iriam declarar falência?

MensagemEnviado: 27/8/2008 23:22
por All night long
entao pode sr voce marco antonio , enquanto adm deste forum deve ter uma opiniao... obg

MensagemEnviado: 27/8/2008 23:17
por MarcoAntonio
O Ulisses encontra-se de férias.

Peço opiniao ao Ulisses ou a quem souber

MensagemEnviado: 27/8/2008 23:16
por All night long
sera algo possivel e desenhavel uma falencia de um banco em portugal? o bpi por ter tido uma quebra avassaladora nos resultados, propoes depositos acima das euribor, etc, nao será um alvo facil, ou sera só alarmismo? e o bes?