Confiança dos empresários alemães volta a cair abaixo do esperado
O índice de confiança dos empresários alemães, calculado pelo instituto Ifo, voltou a cair em Agosto pelo terceiro mês consecutivo, ficando inclusivamente abaixo do que era esperado pelos economistas.
--------------------------------------------------------------------------------
Eva Gaspar
egaspar@mediafin.pt O índice de confiança dos empresários alemães, calculado pelo instituto Ifo, voltou a cair em Agosto pelo terceiro mês consecutivo, ficando inclusivamente abaixo do que era esperado pelos economistas.
Este dado reforça os receios de que o abrandamento da economia alemã – que entrou em terreno negativo no segundo trimestre com uma contracção em cadeia de 0,5% – possa ser acentuado nos próximos meses, na medida em que a componente do índice que mais caiu foi precisamente a que “mede” as expectativas em relação ao andamento da actividade económica nos próximos seis meses.
Esta componente baixou de 89,9 em Julho para apenas 87 em Agosto, quando a maioria dos economistas antecipava uma ligeira progressão para 90. Também a componente do índice que avalia as condições actuais da economia sofreu uma descida, de 105,6 para 103,2, ficando também abaixo do que era esperado pelos analistas (104,6).
Consequentemente, o índice global retraiu-se de 97,5 em Julho para 94,8 em Agosto, ficando aquém dos 97,2 antecipados.