Caldeirão da Bolsa

várias dúvidas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: várias dúvidas

por Vencer na Bolsa » 22/8/2008 15:54

Anymi Escreveu:1- Para uma pessoa que nunca declarou IRS por nunca ter trabalhado na vida, e, se essa mesma pessoa quiser começar a investir em acções como se processa a declaração de mais valias se não detiver acções há mais de 12 meses. Já agora qual é modelo?

Tem de apresentar a declaração a zeros e Anexo G.
Para ver detalhes e outros aspectos ligados a mais valias - IRS, veja aqui:
http://escoladebolsa.blogspot.com/2008/ ... alias.html

Anymi Escreveu:2- Para a abertura de uma conta numa corretora é necessário fazer um depósito da quantia que quisermos investir nessa mesma corretora, ou funciona com contas nos bancos?

Pode abrir conta numa corretora ou negociar em bancos online.

Anymi Escreveu:3- Uma pessoa que tenha alguns dólares pode abrir uma conta só em dólares numa corretora portuguesa?

Depende, é preciso que o banco ou corretora disponibilize tal. Em Portugal acho que nem todos os bancos disponibilizam tal.

Anymi Escreveu:4- Uma questão mais técnica: Uma ordem de venda de um grupo de 100 acções; essas acções só são vendidas na totalidade ou podem ser vendidas p.e. 50 acções e depois outras 50. Isto é, dada uma ordem de venda só é cobrada uma comissão de venda pela totalidade das acções que quisermos vender?

Depende do banco /corretora, pode ser uma coisa e/ou outra.

Anymi Escreveu:5- Como funciona o custo de guarda de acções?

Se comprou um activo terá de pagar a guarda de acções.
Paga por trimestre, info/preço deve constar nos preçários.

Anymi Escreveu:6- Os custos associados às acções são: Comissão de compra, comissão de venda, comissão de guarda de acções?

Regra geral sim.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

Re: várias dúvidas

por pingu123 » 22/8/2008 14:20

Anymi Escreveu:Olá! Antes de mais gostaria que me desculpassem pelo grau tão básico que as minhas questões têm implícito, mas são-me extremamente necessárias neste momento. Peço-vos que corrijam algum erro. :D

1- Para uma pessoa que nunca declarou IRS por nunca ter trabalhado na vida, e, se essa mesma pessoa quiser começar a investir em acções como se processa a declaração de mais valias se não detiver acções há mais de 12 meses. Já agora qual é modelo?

Terás que declarar todas as vendas de acções que fizeste. para cada venda, o formulário obriga a preencher: o preço de venda e o preço de compra e as comissões que pagaste à correctora. Os anexos são o G caso tenhas as acções há menos de 1 ano ou o G1 caso as tivesses em carteira por mais de 1 ano.

2- Para a abertura de uma conta numa corretora é necessário fazer um depósito da quantia que quisermos investir nessa mesma corretora, ou funciona com contas nos bancos?

Tanto quanto sei, funciona como um banco. Tenho experiência no Caixa BI e no BPI. Em ambos os casos tenho uma conta com um NIB para o qual (e do qual) posso fazer transferências sempre que achar necessário.

3- Uma pessoa que tenha alguns dólares pode abrir uma conta só em dólares numa corretora portuguesa?

sim

4- Uma questão mais técnica: Uma ordem de venda de um grupo de 100 acções; essas acções só são vendidas na totalidade ou podem ser vendidas p.e. 50 acções e depois outras 50. Isto é, dada uma ordem de venda só é cobrada uma comissão de venda pela totalidade das acções que quisermos vender?

Depende do tipo de ordem: em alguns casos podes especificar que queres que a tua ordem seja executada a tudo ou nada. No entanto, por defeito, uma ordem de venda (ou de compra) pode ser partida em várias, de acordo com os compradores (vendedores) existentes no momento. Normalmente as comissões estão divididas em 2 parcelas: a parcela da correctora e a parcela do operador de bolsa (euronext, no caso da nossa). Na maioria das correctoras, as comissões são cobradas à percentagem do montante envolvido no negócio (com valores máximos e mínimos) Já a euronext cobra ao negócio e não à ordem, ou seja: se colocares uma ordem de venda de 100 e ela for executada em 2 trances de 50, vais pagar 2 comissões de bolsa.

5- Como funciona o custo de guarda de acções?

Normalmentre são cobradas comissões ao trimestre, ou seja, a cada trimestre cobram cerca de 8 euros, quer tenhas muitas quer tenhas poucas acções em carteira.

6- Os custos associados às acções são: Comissão de compra, comissão de venda, comissão de guarda de acções?

Sim

Bem, para já são estas. Era realmente muito importante para mim que me ajudassem. Obrigado :)

Ps: era suposto isto estar nas questões de iniciação, mas aparentemente enganei-me :O

Embora não tenha muita experiência, espero ter ajudado. De qualquer modo, caso tenha dito algum disparate, peço que me corrijam.

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 11:59

por Anymi » 22/8/2008 13:49

Pata-Hari Escreveu:Oi! bem vindo ao fórum!

As tuas perguntas são todas pertinentes e todas boas perguntas de iniciação. Penso, aliás, que encontrarás algumas delas já respondidas no tópico de iniciação.

Estou certa que haverá candidatos a responderem-te às perguntas. Se não houver, prometo que eu o farei no fim-de- semana! e se eu me esquecer, é favor re-perguntar :)

Obrigado

Registado: 25/4/2008 21:10

por Pata-Hari » 22/8/2008 12:19

Oi! bem vindo ao fórum!

As tuas perguntas são todas pertinentes e todas boas perguntas de iniciação. Penso, aliás, que encontrarás algumas delas já respondidas no tópico de iniciação.

Estou certa que haverá candidatos a responderem-te às perguntas. Se não houver, prometo que eu o farei no fim-de- semana! e se eu me esquecer, é favor re-perguntar :)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

várias dúvidas

por Anymi » 22/8/2008 10:54

Olá! Antes de mais gostaria que me desculpassem pelo grau tão básico que as minhas questões têm implícito, mas são-me extremamente necessárias neste momento. Peço-vos que corrijam algum erro. :D

1- Para uma pessoa que nunca declarou IRS por nunca ter trabalhado na vida, e, se essa mesma pessoa quiser começar a investir em acções como se processa a declaração de mais valias se não detiver acções há mais de 12 meses. Já agora qual é modelo?

2- Para a abertura de uma conta numa corretora é necessário fazer um depósito da quantia que quisermos investir nessa mesma corretora, ou funciona com contas nos bancos?

3- Uma pessoa que tenha alguns dólares pode abrir uma conta só em dólares numa corretora portuguesa?

4- Uma questão mais técnica: Uma ordem de venda de um grupo de 100 acções; essas acções só são vendidas na totalidade ou podem ser vendidas p.e. 50 acções e depois outras 50. Isto é, dada uma ordem de venda só é cobrada uma comissão de venda pela totalidade das acções que quisermos vender?

5- Como funciona o custo de guarda de acções?

6- Os custos associados às acções são: Comissão de compra, comissão de venda, comissão de guarda de acções?

Bem, para já são estas. Era realmente muito importante para mim que me ajudassem. Obrigado :)

Ps: era suposto isto estar nas questões de iniciação, mas aparentemente enganei-me :O

Registado: 25/4/2008 21:10

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 35 visitantes