Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Pata e MA

por aa » 11/11/2002 10:48

Nunca tiro conclusões de um indicador de momentum isoladamente sem ter em linha de conta outros aspectos do gráfico, mesmo para chegar à conclusão de que a acção está sobre comprada, ou não.

Na verdade, tenho priveligiado a utilização do SO de 20 períodos relativamente a qualquer outro indicador de momentum (RSI, MACD, CCI, ETC.) porque me parecer ser um indicador que corresponde bastante bem.

Como normalmente só utilizo um ou dois indicadores, tenho optado quase sempre pelo SO para complementar a análise do gráfico.

Levarei em linha de conta os vossos comentários.

Obrigado

AA
 
Mensagens: 1434
Registado: 6/11/2002 0:37
Localização: 14

por MarcoAntonio » 11/11/2002 0:42

Já agora um exemplo: a PTC estava em 1 de Março do corrente ano a 8.24 com o estocástico nos 93.8(!!!) e o RSI apenas nos 51pts...

Nas 6 sessões seguintes foi quase sempre a subir: a PT chegaria aos 8.95 (+8.6%) com o estocástico então a 95.3 e o RSI nos 65.8.


Outros exemplos idênticos: Janeiro/2001; Julho/2000; Maio/2000... Isto durante o <i>Bear</i>. Porque durante o <i>Bull</i> perde-se lhe a conta.

Razões de sobra para não confiar no Estocástico...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38256
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 11/11/2002 0:28

Curioso, porque eu tb já fiz diversas vezes referências ao facto de a PT não estar sobrecomprada aqui no Caldeirão. Já não me lembro se foi com o AA ou com o Touro mas até chegamos a trocar vários posts sobre isso e tb fiz referência ao RSI. Eu não confio igualmente no Estocástico que tende a ficar muito rapidamente sobrecomprado quando um título está <i>bull</i>, além de que fornece muitos falsos sinais.

O RSI encontra-se em níveis bastante aceitáveis para a subida que a PT teve porque esta teve uma «paragem» saudável em meados de Outubro que lhe permitiu ganhar folego.

Essa foi uma das razões porque, quando a generalidade dizia que a PT tinha de cair, tinha de cair, eu continuava a dizer que em termos de position-trade ela não tinha dado sinal de saída e continuava a ver possibilidade de novas subidas após uma consolidação em baixa.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38256
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Pata-Hari » 11/11/2002 0:12

Olá AA! Queria acrescentar uma coisa. Na sexta-feira estava a discutir com o Ulisses exactamente essa questão da ptc estar sobrecomprada. Eu argumentava que o rsi não tinha estado tão sobrecomprado desde há muiiiiiiitos meses e que uma correcção tinha que estar a chegar. E ele dizia que era verdade quehá mtos meses a ptc não tinha um RSI tão elevado mas que, aos valores de sexta, o RSI ainda só estava a 63... o que não é propriamente muito sobrecomprada.

Os estocásticos nem discutimos, eu sei que ele não "gasta disso", "não grama os tipos", lol, portanto nem os trago à discussão como argumentos. O MACD tb tinha dado sinal de venda, mas de memória não sei se manteve o sinal na sexta.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

PTC....

por aa » 10/11/2002 23:20

consolida num range apertado e penso que deverá ser já nos próximos dias que irá escolher o sentido a seguir mas, para já, não tenho opinião bem formada sobre qual será. Parece-me, no entanto, que a situação de sobre compra é insustentável por muito mais tempo e que uma correcção seria muito oportuna para suportar um eventual movimento de subida de médio prazo, se fosse esse o caso...claro!

Cumprimentos,

AA
Anexos
PTC080602.gif
PTC080602.gif (21.7 KiB) Visualizado 2297 vezes
 
Mensagens: 1434
Registado: 6/11/2002 0:37
Localização: 14


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], GamesOver, Google [Bot], Shimazaki_2, VALHALLA e 402 visitantes