Crude a quebrar linha de tendência...?
isto ainda é só na Asia.
CNN.com
SINGAPORE (AP) -- Oil prices rebounded from a 13-month low to rise above US$80 a barrel Monday in Asia on expectations that a pledge by European countries to keep banks from collapsing may stabilize a tumultuous global financial system.
Light, sweet crude for November delivery was up $2.76 to $80.46 a barrel in electronic trading on the New York Mercantile Exchange by midday in Singapore. The contract fell Friday $8.89 to $77.70, the lowest price since Sept. 10, 2007.
"The turnaround in oil today is due primarily to the European bank rescue plan," said Victor Shum, an energy analyst at consultancy Purvin & Gertz in Singapore. "It's a shot in the arm, though it's too early to know if this will restore confidence to the credit markets."
At an emergency summit of leaders of the 15 euro-zone countries in Paris on Sunday, European governments agreed to guarantee new bank debt until the end of 2009, allowed governments to help banks by buying preferred shares, and vowed to rescue important failing banks through emergency recapitalization.
Individual governments will announce how they will implement the measures.
The plan follows Britain's $88 billion plan to partly nationalize major banks and promise to guarantee a further $438 billion of loans to shore up the banking sector.
U.S. lawmakers Sunday urged quick action by President George W. Bush on measures to make direct purchases of bank stock to help unlock lending. Treasury Secretary Henry Paulson has indicated the administration will use part of the recent $700 billion bailout Bush signed Oct. 3 to have the government take ownership stakes in banks.
The administration has not indicated when it would announce its next steps.
"These rescue plans will not prevent a global economic slowdown, but they may ease the pain," Shum said. "I expect further downward volatility in the oil market, though talk of $50 or $60 is extreme."
Oil prices have fallen about 45 percent since soaring to a record $147.27 on July 11.
Investors are watching for signs that the Organization of Petroleum Exporting Countries may cut production at an extraordinary meeting in Vienna next month. Iranian Oil Minister Gholam Hossein Nozari on Saturday called for stability in the oil market, saying the biggest challenge now was a decline in oil demand because of a global economic recession.
"There won't likely be any overt cuts, but there could be an informal tweaking of production that could provide support for prices," Shum said. "It's politically unacceptable for OPEC to make cuts in the middle of a global deceleration."
In other Nymex trading, heating oil futures rose 6.02 cents to $2.27 a gallon, while gasoline prices gained 5.60 cents to $1.86 a gallon. Natural gas for November delivery rose 1.5 cents to $6.55 per 1,000 cubic feet.
In London, November Brent crude rose $2.18 to $76.27 a barrel on the ICE Futures exchange.
CNN.com
Será qq coisa como isto...
- Anexos
-
- CrudeOil081010.png (22.44 KiB) Visualizado 901 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pata-Hari Escreveu:talvez seja um bom momento para trazer este tópico para cima. Não estaremos agora na base do canal ascendente? e não será esse um muito bom ponto de ressalto dada a rapidez das quedas? alguém actualiza o boneco, please?
O valor da notícia diz respeito ao Brent e os gráficos que tenho colocado dizem respeito ao Crude Oil (o brent costuma andar uns dolarzecos abaixo do light crude oil).
O Crude Oil ainda ficou um niquito afastado do suporte hoje (posso por o gráfico mas tem de ser "improvisado" que a vela de hoje só me aparece amanhã no caso dos Futuros quer no Stockcharts quer no ProRealTime).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
talvez seja um bom momento para trazer este tópico para cima. Não estaremos agora na base do canal ascendente? e não será esse um muito bom ponto de ressalto dada a rapidez das quedas? alguém actualiza o boneco, please?
Petróleo perde mais de 11% em Londres e negoceia nos 73 dólares
10/10/2008
Os preços do petróleo acentuaram a tendência de queda, seguindo a perder mais de 11% no mercado londrino, negociando em valores de Agosto do ano passado. Os receios de uma recessão económica global continuam a penalizar a matéria-prima.
O West Texas Intermediate (WTI), em Nova Iorque, negoceia nos 79,33 dólares ao cair 8,38%, o valor mais baixo desde Outubro do ano passado. Em Londres o Brent do mar do Norte, que serve de referência à economia portuguesa, perde 11,23% para os 73,38 dólares, valor que não atingia desde Agosto de 2007.
Na véspera de fazer três meses que tocou nos máximos históricos de 147,27 dólares em Nova Iorque e 147,50 dólares em Londres o petróleo já acumula uma desvalorização superior a 46% e a 50%, respectivamente, desde esse valor.
A forte queda dos preços da matéria-prima é o reflexo dos receios cada vez mais enraizados nos mercados de que a crise financeira vai mesmo provocar uma recessão económica mundial. Neste cenário, perspectiva-se uma quebra acentuada da procura por petróleo.
Só nesta semana as cotações petrolífera já caíram mais de 15% no mercado nova-iorquino e 19% no londrino.
se me permitem, vou por os meus bonecos.
a última vez que a ltd de curto prazo foi quebrada resultou num pequeno ressalto. neste momento a última mantém-se intacta, porém é bom observar que pode estar numa zona de resistência.
a última vez que a ltd de curto prazo foi quebrada resultou num pequeno ressalto. neste momento a última mantém-se intacta, porém é bom observar que pode estar numa zona de resistência.
- Anexos
-
- petroil.jpg (69.07 KiB) Visualizado 1000 vezes
-
- petroil2.jpg (53.8 KiB) Visualizado 1004 vezes
Aqui fica um update ao gráfico do crude (falta a sessão de hoje onde está a recuperar para a zona dos 95 USD).
- Anexos
-
- Crude-081017.png (23.07 KiB) Visualizado 1053 vezes
-
- Crude-081017LP.png (21.65 KiB) Visualizado 1049 vezes
Sim, creio que se pode considerar essa possibilidade.
Embora, para considerar o padrão na sua plenitude, isso implicasse que não só iria visitar a tendência de muito longo-prazo (1999-2008) mas ainda quebra-la em baixa...
Não estou a dizer isto por achar que é despropositado pensar que o crude possa fazer um movimento desses (porque não acho). Apenas para esclarecer do que se está a falar.
Para aqueles que dão por certo que o crude agora vai ser sempre a subir, isto parecerá extremamente extravagante mas eu não em incluo nesse grupo. Como já venho defendendo há meses em diversos tópicos onde isso foi aflorado, a visão das pessoas em relação ao crude tem sido enviezada pelo passado recente que, quer graças aos especuladores quer graças aos anti-especuladores, criaram um clima de urgência artificial. Curiosamente, ambos os lados da barricada têm contribuido para o mesmo mito e o mesmo clima de urgência...
Eu não me canso de sublinhar que as reservas conhecidas de crude dão muito possivelmente para 50 anos, eventualmente até para bastante mais.
Quando o crude terminar a maior parte de nós não andará cá e possivelmente vamos ter de "aguentar" com o petróleo como principal fonte de energia (quer gostemos quer não) até ao fim das nossas vidas ou próximo disso...
Isto para dizer que muito embora eu considere que no longo-prazo pois claro a tendência tenda a ser de alta, no plano mais imediato (próximos anos) as coisas estão longe de ser tão lineares!
Embora, para considerar o padrão na sua plenitude, isso implicasse que não só iria visitar a tendência de muito longo-prazo (1999-2008) mas ainda quebra-la em baixa...
Não estou a dizer isto por achar que é despropositado pensar que o crude possa fazer um movimento desses (porque não acho). Apenas para esclarecer do que se está a falar.
Para aqueles que dão por certo que o crude agora vai ser sempre a subir, isto parecerá extremamente extravagante mas eu não em incluo nesse grupo. Como já venho defendendo há meses em diversos tópicos onde isso foi aflorado, a visão das pessoas em relação ao crude tem sido enviezada pelo passado recente que, quer graças aos especuladores quer graças aos anti-especuladores, criaram um clima de urgência artificial. Curiosamente, ambos os lados da barricada têm contribuido para o mesmo mito e o mesmo clima de urgência...
Eu não me canso de sublinhar que as reservas conhecidas de crude dão muito possivelmente para 50 anos, eventualmente até para bastante mais.
Quando o crude terminar a maior parte de nós não andará cá e possivelmente vamos ter de "aguentar" com o petróleo como principal fonte de energia (quer gostemos quer não) até ao fim das nossas vidas ou próximo disso...
Isto para dizer que muito embora eu considere que no longo-prazo pois claro a tendência tenda a ser de alta, no plano mais imediato (próximos anos) as coisas estão longe de ser tão lineares!
Uma actualização aos gráficos do crude.
Agora que quebrou a LT e o pequeno suporte de curto-prazo que existia junto dos 110 USD, o crude deu o primeiro sinal de inversão de tendência depois de 2 anos de forte subida.
Esta é claro a maior correcção desde 2006 e ainda há espaço para cair mais.
No imediato tem um outro suporte/resistência nos 100 USD e depois, possivelmente poderá encontrar nova base algures pelos 80/90 USD, enventualmente até mais abaixo.
Mas para já são os 100 USD a ter debaixo de olho...
Agora que quebrou a LT e o pequeno suporte de curto-prazo que existia junto dos 110 USD, o crude deu o primeiro sinal de inversão de tendência depois de 2 anos de forte subida.
Esta é claro a maior correcção desde 2006 e ainda há espaço para cair mais.
No imediato tem um outro suporte/resistência nos 100 USD e depois, possivelmente poderá encontrar nova base algures pelos 80/90 USD, enventualmente até mais abaixo.
Mas para já são os 100 USD a ter debaixo de olho...
- Anexos
-
- Crude-CP.png (21.89 KiB) Visualizado 1090 vezes
-
- Crude-LP.png (22.38 KiB) Visualizado 1084 vezes
Crude Oil Rises After Tropical Storm Gustav Forms in Caribbean
By Mark Shenk
Aug. 25 (Bloomberg) -- Crude oil rose after Tropical Storm Gustav formed in the Caribbean Sea today, raising concern oil fields in the Gulf of Mexico may be struck.
Gustav packed winds of about 60 miles (96 kilometers) per hour and was moving toward the Gulf, a National Hurricane Center advisory showed. Prices also rose after Russian lawmakers voted to recognize the independence of two breakaway Georgian regions, increasing concern of new tensions in the area.
``We picked up about a buck on the announcement that Gustav had become a tropical storm,'' said Gene McGillian, an analyst at TFS Energy LLC in Stamford, Connecticut.
Crude for October delivery rose 52 cents, or 0.5 percent, to settle at $115.11 a barrel at 2:47 p.m. on the New York Mercantile Exchange. Prices are up 62 percent from a year ago.
Brent crude oil for October settlement rose 11 cents to $114.03 a barrel on London's ICE Futures Europe exchange. Trading hours were not affected by today's U.K. bank holiday.
Gustav was located about 225 miles (362 kilometers) south- southeast of Port-au-Prince, Haiti, and was moving northwest at about 14 miles per hour, according to the Hurricane Center. Fields in the Gulf of Mexico account for about 20 percent of U.S. oil output.
Both houses of Russia's Parliament voted to recognize the independence of South Ossetia and Abkhazia, the two regions that sparked Russia's first foreign incursion since the Soviet era. The Baku-Tbilisi-Ceyhan pipeline, which transports oil from Azerbaijan through Georgia to Turkey's Mediterranean coast, resumed oil flows.
`Big Moves'
``We've already seen some big moves on very little news because trading is so light,'' said Phil Flynn, senior trader at Alaron Trading Corp. in Chicago. ``There's a holiday in London and a lot of people are taking the week off here ahead of Labor Day. We will be keeping an eye on Georgia, the dollar and weather for signs of market direction.''
U.S. markets will be shut on Sept. 1 because of the Labor Day holiday, which is the end of the so-called driving season, when gasoline demand peaks.
http://www.bloomberg.com/apps/news?pid= ... ommodities
By Mark Shenk
Aug. 25 (Bloomberg) -- Crude oil rose after Tropical Storm Gustav formed in the Caribbean Sea today, raising concern oil fields in the Gulf of Mexico may be struck.
Gustav packed winds of about 60 miles (96 kilometers) per hour and was moving toward the Gulf, a National Hurricane Center advisory showed. Prices also rose after Russian lawmakers voted to recognize the independence of two breakaway Georgian regions, increasing concern of new tensions in the area.
``We picked up about a buck on the announcement that Gustav had become a tropical storm,'' said Gene McGillian, an analyst at TFS Energy LLC in Stamford, Connecticut.
Crude for October delivery rose 52 cents, or 0.5 percent, to settle at $115.11 a barrel at 2:47 p.m. on the New York Mercantile Exchange. Prices are up 62 percent from a year ago.
Brent crude oil for October settlement rose 11 cents to $114.03 a barrel on London's ICE Futures Europe exchange. Trading hours were not affected by today's U.K. bank holiday.
Gustav was located about 225 miles (362 kilometers) south- southeast of Port-au-Prince, Haiti, and was moving northwest at about 14 miles per hour, according to the Hurricane Center. Fields in the Gulf of Mexico account for about 20 percent of U.S. oil output.
Both houses of Russia's Parliament voted to recognize the independence of South Ossetia and Abkhazia, the two regions that sparked Russia's first foreign incursion since the Soviet era. The Baku-Tbilisi-Ceyhan pipeline, which transports oil from Azerbaijan through Georgia to Turkey's Mediterranean coast, resumed oil flows.
`Big Moves'
``We've already seen some big moves on very little news because trading is so light,'' said Phil Flynn, senior trader at Alaron Trading Corp. in Chicago. ``There's a holiday in London and a lot of people are taking the week off here ahead of Labor Day. We will be keeping an eye on Georgia, the dollar and weather for signs of market direction.''
U.S. markets will be shut on Sept. 1 because of the Labor Day holiday, which is the end of the so-called driving season, when gasoline demand peaks.
http://www.bloomberg.com/apps/news?pid= ... ommodities
Abraços e bons negócios
Deixo aqui um site muito interessante, sobretudo os videos mas tambem tem muito artigo no restante site...
http://www.chrismartenson.com/peak_oil
Eu ja "vi" os outros chapters e até e' interessante de se ver...o link que deixei foi relativo ao Petroleo
http://www.chrismartenson.com/peak_oil
Eu ja "vi" os outros chapters e até e' interessante de se ver...o link que deixei foi relativo ao Petroleo
.....
Aproveitei o vosso gráfioco para projectar de forma arcaica um possivel cenário H&S, que me parece agora mais convincente que nunca... 

AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
O crude teve duas sessões complicadas nestes dois últimos dias. Na minha opinião este é um ponto crítico onde poderá ser dado um sinal relevante para o futuro próximo.
A minha leitura é a de que se o crude realizar novos mínimos abaixo da zona de suporte e da LT ascendente, a zona dos 80/90 USD passam a ser o target seguinte.
Há duas razões para eu considerar essa zona como um provável target: a amplitude do último movimento de baixa e a tendência ascendente de longo-prazo (2002-2008).
A minha leitura é a de que se o crude realizar novos mínimos abaixo da zona de suporte e da LT ascendente, a zona dos 80/90 USD passam a ser o target seguinte.
Há duas razões para eu considerar essa zona como um provável target: a amplitude do último movimento de baixa e a tendência ascendente de longo-prazo (2002-2008).
- Anexos
-
- CrudeOil.png (21.2 KiB) Visualizado 1624 vezes
-
- CrudeOil-LP.png (22.06 KiB) Visualizado 1619 vezes
petróleo
Com os 110 a funcionarem como suporte a coisa até nem correu mal. A possibilidade de uma ida para valores próximos dos 130 existe, mas o movimento foi brusco e andou muito na base do papãp Russo que eu aproveitei para despachar a coisa. Optei por trocar os warrants do petróleo por umas acçõezitas da D. Telekom. Não é por nada em especial, agrada-me a ideia de colher 8% em dividendos.
E já agora, adianto que vai ser já algo difícil que a próxima coincida com um topo pelo que assim de repente diria que 2008 também vai ser diferente...
bullsista Escreveu:Aliás, a conclusão foi precipitada. Imediatamente antes das eleições, o petróleo sobe fazendo um máximo e desce de seguida. Normalmente costumas ser bastante exaustivo na análise gráfica, Marco. Retiras deste gráfico alguma informação relevante?
Assim de repente, não. A amostra é muito pequena e as circunstancias algo diferentes...
Embora o Peak Oil não seja coisa nova, não se falava de tal coisa na década de 90 como agora. Por outro lado, o arranque da China e da Índia fez-se sentir especialmente nestes últimos anos depois do ano 2000 (embora já viessem em crescimento antes).
A conjuntura do crude não é a mesma e por isso não acho que possamos colocar par a par as datas das várias eleições e concluir que os movimentos se devem às eleições.
Não aparece no primeiro gráfico mas a eleição do Bush (pai) em 88 coincide com um fundo. As duas do Clinton, uma coincide com "nada" (aparece a meio de uma tendência de baixa moderada) e a segunda com um topo. A primeira do Bush coincide com um topo (antecedida de uma forte subida e seguida de uma forte correcção) enquanto a segunda eleição coincide com um topo diferente (a correcção que se segue é muito menor e discreta semelhante a tantas outras).
Resumindo e concluindo, são 5 eleições e comportamentos quase sempre diferentes (os mais parecidos são os de 96 (Clinton/Dem.) e 2000 (Bush/Rep). Mas depois o resto é substancialmente diferentes...
MarcoAntonio Escreveu:bullsista Escreveu:Alguém tem algum dado da evolução do dólar perto das eleições nos USA ao longo dos anos? E já agora, qual o comportamento do petróleo? Ou será que é um dado que não interessa para este filme?
Deixo-te o gráfico com a evolução do crude e as datas das eleições de 1996, 2000, 2004 e 2008 marcadas com linhas verticais.
Obrigado, Marco.
Uma conclusão imediata que se tira é que no período a seguir às eleições, o petróleo baixa. Pelo menos na maioria dos casos e tendo como base 5 eleições. Vou dar uma espiada ao dólar. Provavelmente terá subido. Esse é o cenário que tem acontecido nos últimos dias

Abraços e bons negócios
Já agora, um pouco mais completo...
EVV, não há um valor. Depende da volatilidade do activo, do prazo temporal em que se situa o suporte e em última instância da sensibilidade do analista.
No caso presente, um fecho abaixo dos 108 e eu diria que o suporte foi quebrado. E em 105 certamente/definitivamente (se depois voltar acima então foi uma falso breakout). Agora um valor onde é quebra e deixa de ser não existe (tanto mais que muitas vezes os suportes e resistencias são vistos como zonas de suporte ou resistência).
EVV, não há um valor. Depende da volatilidade do activo, do prazo temporal em que se situa o suporte e em última instância da sensibilidade do analista.
No caso presente, um fecho abaixo dos 108 e eu diria que o suporte foi quebrado. E em 105 certamente/definitivamente (se depois voltar acima então foi uma falso breakout). Agora um valor onde é quebra e deixa de ser não existe (tanto mais que muitas vezes os suportes e resistencias são vistos como zonas de suporte ou resistência).
- Anexos
-
- CrudeOil-election.png (24.22 KiB) Visualizado 2170 vezes
Aparentemente nos ultimos dias os 110 têm funcionado como suporte.
Aos experts em AT: Normalmente qual o montante percentual da quebra face ao suporte para que se possa dizer que o suporte deixou de funcionar , e que assim a tendencia é a cotação vir por aí abaixo?
Neste caso podiamos falar em 108?, 105?
Aos experts em AT: Normalmente qual o montante percentual da quebra face ao suporte para que se possa dizer que o suporte deixou de funcionar , e que assim a tendencia é a cotação vir por aí abaixo?
Neste caso podiamos falar em 108?, 105?
- Registado: 28/10/2007 7:43
bullsista Escreveu:Alguém tem algum dado da evolução do dólar perto das eleições nos USA ao longo dos anos? E já agora, qual o comportamento do petróleo? Ou será que é um dado que não interessa para este filme?
Deixo-te o gráfico com a evolução do crude e as datas das eleições de 1996, 2000, 2004 e 2008 marcadas com linhas verticais.
- Anexos
-
- CrudeOil-electionday.png (23.48 KiB) Visualizado 2213 vezes
Quem está ligado: