Olá Michael,
michael Escreveu:redhot Escreveu:Errado!!!!! Perdes-te 4639. as mais valias eram tuas. Agarra-te a elas como se fosse o teu capital inicial.
Tiago, são duas abordagens diferentes. Podes ser conservador e ir amealhando mas assim dificilmente conseguirás fazer um "home run" beneficiando do efeito do rendimento composto (a tal questão de 10% sobre 110% ser maior que 10% dos 100%) ou podes ser agressivo e reinvestir mais-valias/dividendos. Sobre o assunto lê juro composto e "piramidar" em trend following. Pessoalmente prefiro a 2ª abordagem
Percebo perfeitamente o teu comentário. E, em teoria, concordo.
Contudo, nesta fase, agrada-me ter comigo uma bússola a indicar-me permanentemente o norte (capital a 1 de Janeiro) em caso de tempestade durante o ano.
E gerir ano a ano. Ou seja, o capital que vou alocar a 1 de Janeiro de 2009 será determinado em função de uma análise à performance, objectivo, risco, etc. de 2008. Imagina que aloco 15 mil euros, então estarei em 2009 a recuperar o que deixei de beneficiar agora.
michael Escreveu:Os mercados de futuros são um dos negócios mais competitivos, uma vez que são de soma nula. Ganhas o que alguem perde, perdes o que alguem ganha. E competes com gente inteligente, dedicada, robots com o código mais avançado e velocidade de execução, gente melhor informada, gente com capital colossal, gente com as melhores ferramentas...
Concordo absolutamente. Por isso acho que este é um desafio intelectualmente muito estimulante e que exige aperfeiçoamento contínuo.
michael Escreveu:Com esta não concordo, os retornos dos mercados não são aleatórios/independentes, podes constatar isso em diversos estudos. Os preços seguem tendências que se manifestam em diversos timeframes, e o muito-curto prazo é previsível através de price-action mas não certo nem garantido.
Sim, tens toda a razão. Fique claro que eu não sou defensor do random walk... nada disso. Existem tendências e é fácil provar isso estatisticamente.
Contudo, independentemente disso, eu considero que os mercados são, efectivamente, imprevisíveis. Os factos são que existem tendências e existirão sempre tendências (devido à imperfeição dos mercados, irracionalidade dos seus actores). Já se uma tendência termina hoje, na próxima semana ou daqui a seis meses é impossível saber (imprevisibilidade).
Abraço,
Tiago