
Eu acho que à partida é uma notícia positiva.
Fórum dedicado à discussão sobre os Mercados Financeiros - Bolsas de Valores
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=64110
120 milhões em seis meses
Estado corta no subsídio de desemprego
O Estado atribuiu nos primeiros seis meses do ano menos 120 milhões de euros em subsídios de desemprego em comparação com o mesmo período de 2007. São menos 20 milhões por mês que não foram gastos com a população desempregada.
Fique a saber mais na edição desta segunda-feira do jornal 'Correio da Manhã'.
Pata-Hari Escreveu:Bem, só para terminar porque não há nada a acrescentar, acho que estás a ignorar onde está a barreira do certo e do errado. Pelo facto de se fazer o mal e desse mal ter passado impune, não passa a ser o bem. Pelo facto de se roubar, de outros roubarem e de todos ficarem impunes, roubar não passou em momento nenhum a ser correcto e aceitável!
Pelo contrário, o problema é que fazer o mal compensa porque não é punido neste país! se fosse punido exemplarmente como é nos paises nórdicos (como dizia o dwer), já seria menos interessante pisar o risco.
Pata-Hari Escreveu:Pata-Hari na realidade o IVA é pago por consumidores e vendedores, assim como os impostos sobre os produtores são parcialmente pagos pelos consumidores, a proporção varia com a elasticidade do preço.
Sim, e?? o que há de anormal nisso?Em relação às rendas, os senhorios honestos que fazem contrato têm depois de estar montes de tempo, entre 6 meses a um ano, para despejar o inquilino que não paga e no fim desse tempo ainda têm que restaurar a casa.
e? lá porque uns não pagam e o sistema de justiça não funciona nos despejos, isso dá direito aos outros de mentirem, roubarem e não pagarem impostos?É verdade que entre os que fogem aos impostos há aqueles que acabam por dar um contributo maior à sociedade providenciando bens e serviços mais acessíveis e outros que não.
Dentro dos que fogem há os que dão contributo maior e os há dão contributo menor. Com a diferença de que uns são honestos e outros não, fazendo com que eu tenha que pagar a minha parte e a deles das estradas, escolas e serviços públicos que ambos gastamos.
Pata-Hari na realidade o IVA é pago por consumidores e vendedores, assim como os impostos sobre os produtores são parcialmente pagos pelos consumidores, a proporção varia com a elasticidade do preço.
Em relação às rendas, os senhorios honestos que fazem contrato têm depois de estar montes de tempo, entre 6 meses a um ano, para despejar o inquilino que não paga e no fim desse tempo ainda têm que restaurar a casa.
É verdade que entre os que fogem aos impostos há aqueles que acabam por dar um contributo maior à sociedade providenciando bens e serviços mais acessíveis e outros que não.
Pata-Hari Escreveu:Woodhare Escreveu:Pata-Hari refiro-me às mais diversas coisas que vão desde vestuário, serviços de mecânico e electricista, arrendamentos,e até ao caso mais gritante que é o apoio à terceira idade. Não tens argumento legal é verdade mas se falares com a pessoa ela não precisa necessariamente de ordem do tribunal para reparar o erro e de resto com a celeridade dos tribunais...
Ilegalidade no vesturário? vender roupa sem pagar impostos, é isso? o iva é o imposto mais justo de todos, paga quem consome.
Serviços de mecanico e electricista? é a mesma coisa...
Arrendamentos? quem foge aos impostos é desonesto em tudo. Uma vez tentei alugar uma casa a uma senhora que se recusava a passar recibos. No entanto, queria contrato assinado mas recusava-se incluir ressalvas que eu coloquei (queria contadores separados e queria que ela terminasse as obras que tinha iniciado para eu não ficar com uma casa meia-acabada pagando por uma casa "nova"!). Melhor ainda, assinámos o contrato e depois de assinado ela alugou a casa a outra pessoa que se dispos a pagar mais que eu, lol!
Não há volta a dar, ou as pessoas são honestas ou são intrisecamente desonestas. E quando o são, são desonestas em tudo e para todos.
Woodhare Escreveu:Pata-Hari refiro-me às mais diversas coisas que vão desde vestuário, serviços de mecânico e electricista, arrendamentos,e até ao caso mais gritante que é o apoio à terceira idade. Não tens argumento legal é verdade mas se falares com a pessoa ela não precisa necessariamente de ordem do tribunal para reparar o erro e de resto com a celeridade dos tribunais...
Woodhare Escreveu:Na presente situação eu não acho que fugir ao fisco seja roubar até porque em Portugal o Estado arrecada impostos ao nível de países com preocupações sociais e a desigualdade anda ao nível de países como EUA e Irlanda aonde a percentagem do PIB arrecadada em impostos é menor.
Não tinha visto as coisas por essa perspectiva. O problema é que também pago os salários dos funcionários publicos que me tratam mal, de todos esses passarões que vivem à custa do Estado e que ainda por cima se acham superiores a toda gente, sem falar nos politícos que governam mal e conduziram o país à actual situação mas que nunca pagam a factura, e penso que a factura é maior com esses do que com os free riders de serviços publicos. Sem contar que muitos que desenvolvem actividaes na economia paralela também têm outros empregos e pagam impostos.
Muitas vezes esses negócios não declarados providenciam serviços e bens a preços muito mais acessíveis e com alguma qualidade e mais qualidade que muitos bens e serviços publicos, a pessoas que não os poderiam ter de outra forma. Se formos a ver cumprem melhor a sua função social do que o Estado.
Woodhare Escreveu:Pois é bboniek00 e é exactamente por causa do Estado lhes fazer a papinha e prejudicar as pequenas empresas que as coisas estão como estão, se calhar estariam a servir à mesa de que fizesse melhor que eles e não precisasse da papinha do governo. Mas talvez tu prefiras um Estado que protege os grandes interesses económicos?
Woodhare Escreveu:Existe uma relação provada entre aumento de funcionários publicos e perda de competitividade.
Existe uma relação entre falta de flexibilidade laboral e a falta de vontade de empregar.
Existe uma relação entre ineficiência do sistema judicial e fraco desempenho económico.
Existe também uma relação entre impostos elevados e baixo crescimento económico.
O governo não faz o que deve mas como tu sugeres deve fazer o que não deve que é interferir mais com as politicas de contratação das empresas? É por causa dessa mentalidade que o país vai a passos largos para o abismo e que os negócios não declarados abundam por este país. Quem é que tem vontade de trabalhar dentro da lei? Com governos assim estávamos todos melhor sem governo a desenvolver as nossas actividades sem pagar impostos e a única despesa era uma carabina para afastar os assaltantes.
Existe também uma relação entre impostos elevados e baixo crescimento económico