Aumento dos combustíveis dita queda das vendas a retalho nos EUA
13/08/2008
As vendas a retalho nos EUA, a maior economia do mundo, caíram em Julho, pela primeira vez em cinco meses. A queda é justificada com o aumento dos preços dos combustíveis, que retirou grande parte do poder de compra dos cidadãos norte-americanos.
Segundo dados revelados hoje, pelo Departamento do Comércio dos EUA, citados pela Bloomberg, houve uma descida de 0,1% nas vendas dos retalhistas, o mesmo que o esperado pelos analistas consultados pela agência noticiosa. Em Junho, as vendas tinham apresentado um aumento de 0,3%.
A escalada das cotações do petróleo fez disparar os preços dos combustíveis, que chegaram a custar mais de 4 dólares por galão (3,78 litros). Esta subida dos preços retirou parte dos fundos às famílias norte-americanas que viram, assim, o seu poder de compra cair.
Os gastos dos consumidores são um importante “pilar” da economia norte-americana, representando mais de dois terços da riqueza total gerada num ano, nos EUA. A perspectiva dos analistas é de que a contenção de custos continue a aumentar, nos próximos tempos.
“Há menos emprego, menos riqueza e agora os bancos estão a restringir a concessão de crédito”, salientou Drew Matus, da Merrill Lynch, à Bloomberg. “Não vemos onde poderão os consumidores arranjar dinheiro para continuar a gastar”, alertou o especialista.
BPIonline