Caldeirão da Bolsa

Off topic..tenho caso?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sim

por JAS » 11/8/2008 19:27

Iniciado Escreveu:Sim a CGD debitou essas despesas.
Mas o meu maior prejuizo,entre outros sera o de nao saber quando venderei outra vez o apartamento, e por quanto.
Fora o facto de o outro sr que o tinha comprado,poder andar a espalhar aos 4 ventos que o apart. esta hipotecado e daí eu nao o poder vender.
Vivo num meio pequeno.
De qualquer maneira obrigado pelas respostas até agora dadas.

1º - Está provado que a CGD te cobrou as despesas do distrate e que devia ter dado baixa da hipoteca.

2º Será fácil provar em tribunal, citando o comprador como testemunha, que ele te queria comprar o apartamento.

3º Será também fácil provar que o negócio não se fez APENAS porque o apartamento "aparecia hipotecado" quando não estava.

4º Podes meter o caso em tribunal propondo que a CGD te fique com o aprtamento pelo preço que tinhas acordado.

5º Em alternativa podes-te limitar a pedir uma indemnização pelos prejuízos causados (há que os calcular mas o imobiliário caíu uns 10 a 15%...)

Tens que assegurar que o promitente comprador está disposto a ser tua testemunha e a ir depor a tribunal.

Terás que contratar um advogado e provavelmente esperar alguns anos até que o caso vá a tribunal...

Mas nada impede que vendas a casa entretanto se te aparecer outro comprador.

Uma cartinha registada para a CGD, com aviso de recepção, seguida de uma queixa ao Banco de Portugal (com cópia para a CGD...) deve ser suficiente para eles chegarem a um acordo contigo.

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

Sim

por Iniciado » 11/8/2008 18:21

Sim a CGD debitou essas despesas.
Mas o meu maior prejuizo,entre outros sera o de nao saber quando venderei outra vez o apartamento, e por quanto.
Fora o facto de o outro sr que o tinha comprado,poder andar a espalhar aos 4 ventos que o apart. esta hipotecado e daí eu nao o poder vender.
Vivo num meio pequeno.
De qualquer maneira obrigado pelas respostas até agora dadas.

Registado: 22/12/2005 15:42

por CerealKiler » 11/8/2008 17:40

grande treta...
...no campo dos SES....

SE a caixa geral de depósitos cobrou-te despesas pelo tratamento do distrate do MG e depois não o efectuou, é claro que podes pedir contas.

Repara, na boa fé, fazes a escritura de compra e venda e do empréstimos e SE E SÓ SE, a caixa cobrou-te pelo serviço juridico de averbar o distrate do MG e depois não tratou é óbvio que te prejudicou, ou não ?

Procura lá nos papéis se a CGD não te debitou despesas de advogado com distrate da anterior hipoteca mas depois esqueceu-se de o fazer ?!

Registado: 1/4/2008 17:29

Re: Sim tinha tudo apalavrado

por vidigais » 11/8/2008 16:28

Iniciado Escreveu:Sim estava tudo apalavrado.
Nao havia contrato promessa.
Nao havia sinal.
Mesmo que houvesse contrato promessa e sinal,eu nao teria coragem para negar a restituição do mesmo,pois nao acho que o homem tenha tido alguma culpa na situaçao.

Assim sendo, e mesmo que conseguisses provar que a CGD não cumpriu com o seu dever de diligência (o que não será fácil, tendo em conta o que escreveste), terias que provar que sofreste um prejuízo efectivo, o que também não será muito fácil, já que nem contrato assinaste, não houve sinal, nem restituição de sinal. Dificilmente conseguirás provar que tiveste aqui um prejuízo, já que ainda tens a casa e ainda a podes vender e até fazer um negócio melhor.

Mas, como em todos os casos a situação deve ser analisada detalhadamente, pelo que, caso queiras prosseguir com a acção é melhor contactares um advogado.

Registado: 16/4/2008 10:25

Sim tinha tudo apalavrado

por Iniciado » 11/8/2008 16:22

Sim estava tudo apalavrado.
Nao havia contrato promessa.
Nao havia sinal.
Mesmo que houvesse contrato promessa e sinal,eu nao teria coragem para negar a restituição do mesmo,pois nao acho que o homem tenha tido alguma culpa na situaçao.

Re: O problema é justamente esse

por vidigais » 11/8/2008 16:03

Iniciado Escreveu:Passaram se 3 meses ...vendi o apartamento ,

Vendeste? Ou quererás dizer que tinhas tudo apalavrado para fazer a escritura de compra e venda?
Fizeste contrato de promessa de compra e venda? Houve pagamento de sinal?

Em todos os casos, é possível vender um apartamento com uma hipoteca. É lógico que ninguém gosta de comprar um imóvel que se encontra onerado, mas legalmente é possível.

O problema é justamente esse

por Iniciado » 11/8/2008 15:54

O problema é justamente esse.
deram me o distrate da minha hipoteca,e de seguida efetuei na conservatória o registo da mesma.
Passaram se 3 meses ...vendi o apartamento , mas nao posso efetuar a escritura pois a primeira hipoteca do MG ao construtor ainda se encontra activa.
Já verifiquei junto da CGD o meu processo e existe lá uma copia desse distrate,para retirar a hipoteca do MG.
Só que do original ninguem sabe dele...nem a CGD nem a conservatoria.
E sem o original nao posso tirar a hipoteca
Obrigado pelo interesse e BN

por vidigais » 11/8/2008 15:03

Vamos ver se percebi:

Houve distrate da 2.ª hipoteca - da CGD, mas nunca houve distrate da 1.ª hipoteca - do MG?

E quando se cancelou a 2ª hipoteca, não aparecia na certidão do registo predial a hipoteca a favor do MG?

por Bzidroglio » 11/8/2008 13:36

Não me parece. A CGD (ou qualquer outra entidade) até pode fazer os créditos com hipotecas activas. O Banco pretende é sempre o título para o cancelamento de hipotecas existentes, mas não quer dizer que as cancele por sua iniciativa.
Quando cancelou o empréstimo junto da CGD deviam ter-lhe dado 2 títulos de distrate(cancelamento de hipoteca), sendo que um era o da hipoteca à CGD e o outro do MG, de quem eram fiel depositário.
Ajudei ?

Registado: 5/2/2008 17:53

Off topic..tenho caso?

por Iniciado » 9/8/2008 19:26

Ora bem...a historia começa assim....
Em 1994 adquiri um apartamento...ainda em tijolo ,lá cheguei a acordo com o construtor,o negocio ficou feito.
Contrato promessa de compra e venda, tudo normal.
Fiz um credito á caixa geral de depositos de uma parcela do valor do apartamento.
O construtor tinha uma hipoteca do predio a favor do Montepio Geral.
Na altura do contrato particular que foi feito,estava um representante da CGD , do Montepio Geral,o construtor e eu.
Uma das exigencias contratuais das CGD, para me fazer o emprestimo,seria como é logico o distrate do montepio para com a minha fração,distrate esse que foi apresentado pelo representante do montepio.
Acontece que antecipei o pagamento da divida á caixa geral de depositos...tudo arrumado.
Fui ao registo predial da minha residencia e tirei a hipoteca que a caixa geral de depositos tinha sobre o apartamento,pensei para comigo .....agora coloco o apartamento á venda e quando o vender vou finalmente adquirir aquela vivenda que me andava a matraquilhar o pensamento.
A venda fez-se.....levo os documentos a um advogado para tratar da escritura,marcou se a escritura para esta segunda feira ,dia 11.
Recebo de manha um telefonema do advogado a dizer que nao posso vender o apartamento pois o mesmo comtinua hipotecado parcialmente ao Motepio geral,devido ao facto de a CGD, na altura nao ter tratado do distrate, junto do registo predial.liguei ao possivel comprador,explicando a situação e ele desconfiado com esta trapalhada,desistiu do negocio.
A minha pergunta é: Movendo um processo á CGD tenho alguma hipotese de ser resarcido por esta venda falhada?
Desculpem os peritos nesta situaçoes pelos termos algo confusos em que regidi este topico, mas sou leigo nesta materia.
Qualquer ajuda é bem vinda.
Obrigado

Quem está ligado: