Fisco lança operação "Resgate Fiscal"
Martins_Braz Escreveu:
1 - Deve ter má experiências com advogados... mas todos os que conheço respondem ao que lhe pergunto;
* Por acaso não. Há cerca de 2 anos os meus companheiros de almoço até eram 7 ou 8 advogados.
2- Sim vamos discutir os "popós" topo e gama que não são mais do que instrumentos de trabalho (é preciso estar no negócio para entender isso). Se acha que a sua aquisição não é necessária, respeito por ser a sua opinião... mas ou fica o advogado de esquina ou então não fica!
(A imagem é extremamente importante). Aguardo ainda que me responda como posso deixar de assumir o prejuízo dos milhares de km que faço anualmente (em 2007 foram 49.000 km), muitos deles sem retorno financeiro algum.
* Mas leu em algum lado que eu era contra? O que leu é que a partir de determinado valor o Fisco não só não devia considerar o abatimento fiscal como agravar a taxa de IRC da empresa.
Em relação aos Kms... foram mesmo todos ao serviço da empresa ?![]()
Vai devolver ao Fisco os que fez quando foi de férias ou passar o fim de semana com a família e que deduziu?
Mas não sei qual o interesse da pergunta. Deduziu esses custos fiscalmente. O resto, é o risco do negócio. Quando adquire BES ou PT ninguém lhe garante que vai ter lucro, assim como o empresário que encomenda 100.000 chapeus de sol, e nesse ano o Verão foi muito mau, não houve sol e vai ficar com eles em stock.
3 - Na verdade sou apenas um colector desse imposto. A diferença é que o IVA não entra no seu ordenado mas entra no meu. Como? Simples, experimente pedir 5000 a um cliente ou experimente pedir 6000 (diga-lhe que mil é de imposto, certamente que ele não se irá importar...).
* Essa de entrar no seu ordenado não percebo. Por acaso quando vai tomar 1 café, adquire 1 TV, instala ar condicionado em casa, faz obras de remodelação, faz uma operação cirúrgica não tem de pagar IVA ?
Esses agentes económicos não são também meros recolectores de impostos ? Qualquer actividade (salvo as isentas) têm o mesmo problema?
Pretende que os advogados estejam isentos de cobrar IVA?( O lobby que havia na Assembleia da República conseguiu durante anos e anos manter um regime especial)
4 - Apenas para esclarecimento: por opção própria não sou advogado mas sim consultor jurídico (semelhante mas diferente).
* Para mim é irrelevante. Não tenho reservas mentais contra qualquer profissão, e debater um tema para mim não é uma guerra pessoal.
Cumprimentos
Bzidroglio Escreveu:Resposta tipica de advogado. Disse-lhe uma série de coisas, responde com outras
Já não lhe interessou discutir os pópos topo de gama, e a necessidade de aquisição.
Não queria fugir ao tema, mas lembro-lhe que o IVA que voce paga é o mesmo que os portugueses pagam quando adquirem um bem. Deve estar a referir-se a entregar o IVA ao Estado,imposto que não é seu e foi um simples recolector. Essa é uma confusão generalizada que as empresas e profissionais liberais gostam de fazer, e por isso agora o Fisco actuou, embora provávelmente com algumas injustiças.
O resto podemos discutir noutro tópico, se achar interessante.
1 - Deve ter má experiências com advogados... mas todos os que conheço respondem ao que lhe pergunto;
2- Sim vamos discutir os "popós" topo e gama que não são mais do que instrumentos de trabalho (é preciso estar no negócio para entender isso). Se acha que a sua aquisição não é necessária, respeito por ser a sua opinião... mas ou fica o advogado de esquina ou então não fica!
(A imagem é extremamente importante). Aguardo ainda que me responda como posso deixar de assumir o prejuízo dos milhares de km que faço anualmente (em 2007 foram 49.000 km), muitos deles sem retorno financeiro algum.
3 - Na verdade sou apenas um colector desse imposto. A diferença é que o IVA não entra no seu ordenado mas entra no meu. Como? Simples, experimente pedir 5000 a um cliente ou experimente pedir 6000 (diga-lhe que mil é de imposto, certamente que ele não se irá importar...).
4 - Apenas para esclarecimento: por opção própria não sou advogado mas sim consultor jurídico (semelhante mas diferente).
- Registado: 17/7/2008 13:21
Resposta tipica de advogado. Disse-lhe uma série de coisas, responde com outras
Já não lhe interessou discutir os pópos topo de gama, e a necessidade de aquisição.
Não queria fugir ao tema, mas lembro-lhe que o IVA que voce paga é o mesmo que os portugueses pagam quando adquirem um bem. Deve estar a referir-se a entregar o IVA ao Estado,imposto que não é seu e foi um simples recolector. Essa é uma confusão generalizada que as empresas e profissionais liberais gostam de fazer, e por isso agora o Fisco actuou, embora provávelmente com algumas injustiças.

Bzidroglio Escreveu:Martins_Braz Escreveu:
Então mas acha que uma viatura (de QUALIDADE) não é tão importante para um advogado como é o papel? Que ideia limitada...
Então como é que pensa que se encontram clientes... vêm bater à porta?
E a imagem perante o Cliente?
Ou pensa que tudo isto não é INDISPENSÁVEL ao funcionamento?
Bem, não sei o que pensa... mas eu penso que se fosse Primeiro Ministro todos eramos empregados e ninguém era patrão.
Mas... pois, se não existirem patrões também não existem empregados... que engraçado nunca me tinha lembrado disso![]()
(= IRONIA)
Bom, agora ficou esclarecido a quem se destinava a pergunta.
O que disse desde o 1º post é que deveria haver um limite por exemplo 50000 euros para essas deduções.
Ninguém proíbe de comprar o carro que quiser, mas se quiser fazer "show-off" terá de sair do seu bolso e não do meu. Entende isso ?
Não sei qual o seu conceito de carro de qualidade, mas até 50000 euros arranjaria 2 mãos cheias de viaturas que não me importava de ter.
Não havendo limite, compram-se murcialagos, enzos, bentleys para "cativar" os clientes e quem vive do trabalho dependente que lhe pague o alcatrão para a sua bomba "ir captar clientes", as pontes, as escolas para os seus filhos estudarem, etc.
O que não querem(quem assim pensa) compreender é que por muito injusto que seja partilhar rendimentos que depois são mal geridos, o que existe e é comunitário não é só utilizado por quem mais contribui. É por todos, os que trabalham por conta de outrem e por aqueles que pagam 1/10 do que auferem !
Só mais uma coisinha... para o show-off existem empresas de Rent-a-car que alugam essas bombas por 1 dia. Serão tantos os clientes que façam parte da lista da Forbes ?
![]()
Foi a melhor notícia que tive nos últimos tempos: vou deixar de pagar impostos. De facto, das duas afirmações retiram-se que os profissionais liberiais e empresários em nome individual não pagam alcatrão, pontes, barragens, etc, etc.
Mas deixe-me esclarecer que pagamos... e a dobrar. Primeiro não recebemos CATORZE meses de ordenado, depois não temos a protecção social que V. Exas. têm e pagamos o IRS (da empresa), o IVA e ainda o IRS.
O que quer isto dizer: se a minha sociedade ganhar 100000 num processo (o que se diga porde demorar mais de 10 ANOS), tem de dar ao Estado o IVA e o IRC. Depois, passa o dinheiro para quem trabalhou (Eu e outros), onde ainda vamos pagar 35% do que recebemos.
Por isso, veja bem quanto sobra daqueles 100.000 euros (menos de metade) e por 10 ou mais anos de trabalho...
E se o negócio correr mal, perde-se não apenas o emprego (como V. Exa. mas sem os subsídios inerentes ao despedimento ou à falência da empresa) mas todo o dinheiro investido. Isto porque o malandro do empresário em vez de andar a gastar dinheiro nas FÉRIAS (dinheiro a DOBRAR, diga-se) anda a poupar para poder criar um negócio e com isso CRIAR RIQUEZA para o país.
É por mentalidades como essa que o tecido empresarial português é péssimo... quem tem dinheiro e quer ter um negócio (CRIANDO RIQUEZA) aposta lá fora.
Martins_Braz Escreveu:
Então mas acha que uma viatura (de QUALIDADE) não é tão importante para um advogado como é o papel? Que ideia limitada...
Bem, não sei o que pensa... mas eu penso que se fosse Primeiro Ministro todos eramos empregados e ninguém era patrão.
Mas... pois, se não existirem patrões também não existem empregados... que engraçado nunca me tinha lembrado disso![]()
(= IRONIA)
Bom, agora ficou esclarecido a quem se destinava a pergunta.
O que disse desde o 1º post é que deveria haver um limite por exemplo 50000 euros para essas deduções.
Ninguém proíbe de comprar o carro que quiser, mas se quiser fazer "show-off" terá de sair do seu bolso e não do meu. Entende isso ?
Não sei qual o seu conceito de carro de qualidade, mas até 50000 euros arranjaria 2 mãos cheias de viaturas que não me importava de ter.
Não havendo limite, compram-se murcialagos, enzos, bentleys para "cativar" os clientes e quem vive do trabalho dependente que lhe pague o alcatrão para a sua bomba "ir captar clientes", as pontes, as escolas para os seus filhos estudarem, etc.
O que não querem(quem assim pensa) compreender é que por muito injusto que seja partilhar rendimentos que depois são mal geridos, o que existe e é comunitário não é só utilizado por quem mais contribui. É por todos, os que trabalham por conta de outrem e por aqueles que pagam 1/10 do que auferem !
Só mais uma coisinha... para o show-off existem empresas de Rent-a-car que alugam essas bombas por 1 dia. Serão tantos os clientes que façam parte da lista da Forbes ?

Cheguei de férias e vi as notícias das baixas dos combustíveis. Porreiro pá. Depois cheguei ao Caldeirão e vi o título deste tópico. Então não é que é só coisas boas? Vou mas é outra vez e quando voltar há mais e melhores. Vou receber os 3.000 e tal euros, referentes ao IVA, da actividade que encerrei no 3º trimestre do ano passado. E vou deixar de ouvir o meu vizinho queixar-se da factura que a CML não lhe paga vai para 3 anos. Ainda bem também, já não o podia ouvir... Mas por acaso eu sou autarca? f...
Porreiro pá, vão resgatar as dívidas que têm para com os contribuintes!
Comentei isso cá em casa e a minha mulher disse fixe e pegou no portátil. A Diva (uma cane corso) que vive cá em casa, estava com um olhar desconfiado.
Até que a minha mulher, que leu todo o primeiro post, me chamou à razão e ainda disse: "Vê lá se começas a ler tudo!" Eu ainda retorqui: "Normalmente leio"...
Bem... parece que vou esperar mais um bocadinho só, e vou continuar a ouvir o vizinho...
A Diva olhou para mim com olhar de reprovação e foi deitar-se lá fora, provavelmente a pensar na ração que a espera...
Porreiro pá, vão resgatar as dívidas que têm para com os contribuintes!
Comentei isso cá em casa e a minha mulher disse fixe e pegou no portátil. A Diva (uma cane corso) que vive cá em casa, estava com um olhar desconfiado.
Até que a minha mulher, que leu todo o primeiro post, me chamou à razão e ainda disse: "Vê lá se começas a ler tudo!" Eu ainda retorqui: "Normalmente leio"...
Bem... parece que vou esperar mais um bocadinho só, e vou continuar a ouvir o vizinho...
A Diva olhou para mim com olhar de reprovação e foi deitar-se lá fora, provavelmente a pensar na ração que a espera...
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!
Take the money and run!
LTCM Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Então se o seu problema é somente os carros topo de gama fico à espera da sua resposta: um escritório de advogados deve ter um Fiat Punto, um Mercedes Classe C/BMW 3 ou um Mercedes Classe S/BMW 7??
Gostaria de saber qual a sua interpretação sobre isto? Ou seja, de que forma devia ou não o Fisco aceitar a dedução destas despesas... e sobre que tipo de veículos?
![]()
O escritório de advogados, auditores, consultores,..,etc é livre de deter o(s) veículo(s) que bem entender.
Agora o fisco não devia considerar nenhum dos custos por eles (veículo(s)) gerados.
Bem, não sei o que pensa... mas eu penso que se fosse PrimeiroMinistro todos eramos empregados e ninguém era patrão.
Mas... pois, se não existirem patrões também não existem empregados... que engraçado nunca me tinha lembrado disso

Martins_Braz Escreveu:Então se o seu problema é somente os carros topo de gama fico à espera da sua resposta: um escritório de advogados deve ter um Fiat Punto, um Mercedes Classe C/BMW 3 ou um Mercedes Classe S/BMW 7??
Gostaria de saber qual a sua interpretação sobre isto? Ou seja, de que forma devia ou não o Fisco aceitar a dedução destas despesas... e sobre que tipo de veículos?

O escritório de advogados, auditores, consultores,..,etc é livre de deter o(s) veículo(s) que bem entender.
Agora o fisco não devia considerar nenhum dos custos por eles (veículo(s)) gerados.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
LTCM Escreveu:Martins_Braz Escreveu:LTCM Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Bzidroglio Escreveu:macumba Escreveu:lê-se cada coisa![]()
e não deduz nada nas contas da empresa uma vez que certamente a bomba não é indispensável à empresa.
Esclarece-me: num escritório de advogados pensas que é indispensável à empresa ter um Fiat Punto? E se for um Mercedes? e se for um Ferrari?
Pois, o mal deste país é que quem não sabe é normalmente quem fala.
Como trabalhador dependente também podes deduzir os custos com o teu veículo, que utilizas para deslocação diária para o trabalho, ex:.?
Custos de financiamento;
Reparações e revisões;
Combustível;
Portagens e parqueamento?
Não.
E amortizações podes fazer?
Não.
Então porque raio é que trabalhadores independentes e empresas o podem fazer?
Em países como o nosso, onde o bom senso é algo raro, era mais fácil e mais justo - simplesmente - acabar com os custos dos carros nas empresas (e nos trabalhadores independentes).
Bem, provavelmente por uma razão simples: não investes!!!
És trabalhador dependente, certo? Quanto dinheiro é que investiste no teu emprego? Logo, porque é que havias de poder deduzir?
E quando utilizas o veículo para deslocações, o teu patrão não as paga? Então porque haverias de deduzir esse valor...?
Agora, se tiveres de comprar cadeiras, mesas, computadores, estores, fazer obras, telefones, canetas, papel, lápis, livros, capas, seguros, correios, fotocopiadoras, impressoras, etc, etc, etc (incluindo fazer cursos) para poderes trabalhar, então deves poder descontar esses valores...
Mais, se tiveres de fazer km`s e Km`s para teres a POSSIBILIDADE de teres clientes para a tua empresa (muitas vezes é dinheiro perdido), então também deves poder descontar esse valor...
E acima de tudo, quem trabalha por conta própria ARRISCA o seu capital e o seu rendimento habitual.
Agora para quem de manhã chega ao trabalho e senta-se e se a cadeira estiver partida não é ele que vai pagar mas sim o patrão... então percebo que não perceba o que é OBVIO.
Só me estou a referir aos veículos, que como é óbvio são utilizados de forma abusiva, ou seja fora da actividade normal da empresa.
Mais, nunca referi ou defendi a não consideração de custos comcadeiras, mesas, computadores, estores, fazer obras, telefones, canetas, papel, lápis, livros, capas, seguros, correios, fotocopiadoras, impressoras, etc, etc, etc (incluindo fazer cursos) para poderes trabalhar,
Para si pode também não ser óbvio, mas no meu trabalho, tenho de utilizar o meu telefone, o meu portátil e muitas vezes o meu próprio papel de impressão.
E claro tenho de fazer cursos, pagos por mim, para poder trabalhar.
Mas como é óbvio, isso não interessa nada.
O que interessa é andar num carro topo de gama, pago mensalmente com o valor do IVA recebido e do IRS retido.
Abraço.
Então se o seu problema é somente os carros topo de gama fico à espera da sua resposta: um escritório de advogados deve ter um Fiat Punto, um Mercedes Classe C/BMW 3 ou um Mercedes Classe S/BMW 7??
Cumprimentos
Martins_Braz Escreveu:LTCM Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Bzidroglio Escreveu:macumba Escreveu:lê-se cada coisa![]()
e não deduz nada nas contas da empresa uma vez que certamente a bomba não é indispensável à empresa.
Esclarece-me: num escritório de advogados pensas que é indispensável à empresa ter um Fiat Punto? E se for um Mercedes? e se for um Ferrari?
Como trabalhador dependente também podes deduzir os custos com o teu veículo, que utilizas para deslocação diária para o trabalho, ex:.?
Custos de financiamento;
Reparações e revisões;
Combustível;
Não.
Não.
Em países como o nosso, onde o bom senso é algo raro, era mais fácil e mais justo - simplesmente - acabar com os custos dos carros nas empresas (e nos trabalhadores independentes).
És trabalhador dependente, certo? Quanto dinheiro é que investiste no teu emprego? Logo, porque é que havias de poder deduzir?
E quando utilizas o veículo para deslocações, o teu patrão não as paga? Então porque haverias de deduzir esse valor...?
Agora, se tiveres de comprar cadeiras, mesas, computadores, estores, fazer obras, telefones, canetas, papel, lápis, livros, capas, seguros, correios, fotocopiadoras, impressoras, etc, etc, etc (incluindo fazer cursos) para poderes trabalhar, então deves poder descontar esses valores...
Mais, se tiveres de fazer km`s e Km`s para teres a POSSIBILIDADE de teres clientes para a tua empresa (muitas vezes é dinheiro perdido), então também deves poder descontar esse valor...
E acima de tudo, quem trabalha por conta própria ARRISCA o seu capital e o seu rendimento habitual.
Agora para quem de manhã chega ao trabalho e senta-se e se a cadeira estiver partida não é ele que vai pagar mas sim o patrão... então percebo que não perceba o que é OBVIO.
Só me estou a referir aos veículos, que como é óbvio são utilizados de forma abusiva, ou seja fora da actividade normal da empresa.
Mais, nunca referi ou defendi a não consideração de custos comcadeiras, mesas, computadores, estores, fazer obras, telefones, canetas, papel, lápis, livros, capas, seguros, correios, fotocopiadoras, impressoras, etc, etc, etc (incluindo fazer cursos) para poderes trabalhar,
Para si pode também não ser óbvio, mas no meu trabalho, tenho de utilizar o meu telefone, o meu portátil e muitas vezes o meu próprio papel de impressão.
E claro tenho de fazer cursos, pagos por mim, para poder trabalhar.
Mas como é óbvio, isso não interessa nada.
O que interessa é andar num carro topo de gama, pago mensalmente com o valor do IVA recebido e do IRS retido.
Abraço.
LTCM Escreveu:Martins_Braz Escreveu:Bzidroglio Escreveu:macumba Escreveu:lê-se cada coisa![]()
Custos de financiamento;
Reparações e revisões;
Combustível;
Não.
Não.
Martins_Braz Escreveu:Bzidroglio Escreveu:macumba Escreveu:lê-se cada coisa![]()
Custos de financiamento;
Reparações e revisões;
Combustível;
Não.
Não.
Bzidroglio Escreveu:macumba Escreveu:lê-se cada coisa![]()
mfsr1980 Escreveu:Nasci em 1957, portanto vivi uns anitos no Estado Novo.
Naquele tempo, não precisava de me preocupar com o futuro, as instituições funcionavam, havia trabalho, segurança, paz...
Tem piada.
Os saudosos do comunismo também dizem o mesmo em relação à ex-União Soviética...
Não deixa de ser irónico.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Caro Tarzan,
Esta politica...torna-me saudosista...ehehe
Nasci em 1957, portanto vivi uns anitos no Estado Novo.
Naquele tempo, não precisava de me preocupar com o futuro, as instituições funcionavam, havia trabalho, segurança, paz...
Hoje, perdõem-me o desabafo, acho que estamos numa completa e irreversivel decadência. Daqui a uns anos ou se calhar, mesmo amanhã, isto estoira, tudo está a entrar em falência.
Um abraço de
Miguel Rodrigues
Esta politica...torna-me saudosista...ehehe

Nasci em 1957, portanto vivi uns anitos no Estado Novo.
Hoje, perdõem-me o desabafo, acho que estamos numa completa e irreversivel decadência. Daqui a uns anos ou se calhar, mesmo amanhã, isto estoira, tudo está a entrar em falência.
Um abraço de
Miguel Rodrigues
- Registado: 3/5/2007 13:55
Um gajo para ter saudades do estado novo
mfsr1980 Escreveu:Estou com umas saudades do Estado Novo!!!
Um gajo para ter saudades do estado novo já deve estar para lá de carcaça (desculpa lá).
Mas até eu que nasci em 72 já me considero carcaça mas não vou a tempo de ter saudades. Nem do Estado Novo, nem da actual democracia tenho saudades. Como dizia o poeta saudades só do futuro.
Por outro lado ainda bem que não posso ter saudades do Estado Novo pois provavelmente isso aconteceria apenas por falta de medicação para o Alzheimer ou então porque adoraria viver num país com 40% de analfabetos em que caia uma chuvinha em Lisboa e morriam centenas de pessoas que viviam em barracas e afins.
Não posso ter simpatia nenhuma para quem tem saudades do Estado Novo como já deves ter percebido. Se fores da geração dos meus avós (oitentas) ainda podia fechar os olhos senão só posso dizer que ainda bem que há uma Constituição para defender a malta de quem pensa como tu (e não devem ser poucos).
macumba Escreveu:lê-se cada coisa![]()
então se o estado e as suas empresas falidas são as que têm as melhores e mais recentes frotas de automóveis,para tudo o que tenha duas mãos,não obstante a maioria dessas empresas darem prejuzos MEDONHOS,com que moral é que se pode impedir um particular de ter o carro que bem quer???
os administradores de empresas publicas é que não deviam ter viaturas e mordomias pagas por todos nós,principalmente as que dão prejuizo ou são mal geridas apesar da sua situação privilegiada(e que são a esmagadora maioria).
agora um particular desde que não deva nada a ninguem,até pode comprar um avião ou dar dinheiro aos pombos em vez de milho,mesmo que nos meses vindouros se veja à rasca para pagar essas mordomias
E alguém aqui disse o contrário?Ou lê-se na diagonal e manda-se a "posta"?
Pode comprar o que quiser; Maclaren, Bugatti, o que quiser como particular. Para isso, declara uns milhares largos de vencimento, paga IRS à taxa correspondente e Segurança Social e depois pode comprar. Não pode é declarar 6000 euros por ano e comprar uma bomba de 200000 euros!Poder pode, tem é de justificar. Por isso os países nórdicos e EUA estão muitos furos à frente.
Na empresa, também pode comprar. Paga IRC agravado em 15 ou 20% e não deduz nada nas contas da empresa uma vez que certamente a bomba não é indispensável à empresa.
Relativamente às mordomias do estado, estava lá: "Claro que esta legislação iria provocar um problema e por isso não há coragem politica de a lançar!
E como seria com o nosso dinheiro ? Os organismos públicos como é que esbanjavam dinheiro em frotas? Por exemplo o Banco de Portugal como podia dar-se ao luxo de gastar milhões de euros em frotas para burocratas de qualidade profissional ainda a comprovar ? Ahh. pois É ! Teria de ser um País com politicos com vergonha na cara, coisa que actualmente não acontece!"
E para concluir, o empresário pode endividar-se até onde quiser, desde que contribua para a sociedade e não vá depois fazer o choradinho para a Deco e TV's.
lê-se cada coisa
então se o estado e as suas empresas falidas são as que têm as melhores e mais recentes frotas de automóveis,para tudo o que tenha duas mãos,não obstante a maioria dessas empresas darem prejuzos MEDONHOS,com que moral é que se pode impedir um particular de ter o carro que bem quer???
os administradores de empresas publicas é que não deviam ter viaturas e mordomias pagas por todos nós,principalmente as que dão prejuizo ou são mal geridas apesar da sua situação privilegiada(e que são a esmagadora maioria).
agora um particular desde que não deva nada a ninguem,até pode comprar um avião ou dar dinheiro aos pombos em vez de milho,mesmo que nos meses vindouros se veja à rasca para pagar essas mordomias

- Registado: 7/2/2006 1:25
Acho que esta atitude do fisco significa....desespero!
Estamos no fim da era Socrática e portanto, é de esperar tudo!
Muitas empresas estão a falir porque estão asfixiadas....por um lado o fisco, por outro o preço das energias e por fim a clientela que já não consome.
Espero que este governo nos deixe rápidamente...que façam como o Guterres....fujam!!!
Um abraço de
Miguel Rodrigues
Estamos no fim da era Socrática e portanto, é de esperar tudo!
Muitas empresas estão a falir porque estão asfixiadas....por um lado o fisco, por outro o preço das energias e por fim a clientela que já não consome.
Espero que este governo nos deixe rápidamente...que façam como o Guterres....fujam!!!
Um abraço de
Miguel Rodrigues
- Registado: 3/5/2007 13:55