Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por LoneWolf » 25/6/2021 16:43

ERRADO: tudo tem de ser demonstrado. é a base da ciência.

ha uma diferença GIGANTE entre reciclavel e re-utilizavel.

https://www.energylivenews.com/2021/01/ ... ne-blades/

"The scientific team said repurposing of wind turbine blades as girders for pedestrian bridges could benefit the environment as it avoids tonnes of blade waste that would otherwise be landfilled."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 25/6/2021 16:01

As evidências não precisam de ser demonstradas. As mentiras, sim, têm de ser desmascaradas.
É óbvio que o ferro e o cimento são recicláveis.
É óbvio que os plásticos, simples ou compósitos, são recicláveis.
É óbvio que as resinas são recicláveis.
É óbvio que todos os restantes metais, usados nas centrais eólicas, são recicláveis.
Agora, o que se coloca é a vantagem económica de reciclar os produtos pela separação dos seus componentes ou usá-los para outras aplicações como está a fazer a Holanda que usa parte das lâminas das eólicas para construir pontes pedonais e para outras utilizações (tanques para criação de peixes por exemplo).
By Nirvana

Ver AQUI:
https://bibliotecatede.uninove.br/bitst ... oamore.pdf
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por LoneWolf » 25/6/2021 14:56

Nirsup,
O total de área de aterros nucleares no mundo é pouco mais q uns campos de futebol. Queres comparar com os milhares de km2 usados para minas?

"2. The U.S. generates about 2,000 metric tons of used fuel each year
This number may sound like a lot, but it’s actually quite small. In fact, the U.S. has produced roughly 83,000 metrics tons of used fuel since the 1950s—and all of it could fit on a single football field at a depth of less than 10 yards."


https://www.energy.gov/ne/articles/5-fa ... clear-fuel

A geraçao mais recente de centrais consome o lixo nuclear das outras, reduzindo o lixo nuclear como também encurta a duraçao da radiaçao.

Ja te disse várias vezes aqui q os novos fuels têm half-life de 12 anos. Não tenho culpa q nao entandas nem quando te passo links.

https://world-nuclear.org/information-l ... ities.aspx
https://en.wikipedia.org/wiki/Tritium


Nirsup, cuidado com os insultos. Queres validar a tua opiniao? Argumenta com links sérios como faço sempre.

Mentirosa é a Bloomberg.
https://www.bloomberg.com/news/features ... -landfills

https://www.rechargenews.com/wind/being ... 2-1-972943

LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 25/6/2021 14:38

MENTIRA!
Os componentes das centrais eólicas são TODOS recicláveis.
Já o lixo nuclear não é reciclável. Daí o recurso a aterros nucleares.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por LoneWolf » 25/6/2021 13:38

Optimiza Escreveu:Caro Álvaro, todas as renováveis poluem ( mas mesmo o bom selvagem polui, sempre que respira/Co2 e sempre que faz coco/60% é metano :D )! Só que poluem muito menos que as alternativas - petróleo, carvão, gás "natural" (que é contra-natura) e Nuclear.

Já foi aqui debatido e demonstrado várias vezes q a energia nuclear nao tem pegada nenhuma quando comparado ao kWh. Basta pesquisar aqui ou nos sites:
https://www.eia.gov/energyexplained/nuc ... dustry.php
https://www.iaea.org/

parem de bater com a cabeça na parede.


Optimiza Escreveu:e.g Altri + GreenV - plantam 1,2 árvores por cada árvore que abatem e limpam todos os resíduos florestais, muitos de massa composta e com assustadoras concentrações de metano e milhões de folhas e mato, evitando incêndios catastróficos e aportando matéria prima para produção de energia por bio-massa. Conheces algo mais ecológico e auto-sustentável que isto?


O quê? a ver se entendo: incendios catastroficos libertam imenso CO2. Mas queimar a mesmíssima materia nao liberta a mesma quantidade de CO2? :clap:


Optimiza Escreveu:
vs
Energia eólica - só nos USA morrem 1,5 milhões de pássaros por ano nas pás laminadas (o maior assassino de pássaros em todo o Mundo). Só se consegue reciclar a turbina e as pás. As bases em betão e ferro, e partes da estrutura não são recicladas. Irritante poluição visual por kms (vêm-se a grandes distãncias porque escolhem, logicamente, sempre os topos). Fazem poluição sonora, insuportável e deprimente para quem habita a menos de 800 metros.
Energia solar - provoca efeito de estufa local, desmata àreas consideráveis de terra afetando irreversivelmente a vida selvagem no local.


De acordo. E sem esquecer q os materiais usados sao muitas vezes metais raros q contribuem para a destruiçao de áreas ecologicas.
E nao sao recicláveis!

LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 25/6/2021 12:36

Àlvaro Escreveu:O que a Altri tenta aqui fazer é minimizar as emissões. O preço da pasta é um problema, mas enquanto não houver alternativa menos poluente... Esta empresa visa claramente atenuar o efeito não verde da Altri, se está cara não faço ideia, nem estou a ver que dinhiro ppderá vir esta empresa a fazer. A correção da Altri resulta do provável investimento que terá de continuar a fazer para poluir cada vez menos. :?


Caro Álvaro, todas as renováveis poluem ( mas mesmo o bom selvagem polui, sempre que respira/Co2 e sempre que faz coco/60% é metano :D )! Só que poluem muito menos que as alternativas - petróleo, carvão, gás "natural" (que é contra-natura) e Nuclear.

e.g Altri + GreenV - plantam 1,2 árvores por cada árvore que abatem e limpam todos os resíduos florestais, muitos de massa composta e com assustadoras concentrações de metano e milhões de folhas e mato, evitando incêndios catastróficos e aportando matéria prima para produção de energia por bio-massa. Conheces algo mais ecológico e auto-sustentável que isto?
vs
Energia eólica - só nos USA morrem 1,5 milhões de pássaros por ano nas pás laminadas (o maior assassino de pássaros em todo o Mundo). Só se consegue reciclar a turbina e as pás. As bases em betão e ferro, e partes da estrutura não são recicladas. Irritante poluição visual por kms (vêm-se a grandes distãncias porque escolhem, logicamente, sempre os topos). Fazem poluição sonora, insuportável e deprimente para quem habita a menos de 800 metros.
Energia solar - provoca efeito de estufa local, desmata àreas consideráveis de terra afetando irreversivelmente a vida selvagem no local.

Contudo, os benefícios para o planeta (reduz efeito de estufa, fazem o offset do carbono emitido pelas gasolinas, metano e Co2 (dos dejetos do gado...e dos 8B de seres humanos, e gases contra-naturais) são IMENSOS! SALVÍFICOS ATÉ!
Anexos
solar-panel.png
solar-panel.png (752 KiB) Visualizado 9302 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 25/6/2021 12:07

O que a Altri tenta aqui fazer é minimizar as emissões. O preço da pasta é um problema, mas enquanto não houver alternativa menos poluente... Esta empresa visa claramente atenuar o efeito não verde da Altri, se está cara não faço ideia, nem estou a ver que dinhiro ppderá vir esta empresa a fazer. A correção da Altri resulta do provável investimento que terá de continuar a fazer para poluir cada vez menos. :?
 
Mensagens: 9738
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 25/6/2021 12:00

danieljpires Escreveu:vou dar o meu grãozinho de areia quanto ao que se esta a passar (na minha opinao que nao vale nada)

A altri é muito dependente do preço da polpa e papel e ha um fator na polpa que temos que ter em atenção:

O preço da polpa actual esta quase em maximos e neste momento ha uma inversão de tendencia, ou seja o preço da polpa e papel caiu face ao mes anterior o que faz uma pressão a baixa na especulação do papel

A china esta a cortar o credito interno de forma a conter o preço da materias primas e produtos
a china ja informou que vai fazer tudo por tudo para conter os preços.

Por isso a caida na minha opiniao devesse á inversao de preços que esta ocorrer agora

Quanto á greenvolt, uma ação com um ebitda de 40 milhoes na minha opinião só tem um valor maximo de 400 milhoes (10x ebitda) ou seja colocarem o papel a 650 milhoes ou a 750 milhoes é uma mais valia para a altri (consegue encaixar mais do que vale a empresa)

Quanto à problematica das novas ações da altri

5% das ações são oferecidas aos acionistas (70% das ações da altri pertencem aos 5 big five, que ficam com 3.5% das ações disponibilizadas e os pequenos o resto (1.5%)

25% fica para free float

os outros 70% ficam para os parceiros que vao entrar no aumento de capital da greenvolt e para os polacos (é o que deduzo, mas posso ter entendido mal)

Future is GreenVolt  40% de crescimento dos lucros e da receita TODOS OS ANOS.gif
Future is GreenVolt 40% de crescimento dos lucros e da receita TODOS OS ANOS.gif (43 KiB) Visualizado 6970 vezes

Concordo - Bem Daniel! Os 25% para free float que mencionas correspondentes ao montante para IPO fazem todo o sentido, mas também vão para free float os outros 5% (3,5% só ao fim de 6 meses). Daí a minha dúvida, serão 20%+5% ou 25%+5%

Não concordo nada - Agora, já não concordo nada com os outros 70% irem para parceiros que entram no aumento de capital: Então a Altri não ficava com 1 ação da Greenvolt sequer? Zero? Especulo que esses 70% ficam na Altri.

Não concordo nada - A correção dos preços não tem nada a ver com o topo no preço da pasta e do papel por uma razão muito simples. Todos os anos, excepto na recessão do ano passado (e este ano não foi excepção em final de Abril, mas vai ser exceção apartir de Julho por causa dos result.2ºtrim e GreenV), Altri e navigator são pró-sasonais (ciclo dos fundos e dos dividendos, "sell in may and go away"). Começam a corrigir em finais de Abril/Maio e começam a subir em Outubro. Ou seja, começaram a cair ainda o preço da pasta e do papel estavam a subir "con gusto".

Não concordo - Medir pelo Ebitda num setor alavancado em dívida é uma medida menos adequada (porque os juros e as depreciações vão reduzir substancialmente o montante EBITDA). E mesmo assim numa métrica Growth/NewNew Thing terias de ir para um múltiplo 20.

Opta antes pelo PER. Se o PER mais conservador é de 30 para Renováveis (e para qualquer sector NEW NEW THING), a EDP-R ronda PER 35 (empresa "growth",que de growth tem perdas de 5% da receita em 2020), a Enphase tem um PER 95, a Vestas tem um PER 40, a Brookfield tem um PER 112 e a NEXTERA (que é "mais EDP do que EDPR") tem um PER de 26,
é inaceitável medir Greenvolt por um PER 10 » diz-me qual a empresa Growth com um PER10.

PER30 = 25.4M€ (lucro 2020)* 30 = 760,2M€

nota - Todos os anos só fico com 5% da posição Altri de Maio a Outubro. Este ano exceciono, desde ontem, para aproveitar preços deprimidos e numa aposta clara nos resultados do 2ºtrimestre e no IPO Greenvolt (que reavalia o ativo Greenvolt e a posição de 70% de capital que eu atribuo à Altri e que tu atribuis a parceiros).

nota 2 - Se acreditarmos nele (eu acredito totalmente, porque já trabalhei numa enorme Direção Geral em que ele mandava e eu era um júnior), a assumção, por Manso Neto, de um crescimento anual de 40% da receita e do lucro faz com que via DCF's possas extrapolar um efeito compound INCRÍVEL = um multiplicador de 1,4X todos os anos, permite uma avaliação original (DCF10 anos) por PER180 (apenas no ano 0 e ano 1 do cálculo).

PER180 (via exponential growth) = 25.4M€ (lucro 2020)*180 = 4.5mM€
https://eco.sapo.pt/2021/05/10/greenvol ... -ate-2025/

Bom FDS
Anexos
ALTRI FWD PE 2021  9,55  RESULTADOS 2ºTRIM E REAVALIAÇÃO DE 70% da posição na GreenV fazem com que esta Triple Bear deva inverter no início de Julho  RF1 5.9  RF2 6.71   SF1 5.24.gif
ALTRI FWD PE 2021 9,55 RESULTADOS 2ºTRIM E REAVALIAÇÃO DE 70% da posição na GreenV fazem com que esta Triple Bear deva inverter no início de Julho RF1 5.9 RF2 6.71 SF1 5.24.gif (27.23 KiB) Visualizado 6970 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 26/6/2021 9:38, num total de 5 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 25/6/2021 9:33

danieljpires Escreveu:Quanto á greenvolt, uma ação com um ebitda de 40 milhoes na minha opinião só tem um valor maximo de 400 milhoes (10x ebitda) ou seja colocarem o papel a 650 milhoes ou a 750 milhoes é uma mais valia para a altri (consegue encaixar mais do que vale a empresa)


Boa visão, parece-me, Daniel. E quanto ao valuation, só se fossem parvos é que não o tentavam esticar... resta saber se valerá a pena ir ao IPO ou aguardar os primeiros meses de negociação, pelo que se tem visto em “pares” dos EUA nos últimos tempos
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por danieljpires » 25/6/2021 9:28

vou dar o meu grãozinho de areia quanto ao que se esta a passar (na minha opinao que nao vale nada)

A altri é muito dependente do preço da polpa e papel e ha um fator na polpa que temos que ter em atenção:

O preço da polpa actual esta quase em maximos e neste momento ha uma inversão de tendencia, ou seja o preço da polpa e papel caiu face ao mes anterior o que faz uma pressão a baixa na especulação do papel

A china esta a cortar o credito interno de forma a conter o preço da materias primas e produtos
a china ja informou que vai fazer tudo por tudo para conter os preços.

Por isso a caida na minha opiniao devesse á inversao de preços que esta ocorrer agora

Quanto á greenvolt, uma ação com um ebitda de 40 milhoes na minha opinião só tem um valor maximo de 400 milhoes (10x ebitda) ou seja colocarem o papel a 650 milhoes ou a 750 milhoes é uma mais valia para a altri (consegue encaixar mais do que vale a empresa)

Quanto à problematica das novas ações da altri

5% das ações são oferecidas aos acionistas (70% das ações da altri pertencem aos 5 big five, que ficam com 3.5% das ações disponibilizadas e os pequenos o resto (1.5%)

25% fica para free float

os outros 70% ficam para os parceiros que vao entrar no aumento de capital da greenvolt e para os polacos (é o que deduzo, mas posso ter entendido mal)
 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 24/6/2021 20:59

Altri injeta 69,95 milhões na Greenvolt para preparar o IPO
A Greenvolt tinha um capital social de apenas 50 mil euros até agora. Com esta operação, o capital social da empresa sedeada no Lugar da Leirosa aumenta para 70 milhões de euros.
Paulo Moutinho e Alberto Teixeira, em 8 Abril 2021

Portal da Justiça

De acordo com Portal da Justiça, este aumento de capital foi realizado, a 1 de abril. Foi feito através da “incorporação de reservas livres no valor de 19.950.000,00, com a emissão de 3.990.000 novas ações a distribuir pelos acionistas na proporção das respetivas participações”, mas também com a entrada de dinheiro.
Em “cash”, foram injetados 50 milhões de euros, mediante a emissão de 10 milhões de novas ações do valor nominal de 5,00 euros cada uma, subscrevendo no aumento em dinheiro a Altri (7.500.000 ações) e a Caima Energia (2.500.00 ações)”.

Ver AQUI:
https://eco.sapo.pt/2021/04/08/altri-in ... rar-o-ipo/
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por Artista Romeno » 24/6/2021 18:27

NirSup Escreveu:Greenvolt a 600 ME?

Por acaso tenho dúvidas se o valor a que vai entrar em Bolsa a Greenvolt serão 600 ME ou 750 ME. Seja como for, tenho para mim que a Greenvolt não vale mais do que 150 ME, vá lá que sejam 200 ME com os ativos polacos da V-Iridiun.
A verdade é como o azeite. Virá sempre ao de cima. E se não for para já, será daqui a 6 meses, quando os institucionais puderem vender as ações em Bolsa. Ou daqui a 2 anos quando os sócios polacos puderem dispor das suas ações.
Uma empresa que até há pouco tempo tinha de capital social 50 mil euros e que recebeu uma injeção de 69,95 ME da Altri, vai entrar na Bolsa por 600 ou 700 ME? Boa sorte.
E tem mais: falta saber se os 69,95 ME, em dinheiro e ativos, entraram efetivamente na empresa.
Boa sorte!
By Nirvana

Mas tu ao menos viste as contas, o lucro o cf? Pode ir cara como estao todas no setor, mas falas em capitais sociais de 50k € para uma empresa que gerou vá...investiga antes de comentares
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 24/6/2021 16:52

Greenvolt a 600 ME?

Por acaso tenho dúvidas se o valor a que vai entrar em Bolsa a Greenvolt serão 600 ME ou 750 ME. Seja como for, tenho para mim que a Greenvolt não vale mais do que 150 ME, vá lá que sejam 200 ME com os ativos polacos da V-Iridiun.
A verdade é como o azeite. Virá sempre ao de cima. E se não for para já, será daqui a 6 meses, quando os institucionais puderem vender as ações em Bolsa. Ou daqui a 2 anos quando os sócios polacos puderem dispor das suas ações.
Uma empresa que até há pouco tempo tinha de capital social 50 mil euros e que recebeu uma injeção de 69,95 ME da Altri, vai entrar na Bolsa por 600 ou 700 ME? Boa sorte.
E tem mais: falta saber se os 69,95 ME, em dinheiro e ativos, entraram efetivamente na empresa.
Boa sorte!
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 24/6/2021 14:31

MarketGodzilla Escreveu:
Obrigado pelo teu input Optimiza, mas relativamente a este parágrafo, não são 600M€? Não são 150M€ por 25%?


MarketGodzilla, posso estar errado, mas parti do pressuposto que seriam 20% de colocação no IPO - que no acellerated book building até poderão render mais do que os 150M€ (p/Institucionais), aos quais se adicionariam os 5% de distribuição por atuais acionistas - assegurando o mínimo de 25% de "free float" anunciados para a Euronext Lisbon.

nota - Os 56M€ da troca de ativos em espécie V-Ridium é que estou na dúvida se são retirados dos remanescentes 75% do float GreenV, ainda nessa altura controlados pela Altri (cenário mais adequado), ou se corresponde a um A/C puro (cenário dilutivo).

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/gr ... 69074.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 24/6/2021 13:09

Optimiza Escreveu:1 ª Hilação: Avaliação da Greenvolt em 750M€ (venda da tranche de 20% por 150M€, configura 150*5=750M€ de avaliação) » valor justificado mas que limita o potencial de upside até entrada no PSI20 aos 1,5mM€ (1 bagger apenas) » ou seja, lixaram a minha tese de colocação no mercado a 300/350M€ e nós teriamos uma 4 bagger sem espigas até ao PSI20.


Obrigado pelo teu input Optimiza, mas relativamente a este parágrafo, não são 600M€? Não são 150M€ por 25%?
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 24/6/2021 12:43

MarketGodzilla Escreveu:
trend=friend Escreveu:
Só faltava essa, mas pelo menos o CSC (e o Código Penal!) teria várias disposições para prevenir isso


Eu sei, mas em Portugal já vi(vimos) de quase tudo na última década. Por essa razão hoje em dia pouco invisto cá, das poucas coisas que vou tendo é a Altri e mais 2/3...


Carissimos, a resposta está lá a explicação e em Inglês razoável (boa tradução, fraca embora nas technicalities).

"Altri’s core shareholders, representative of c.70% of its share capital, will also agree to lock-up commitments concerning the shares they should receive following the distribution to be made by Altri".

Típica cláusula acessória (e.g. lock up period é observado para core shareholders em 100% dos IPO's Nasdaq), funcionando como um "atestado de confiança no IPO", e que anuncia "urbi et orbi" um período em que os principais acionistas Altri (controlam 70% do capital Altri) não podem vender as posições Greenvolt que lhes vão ser atribuídas na Greenvolt (dos 5% capital Greenvolt que vão ser distribuidos, eles vão receber 3,5%, e nós os milhares de nano acionistas dividimos o 1,5%).

Na óptica do pequenino especulador, limitaram e muito o upside potential que (gulosamente) projetava, a operação continua a valer a pena mas...

1 ª ilação: Avaliação da Greenvolt em 750M€ (venda da tranche de 20% por 150M€, configura 150*5=750M€ de avaliação) » valor justificado mas que limita o potencial de upside até entrada no PSI20 aos 1,5mM€ (1 bagger apenas) » ou seja, lixaram a minha tese de colocação no mercado a 300/350M€ e nós teriamos uma 4 bagger sem espigas até ao PSI20.
GreenV o meu quantum leap of faith.png
GreenV o meu quantum leap of faith.png (920.3 KiB) Visualizado 7969 vezes

2ª ilação: O block building por novos acionistas resultantes da "fusão" da V-ridium exige um "Quantum leap of faith" na Administração no tocante à avaliação entretanto efetuada dos ativos/projetos V-Ridium. Daremos essa prova de fé porque acreditamos sempre que Top top managers como Manso Neto e Paulo Fernandes fizeram todas (e mais algumas) as due dilligences necessárias para o melhor outcome para a Greenvolt e para a Altri (incluindo aqui até os micro acionistas).

3ª ilação: As pequeninas posições Altri ( a minha posição micro era, até há 1 hora de 5% da posição Altri que tive até final Abril ou 2,5% da carteira que estão fixos há quase 13 anos), vão receber um nº ínfimo de ações atribuídas Greenvolt (valor equivalente a um par de sapatos baratos). Ou seja, vou reforçar posição Altri antes de resultados 2º semestre (tripliquei posição há 1 hora atrás para 15% da posição Altri pré-Maio ou 7,5% da carteira e vou terminar compras na próxima semana nos 30% posição Altri / 15% da carteira) enquanto está barata.
Mas (e há sempre um mas), face a uma mera dobragem do valor Greenvolt até 31 dez 2021, a valorização reflexa Altri (como futuro maior acionista Greenvolt com 70% da companhia), deveria rondar no período os 35% » ou impacto contabilístico sobre ativos nominais (valoriza Altri para 7,2 euros por ação), se adicionarmos a valorização pós-trimestrais e dividendo de 30 cents a receber em 2022, chegamos a um target potencial Altri de 9,18€ em 31 de Dezembro 2021.

4ª Conclusão: Embora o upside potential Greenvolt seja muito inferior ao que especulavamos, o perímetro de ativos consolidados alargou-se (incorporação V-Ridium e da Biomassa UK), e a perpectiva especulativa de 1 bagger é probabilisticamente acima de 60%, logo, deve-se comprar mais Greenvolt nos primeiro dias de negociação no PSI Geral - desde que abaixo de uma valorização de 15% sobre a market cap GreenV simulada nos 750M€.
Apenas nesse molde, a asset allocation intra-grupo TEÓRICA, e só até 31/12 ficaria nos 2/3 Greenvolt e 1/3 Altri. Fora desse cap (=750M*1,15), o retorno especulativo é superior do lado ALTRI (e aí inverter-se-ia para 2/3 Altri e 1/3 GreenV).

nota - como sempre, qualquer crash estival S&P500 ou adiamento sine die da operação, reduz a zero esta análise especulativa e reduz a zero o interesse na compra ou reforço de posições nas métricas e cotações indicadas.
Altri vs GreenV      Speculation in the making.gif
Altri vs GreenV Speculation in the making.gif (9.9 KiB) Visualizado 7969 vezes
para a nossa ALTRI a mera capitalização 750M€ da GreenV leva a um auto reajuste da cotação nos 6,82 ao dia de hoje e portanto o RF2 6,715 será o campo de batalha CP.gif
para a nossa ALTRI a mera capitalização 750M€ da GreenV leva a um auto reajuste da cotação nos 6,82 ao dia de hoje e portanto o RF2 6,715 será o campo de batalha CP.gif (27.47 KiB) Visualizado 7969 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 26/6/2021 9:42, num total de 3 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 24/6/2021 10:53

trend=friend Escreveu:
Só faltava essa, mas pelo menos o CSC (e o Código Penal!) teria várias disposições para prevenir isso


Eu sei, mas em Portugal já vi(vimos) de quase tudo na última década. Por essa razão hoje em dia pouco invisto cá, das poucas coisas que vou tendo é a Altri e mais 2/3...
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 24/6/2021 10:12

MarketGodzilla Escreveu:Eu sinceramente acho que foi só o inglês, que é impossível, não fazia qualquer sentido,mas ficou efetivamente confuso. A equipa de gestão da Altri anda nisto há muitos anos, aliás, tem provas de ser das melhores que por cá se vêem, não fazia sentido nenhum, mas no documento fica assim no ar para onde ficam os 70% restantes. Mas estou a ver que nenhum de vocês vê o mesmo que eu, posso estar a ler mal, espero bem que sim, pretendia manter-me acionista da Altri por muitos e bons anos, ricos dividendos e valorizações, me tem trazido.


Nem pode ser de outro modo, ora se a empresa é propriedade da Altri SGPS, vai vender 25% no mercado e dar 5% em espécie aos seus acionistas, o restante equity continua a ser sua propriedade, caso contrário haveria um outro dividendo em espécie mas a administradores, e ainda mais generoso?

Só faltava essa, mas pelo menos o CSC (e o Código Penal!) teria várias disposições para prevenir isso
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 24/6/2021 10:02

Eu sinceramente acho que foi só o inglês, que é impossível, não fazia qualquer sentido,mas ficou efetivamente confuso. A equipa de gestão da Altri anda nisto há muitos anos, aliás, tem provas de ser das melhores que por cá se vêem, não fazia sentido nenhum, mas no documento fica assim no ar para onde ficam os 70% restantes. Mas estou a ver que nenhum de vocês vê o mesmo que eu, posso estar a ler mal, espero bem que sim, pretendia manter-me acionista da Altri por muitos e bons anos, ricos dividendos e valorizações, me tem trazido.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Altri - Tópico Geral

por tami » 24/6/2021 10:01

Fica? Isso está no comunicado? Eu vejo que fica para os administradores, não para a Altri.[/quote]

Onde lês isso?[/quote]

Leu no Borja, que deu mais um tiro no pé e entretanto já voltou atrás. Já que se fala em reguladores permissivos...
 
Mensagens: 367
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Altri - Tópico Geral

por RP_Stocks » 24/6/2021 9:36

Os core shareholders da Altri vão receber a parte proporcional da distrubuição de 5% das ações da Greenvolt. É em relação a estas ações que os core shareholders assumem o lock up.
 
Mensagens: 23
Registado: 6/2/2021 10:00

Re: Altri - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 24/6/2021 9:32

trend=friend Escreveu:Lock up é não poderem vender durante x tempo (para não se criarem desequilíbrios na oferta e mostrarem long term commitment)


Trend friend, eu sei o que é lock up, mas não vejo aí que é a Altri que faz esse acordo(se os 70% sobrantes ficassem na empresa era), mas sim os core shareholders, que sabemos quem são, não sou eu, de certeza,
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 24/6/2021 9:28

Lock up é não poderem vender durante x tempo (para não se criarem desequilíbrios na oferta e mostrarem long term commitment)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 24/6/2021 9:27

trend=friend Escreveu:Onde lês isso?


É este bocado aqui que me preocupa e não consigo ler isto de outra forma, já li e reli e retiro sempre o mesmo conteúdo, Core Shareholders!

"Altri’s core shareholders, representative of c.70% of its share capital, will also agree to lock-up commitments..."

Ou seja, são os core shareholders que fazem esse lock-up commitments, não a Altri. Se calhar já começo a perceber melhor a razão da queda tão acentuada dos últimos tempos(não só a sazonalidade pós dividendo...).
Editado pela última vez por MarketGodzilla em 24/6/2021 9:28, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 24/6/2021 8:58

MarketGodzilla Escreveu:
ALGACA Escreveu:
MarketGodzilla Escreveu:O que neste momento se passa na Altri é bastante grave. 25% vai no IPO, 5% para os accionistas(os miúdos) e o restante? Desaparece da empresa? Fica para quem? Para os "donos" maioritários e os outros nada(5%)? Ou estou ver a coisa mal? Não consigo ver isto de outra forma.
É por estas e por outras, que a bolsa portuguesa não sai da cepa torta. Sou neste momento acionista, mas com estas artimanhas estou a ponderar deixar de o ser.



o restante fica na Altri, certo


Fica? Isso está no comunicado? Eu vejo que fica para os administradores, não para a Altri.


Onde lês isso?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AC2719, Bing [Bot], c, cdias, Cem pt, Google [Bot], iniciado1, J.f.vieira, MPAM, mquinaz, Nuno V, PAULOJOAO, peterteam2, richardj, Shimazaki_2, Zguibz2 e 213 visitantes