Caldeirão da Bolsa

Off-topic - Revolução em motor de busca by Google

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por vold » 29/7/2008 11:30

Olá,

também tinha visto essa notícia no sapo e claro que não resisti a experimentar. o meu comentário é igual ao de tantos outros, os resultados são muito fracos quando comparados com os do google. mas está com um design engraçado, talvez com algumas revisões do algoritmo venha a ter mais qualidade.

outra falha é o facto de não se poderem escolher páginas só numa língua, ou de um país, como dá facilmente para fazer no google.

ainda me parece um projecto muito beta test.

Registado: 29/11/2007 14:23

por Crómio » 29/7/2008 11:29

Olá nunofaustino,

Eu tenho ideia que o Google tem em conta dentro dos seus algoritmos de busca os resultados mais escolhidos pelos utilizadores aquando de uma busca, colocando em primeiro lugar os resultados que são mais escolhidos pelos utilizadores.

E faz isso sem contemplações.

Se calhar vai ao wiki porque muita gente escolhe esse link.

O Google também tem como peso o número de vezes que tal página é citada noutros sites na net e se formos a ver o wiki é uma fonte fiável de informação, logo bastante citada, aliás até o é aqui no Caldeirão.

Em termos de gramática e ortografia, também aponta muitas vezes para o wiki e para o ciberdúvidas, o que dá um jeitão.

Agora claro... às vezes é um exagero de wikis nos primeiros resultados, isso pode ser muito aborrecido para quem não quer ir lá ir ouprefere outra fonte.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por nunofaustino » 29/7/2008 11:29

as páginas estão orientadas para pesquisas feitas nos EUA, estando previsto o seu alargamento progressivamente para outras línguas e outras regiões do globo...

Qto à questão de direccionar a pesquisa mais para a Wiki, se for para a versão inglesa tudo bem, se for para a portuguesa, é muito mau...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por TheTraveler » 29/7/2008 11:22

Pesquisando "forum bolsa"
no google o caldeirão aparece em segundo
no cuil nem aparece na primeira página

já ontem tinha tentado com outros títulos de buscas que tenho feito e os resultados não me convencem
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por carf2007 » 29/7/2008 11:20

uma das críticas feitas ao Google é a associação a determinados sites (como a Wikipedia),

Pois eu acho essa associação interessante.

Não me importo nada que o 1º resultado seja o da Wiki.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por nunofaustino » 29/7/2008 11:10

Crómio Escreveu:É, realmente o que achei mais engraçado foi a apresentação tipo edição online dos resultados da busca.

Infelizmente não me devolveu os bons resultados a que estou habituado no Google, como por exemplo links directos à palavra para a Wiki.

Abraço

uma das críticas feitas ao Google é a associação a determinados sites (como a Wikipedia), fomentando a sua utilização relativamente a outros.

Este novo motor de busca vai tentar alterar isso.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por lemor » 29/7/2008 10:40

Só encontrei um "substituto" para o Google Images que é o add on PICLENS no Firefox. Na verdade o Piclens é só uma interface para motores de busca, mas visualmente está fantástico.

Registado: 8/3/2007 15:37

por blackjack_CALD » 29/7/2008 10:18

é interessante visualmente mas dificilmente sera um google killer só por ser fundado por ex funcionarios. Enquanto nao tiver conteudo e resultados ao nivel do standard nao tem grandes hipoteses... Comenta-se o facto de tir sido lancado cedo de mais (demasiadas falhas na abertura)

http://www.betanews.com/article/ExGoogl ... 1217268215

(nos comentarios vêm o que me refiro)

Registado: 7/10/2007 21:58

por Crómio » 28/7/2008 22:50

É, realmente o que achei mais engraçado foi a apresentação tipo edição online dos resultados da busca.

Infelizmente não me devolveu os bons resultados a que estou habituado no Google, como por exemplo links directos à palavra para a Wiki.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por Andresnunes » 28/7/2008 22:34

Era engraçado se este "Cuil" ja tivesse agregado mais paginas que o Google... Mas n parece ser este o caso. :mrgreen:

Cuil , a new search engine developed by former Google employees, is taking the stage today. It's pronounced cool, but written Cuil, and annoyingly Web 2.0 looking, but it's also a new take on search. With about $33 million in venture funding, and a bunch of search brainiacs, can Cuil make it where so many have, sort of, just made it, in a so what sort of way? It may do if today's announcement doesn't crash the site.

Cuil's search index boast 120 billion Web pages, and Google recently claimed a trillion. Numbers that take into consideration the diversity and size of the Web, but also include the crappy one pagers that are put up by domain parkers and spammers. However, a quick play with Cuil, and you'll notice that it delivers search results in a column format that is more akin to a publication layout then, a typical search result listing.The Cuil folk claim to use datamining techniques to drill down deeper into the content of a page, and provide more visual keys to help rank the relevance of pages in a search result listing.

http://www.tgdaily.com/content/view/38601/118/

Registado: 29/1/2008 21:59

Off-topic - Revolução em motor de busca by Google

por Crómio » 28/7/2008 22:28

tek.sapo.pt Escreveu:Novo motor de busca promete resultados mais "cool"

Já está online o Cuil, um novo motor de busca desenvolvido por antigos engenheiros dos quadros da Google, que prometem superar a sua primeira criação.

Segundo os seus promotores, o Cuil (lê-se "cool") consegue mostrar mais resultados, de forma mais rápida, do que o actual líder Google. O índice de pesquisa do novo motor de busca corre 120 mil milhões de páginas Web, valor que os criadores anunciam como três vezes superior ao indexado pelo Google.

Uma das principais diferenças assinaladas é o método de identificação e apresentação de resultados. O Cuil aposta numa tecnologia de análise de conteúdos, mostrando os resultados num formato por colunas, tipo "revista", no lugar da habitual listagem vertical de links.

Os resultados de pesquisa são igualmente enriquecidos com imagens espalhadas horizontalmente pela página, sempre que existam, e incluem também barras superiores que podem ser clicadas para aceder a informação sobre tópicos relacionados com a busca principal.

Podem experimentar em cuil.com, experimentei e não está mau, já está é olverloaded de visitas.

William Bernstein

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, cmsbarros, Google [Bot], latbal, m-m, MiamiBlue, MR32, nunorpsilva, O Magriço, PMP69, SalvaFP, trilhos2006, yggy e 118 visitantes