http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1 ... _televisao
A queda da televisão
Preocupações de executivos de TV norte-americanos ao notarem queda de audiência nos programas mais assistido no país. Nota-se uma grande queda de audiência nos programas infantis. Essa nova geração chamada de geração Y, está perdendo a vontade de ficar em frente a televisão, pois encontras varias facilidades na internet que os fazem migrar cada vez mais para esse ramo. Na televisão são obrigados a assistir os desenhos que são determinados pelos canais de TV, na internet encontram todos os tipos de desenhos e vários episódios.
A avaliação geral foi que as pessoas mais novas (a tal da geração Y) não têm a mesma paciência para passar na frente da televisão as várias horas. E, mais, se estiverem de fato interessadas em alguns programas, acompanham o placar e noticias pela internet.
Caso contrário, acessam o conteúdo que querem da maneira pela qual querem. Questão de controle. Como falei um controle que na televisão somos obrigados assistir o que está dentro da programação e os comerciais que nos passam.
O interessante é que essa mudança também está acontecendo no Brasil. De acordo com dados do Ibope, as novelas da Globo estão sofrendo com perda de audiência. Conforme o público dos folhetins envelhece (e continua fiel), as novas gerações não estão tão interessadas no formato.
Isso é mostrado nos números. Enquanto a média de audiência da novela das oito de 2004, "Senhora do Destino", foi de 50,4 pontos no Ibope, a atual "Duas Caras" vai acabar com média de 41.
O colunista aponta o acesso a novas mídias (internet) e o crescimento econômico como fatores que explicam o movimento.
É difícil imaginar alguém da geração Y em frente à TV assistindo passivamente o conteúdo entremeado de comerciais sem poder definir nada. Voltamos ao ponto: questão de controle.
De qualquer maneira, é interessante imaginar o que aconteceria com a grade de programação da rede mais assistida no Brasil se as novelas continuem nessa espiral de queda.
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1 ... _televisao[/img]