Bélgica/Banca 2008-07-15 12:51
Acções da Fortis caem 18% com possível investigação das autoridades
Os títulos da empresa de serviços financeiros belga Fortis encontram-se a cair para os valores mais baixos dos últimos 13 anos na Bolsa de Bruxelas, depois da empresa ter anunciado que a entidade reguladora holandesa poderá investigar se a sua administração enganou os accionistas.
Pedro Duarte
Às 12h20, os títulos da Fortis desabavam em 18% para os 7,83 euros, o nível mais baixo desde Novembro de 1995, depois de uma parta-voz da autoridade holandesa AFM ter afirmado que é possível, embora não certo, que a Fortis seja alvo de uma investigação e os analistas considerarem que a Fortis poderá estar com problemas de capital.
Segundo uma nota de análise da Fox-Pitt Kelton, citada pela agência Bloomberg, a Fortis tem uma "deficiência de capital", sendo provável que tenha que aumentar o seu capital em mais quatro mil milhões de euros.
No passado dia 11, o conselho de administração da Fortis demitiu o seu CEO Jean-Paul Votron depois deste ter decidido eliminar o dividendo semetral e vender activos para recuperar a base de capital da empresa. Votron foi substituido no cargo pelo então vice-CEO da empresa Herman Verwilst.
Desde o anúncio efectuado pela Fortis no ano passado de que tencionava comprar parte do ABN Amro por 24 mil milhões de euros, os títulos da empresa já se desvalorizaram em 66%, tendo registado uma descida de 18% só no passado dia 26 de Junho, altura em que anunciou o corte do seu dividendo como parte de um plano para obter mais 8,3 mil milhões de euros em novo capital.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 46185.html