Como Ganhar dinheiro na baixa...
Este é um texto para gente comum que pretende ganhar dinheiro na Bolsa , não é um texto para eruditos nem grandes traders . Aliás eu não acredito em “ Grandes Traders”.
O imaginário popular é levado pela propaganda e pela publicidade a crer que comprar hoje e vender amanhã é uma actividade muito lucrativa . No entanto tenha em atenção o seguinte :
Aqueles que num dado momento e em determinadas circunstancias realizam grandes ganhos não me dizem pessoalmente rigorosamente nada . Os concursos fantásticos que se fazem entre muitos participantes e em que sai um “ campeão brilhante “, fazem-me sorrir .
Ponham-me esses campeões a investir durante vinte anos e depões digam-me os resultados ... , aí sim poderá eventualmente ter a minha atenção.
E se duvidas existirem , repare no último desses concursos . Bastou o mercado durante alguns dias aumentar a volatilidade para os resultados ficarem absolutamente alterados.
“ Eu próprio sou o pior trader do mundo ” e todos os estudos académicos que conheço , apontam para que estatisticamente o Trading seja uma actividade com resultados positivos tão limitados a uma minoria que nem perco tempo a olhar para esse “ passatempo “ que aliás considero propagandisticamente empolado para atrair incautos para a Bolsa e gerar comissões para Bancos e Corretoras .
A história dos traders faz-me lembrar outra história também interessante , a dos programas informáticos milagrosos . Interrogo-me sempre por que carga de água alguém que tenha descoberto um programa informático milagroso com um algoritmo mágico , se dedica a vende-lo em vez de o aplicar para ganhar dinheiro no mercado ... ?
Bom , posto isto ; como ganhar dinheiro na baixa ... ?
Um dos aspectos que sempre me impressionou, foi a forma como ditos “ especialistas “ apresentam soluções de investimento em conjunturas depressivas, vulgarmente designadas de “ Bear Market “.
Recentemente lendo uma interessante revista da especialidade pude a dada altura ler um artigo intitulado “ Escolhas de Supermercado “.
Neste artigo e confrontando-se várias soluções de carteira de investimento colocava-se entre quatro instituições a hipótese de formação de uma carteira para o momento actual.
Desde logo um aspecto que considerei notável, foi a noção de risco.
O risco é pela minha experiencia e prática,” proporcional à tendência do mercado “. Ou seja se está “ Longo “ ( Comprador ) e o mercado está forte e de tendência positiva e pujante , o seu risco é mínimo. Se está “ Longo “ e o mercado está fraco e de tendência negativa consistente, o seu risco é máximo.
Isto é um dado adquirido e irrefutável. Quem pensar o contrário está totalmente enganado. A experiencia empírica demonstra-o claramente.
Ora na classificação do dito artigo em que os Bancos de Investimento apresentam várias soluções de carteira são na minha opinião cometidos dois erros práticos elementares:
1) A noção de risco é classificada segundo os Fundos de Investimento seleccionados em Médio, Médio Baixo, e Alto.
Na pratica o que é que isto quer dizer numa carteira como a sugerida e no contexto actual para o investidor ? Risco médio quer dizer que vai perder pouco, risco médio baixo, que vai perder um pouco mais e risco alto que vai perder muito.
2) A carteira que considerei mais impressionante tinha alocados respectivamente 72,6 % em acções 10,4 % em obrigações 4,2% em fundos de tesouraria e 12,8% em outros... ? Num mercado em baixa, isto não faz qualquer sentido e o retorno esperado nunca poderá ser positivo. Como recentemente foi demonstrado na prática nem os fundos de tesouraria ou de obrigações escaparam a crise do subprime, registando também eles de uma forma geral resultados negativos tanto em termos reais como nominais.
Pelo que foi referido não é assim que se ganha dinheiro numa conjuntura depressiva prolongada e ainda incerta , como a actual.
Por outro lado os produtos híbridos com taxas elevadas e uma grande proporção do capital alocado a um conjunto de índices ou acções hoje em dia muito na moda , o mais que lhe podem oferecer na melhor das hipóteses a manter-se a actual conjuntura, será a preservação do capital e nada mais.
A diversificação também não lhe anula as percas , só as atenua de forma distribuída .
Num mercado em baixa para ganhar dinheiro antes de mais ou você é um especialista ou você é um amador. Não existe terceira alternativa.
Se for um amador tem duas soluções:
1) Se tem aversão ao risco o que tem a fazer é preservar o seu capital, depositando-o a prazo e explorando o contexto de alta das taxas de juro. Espere que as coisas se clarifiquem e que os factores aleatórios de mercado estabilizem. Depois quando as boas noticiam soarem de novo, quando a crise passar e o mercado se fortalecer de forma consistente , aí sim compre bons Fundos ou boas empresas, as da moda de preferência. Vai ver que sem grande esforço o seu dinheiro se multiplica.
2) Se gosta de sentir a adrenalina a alternativa é fazer o que noutro texto já lhe sugeri. Compre um fundo ou Fundos que tenham consistentemente batido o mercado e faça “ disciplinadamente “ Dólar cost averaging”, alocando de forma programada, consistente e regular um valor determinado, independentemente das condições de mercado no fundo ou conjunto de fundos que reunirem as condições referidas .Vai ver também , que a prazo vai sempre ganhar dinheiro .
Se você for um profissional as opções são mais amplas. Normalmente quando um Bear se instala...,um Bull nasce noutro lado , explore estas discrepâncias no mercado e faça também “ short “ em empresas e índices que estejam de rastos ou na eminência de para lá caminharem .
Não se esqueça também de utilizar a “ Força Relativa “( Técnica que compara dois valores ) para melhor identificar os activos tendencialmente mais perdedores ou ganhadores . Por outro lado invista em acções “ Alfa “ . Acções “ Alfa “ são acções inseridas em “Mega-Trends” de mercado e descorrelacionadas deste pela pressão positiva dos seus fundamentais fruto dos sectores da economia , em que se inserem.
Esta é a realidade e tudo o resto é fantasia e falácia comercial. A Bolsa é uma actividade que não se apreende nem nas universidades nem em livros didácticos sobre o assunto. A Bolsa é uma actividade de experiencia feita ao longo de muitos anos em que se “ paga “ muito para aprender.
Se pensa que por ler uns bons livros , comprar uns programas de Bolsa e chegar a conclusões hilariantes , já é um especialista ... , tire dai o “ cavalinho da chuva “ . Na primeira contrariedade de mercado o dinheiro que tão facilmente ganhou numa conjuntura favorável ... , vai todo para o “ balaleu “.
O conhecimento pode ser transmitido mas para que tal aconteça é necessário que as pessoas percebam que não existem milagres na Bolsa mas tão-somente noutra actividade muito menos arriscada, a actividade da fé.
É necessário ser persistente e perceber que o mercado tem sempre mais um pouco para lhe ensinar em cada dia que passa .
Para concluir vou-lhe ensinar hoje um pequeno truque que o vai livrar de problemas no futuro .
Como saber se um mercado está de rastos ou ao rubro ... ? é simples .
Quando um mercado está de rastos é quando você lhe deve começar a prestar atenção . Repare que eu não disse comprar , disse prestar atenção .
Quando um mercado está ao rubro também , mas no sentido inverso .
Para saber isso a forma simples e elementar de o fazer é verificar genericamente o que é que o seu Banco Comercial , lhe está a querer vender .
Os Bancos Comerciais são um maná de ouro em termos de pré-indicação de que algo está mal . Eu explico .
Os Bancos comerciais andam sempre com o passo trocado em relação aos clientes e acertado em relação a eles ...
Quando as acções “ Fervem “ dão-lhe credito e promovem activamente a compra e o seu gerente de conta exibe um sorriso de orelha a orelha .
Quando as acções estão de rastos e provavelmente a caminho de se tornarem bons investimentos a prazo , desaparece o credito , desaparece a promoção , desaparece o gerente de conta e para aquela acção milagrosa que lhe foi entusiasticamente vendida nem se ouve um “ pio “.
Por isso já sabe , da próxima vez que um Banco Comercial lhe sugerir uma compra ... , vá para casa pensar bem e veja em que estado está o mercado no momento ... é que “ pode estar ” próxima a hora de se “ pôr ao fresco “ ... .
Até amanhã e tenha um bom dia.
Fonte:
Young Entrepreneurs Networkers
José AB Machado
Jabm.machado@gmail.com
[b]