Atomez Escreveu:O que eles dizem que têm ou não têm não é de fiar.
Até é estranho anunciarem uma coisa dessas porque em qualquer pais produtor de petróleo essas informações sobre as reservas que têm são altos segredos de estado.
Seja como for uma coisa que eles não têm é tecnologia moderna para a extracção, nisso estão dependentes do "malvado" ocidente.
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... _id=101593
No Irão
Gazprom e Companhia Petrolífera Iraniana vão cooperar na exploração de gás e petróleo
As maiores empresas públicas russa e iraniana (a Gazprom e a National Iranian Oil Company - NIOC), assinaram um memorando de entendimento para cooperação no sector da exploração de gás e petróleo, segundo um comunicado hoje difundido em Moscovo
O documento, assinado em Teerão por Alexei Miller, presidente do consórcio russo, e por Seifolla Jashnsaz, director da petrolífera iraniana, prevê a cooperação das duas empresas na exploração do maior jazigo do mundo de gás condensado, Pars Meridional, bem como na construção de um gasoduto Irão-Paquistão-Índia, através do qual o gás natural será transportado do Irão até ao Sul da Ásia.
Além disso, segundo o memorando, a parte russa participará na exploração do jazigo de petróleo de Azadegan do Norte, na construção de uma refinaria no Norte do Irão e no transporte de crude do Mar Cáspio para o Estreito de Ormuz, entre as cidades iranianas de Neka e Jask.
As partes acordaram também criar uma empresa conjunta para realizar projectos no campo da exploração do petróleo no Irão, na Rússia e em países terceiros.
Num encontro de Mahmud Ahmadinejad, Presidente do Irão, com Alexei Miller foram também «abordadas questões da cooperação no campo da preparação da próxima reunião do Fórum dos Países Exportadores de Gás», segundo o mesmo texto.
Num comunicado divulgado após o encontro, lê-se que «uma das principais tarefas da organização é criar o equilíbrio no mercado do gás mundial».
Ahmadinejad e Miller consideraram ser necessário também «transformar o Fórum numa organização internacional permanente».
Peritos ouvidos pela Lusa em Moscovo consideram que, não obstante todos os desmentidos, o Kremlin pretende criar um equivalente à Organização dos Países Exportadores de Petróleo(OPEP) no campo da exploração e exportação do gás natural, o que é recebido com apreensão no Ocidente, pois poderá permitir à Rússia ditar preços no mercado mundial.
Segundo a agência russa RIA-Novosti, o Irão está em segundo lugar no mundo quanto às reservas de gás conhecidas, com 28,13 biliões de metros cúbicos. Mas a república islâmica vê-se obrigada a importar gás natural devido às capacidades insuficientes de extracção e transporte.
Lusa/SOL
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... _id=101593
Cumprimentos.