quando o argumento são 10 eur vs menos criminosos nas estradas (já de si mal frequentadas por aceleras (tambem tenho o pé ligeirinho), irresponsáveis, bêbados, desencartados, velhos com 80 anos em caranguejolas em contra-mão, pesados com 5 toneladas com pneus carecas, enfim todos conhecemos as estradas portuguesas) acho que nem vale a pena continuar a discussão. Por mim termina aqui.
Mas isto faz-me lembrar uma noite interessantíssima há 15 anos em que fui ''de saco''.
Em Lisboa, com copos a mais, por motivo estúpido, aparecem-me 4 CI da PSP e zás, tás detido e cala-te senão ainda levas umas abróteas.
Galo do caraças, vou parar à esquadra da PSP do Calvário. Hora de jantar e eu a pensar estes gajos estão malucos parece que fiz mal a alguém. Qual quê, a noite ainda era uma criança.
Jantei na cantina rodeado de bófias e assisti ao jogo da Liga dos campeões (acho que era um Bayern- PSG). Em vez de me mandarem para casa tinha que ir pró TIC. Assim foi. Carro celular, ''quer telefonar aos papás'', eu, para lhes dizer que tou aqui?? Não deixe estar, obrigadinho
Nisto cela para 30, com umas camas que eram um tampo de madeira, cobertores manhosos no chão empiçhados e eu sozinho (aqui já seria meia noite).
Chega o 1º maluco da noite (neste caso o 2º), um gajo normalíssimo, que tinha arrombado uma mercearia e com a ''moka'' tinha resolvido dormir uma soneca até ser apanhado.
Depois chega um típico ''fadista'' de alfama, sotaque lisboeta de gema, um verdadeiro public relations que dizia logo à malta tu safas-te, tu tás entalado, tu diz isto que ninguém te chateia, que traficava quinhentolas de haxixe e tinha sido apanhado no califa.
Depois chegam 2 dois jovens (um branco e um negro) com um caso já mais complicado. Carro roubado, fuga à Polícia e finalmente acidente com o carro da policía a atravessar-se à frente e todo partido. Como ambos tinham antecedentes estavam entalados, se bem que o fadista dizia-lhes para dizerem que tinham encontrado o carro aberto e tinham sóido dar uma volta - podia ser que passasse. O branco e eu tinhamos amigos em comum na minha terra a 150 KM e tinha já sido preso com uma antiga colega de ciclo preparatório que entretanto já era um bocado esquisita aos 12 anos por assalto com violência na minha cidade - coincidências.
A seguir o herói da noite, também negro jogador de futebol (do fanhões), casaco de cabedal até aos pés, uma verdadeira estrela. Crime: apanhado com notas falsas de 100 dólares. Jurava que não sabia de nada e tinha sido apanhado no Intendente. (foi de morrer a rir com este tipo).
Depois entra mais um que tinha um mandato de captura (não explicou porquê mas era nitidamente manfio a sério) e tinha sido apanhado porque não tinha documentos do carro numa operação STOP e depois a central avisou que era melhor recolherem o tipo. (nestes casos como se vê o chip dá resultado)
Por fim e para terminar, chega uma carrinha cheia de gajos apanhados num rusga no casal ventoso. Uns tinham mandado com umas cadeiras do café as poícias, outros tinham resistido à coisa, enfim...
O último a chegar era tipo de Cascais, bem vestido, vida dupla, namorada com um clio, amante rica (tava preocupado era com a amante). Crime: assalto à mão armada a bomba de gasolina no carro da namorada que a juíza podia apreender - pena mínima de 2 a 4 anos efectiva (dizia o fadista que devia ser era advogado pois sabia mais do código penal que provavelmente muitos advogados)
Enfim, uma noite bem passada na companhia de malta simpática e em que apanhei um cagaço do caraças.
Isto tudo para dizer que sem Chip nessa noite 1 gajo com mandato de captura e 2 com carro furtado foram apanhados. Com chip quantos serão por noite???
P.S. A Juíza ria-se da rapariga do Uno que estava muito preocupada com o carro e que não estava a perceber que o namorado ía apanhar uns anitos na cadeia.
Enfim senti na pele por umas horas o que o Vale e Azevedo vai sentir por mais 15 anos se tem o azar de meter os pés cá no burgo.
Portanto 10 eur acho justo.

Se puder pagar em notas de 100 dólares melhor ainda.
