Página 1 de 1

MensagemEnviado: 16/9/2008 1:50
por Lion_Heart
E mais um que parece andar distraido.

"Teixeira dos Santos surpreendido com a duração da crise
O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, manifestou-se hoje surpreendido com a permanência da instabilidade que afecta os mercados financeiros, reconhecendo o impacto negativo que esta crise tem nos agentes económicos.

Cristina Barreto

Confrontado com as consequências da falência do Lehman Brothres, o quarto maior banco de investimento norte-americano, o ministro das Finanças português, citado pela agência Lusa, frisou que "há um ano atrás todos esperavámos que esta situação e a incerteza que daí decorria se pudesse desvanecer mais rapidamente."

"De facto isto está a ter uma duração que está a surpreender todos", afirmou Teixeira dos Santos, à margem do Fórum dos empresários e gestores portugueses e lusodescendentes de França, que se realizou hoje em Paris.

O ministro das Finanças defendeu ainda a importância das autoridades europeias e nacionais, incluindo Portugal, de seguirem "atentamente" a evolução da situação na sequência da falência da Lehman Brothers, uma vez que este tipo de acontecimentos afecta a confiança dos agentes económicos.

Fernando Teixeira dos Santos lembrou ainda que "o próprio Banco Central Europeu (BCE) já teve o cuidado de intervir no mercado, injectando liquidez, concertando-se com as autoridades nacionais, com outras autoridades de outras regiões, como os EUA, procurando manter a normalidade do funcionamento dos nossos mercados monerários, que é fundamental".

Por último, o ministro das Finanças reafirmou que, apesar da revisão em baixa das previsões de crescimento económico na zona euro, só vai divulgar o novo quadro macroeconómico em meados de Outubro, na altura da apresentação do Orçamento do Estado para 2009. "

in http://diarioeconomico.sapo.pt

MensagemEnviado: 16/9/2008 1:49
por Lion_Heart
Como as opiniões mudam...

"Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt


O secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson, afirmou que nunca considerou um plano de salvamento da Lehman Brothers, que hoje pediu falência, e que um empréstimo do Governo à American International Group (AIG) não é, neste momento, uma opção.

“A situação em Março e a situação e os factos em torno da Bear Stearns eram muito, muito diferentes do que estamos a assistir em Setembro”, afirmou Paulson citado pela Bloomberg.

“Eu nunca considerei apropriado colocar dinheiro dos contribuintes em linha para resolver [o problema] da Lehman Brothers”, acrescentou.

O responsável adiantou que o Governo não está a intervir no processo de financiamento da AIG , adiantando que o que se está a passar é “um esforço do sector privado”.

Paulson disse que “estamos a trabalhar num período difícil nos nossos mercados financeiros”, mas garante que “os americanos podem permanecer confiantes na saúde e na resistência do nosso sistema financeiro. O nosso sistema bancário é seguro e saudável”, acrescentou. "

in www.negocios.pt

MensagemEnviado: 11/7/2008 16:19
por Lion_Heart
vold Escreveu:não se pode deixar o sector financeiro falir de repente. em que estado é que ficava a economia ocidental?

quase todas as empresas dependem do sector financeiro.



O problema é que esta crise do subprime foi criada pelo sistema financeiro e ao contrario de todas as outras empresas quem tem que pagar esta crise é a populaçao (atraves dos governos ou delas propias ) e não o sistema financeiro.
A ganacia destes srs. levou a esta crise de gigantescas proporções.

Se o sistema financeiro colapsa volta tudo ao inicio.
Ja agora se um banco vai a falencia o que acontece aos creditos que temos com eles? Pela logica devem cessar.

MensagemEnviado: 11/7/2008 16:00
por vold
não se pode deixar o sector financeiro falir de repente. em que estado é que ficava a economia ocidental?

quase todas as empresas dependem do sector financeiro.

MensagemEnviado: 11/7/2008 15:56
por nunofaustino
neste momento, na mho, a gd maioria do sector financeiro deveria ter de cair uns 80-90% e não uns 20-30% como sugeres...

Um abr
Nuno

MensagemEnviado: 11/7/2008 15:52
por EuroVerde
nunofaustino Escreveu:se não as salvarem, podem criar uma bola de neve dantesca...

Um abr
Nuno


Mas se salvarem estão a adiar a crise!
Porque a falência é uma parte importante do sistema capitalista tal como Buffett o disse à uns meses a esta parte.
Assim na minha opinião mais valia os mercados cairem agora o que tivessem a cair 20 ou 30% e ficar tudo limpo, do que irem caindo ao longo do tempo, podendo mais tarde a queda ser de 50% ou mais.

MensagemEnviado: 11/7/2008 15:48
por lemor
Henry Paulson afasta aquisição da Fannie Mae e Freddie Mac
(11-07-2008 - 15:42)


Henry Paulson, secretário do tesouro dos EUA, afastou a possibilidade do Estado vir a adquirir a Fannie Mae e Freddie Mac, duas das maiores empresas de crédito à habitação norte-americanas. O responsável afirma que os reguladores federais vão continuar a apoiar as empresas "como tem vindo a ser feito".

"Hoje, o nosso principal foco é o de apoiar a Fannie Mae e a Freddie Mac como tem vindo a ser feito, à medida que estas desempenhas as suas importantes missões", afirmou Paulson numa declaração citada pela Bloomberg. "Mantemos o diálogo com os reguladores federais e com as companhias", acrescentou.

O secretário do tesouro dos EUA afastou, assim, para já, a possibilidade de vir a adquirir as duas maiores empresas de crédito à habitação norte-americanas, companhias que atravessam um período de debilidade financeira, num contexto de fragilidade no mercado imobiliário.

Os títulos da Fannie Mae e da Freddie Mac registaram fortes quedas na sessão de ontem e hoje voltam a afundar. A Fannie Mae segue a perder mais de 35%, e está em mínimos de 17 anos, enquanto a Freddie Mac afunda mais 44% para 4,48 dólares, o que avalia a empresa 2,87 mil milhões de dólares. Nas últimas três sessões, a Freddie Mac já caiu mais de 66%.

MensagemEnviado: 11/7/2008 15:48
por vold
bem ficam aqui as guide lines do discurso

14:29
MESA AMERICANA; Notícias: *PAULSON STATEMENT IS RESPONSE TO REPORTS ON CONTINGENCY PLANS *PAULSON APPRECIATES CONGRESS EFFORTS TO PASS HOUSING BILL *PAULSON SAYS FOCUS IS BACKING FANNIE, FREDDIE IN CURRENT FORM *PAULSON MAKES STATEMENT ON FANNIE, FREDDIE IN WASHINGTON *PAULSON SAYS FANNIE, FREDDIE HAVE `IMPORTANT PUBLIC MISSION' *PAULSON: TREASURY, REGULATORS IN TALKS WITH FANNIE, FREDDIE


fiquei um bocado desconfiado. sempre foi declarado apoio incondicional, agora o discurso mudou um bocado para "são muito importantes, estamos a falar". pode não querer dizer nada, pode dever-se à enorme responsabilidade desta decisão, mas penso que o tom mudou.

os mercados ficaram na mesma, se calhar também estão confusos...

MensagemEnviado: 11/7/2008 15:46
por nunofaustino
se não as salvarem, podem criar uma bola de neve dantesca...

Um abr
Nuno

MensagemEnviado: 11/7/2008 15:41
por Camisa Roxa
o pior é que na prática estão a utilizar o dinheiro dos não endividados para pagar as aventuras e excessos dos sobre-endividados!

MensagemEnviado: 11/7/2008 15:35
por sargotrons
Fannie Mae e Freddie Mac aguardam declaração de Henry Paulson




Henry Paulson, secretário do tesouro dos EUA, prepara-se para fazer uma declaração que tem como tema a debilidade financeira da Fannie Mae e da Freddie Mac, duas das maiores empresas de crédito à habitação norte-americanas. O mercado especula acerca de uma intervenção governamental.
Henry Paulson, secretário do tesouro dos EUA, prepara-se para fazer uma declaração que tem como tema a debilidade financeira da Fannie Mae e da Freddie Mac, duas das maiores empresas de crédito à habitação norte-americanas. O mercado especula acerca de uma intervenção governamental.

Os títulos da Fannie Mae e da Freddie Mac registaram fortes quedas na sessão de ontem e hoje voltam a afundar. A Fannie Mae segue a perder mais de 35%, enquanto a Freddie Mac afunda mais de 45%, com os investidores a acreditarem que ambas as empresas possam vir a ser alvo de uma operação de salvamento, como a que se assistiu com o Bear Stearns.

Os responsáveis da Casa Branca anunciaram que o secretário do tesouro norte-americano, Henry Paulson, vai discursar, a qualquer momento, sobre a situação das duas maiores empresas de crédito à habitação.

A responsável pela comunicação da Casa Branca, Dana Perino, revelou estar a aguardar & ldquo;uma declaração de Paulson a qualquer momento & rdquo;. A situação da Fannie Mae e da Freddie Mac & ldquo;está a ser acompanhada de perto & rdquo;, salientou a responsável, sem adiantar pormenores sobre o discurso de Henry Paulson.



Paulo Moutinho
´

É de se esperar alguma reacção óbvia e imediata conforme o discurso?

MensagemEnviado: 11/7/2008 15:34
por Camisa Roxa
enfim, o Fed a dar tiros nos pés já se tornou tão comum nos últimos anos que já nada me espanta...

MensagemEnviado: 11/7/2008 15:32
por EuroVerde
Só queima dinheiro quem estiver maluco ou louco.
Assim nesta prespectiva a Fed tem dado actos de loucura. São eles que criam e enrolam a crise?

Mais vale queimar o dinheiro

MensagemEnviado: 11/7/2008 15:07
por Lion_Heart
Um dos problemas das economias é tentar salvar o que não tem remédio.
Mas o problema é que só tentam fazer isto com as grandes empresas, as pequenas e médias empresas nao tem direito a isso.
Uns tempos atras a fed injectou uns bilioes para tentar salvar a Fannie Mae e a Freddie Mac . Pois como é normal não serviu de nada e nos ultimos dias estas empresas tem tido quedas de 50% ao dia.
É caso para perguntar, quem foi o irresponsavel que permitiu que fossem literalmente queimados milhoes de dolars que podiam servir para ajudar muita gente?
E isto que vai provocar a nova depressao , a tentativa de ajudar os incompetentes queimando ainda mais dinheiro para alem daquele que eles propios nao souberam gerir!

graficos in biz.yahoo.com