Por último vi referido a memória dos célebres UMMs. Os mesmos foram descontinuados porquê? Por serem melhores, mais economicos, mais robustos e fiáveis ou mais baratos que a concorrencia ? Obviamente que não. Toda a gente olhava para eles como um carro engraçado, mas como um carro...portugues.
A verdade é outra.
A produção dos UMM's terminou porque, desgraçadamente e no tempo do governo do Dr. Cavaco, quando a GNR e as Forças Armadas resolveram comprar algumas largas centenas - senão mesmo milhar - de jeep's aquela mãozinha que não conseguimos identificar mas que anda nestas negociatas impõs o nissan patrol produzido em Espanha e apenas uns poucos contos mais barato.
Com os custos de desenvolvimento do Alter III e sem este contrato que serviria de rampa para o modelo, aliado a alguns erros que não eram irremediáveis, designadamente negócios nas ex-colónias, a União Metalo-Mecânica tinha que ir " à viola ".
Recomendo a leitura atenta deste assunto no seguinte forum militar
http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5627&start=0
Aliás isto foi um novo episódio da mesma novela que ocorreu com a Berliet tramagal e a DAF.
Quando se tratou de fazer a guerra em áfrica os militares contaram, usaram e abusaram da camião berliet tramagal, bem sei que produzida em Portugal por contingências do isolamento do país que no respeitava a fornecedores de material com uso na guerra mas produzida por portugueses e em Portugal ( tramagal ). Quando termina a guerra e, alguns anos depois, é necessário substitutir estes veículos, a berliet já não prestava e tudo se fez para dar o negócio à importada DAF. A Metalurgica Duarte Ferreira fez um up-grade e actualizou a berliet, gastou uma pipa de massa nisso, e ficou sem venda de largas centenas de camiões que a DAF importou e vendeu ao exército.
Depois disso, o SNB, SNBPC e agora ANPC, subsidiou em larga percentagem ou pagou na totalidade algumas centenas de camiões Mercedes para os bombeiros portugueses, que por sinal deles bem estavam precisados. Se concordo com a compra, e acho que até bastantes mais deveriam ser comprados porque ainda há corporações de bombeiros que continuam deles bem necessitados, também acho que a tramagal seria um execelente veículo, tal como o provaram os BV Sertã, que receberam um dos poucos camiões produzidos.
Óbviamente que a Metalúrgica Duarte Ferreira fechou. Perdeu o país e perdeu o Tramagal.
Nem tudo foi tão mau porque a Mitsubishi passou ali a produzir a canter e hoje vende este modelo em exclusivo para o mercado europeu. É Mitsubishi canter, mas é made in Portugal.
Vamos, por exemplo, a Espanha e ve-mos onde andam os camiões Pegaso, os veículos URO, Santana.
Cumprimentos,