Carros 100% Portugueses
14 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Carros 100% Portugueses
rg7803 Escreveu:Caro Alvim,
eu por acaso até discordo da tua análise; neste caso em particular até nem acho que o estado tenho estado mal ao não acarinhar este projecto, ou outros equivalentes.
Não faz sentido tentar vencer naquilo (naquelas actividades) em que os outros já têm decadas de avanço. São projectos condenados à partida, que só servirão para ser (mais um) um sorvidoiro de recursos públicos.
Compreendo o raciocinio, e até estaria de acordo com ele, se nao fosse um pequeno ponto.
NINGUEM pediu um centimo a ninguem. Nem ao Governo nem a Bruxelas.
Apenas se queria que fosse mais simples, a homologação das viaturas, chassis e motores.
E foi a burocracia que têm morto estes projectos.
Mas passando á frente. Temos outras boas ideias.
Temos o Marlei. (desculpem...TINHAMOS !!!)
Uma ideia Portuguesa, morta nos anos 40.
Quem não ia gostar de ter um, naquela altura? Provavelmente, ate hoje.
- Anexos
-
- Marlei.jpg (54.36 KiB) Visualizado 1485 vezes
lamento sair da 'linha' mas recentemente quando vi um carro de fabrico português (caríssimo para o carro que é e parecido ao ferrari,logo,sem acrescentar nada de novo) no seu dia de estreia no circuito do Porto com a presença do Rui Rio...O CARRO NÃO PEGOU!!! PATÉTICO!! ahahahahahah assim será difícil...
Os outros casos que aqui falaram desconheço como tal não comento.
Os outros casos que aqui falaram desconheço como tal não comento.
Human vs Algorithm
O problema da UMM foi ter nascido em Portugal,porque se o nascimento se tivesse dado em Espanha o percurso seria outro.
Temos o costume de preferir o estrangeiro e abandonando o que é feito em Portugal,nunca tinha visto a versão III mas realmente o UMM sempre foi um grande jeep pena não existir gente em Portugal com a determinação de apoiar o que é Português e levar em todas as areas os Portugueses e os seus produtos a serem os lideres em tudo dentro e fora do País.
Temos falta de liderança com a determinação de ser o melhor e colocar o país em 1º lugar.
Vemos é muitos pavões e papagaios que se vendem.
Temos o costume de preferir o estrangeiro e abandonando o que é feito em Portugal,nunca tinha visto a versão III mas realmente o UMM sempre foi um grande jeep pena não existir gente em Portugal com a determinação de apoiar o que é Português e levar em todas as areas os Portugueses e os seus produtos a serem os lideres em tudo dentro e fora do País.
Temos falta de liderança com a determinação de ser o melhor e colocar o país em 1º lugar.
Vemos é muitos pavões e papagaios que se vendem.
- Registado: 14/11/2006 17:47
Por último vi referido a memória dos célebres UMMs. Os mesmos foram descontinuados porquê? Por serem melhores, mais economicos, mais robustos e fiáveis ou mais baratos que a concorrencia ? Obviamente que não. Toda a gente olhava para eles como um carro engraçado, mas como um carro...portugues.
A verdade é outra.
A produção dos UMM's terminou porque, desgraçadamente e no tempo do governo do Dr. Cavaco, quando a GNR e as Forças Armadas resolveram comprar algumas largas centenas - senão mesmo milhar - de jeep's aquela mãozinha que não conseguimos identificar mas que anda nestas negociatas impõs o nissan patrol produzido em Espanha e apenas uns poucos contos mais barato.
Com os custos de desenvolvimento do Alter III e sem este contrato que serviria de rampa para o modelo, aliado a alguns erros que não eram irremediáveis, designadamente negócios nas ex-colónias, a União Metalo-Mecânica tinha que ir " à viola ".
Recomendo a leitura atenta deste assunto no seguinte forum militar
http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=5627&start=0
Aliás isto foi um novo episódio da mesma novela que ocorreu com a Berliet tramagal e a DAF.
Quando se tratou de fazer a guerra em áfrica os militares contaram, usaram e abusaram da camião berliet tramagal, bem sei que produzida em Portugal por contingências do isolamento do país que no respeitava a fornecedores de material com uso na guerra mas produzida por portugueses e em Portugal ( tramagal ). Quando termina a guerra e, alguns anos depois, é necessário substitutir estes veículos, a berliet já não prestava e tudo se fez para dar o negócio à importada DAF. A Metalurgica Duarte Ferreira fez um up-grade e actualizou a berliet, gastou uma pipa de massa nisso, e ficou sem venda de largas centenas de camiões que a DAF importou e vendeu ao exército.
Depois disso, o SNB, SNBPC e agora ANPC, subsidiou em larga percentagem ou pagou na totalidade algumas centenas de camiões Mercedes para os bombeiros portugueses, que por sinal deles bem estavam precisados. Se concordo com a compra, e acho que até bastantes mais deveriam ser comprados porque ainda há corporações de bombeiros que continuam deles bem necessitados, também acho que a tramagal seria um execelente veículo, tal como o provaram os BV Sertã, que receberam um dos poucos camiões produzidos.
Óbviamente que a Metalúrgica Duarte Ferreira fechou. Perdeu o país e perdeu o Tramagal.
Nem tudo foi tão mau porque a Mitsubishi passou ali a produzir a canter e hoje vende este modelo em exclusivo para o mercado europeu. É Mitsubishi canter, mas é made in Portugal.
Vamos, por exemplo, a Espanha e ve-mos onde andam os camiões Pegaso, os veículos URO, Santana.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Caro Alvim,
eu por acaso até discordo da tua análise; neste caso em particular até nem acho que o estado tenho estado mal ao não acarinhar este projecto, ou outros equivalentes.
Não faz sentido tentar vencer naquilo (naquelas actividades) em que os outros já têm decadas de avanço. São projectos condenados à partida, que só servirão para ser (mais um) um sorvidoiro de recursos públicos.
Vou dar-te um exemplo: não há muito tempo atrás recordo-me que ao passear num Continente, desses da Sonae, encontrei à venda um grelhador de ferro (carvão) para sardinhas - daqueles que dão para uma duzia delas - por 1,20 €! Naturalmente feito na China. Pergunto-te eu: investias numa fábrica para fazer grelhadores?
Com os automóveis, feitos por produtores nacionais, o caso encontra paralelo. Existe uma multiplicidade de variáveis que desaconselham desde logo o investimento ou o apoio estatal (caso Bruxelas autorize) a esse tipo de actividades:
-falta de histórico relevante nesse tipo de actividade; não esquecer que franceses e alemães começaram à 100 anos
-actividade industrial incipiente ou mínima para suporte a essa actividade; pensem numa coisa tão básica como esta: um carro tem 15 a 20% de aços planos (normalmente revestidos) na sua "composição" ou lista de materiais; onde os comprar senão lá fora, a preços pouco competitivos (pensa na logistica)? O mesmo se passará em n outros artigos que uma viatura necessite.
-falta de cultura de ID associada a esta actividade
-efeito volume: um carro portugues lançado no mercado, mesmo apos passar os exigentes testes ambientais, suscitará a mesma reserva que os carros chineses e indianos
-não inserção em nenhum dos eixos estratégicos do pais (isto assumindo que o pais os tem e que não são somente um powerpoint...)
-o desdenhar nacional sobre este tipo de produto: um portugues médio almejará sempre ter um A4, um Volvo ou um Mercedes, mesmo que não tenha posses para tal. Este veiculo, ainda que desportivo ou jeep, estaria sempre reservado para o fim da wishlist de cada um...
Por último vi referido a memória dos célebres UMMs. Os mesmos foram descontinuados porquê? Por serem melhores, mais economicos, mais robustos e fiáveis ou mais baratos que a concorrencia ? Obviamente que não. Toda a gente olhava para eles como um carro engraçado, mas como um carro...portugues.
Abraço.
Vou dar-te um exemplo: não há muito tempo atrás recordo-me que ao passear num Continente, desses da Sonae, encontrei à venda um grelhador de ferro (carvão) para sardinhas - daqueles que dão para uma duzia delas - por 1,20 €! Naturalmente feito na China. Pergunto-te eu: investias numa fábrica para fazer grelhadores?
Com os automóveis, feitos por produtores nacionais, o caso encontra paralelo. Existe uma multiplicidade de variáveis que desaconselham desde logo o investimento ou o apoio estatal (caso Bruxelas autorize) a esse tipo de actividades:
-falta de histórico relevante nesse tipo de actividade; não esquecer que franceses e alemães começaram à 100 anos
-actividade industrial incipiente ou mínima para suporte a essa actividade; pensem numa coisa tão básica como esta: um carro tem 15 a 20% de aços planos (normalmente revestidos) na sua "composição" ou lista de materiais; onde os comprar senão lá fora, a preços pouco competitivos (pensa na logistica)? O mesmo se passará em n outros artigos que uma viatura necessite.
-falta de cultura de ID associada a esta actividade
-efeito volume: um carro portugues lançado no mercado, mesmo apos passar os exigentes testes ambientais, suscitará a mesma reserva que os carros chineses e indianos
-não inserção em nenhum dos eixos estratégicos do pais (isto assumindo que o pais os tem e que não são somente um powerpoint...)
-o desdenhar nacional sobre este tipo de produto: um portugues médio almejará sempre ter um A4, um Volvo ou um Mercedes, mesmo que não tenha posses para tal. Este veiculo, ainda que desportivo ou jeep, estaria sempre reservado para o fim da wishlist de cada um...
Abraço.
Alvim grande bolide esse Umm... Vejo muitos ainda a andar e é raro ver um atascado num monte, ao contrario de alguns novos "todo-o-terreno", que são tudo menos isso..
Já é habito darmos mais valor ao que é estrangeiro...
Abraço
Já é habito darmos mais valor ao que é estrangeiro...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
ACTUALIZAÇAO
Afinal o Sr Eng enganou-se..., e os carros electricos NAO sao taxados com o ISP.E até vão ter outras ajudas extra.
Melhor assim !!!!
Em todo caso, uma ajudinha para desenvolver a produçao nacional de viaturas, tambem era bem vinda !!!
Melhor assim !!!!
Em todo caso, uma ajudinha para desenvolver a produçao nacional de viaturas, tambem era bem vinda !!!
alvim Escreveu:Companheiros
O Sr Eng, disse que os carros electricos vao pagar menos 30%, com a finalidade de estimular o consumo deste tipo de viaturas.
(...)
Isso foi mais uma falsidade, um autêntico "sound bite", do Sr. Sócrates. vê o link
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?p=522246#522246
- Registado: 17/4/2008 11:13
Carros 100% Portugueses
Companheiros
O Sr Eng, disse que os carros electricos vao pagar menos 30%, com a finalidade de estimular o consumo deste tipo de viaturas.
Está muito certo e eu ate concordo.
Mas gostaria de partilhar algo com vós, e tornar publico, pois ás vezes há coisas governamentais que não fazem muito sentido, e são um verdadeiro insulto á inteligencia de todos nós.
Eu uma vez fui conhecer a Fabrica e o Inventor do Lince e do Zx98. Dois carros Portugueses!!!
O Lince, tinha linhas de uma Dona Elvira, o ZX98 era um desportivo descapotavel, com linhas bem modernas.Uma mistura de Lamborghini e Ferrari.
O inventor destes 2 carros, tambem participa na Shell Eco Marathon..., o seu curriculum fala por si.
Na altura, a pessoa em causa, estáva a pensar disistir do seu sonho, e da produçao das viaturas. Perguntei-lhe porquê, e a resposta dada, falava das dificuldades levantadas pelo estado portugues, e da burocracia que matavam estes projectos portugueses.
Eu recordo, que todos os paises do G8 produzem automoveis, assim como todos os paises Ricos, são produtores de automoveis.
E nós quando temos iniciativas como esta, matamos os projectos logo á nascença, e vamos dar o dinheiro às Grandes Multinacionais, ajudando-as a enrriquecer, em vez de proteger-mos o produto nacional.
Quem se lembra do Jipe UMM? Outro carro bem portugues!
Está muito certo e eu ate concordo.
Mas gostaria de partilhar algo com vós, e tornar publico, pois ás vezes há coisas governamentais que não fazem muito sentido, e são um verdadeiro insulto á inteligencia de todos nós.
Eu uma vez fui conhecer a Fabrica e o Inventor do Lince e do Zx98. Dois carros Portugueses!!!
O Lince, tinha linhas de uma Dona Elvira, o ZX98 era um desportivo descapotavel, com linhas bem modernas.Uma mistura de Lamborghini e Ferrari.
O inventor destes 2 carros, tambem participa na Shell Eco Marathon..., o seu curriculum fala por si.
Na altura, a pessoa em causa, estáva a pensar disistir do seu sonho, e da produçao das viaturas. Perguntei-lhe porquê, e a resposta dada, falava das dificuldades levantadas pelo estado portugues, e da burocracia que matavam estes projectos portugueses.
Eu recordo, que todos os paises do G8 produzem automoveis, assim como todos os paises Ricos, são produtores de automoveis.
E nós quando temos iniciativas como esta, matamos os projectos logo á nascença, e vamos dar o dinheiro às Grandes Multinacionais, ajudando-as a enrriquecer, em vez de proteger-mos o produto nacional.
Quem se lembra do Jipe UMM? Outro carro bem portugues!
- Anexos
-
- LINCE.JPG (51.7 KiB) Visualizado 2303 vezes
Editado pela última vez por alvim em 10/7/2008 15:06, num total de 2 vezes.
14 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 100 visitantes