Clinico Escreveu:Mais uma vez Arnie, obrigado pelo tempo e a paciencia, além da excelencia e clareza da exposição.
Apenas gostaria de o ouvir acerca destas questões (simples):
1) - Na realidade estamos aanalisar o S&P duma foram semanal, mas o facto é que tirando os ressaltos, a tendencia mantem-se de descida, Certo?
Sim, a tendência é claramente de baixa como os ressaltos demonstram
2) - Parece-me, que tal como o DJ e o Nasdaq, entrou-se em bear market por ter havido uma quebra superior a 20% desde os máximos recentes. Certo?
Vou-te ser sincero, não me interessa minimamente se os indices entrararm num bear market ou não. Esse facto em nada me ajuda nas minhas decisões de negocio.
Diz-me, o facto de anunciarem nos 4 cantos do mundo que os indices entraram num bear market altera o facto da tendencia de queda já vir desde Outubro do ano passado? O que é que o anuncio "oficial" de um bear market trás de novo ao mercado? Em termos psicologicos, os "novatos" podem ficar assim como que perdidos mas em termos de tendência propriamente dita, em termos de regras de trading, o valor deste anuncio é ZERO!
3) - Será então de concluir, e dado tambem a análise do sentimento bull/bear, que continuamos a olhar para baixo. Certo?
Pelo menos para já, em termos de sentimento, é claramente negativo apesar de haver indicações de que os bulls estão a tentar tomar o controlo.
Estamos em cima de níveis "óbvios" de suporte/inversão.
Ninguem ainda imagina o fundo de tudo isto, afirmando bastantes que a crise está para durar.
Penso que o melhor é contiuar fora dos indices por enquanto, a não ser quem tenha coragem e coração para aguentar puts.
Muitos afirmam que está na altura de investir e quem não vendeu até agora que aguente. Pessoalmente penso que o melhor é ter liquidez pois a procissão ainda vai no adro...
Um abraço grande
Clinico
Quem negoceia (longo) no médio/longo prazo entrar agora é tentar apanhar uma guilhotina em queda livre mas há titulos com quedas tão fortes que acredito que começa a ser dificil ficar de fora.
Quem negoceia no curto prazo, tanto pode ir apanhando os ressaltos no lado longo como no lado curto.
Felizmente em termos de volatilidade, os mercados têm sido bons para este tipo de negocio.
Em termos economicos no longo prazo, acredito que este "bear market" esteja para continuar por muitos e bons meses (anos?) mas irão existir fortes ressaltos que irão despertar muito interesse comprador, principalmente com estas quedas brutais que eu já referi em muitas industrias.
um abraço,
arnie