
limpaesgotos Escreveu:Eu já sigo esta newsletter há algum tempo.
O ano passado, referênciando valores e numeros próximos dos actuais, o autor previu a grande queda do USD, a grande correção dos mercados antes dos Jogos olímpicos, o disparo dos preços do crude e do Ouro, e é certo que essas previsãoes teêm-se concretizado.
Olá limpaesgotos,
Tenho alguma dificuldade em não associar este tipo de "acertos nas previsões" a alguma espécie de ciência do oculto. É muito fácil fazer um conjunto de previsões e acertar pelo menos nalgumas (qualquer astrólogo ou cartomante que se preze o faz). Mas mesmo assim, das que indicas, o tempo apenas confirmou o disparo do crude (+100%) e uma valorização acentuada do ouro (+40%). Utilizar o termo disparo aqui é discutível, mas fica à consideração de cada um. Quanto ao resto...
- A grande queda do USD foi até agora de apenas 11%, ou seja, nada de especial. Curiosamente o Euro valorizou mais (+16%) e não terá eventualmente merecido referência semelhante (não li as ditas previsões e portanto não o posso afirmar).
- A grande correcção dos mercados antes dos jogos olímpicos não passa até à data de cerca de 20% o que, sendo significativo, não sei se merecerá o adjectivo e, ainda menos, a ligação que é feita entre uma coisa e outra - ele explicou o porquê dessa correlação?
Não sei se eu próprio não conseguiria fazer melhor...
Por outro lado: Há quanto tempo (penso que mais de um ano) anda ele a insistir no disparo da prata?
Não ponho em causa as capacidades de análise do autor principal da newsletter, mas sim o seu tom um tanto messiânico, cansativamente repetitivo na utilização de palavras "bombásticas" e suspeitamente tendencioso no que toca à prata. Também não apresenta qualquer disclaimer quanto aos seus interesses, e isso é igualmente negativo do meu ponto de vista.
Abraço,
FT