http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=322742
Durão Barroso apoia BCE
"Tenho mais confiança nos bancos centrais do que nos políticos"
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, considera acertada a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de subir a taxa de juro da Zona Euro, sublinhando que no que respeita à inflação tem “mais confiança na posição dos bancos centrais do que nos políticos”.
“Basicamente, no que respeita à inflação, tenho mais confiança na posição dos bancos centrais do que nos políticos”, afirmou o responsável citado pela edição online do “Financial Times”.
“Digo isto com todo o respeito, porque eu próprio sou um político”, mas “disse isto porque os bancos centrais não são movimentados por pressões políticas de curto prazo” e estão numa posição melhor para avaliar a inflação já que “não olham para as pressões de curto prazo de qualquer círculo político mas de médio e longo prazo”.
O BCE anunciou ontem um aumento de juros de 25 pontos para os 4,25%, com o objectivo de tentar controlar a inflação que se encontra nos 4%, quando a meta da autoridade monetária é que ronde os 2%.
“Vamos confiar no BCE no que respeita à política monetária e taxas de juro. Temos de respeitar a independência” da autoridade monetária, acrescentou o responsável.
Durão Barroso adiantou ainda que “seria difícil, face à ameaça da inflação, para o BCE não tomar a decisão de ontem. Esta é a minha opinião pessoal. A inflação é uma ameaça real e pode de facto pôr em perigo não só a economia europeia como mundial”.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=322742
Cumprimentos.