rsacramento Escreveu:@arnie
em primeiro lugar parabéns pela iniciativa!
fui aplicar as tuas ideias a uma uptrend e as entradas parecem-me excelentes
contudo não estou satisfeito com os stops (seguindo cegamente a ideia de o colocar no mínimo do dia anterior ao do sinal de entrada): ou fica muito justo e é-se stopado com qualquer variação mínima no intraday, ou pode ficar exageradamentre afastado, como no caso de 5 de março
qual a tua abordagem para casos destes?
olá rsacramento,
Começando pelo 5 de Março, há algumas coisas que não podes controlar e GAPS é uma dessas coisas. Pelo que vejo no gráfico (qual é o titulo?) em Maio houve também um forte down gap que certamente teria estoirado com possíveis posições longas.
Eu falei que a abertura de posições longas num uptrend deveriam ser tomadas no movimento counter trend mas que teríamos que aguardar por uma reacção positiva nesse mesmo movimento counter trend.
Considera-se uma reacção positiva, neste caso, uma inversão do swing, quando o máximo de hoje é superior ao máximo de ontem. Esta será uma reacção positiva mas que não deverá ser usada para a abertura imediata de posições longas pois como sabemos, vezes sem conta um titulo vai acima do máximo do dia anterior para voltar a inverter de imediato.
Daí eu ter falado que depende de cada um estipular qual o melhor ponto de entrada. Podemos usar algo baseado no ATR, ou até mesmo usando outro indicador standard
Também o volume é muito importante pois este deverá diminuir em cada movimento counter trend em comparação com o anterior swing high, apesar de que, muitas vezes, um titulo tanto sobe com um aumento de volume como com uma diminuição.
Podemos ter outro ponto de reacção positiva no próprio dia do mínimo do movimento counter trend (minimo esse que apenas poderá ser confirmado no dia seguinte) onde este testa valores importantes no que se refere ao anterior swing high e reage positivamente a estes.
Agora falando no teu problema com os stop losses, dias de extrema volatilidade é natural que o "nosso stop loss standard" deixe a nossa posição numa situação arriscada e sendo assim, o melhor poderá ser deixar passar o trade ou reduzir a posição inicial de acordo com o risco que o stop loss nos dá.
Também aqui se pode usar algo baseado no ATR e/ou no up swing anterior, um midpoint (ponto medio), o 1º movimento do dia (existe alguns sistemas que usam os primeiros 30 min, outros os primeiros 60 min), etc...
Resumindo, há que, 1º que tudo, ter a confiança em ler um trend e os swings para depois poder desenvolver um sistema em redor destes.
Compreende que este tipo de análise tem muito de perceber o "real" funcionamento do mercado, ou seja, é imperativo perceber cada barra e os valores que a produziram relativamente aos dias anteriores. Tentar perceber a oferta e a procura nesse movimento e tentar ler correctamente o caminho mais provável que o titulo em questão irá seguir.
Não tenho aqui o livro comigo mas se a memoria não me falha, lê o capítulo 21 do Reminiscences of a stock operator. Penso que é a melhor explicação que eu alguma vez li sobre como se constrói todo um trend e o significado de cada swing. É sobre o negócio com a Imperial Steel.
Aconselho vivamente
este ebook onde o "pai" deste tipo de análise explica o seu metodo.
um abraço,
arnie