Página 1 de 1

Minimizar perdas...Alguem concorda?

MensagemEnviado: 28/6/2008 17:18
por BestBraga
Hedge (Cobertura)

Em finanças, uma cobertura é um investimento que é efectuado especificamente para reduzir ou anular os riscos em outro investimento.

Hedging é uma estratégia destinada a minimizar a exposição a um risco de investimento indesejado, embora permitindo que o lucro de uma empresa ou investimento se verifique.

Tipicamente, um hedger poderia investir em segurança numa empresa ou carteira que acreditaria que está a preços de "justo valor" (por exemplo um empréstimo hipotecário que ele está fazendo uma carteira de acções etc.), e conjugar isso com uma posição curta ( venda ) para garantir a segurança relacionadas com valores mobiliários.
Assim, o hedger é indiferente aos movimentos do mercado como um todo, e só está interessado na execução relativa "sob os preços” em relação à cobertura.

Holbrook fez um trabalho pioneiro na teoria de cobertura , esta estratégia é denominada "especulação na base, onde a base é a diferença entre a cobertura do valor teórico e o seu valor real (ou entre os preços à vista e a prazo).

Alguma forma de risco é inerente a qualquer actividade de investimento.

Alguns desses riscos são consideradas como "naturais" e específicos para empresas, tais como o risco dos preços do petróleo aumentarem ou diminuírem é natural que as empresas de refinação de petróleo e de perfuração procurem o Hedge.

Outras formas de risco , não são procurados, mas não podem ser evitados sem cobertura. Alguém que tem uma loja, por exemplo, pode enfrentar os riscos naturais. O risco da loja ser destruída pelo fogo por exemplo é indesejado, porém, pode ser coberto por um contrato de seguro incêndio.

Nem todas as coberturas são instrumentos financeiros simples: um produtor que exporta para outro país, por exemplo,pode ter risco cambial associado e através do hedge , pode controlar o seu risco.