BES - altos volumes, quedas violentas
16 mensagens
|Página 1 de 1
rsacramento Escreveu:a minha convicção é que a memória tem os seus limites, de modo que, após muitos muitos meses, os investidores já esqueceram determinados valores; mais: até podem ainda lembrar-se, mas pelo meio meteram-se ajustes (aumentos de capital, spin-offs, etc) e portanto por uma ou outra razão, a coisa já não funciona
Ok. Até concordo que haverá situações de evolução das empresas que desactualizem a evolução harmoniosa da sua cotação para efeito de AT e observação de gráficos. Por isso os ajustes, ex-dividendos, spinoffs, aumentos de capital etc.
Mas quanto há memória do mercado eu não concordo. Acho que o mercado tem memória de elefante.
Acho mesmo que o mercado nada esquece. Senão veja-se quantas vezes já ouvimos em 2008 falar do crash de 29? E se os investidores ao fim de meses e meses como dizes acabam por esquecer, têm no histórico e nos gráficos o registo duma memória que nada apaga.
Por outro lado em relação aos indices cuja composição vai sendo alterada regularmente, isso (desactualização das linhas de tendência) também se verifica e que eu saiba nem sequer se fazem ajustes.
Portanto para concluir ou reconhecemos linhas de tendência, suportes e resistencias de longo prazo ou só as devemos acolher e validar se forem de formação recente?
Em que ficamos? Quando analiso um gráfico semanal ou mensal, o que são 24 meses? E se pensar que os ciclos económicos têm extensões sempre superiores a dois anos, então...
Eu não analiso nenhum activo sem olhar para os seus ultimos oito anos no minimo (quando possível, claro).
Abraço
- Registado: 30/3/2008 16:57
a minha convicção é que a memória tem os seus limites, de modo que, após muitos muitos meses, os investidores já esqueceram determinados valores; mais: até podem ainda lembrar-se, mas pelo meio meteram-se ajustes (aumentos de capital, spin-offs, etc) e portanto por uma ou outra razão, a coisa já não funciona
Re: BES - altos volumes, quedas violentas
rsacramento Escreveu:por outro lado, pelas minhas contas o bes já quebrou a LTa de longo prazo há mais de um mês...
Tens razão estava a ver um gráfico semanal para conseguir ter dados até 2000 e o anteontem eram as 3 velas que eu contava e raciocinava erradamente em termos de diário.
Obrigado pela rectificação.
Em relação a linhas de tendência de longo prazo, eu acho que dois anos é relativamente pouco tempo, respeito a opinião abalizada do Ulisses, mas mantenho a minha ideia que provém do que li e estudei anteriormente. No entanto se me indicares um livro ou autor que diga que as linhas de tendência de longo prazo para serem válidas exigem um prazo inferior a dois anos eu serei eventualmente levado a mudar a minha opinião.
Abraço

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
rsacramento Escreveu:quico: pirateaste-me?![]()
é que o teu gráfico tbem aparece no meu post, em vez do meu
Pois! O azar foi eu ter dado o mesmo nome do teu. Já troquei por outro com outro nome. Não sei se resolve. Se calhar é melhor editares o teu post e voltar a pôr lá o gráfico. Desculpa lá, mas não foi de propósito!
Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
O meu ponto de vista: se existem C&H invertidos, o alvo aponta para os 8,50€!
- Anexos
-
- bes_quico.png (23.04 KiB) Visualizado 1257 vezes
Editado pela última vez por Quico em 26/6/2008 16:19, num total de 1 vez.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
dreamkeeper2005 Escreveu:Boa tarde
Hoje o BES está com volumes invulgares, mais de 9 milhoes.
Com um violento trambolhão de mais de 4% no preço.
O forte suporte de longo prazo criado em 2002 e confirmado em 2006 rompeu e derreteu.
A Linha de tendência ascendente de longa duração partiu-se anteontem.
Proximo suporte a 8.40.
Fotografia feia e a preto e branco.
hoje o Ulisses já disse que não acredita em suportes com mais de dois anos
por outro lado, pelas minhas contas o bes já quebrou a LTa de longo prazo há mais de um mês...
- Anexos
-
- bes.png (9.15 KiB) Visualizado 1248 vezes
Editado pela última vez por rsacramento em 26/6/2008 16:22, num total de 1 vez.
dreamkeeper2005 Escreveu:Boa tarde
O forte suporte de longo prazo criado em 2002 e confirmado em 2006 rompeu e derreteu.
Proximo suporte a 8.40.
Atenção que nesses 10 milhões (agora), houve uma passagem de 8 milhões. Como diz o Ulisses, é simplesmente uma passagem.
Abraço.
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.
BES - altos volumes, quedas violentas
Boa tarde
Proximo suporte a 8.40.
Proximo suporte a 8.40.
16 mensagens
|Página 1 de 1