Caros colegas, infelizmente o que se previa há já alguns meses está a verificar-se com os mercados em queda, sem um crash concreto mas sim com crashinhos todos os meses. Decerto que muitos de vós sente uma agonia e desespero pois aquilo que compraram desce 4 dias e sobe apenas em um. Querem desfazer-se com lucro mas o dia em que tiveram essa oportunidade já passou há muito tempo. Compram uma acção a cair 5% e quando pensam que ela sobe no dia seguinte a mesma percentagem eis que ela volta a cair mais 5%.
Tenho amigos meus que investem na bolsa, uns com mais, outros com menos capital. Uns que compram pelo banco e outros que compram pela net, uns inciaram com muito capital e agora fazem contas à vida pois não sabem que fazer para repor o valor inicial enquanto que outros com menos capital ou estão de fora esperando melhores dias (atitude sábia e prudente) ou então continuam crentes aguardando que o mercado lhes dê razão (o mercado tem sempre razão).
Um deles telefona-me com alguma regularidade...e dei-lhe um pequeno conselho que penso estar a resultar com ele devido à situação actual do mercado. Como ele é um comprador compulsivo como decerto muitos de vós, não consegue estar uma semana sem fazer compras. Como sei que é um "jazztelmaniaco", tendo entrado com muitas a 30 centimos e estando ela neste momento a 21 centimos aconselhei-o a fazer o seguinte...
- é comprador compulsivo e nervoso e tem que entrar no mercado pois não gosta de ver o dinheiro parado? ela está a 0,21? Os cofres a 0,22 não estão muito carregados? Então entre a 0,21 e coloque de imediato a vender a 0,22. Páre de colocar uns 4 ou 5 centimos acima pois se é verdade que pode ganhar mais, atendendo a como está o mercado o mais natural é ficar a arder com elas na conta.
Isto serve para todas acções e
para todos que não conseguem estar fora do mercado mesmo com ele em queda: se entrarem em determinada acção coloquem de imediato à venda por um valor muito próximo ao da compra quase ao jeito de scalping.
Pelo menos evitará mais dissabores do que aqueles que estarão a passar!
Abraço!
