Ulisses Pereira Escreveu:Pirronico, eu penso que há aí um dado que falta e que pode justificar essa diferença entre os índices americanos e europeus que é o passado. Muitas vezes, os investidores queixam-se que uma acção está a desvalorizar muito e esquecem-se que isso decorre do facto da acção ter voado, literalmente, no passado.
Por exemplo, o S&P no último "Bull Market" não chegou a 100% de valorização, enquanto o DAX se valorizou cerca de 300%. Naturalmente que isto tem uma enorme influência nas correcções futuras.
Um abraço,
Ulisses
Admito q tenhas razão, Ulisses! Confesso q essa hipótese nem me havia passado pela cabeça... Aliás, o grande mérito deste fórum tv seja mesmo esse: como as opinião são fundamentadas permite comparar pontos de vista distintos e, assim, diminuir as probabilidades de erro.
Tv um dado q poderia ser de enorme importância p esta discussão seria comparar os PER dos índices DAX, CAC, PSI, IBEX com os do S&P e do Dow. Eu não não tenho esses dados, mas se alguém tiver e os quiser partilhar...
Agora um aspecto q eu realmente não concordo nem c o Ulisses, nem c o Dreamweever, nem c a maior parte dos forenses é aquela ideia de q os mercados são totalm/ racionais, "que têm sempre razão", q são objectivos, etc. Mais do q não concordar esta ideia parece-me um neopositivismo perigoso!
Reparem no seguinte ex.: as acções da Sonae SGPS. Qual é o seu real valor? Os 1,20 q cotava há 2 meses ou os 0,80 c q cota agora? Provavelm/ nem um nem outro! Como disse G. Drew "As cotações não representam o q as acções valem, mas o q as pessoas pensam q elas valem.". Eu concordo em absoluto c este ponto de vista!
Acreditar na objectividade dos mercados é como acreditar na da justiça. Não é possível pq são actividades humanas e como tal sujeitas a erros constantes.
PS: Tenho falta de gráficos (sobretudo de longo prazo) tanto de índices como de cotadas. Interessa-me os índices da Euronext e dos EUA. Se alguém me poder fornecer esse tipo de dados agradecia q mos enviassem p o meu mail:
helderjcms@gmail.com. Desde já agradeço a atenção!
Abraço,