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Enviado:
26/6/2008 16:12
por rosario
Tal como disse, só fazendo as contas para esse fim, não esquecer que os fabricantes não compram 1 painel, mas sim milhares, pelo que o custo tende a diminuir.
E também tem-se que ter em conta factores como a reciclagem dos produtos no fim de vida.


Enviado:
26/6/2008 15:47
por Nico
Humm...
Acede
aqui e confere que "1 jogo" de novas baterias ficam por 230Eur e apenas será necessário trocar de baterias de 20.000 em 20.000Km...
Consegues encontrar um preço aproximado para um painel fotovoltaico que consiga rivalizar com a oferta acima?
Abraço
Nico

Enviado:
26/6/2008 14:33
por rosario
Só fazendo contas ao custo de paineis versus o custo das baterias, uma vez que ao ter uma alimentação quase constante as baterias poderiam ser em menor número e até a sua duração aumentar.
Mas a larga escala, não deveria fugir muito ao preço que estão agora no mercado, talvez mais 1% ou 2%.

Enviado:
26/6/2008 14:24
por Nico
rosario:
...tudo bem, mas não nos podemos esquecer que o "painel fotovoltaico" iria encarecer a mota...
Há que tornar o produto apetecível, mas a preços convidativos, concordas?
Nico

Enviado:
26/6/2008 14:08
por rosario
Caro Nico,
As baterias não seriam carregadas do (0) só pelos paineis fotovoltaicos, o que estes iriam fazer era uma carga lenta no tempo em que a moto estivesse parada ao sol.
Se numa utilização citadina casa/trabalho as baterias a 100% de carga dão para 40/50 kms e ficam paradas cerca de 8 horas ao sol, esse tempo de carga poderia reverter em mais uns 5 a 10 kms de autonomia.

Enviado:
26/6/2008 14:02
por Nico
rosario Escreveu:Uma coisa que estes podiam ter era um pequeno painel fotovoltaico* para ir carregando a bateria nos tempos de paragem.
* já há paineis fotovoltaicos flexiveis, até podiam fazer a carnagem desse material.
Permite-me discordar...
Ainda não perdebendo muito disto, mas as motas para carregar precisam de consumir entre 1,4/2Kw de potência... Um painel fotovoltaico capaz de produzir essa potência terá uma área bem superior à da mota...
(Li num panfleto a propósito da MicroGeração de Energia que um painel fotovoltaico para gerar 1,28Kw teria qq coisa como 8 a 9m2 de área...)
Contudo, vejo nos veículos eléctricos grande potencial...
Tenho lido alguma coisa sobre estas motinhas e as baterias é que são o principal factor para o encarecimento das cujas... Actualmente as equivalentes a <50cc têm baterias de chumbo (normalmente) o que lhes confere menor potência conforme a bateria for sendo consumida... (Daí dever carregá-las sempre que possível, mesmo que esteja a meio...)
Ao invés, as que têm baterias de Lithinum (equivalentes a >50cc), mesmo estando no final da carga conferem a mesma potência que quando estava completamente carregada.
Volto a dizer que não sou especialista, mas de acordo com o que tenho lido, estas são as principais diferenças entre preços...
Abraço
Nico

Enviado:
26/6/2008 13:25
por rosario
Não fosse o preço dela em torno dos 8.000€ e diria que era optima.
Mas acredito que daqui a 1/2 dúzia de anos teremos veículos bem interessantes no mercado e a preços competitivos.
Uma coisa que estes podiam ter era um pequeno painel fotovoltaico* para ir carregando a bateria nos tempos de paragem.
* já há paineis fotovoltaicos flexiveis, até podiam fazer a carnagem desse material.

Enviado:
26/6/2008 13:17
por Paionense
Bom dia, rosario
De facto, concordo com as suas afirmações, mas se reparar nas caracreristicas da vectrix, já não têm velocidades tao limitadas nem autonomia também. Uma moto com essas caracteristicas servir-me-ia muito bem, não tendo de carregar todos os dias, ou até podia carregá-la no trabalho.
Velocità massima 100 km/h
Accelerazione 0-80 km/h - 6.8 secondi
0-50 km/h - 3,6 secondi
Autonomia 110 km a 40 km/h
Simulazione di guida in città - 5 ore

Enviado:
26/6/2008 12:28
por - GOE -
Paionense Escreveu:Eu apenas preciso fazer 25km por dia
Eu nesta situação pessoalmente escolheria um smart...
Primeiro porque não gasta assim tanto e até já há modelos hibridos ->
http://www.smart.pt <- ..
Depois porque no inverno com a chuva um tecto dá sempre jeito...


Enviado:
26/6/2008 12:21
por rosario
Paionense Escreveu:Eu apenas preciso fazer 25km por dia, mas a estrada é boa é dá para assapar à vontade.
Caro Paionense,
Nesta sua frase estão duas coisas que não se ajustam por se tratar de um veículo eléctrico, ou seja, os 25 kms diários iriam obrigar a uma carga praticamente todos os dias, o que iria diminuir a capacidade de carga das baterias e levaria a uma viciação das mesmas. Por outro lado, o "assapar" em veículos eléctricos é contra a natureza deles, uma vez que o consumo de energia e a autonomia ficam bastante comprometidos com o "assapar" de cabelos ao vento
Estes veículos são para poupar e como tal, para andar a baixa velocidade (40/50) para não ficar apeado por falta de energia.
Quando surgirem motos eléctricas com maior autonomia aí sim, dará para "assapar" tanto que até irá fazer faísca
Abraço

Enviado:
26/6/2008 12:03
por Paionense
Penso que as bereco são ainda muito limitadas, pois têm uma velocidade máxima na ordem dos 50km/h o que é manifestamente pouco.
A vectrix é altamente apelativa, agora o preço já nem tanto.
Eu apenas preciso fazer 25km por dia, mas a estrada é boa é dá para assapar à vontade. Então de mota, não há filas, bem melhor
Abraço
JP

Enviado:
26/6/2008 10:12
por rosario
É muito idêntica às Bereco, espero que a qualidade seja melhor...

Enviado:
26/6/2008 9:24
por Nico
rosario Escreveu:Caro Nico, esse site não funciona!
Já alterei para o endereço correcto.
...desculpem lá o mau jeito.


Enviado:
26/6/2008 8:49
por rosario
Caro Nico, esse site não funciona!
Também já ponderei a aquisição de uma moto eleéctrica, mas tenho como desvantagem a kilometragem diária e a garagem, se um dia alguma destas variáveis se alterar será uma boa aposta.

Enviado:
26/6/2008 8:33
por Nico
Seguindo a onda das motas electricas, ainda não vi por aqui mencionada uma marca que é concorrente da bereco, a ecoglady.
Site
Tem preços mais convidativos, se bem que estas motinhas vêm todas da China, o que esteticamente tem o seu "atrito"...
De qualquer forma, ando de há umas semanas para cá a ponderar a aquisição de uma, porém descobri que como a minha carta de condução é posterior a 31-03-1998, preciso de ir tirar uma licença de condução para as poder conduzir... Isto, acreditem, resfriou o meu interesse...
Abraço
Nico

Enviado:
26/6/2008 8:26
por rosario
Caro Salvador, eu tenho uma 125 a 4T e já a acho muito pastelona, só em cidade, onde se faz curtos percursos é que não chateia.
Andar com uma moto com um motor pequeno, mas a altos regimes, gasta mais do que se andar com uma superior a baixos regimes, por ex, na minha 125 a andar a essas velocidades gasta menos que 2,5 lt e se tiver paciência para andar a 50/60 gasta mais perto dos 2, mas se andar a 110/120 já vai para 3/2,25.

Enviado:
25/6/2008 23:18
por mfsr1980
Já pensaram a revolução que é o "carro a àgua"?
Algumas cenas do YouTube parecem-me "credíveis".
Espero que não me estejam a enganar.
Um abraço de
Miguel Rodrigues

Enviado:
25/6/2008 22:40
por salvadorveiga
rosario Escreveu:50 cc a 4T é um caracol a andar, mesmo na cidade.
Para esses valores de consumo o preferível é uma 125, que tem outras vantagens em termos de mobilidade.
No entanto, para uma deslocação citadina e económica, se fôr para ir de casa para o trabalho, nada melhor que uma scooter eléctrica, a Vectrix é um pouco cara, mas do mesmo tamanho que uma 50 há a Bereco (
www.bereco.pt)
Para quem tenha que fazer poucos kms diários e tenha garagem com electricidade (e goste de andar de moto), esta será uma solução muito económica.
naop eh assim tao caracol tive duas do mesmo estilo e andavam sempre a 80's 90 km/h... se eh passo de caracol...pa dentro da cidade da mais que sobra...eu morava em cascais e pa periferias, praia grande, e tudo era o q usava...

Enviado:
25/6/2008 22:35
por rosario
50 cc a 4T é um caracol a andar, mesmo na cidade.
Para esses valores de consumo o preferível é uma 125, que tem outras vantagens em termos de mobilidade.
No entanto, para uma deslocação citadina e económica, se fôr para ir de casa para o trabalho, nada melhor que uma scooter eléctrica, a Vectrix é um pouco cara, mas do mesmo tamanho que uma 50 há a Bereco (
www.bereco.pt)
Para quem tenha que fazer poucos kms diários e tenha garagem com electricidade (e goste de andar de moto), esta será uma solução muito económica.

Enviado:
25/6/2008 22:19
por salvadorveiga
Paionense Escreveu:salvadorveiga Escreveu:E dai... eu por exemplo tou a pensar comprar uma Yamaha Z qq coisa... é uma que gasta 1,6 L de gasolina aos 100 ... é igual a uma scooter e eh bem engraçada porque lhe deixaram so' a armaçao de modo a perder peso... costumam ser amarelas...e preço de 1000 e tal euros... vou mais rapido pa uma dessas que uma electrica que caso nao tem força e pouca autonomia...
1,6l/100km?
Isso é muito bom, onde viste essa moto?
Obviamente, que os veiculos a que me refiro apenas fazem sentido para já num contexto citadino. E estamos a falar de uma realidade para se aplicar em POrtugal
Abraço
JP
Peço desculpa é um pouco mais afinal exagerei...2,5 litros aos 100:
Honda Zoomer 50
Consumo: 2,5 litros/100km
Preço nova: cerca de 1900€
A Honda despiu completamente a Zoomer para poupar na gasolina e no ambiente. Graças a isso, esta máquina pesa 84 quilos, permitindo que consuma menos de 3 litros por cada centena de quilómetros. Se percorrer 6 quilómetros por dia, basta encher o depósito com 7 euros de gasolina por mês.


Enviado:
25/6/2008 19:47
por rosario
As motas eléctricas começam a ser comercializadas, mas somente para uma utilização urbana e para quem tenha garagem com electricidade, pois para quem não reuna estas condições torna-se mais complicado poder usufruir das suas qualidades.

Enviado:
25/6/2008 17:13
por crusas
Deveras interessante mas mais ainda para quem apenas utiliza o motociclo em cidade. E quando chove, como é? Será que se fundem os fusíveis? Ou fica guardada na garagem como já agora fica a maior parte delas?
Minha rica VFR, que não a troco por nada, mesmo a beber os seus 8 a 12 Lt/100km

Sabe tão bem ir ali almoçar a Badajoz ou tomar um copo a Jerez...nesta coisa nem pró mes que vem lá chegava...
BN!

Enviado:
25/6/2008 17:08
por mibusiness

Enviado:
25/6/2008 15:56
por Paionense
salvadorveiga Escreveu:E dai... eu por exemplo tou a pensar comprar uma Yamaha Z qq coisa... é uma que gasta 1,6 L de gasolina aos 100 ... é igual a uma scooter e eh bem engraçada porque lhe deixaram so' a armaçao de modo a perder peso... costumam ser amarelas...e preço de 1000 e tal euros... vou mais rapido pa uma dessas que uma electrica que caso nao tem força e pouca autonomia...
1,6l/100km?
Isso é muito bom, onde viste essa moto?
Obviamente, que os veiculos a que me refiro apenas fazem sentido para já num contexto citadino. E estamos a falar de uma realidade para se aplicar em POrtugal
Abraço
JP
Re: Off-Topic : Moto electrica

Enviado:
25/6/2008 15:54
por Titleist
Paionense Escreveu:Bom dia!
...
Um outra opção, mais conhecida é a Vectrix (
www.vectrix.com)
...
estive a ver

... é uma scooter tal e qual as scooter's que por aqui andam a gasolina ... 65mph velocidade máxima
custos de manutenção muito baixos
9 mil e tal dolares ... cerca de 6.000 euros
parece-me interessante
