
Sou da opinião que a TAP é um elefante branco que precisa de uma profunda reforma; senão o fizer morrerá.
Para vôos dentro da europa, os preços practicados pela TAP estão muito acima da concorrência - já sem falar das low-cost..
Para os passageiros de voos de curta distância o importante é preço e pontualidade. A TAP pontua pessimamente neste dois pontos. Falo com autoridade porque faço mais de 80 voos por ano. O que mantém a empresa são as muito rentáveis rotas africanas.
A banalização da utilização do avião vai forçar todas as companhias a optimizar os custos, até porque uma vez dentro do avião é tudo mais ou menos igual. As grandes companhias europeias já o fizeram: BA, IBERIA, KLM, etc..
O problema da TAP está longe de ser apenas o preço do combustível. Tem que ver com a progressiva perda de margens nas rotas mais competitivas, e de continuar a ter uma estrutura de custos que não é compatível com os tempos actuais.
A TAP tem outra bota difícil de descalçar que são os inexplicavelmente chorudos ordenados do pessoal de voo.. (os pilotos ganham mais que alguns administradores de empresas..) enfim, condutores e empregadas de mesa de luxo..
Este ano deve estar a ser particularmente desastroso para a companhia, por isso esta história dos aumentos dos combustíveis até é conveniente para reestruturar a companhia. Se estivesse em bolsa isto seria um "major" afundanço!
Para vôos dentro da europa, os preços practicados pela TAP estão muito acima da concorrência - já sem falar das low-cost..
Para os passageiros de voos de curta distância o importante é preço e pontualidade. A TAP pontua pessimamente neste dois pontos. Falo com autoridade porque faço mais de 80 voos por ano. O que mantém a empresa são as muito rentáveis rotas africanas.
A banalização da utilização do avião vai forçar todas as companhias a optimizar os custos, até porque uma vez dentro do avião é tudo mais ou menos igual. As grandes companhias europeias já o fizeram: BA, IBERIA, KLM, etc..
O problema da TAP está longe de ser apenas o preço do combustível. Tem que ver com a progressiva perda de margens nas rotas mais competitivas, e de continuar a ter uma estrutura de custos que não é compatível com os tempos actuais.
A TAP tem outra bota difícil de descalçar que são os inexplicavelmente chorudos ordenados do pessoal de voo.. (os pilotos ganham mais que alguns administradores de empresas..) enfim, condutores e empregadas de mesa de luxo..
Este ano deve estar a ser particularmente desastroso para a companhia, por isso esta história dos aumentos dos combustíveis até é conveniente para reestruturar a companhia. Se estivesse em bolsa isto seria um "major" afundanço!