tranquilidade Escreveu:Tenho assistido não só neste fórum como em outros fóruns, muitas pessoas a inventarem mil e uma desculpa para o que se passa na nossa bolsa. Quem investe na bolsa, tem que ter a consciência do que é realmente este mercado. Eu fui um daqueles que em plena euforia da bolha especulativa das novas tecnologias em 2000, perdi dezenas de milhares de euros. E perdi por gulosice, por inexperiência, por ir atrás de preços-alvo e por fim por medo. Como exemplo, dou o caso da EDP que tinha a 3,01 e vendi a 1,67. Vejam o valor que esta mesma acção atingiu em 2007, e então compreenderão melhor a minha relação com o mercado no presente.Diz-me a experiência que só se deve vir para este mercado, quem realmente não precisar de cash no médio e longo prazo. Investir em acções de sectores de economia em expansão e com um per baixo.Mesmo que estas desçam será sempre uma boa oportunidade para investir.Depois é ter calma e dormir as noites bem dormidas.A rentabilidade a médio/longo prazo será sempre bastante atractiva. Porque será que as bolsas descem? É o mercado, dirão alguns. E o mercado somos todos nós, composto por medricas, gulosos, pacientes, espertos, atentos, desatentos,especuladores, etc. Pessoas que vêm para este mercado convictos de que são mais espertos do que os outros, e ávidos de lucro fácil. Pessoas que investem dinheiro, mas que não têm a capacidade financeira para suportar um volte face da economia e dos mercados. Pessoas que investem em empresas de alto risco na ganância de enriquecerem fácilmente, e que não tem perfil para suportar esse risco. Inexperientes que vão na teoria do rebanho, atrás de preços-alvos, etc (em 2001 preço-alvo da PTM - 140 € !!!!!!!!!!!). Não quer dizer que ás vezes não se possa tentar uma loucura...mas sempre em doses muito baixas e tendo bem a percepção do risco que se corre.
Se soubermos debruçar sobres as catástrofes, estas trazem sempre algo de positivo para o futuro.
BN
Concordo com grande parte da mensagem e parece-me um relato importante... ainda assim não concordo com o que coloquei a negrito! Compraste EDP a 3.01 em 2000, mas só em 2006 é que voltarias a não estar a perder e só no final de 2007, se vendesses no pico da cotação (como sabes isso é muito difícil) conseguirias uma rentabilidade de cerca de 30%... em 7 anos terás uma rentabilidade anualizada inferior a um depósito a prazo!
Alguém aqui tem, neste momento, investimentos na bolsa que esteja disposto a esperar até 2014 para ter 30% de lucro?! duvido
Mas ainda há algo pior, compraste EDP mas eu arranjo-te muitos títulos que, quem comprou em 2000, nunca mais recuperou sequer o capital investido: PTM, Impresa, Sonaecom, Lisgráfica, Novabase, Pararede, BCP (neste quem investiu ainda mais capital nos "n" AC que o banco fez e vendeu no pico do ano passado conseguiu não perder) Inapa, Reditus... muitas das que não estão nesta lista, ou ainda não estavam cotadas nessa altura, ou dariam rentabilidades muito baixas, poucas teriam um retorno minimamente aceitável!
Por isso, investir a longo prazo, tem muito que se lhe diga e está longe de ser
comprar e esperar... No meu blogue tenho um artigo sobre o que penso ser necessário para investir a longo prazo
http://sobe-e-desce.blogspot.com/2008/0 ... prazo.html
Bom fim-de-semana
artista