Cem,
Permita-me o Caríssimo que estilhace o seu artigo com os meus bitaites
- O Crude vai subindo demasiado "esticado", contrariando os verdadeiros fundamentais do mercado. Com as descobertas fabulosas no off-shore brasileiro, com quantidades estimadas para umas boas dezenas de anos que dariam para toda a produção mundial, não se pode falar sequer em esgotamento dos recursos do planeta enquanto outros meios alternativos não forem desenvolvidos (ex: nuclear, biocombustíveis).
Começo por discordar um bocadinho... parece-me que o problema não está nas reservas por explorar, mas sim na capacidade de extracção, ou seja, efectivamente podem existir reservas para mais umas dezenas de anos mas o aumento do consumo não está a ser acompanhado com aumento da capacidade de produção.
- Algumas casas financeiras anunciam os 150 USD por barril dentro de um mês e até já se fala nos 200 USD em 2009!
Ai os price targets...
Tu como ATzinho não vais muito nessa pois não?, sabes bem o que eles querem...
- Energias alternativas credíveis a curto prazo e em quantidades significativas são ainda uma miragem.
Sim, no entanto tendem a evoluir a uma velocidade directamente proporcional ao preço do Oil.
Mas ainda uma miragem, sem dúvida.
Confesso que nem faço ideia que quantas centenas de Nucleares seriam necessárias para substituir a geração a Oil (aqui falas de alternativas ao Oil certo?)
- A Análise Técnica a médio prazo ainda não deu ordem de venda.
Dúvida: a AT consegue ver uma bolha?
- Os países desenvolvidos (ex: Portugal, Espanha, França) e os em vias de desenvolvimento (ex: Índia) estão em estado de verdadeira histeria. Dá a sensação de que se isto sobe aos cento e quarenta e qualquer coisa pode rebentar uma verdadeira rebelião contra o poder instituído por regalias dadas a uns sectores e outros ficarem a ver navios...
Sim, sim... something BIG can happen...
- Fala-se em pressões contínuas e insistentes dos States para intervenções urgentes dos seus maiores aliados neste panorama (Arábia Saudita e Emiratos) através de discursos contra a especulação desenfreada, acalmia dos mercados e apelos lancinantes a aumentos de produção para induzir descidas no preço.
Hum... então há quem ganhe com isto tudo... e bem...
- Idem para pressões sobre o BCE para não produzir declarações que façam subir o Euro contra o Dollar, arrastando com isso o preço do Crude mais para cima.
Aqui vejo a coisa de outra forma, vejo o USD a descer em relação a todas as moedas e não o EUR a subir em relação ao USD.
Tanto que já se falou (mais) em negociar o Oil em EUR (era lindo!).
- Rumores são mais que muitos, todos no sentido de procurar arranjar formas de arrastar os preços para baixo. Um dos mais curiosos chegava mesmo a falar numa intervenção maciça dos Bancos Centrais dos principais países desenvolvidos para, através de institucionais, comprar doses maciças de posições curtas especulativas sobre o Oil nos mercados de derivados de futuros, atacando em simultâneo as poderosas fortunas que vão fazendo enriquecer governos não propriamente muito bem vistos: Irão, Venezuela, Angola,…
Pois... há mesmo muitos especuladores insensíveis por aí

no entanto esta medida (que ainda não tinha ouvido falar) cheira-me a espiral de problemas, uma injecção de curtos a um nível massivo parece-me no mínimo arriscado podendo fugir completamente ao controlo.
Seria muuuuito mais eficaz uma medida anti-liberal, ao abrigo de um Global Act, a limitar a entrada de grandes financeiras no mercado.
Tenho a nítida sensação que seria o POP! da bolha.
- Finalmente os utilizadores de veículos começam de forma gradual a reduzir de forma sensível a utilização das suas viaturas apenas para o essencial: casa-trabalho-casa ou mesmo a usar cada vez mais os transportes públicos. Se a lei da oferta e procura funcionarem dificilmente se poderá dizer que a alta do Petróleo possa continuar impunemente a curto / médio prazo, apesar da onda de especuladores não parecer ter atingido o seu termo.
Concordo e muito... o desperdício energético deve-se essencialmente ao baixo pereço do Oil.
Se é caro, não se vai desperdiçar...
Embora os barbeiros e taxistas comecem a falar em comprar uns fundos sobre Petróleo, sinal para sair, parece termos chegado a um ponto de saturação que começa a pesar na carteira de todos os cidadãos.
Não Cem... eu não sou barbeiro nem taxista.
Mas sou um excelente contra-indicador, adoro surfar a bolha! LOL
Perante todos estes cenários entrar agora a comprar Petróleo não me parece que seja a alternativa mais simpática, mesmo sendo eu considerado um especulador insensível!
Para mim o Petróleo já era, não volto a entrar a comprar nos meses mais próximos e ficarei de fora a assistir ao filme do que se vai passar…
Por falar nisso... acho que a próxima semana vai ser a última em que estou dentro, vai sair qualquer coisa da reunião da OPEP. Ou não.
Bons negócios e muita cautela.
Cem
És um amigão!
Começo por dizer que não sei sinceramente onde o preço do Petróleo vai parar.
Consultando o sentimento generalizado sente-se no entanto no ar que algo de importante está para acontecer.
Concluindo:
Pois é, não sabes para onde vai parar o preço do Oil (também se soubesses não dizias malandro) mas estás a magicar um POP! não estás?
Resumindo:
Um grande OBRIGADO por este excelente artigo (mais um) e pela tua visão sobre a coisa.
Cá estaremos para ver a evolução e o desenrolar da História à nossa frente.
E desculpa qualquer coisinha.
Um Abraço
PS: Obrigado também aos outros intervenientes pelos interessantes pontos de vista, a conversa fez-me lembrar o Almoço, estava ali à mesa convosco... tal qual.
Abraços e beijocas
