Caldeirão da Bolsa

A moeda europeia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

A moeda europeia

por charles » 12/6/2008 13:48

Presidente da República Checa considera que o "euro não é um grande sucesso"
(12-06-2008 - 13:06)


O euro "não é um grande sucesso" e não irá permitir aos países que partilham a divisa única europeia resistir à escalada da concorrência global e ao aumento da procura por matérias-primas e alimentos, na opinião de Vaclav Klaus, presidente da República Checa.

Esta perspectiva é defendida por Klaus, numa entrevista concedida ao "Financial Times". O presidente da República Checa acrescenta há cada vez menos razões para os estados-membros celebrarem o décimo aniversário da moeda, dado o baixo nível de crescimento económico da região e as diferenças de preços e de ritmos de crescimento de cada um dos países.

Para além da moeda, o euro, Vaclav Klaus identifica ainda outros aspectos que justificam o crescimento inferior dos 15 estados-membros, face aos 27 países que formam a União Europeia e aos EUA. O principal é a relutância para avançar com "a liberalização e as reformas pró-mercados", defende Klaus.


Big.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

Quem está ligado: