Caro jotabile
Não posso deixar de responder a sua questão
“: deve saber que o JFkennedy esteve em Berlim e proclamou:- Ich ben eine a berliner!”
Aqui esta a resposta:
De todos os cantos do mundo, foram mobilizados aviões norte-americanos em direção à Alemanha.
Os dois milhões de berlinenses ocidentais necessitavam de 13 mil toneladas de alimentos e combustível por dia. Os britânicos começaram a participar desta ponte aérea no terceiro dia. No início da operação, a 26 de junho de 1948, foram transportadas apenas 500 toneladas, o que levou os soviéticos a não a entenderem como ameaça e não a levaram muito a sério.
Ao final da ponte aérea, em 1949, um total de 280 aeronaves chegava a transportar diariamente 15 mil toneladas de produtos. Era avião partindo a cada minuto. Em certos momentos, havia até cinco grupos de 12 a 15 aviões voando uns sobre os outros num dos corredores aéreos. A logística tinha que funcionar perfeitamente. Começaram aí os primeiros controles de tráfego aéreo. Nos quase 300 mil vôos da operação, aconteceram relativamente poucos acidentes: 126, com 76 mortos.
Berlim não parou, a cidade não se curvou ao bloqueio. A produção da indústria era levada pelos aviões, que traziam os objetos de consumo de fora. Dois empreendimentos sensacionais da ponte aérea a Berlim Ocidental foram o fornecimento de 1500 toneladas de material para a construção do aeroporto de Tegel e o envio de milhares de pinheiros para as tradicionais árvores de Natal, naquele dezembro de 1949.
Chocolate em pára-quedas feitos de lenços
Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Ex-piloto da missão Rosinenbomber, Gail Halvorsen, no fechamento da base aérea dos EUA em Frankfurt, em outubro e 2005 Alguns pilotos criaram a Operação Papai Noel, em que os alemães ocidentais enviavam caixas de presentes a amigos e parentes em Berlim Ocidental. Um gesto muito especial foi iniciado pelo piloto norte-americano Gail Halvorsen, que as crianças apelidaram carinhosamente de "Rosinenbomber" (bombardeiro de passas). Ele jogava barras de chocolate em pára-quedas em miniatura feitos com lenços. Quando seu superior tomou conhecimento da operação, resolveu ampliá-la.
Toda a Força Aérea e a população norte-americana começaram a juntar chocolates e gomas de mascar em pequenos pára-quedas de papel, arremessados às crianças pouco antes da aterrissagem no aeroporto. O alemão Hans-Peter Fahrun lembra da alegria que sentiu quando conseguiu apanhar um dos pacotinhos, em 1949, enquanto brincava com amigos num campo de futebol.
Kenneth Slaker, um dos pilotos que participaram da operação, confessa que, em certos momentos, sentia-se um anjo: "Eu respeitava os alemães por eles terem sobrevivido à guerra. Naquele momento, eram nossos amigos e ajudá-los foi a principal tarefa da minha vida."
Ursula Alker ajudava a abrir e distribuir os pacotes de mantimentos no aeroporto de Berlim-Gatow: "Cerca de seis aviões eram desembarcados ao mesmo tempo. Havia duas pistas em uso e uma terceira estava sendo construída. Nunca esquecerei do cheiro das cenouras e batatas desidratadas."
(
jotabilo Escreveu:Caro Trial
O que foi ou o que significa para si. o muro de Berlim?
Também é dos que pensa que ele foi construído para separar a União Soviética, da europa Ocidental...também aceitou essa propaganda.
Uns dias antes do início da sua construção deve saber que o JFkennedy esteve em Berlim e proclamou:- Ich ben eine a berliner!!! porque teria de ser um presidende dos USA a proclamar estas palavras?....
Sabe porque se deu a segunda guerra mundial?....pois foi precisamente pelo mesmo motivo... impedir por parte da potência marítima o prolongamento da europa terrestre para leste... o pacto secreto feito pelo Ribentrop com Staline para a divisão da Polónia levou a potencia marítima a fazer desencadear a guerra...devemos convir que então a potência marítima era representada pela Inglaterra...no fim da guerra essa eminência era representada pelos USA...como sabe.
Ora , o muro de Berlim nada mais é do que um muro impeditivo da receada aliança da eurásia...coisa que deixava diminuida a potência marítima.
Já afirmei ao Caro Atomez de que não sou adepto do regime comunista que sempre julguei muito próximo de um estado absoluto como sejam o nacinal-socialismo, o fascismo...ou o corporativismo.
Eu não sigo essa lógica propagandistica...do comunismo versus capitalismo...isso foi chão que deu uvas...prefiro seguir o pensamento geopolítico desde há muito delineado numa linha de evolução com uma racionalidade coerente e fundamentada em factos reais e permanentes.
O muro de Berlim foi construido pelo bloco leste....em reflexo de atitudes liberais da potência marítima que saiu vencedora da segunda guerra mundial...um liberalismo nascido nas ilhas da Grã-Bretanha e revindo do colonialismo isolacionista dos USA.
Não sou portanto de um lado nem do outro...tento analisar...tendo idealizar os modelos geopolíticos em confronto...as geoestratégias adoptadas para os concretizarem.....as propagandas que cada um destes dois ocidentes idealizam e aplicam para domar a opinião publica a favor desses desideratos geopolíticos.
Claro que o Caro como está embuído dessa propaganda, só pode argumentar, colocando-me um sêlo na testa....se eu não sou adepto do liberalismo, só posso ser comunista.....sabe, isto é próprio dos crentes ...mas olhe que eu digo isto com pena....gostava de interlocutar com pessoa mais despidas desses antolhos.
cumps
PS...Não se afadigue a apoiar o Atomez para arranjar quorom e assim fazer-me acreditar em propaganda diversa. Esse procedimento não é o melhor e a mim já me não convence.