
CyberB Escreveu:A formação é, para mim, o principal factor do baixo/médio desenvolvimento de Portugal. Aí podemos culpabilizar os respectivos governos, por sucessíveis políticas de baixo incentivo á formação, principalmente formação superior ou altamente qualificada. Passam por aí, no meu entender, os maiores problemas de Portugal.
Os bem formados nacionais andam agora metidos em esquemas de ponzi que até um analfabeto, que não tenha "mais olhos que barriga", percebe ser uma vigarice. A formação é um dos entraves, mas não é tão grande como se pensa.
CyberB Escreveu:...mas, tenho perfeita noção que há outras tantas que deram passos maiores que as pernas.
Estamos de acordo
CyberB Escreveu:Outra coisa que gostava de comentar é a crise que assola o sector textil do cávado e ave. Foi um sector muito rentável, pena que os empresários não tivessem alargado as suas zonas de intervenção, difersificando os seus investimentos por outros sectores. Com a concorrência da Ásia e também de alguns países Africanos perdemos muito mercado. Esse acontecimento estava previsto há alguns anos, pena que não se tenham tomado medidas atempadamente.
Para falar do sector textil, teríamos de alargar muito o debate. O sector já sofreu muitas "limpezas", a primeira delas em 1993. Neste momento o único problema da textil é o custo. Se as próprias marcas de luxo não querem pagar pela qualidade e inovação dos texteis.... preferindo comprar em países como o Vietname ou o Bangladesh ou Tunísia, já para não falar na China, o que poderá a industria textil fazer? Nada.