Página 1 de 1
CFDs

Enviado:
15/6/2008 17:59
por Pirronico
Obg pela explicação! De facto, tenho utilizado os CFDs, nos últimos meses, p apostar nas descidas dos títulos, mas a verdade é q tinha dificuldade em compreender qual o interesse dos bancos ou das correctoras neste tipo de produto.

Enviado:
14/6/2008 21:07
por Barra
Concordo com a fraca publicidade dos futuros pelos bancos portugueses e com as elevadas comissões.
A fraquíssima liquidez dos contratos sobre o PSI e de acções portuguesas não contribui para o aumento dos negócios.
Outrá grande lacuna é a impossibilidade de colocação de stops e trailing stops sobre indices (excepto DAX) e acções, entre outros subjacentes.

Enviado:
14/6/2008 20:06
por Ulisses Pereira
Pirronico, não tem a ver com isso. Aliás, a corretora tem todo o interesse em que os investidores ganhem para continuarem a ser clientes.
Para a corretora (tirando aquele pormenor que referi no parágrafo anterior) é indiferente o rumo do mercado. Quando abres uma posição curta sobre um CFD, o que é que acontece. Vendes esse CFD à corretora que te compra. O que é que faz - automaticamente- a corretora? Ao mesmo tempo que te compra esse CFD vai vender acções (ou futuros) no mercado á vista, ganhando esse pequeno diferencial e ficando com o risco totalmente coberto.
O problema é que, muitas vezes, a corretora não tem acções suficientes em carteira para as poder vender, pelo que não pode disponibilizar as posições curtas sobre esses CFD`s.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
14/6/2008 17:44
por fiódor
Tens o quadro acima no qual podes ver os títulos em que podes vender a descoberto, a Brisa não é um deles, apesar de ainda há pouco tempo ser...
Cumps
CFDs

Enviado:
14/6/2008 17:10
por Pirronico
Eu tenho conta na DIF e tenho negociado posições curtas (em CFDs) na Portugal Telecom. Não sei se há uma quantidade limite de CFSs p "shortar" na PT, mas tenho a certeza q se pode vender + de 4000.
De resto tenho tentado entrar curto na Brisa, BCP, BPI, CMP e a plataforma não permite...
Não estou totalm/ certo do q vou dizer, mas suspeito q o facto de a maior parte dos títulos não permitirem assumir posições curtas pode indiciar q os bancos consideram haver uma clara tendência de queda nesses mesmos títulos!...

Enviado:
11/6/2008 14:45
por smallfield
Concordo plenamente, os CFd`s tiveram sucesso, porque quem quis distribui-los empenhou-se com qualidade em fazê-lo, normal que captem investidores, acho que teve e têm mais culpa o Euronext localmente, é inevitável que tenham de mudar, sobe pena de continuarem a ter um mercado "coxo". Em relação ás cotações, tens toda a razão , embora no caso da LIFFE, se for para negociação ( uma corretora on line, entende-se que seja) o real time é gratuito.
O importante é que os vários tipos de instrumentos estejam acessiveis aos investidores, assim seria muito mais fácil que a questão inicialmente posta nem se pusesse.

Enviado:
11/6/2008 14:21
por Ulisses Pereira
smallfield, concordo plenamente contigo. Há, no entanto, um aspecto que gostaria de acrescentar. Para se atrair investidores é essencial que se consiga publicitar os produtos e, sobretudo, que eles tenham fácil acesso às cotações.
Uma das coisas que, ao longo dos anos, sempre fui muito crítico, é com o preço cobrado pelas Bolsas para que, por exemplo, um site queira facultar aos seus utilizadores o acesso em tempo real às cotações. Acho que isso devia ser algo gratuito porque só assim permite um fácil acesso dos investidores às cotações. Bem sei que não é prática comum na maior parte dos mercados mundiais, mas acho que seria essencial.
E pergunto eu: Porque é que os CFD`s tiveram a brutal explosão que tiveram e os futuros não? Porque algumas passaram a disponibilizar esse produto, permitindo um acesso imediato às cotações, criando uma grande facilidade para o investidor.
Quantas corretoras disponibilizam a cotação dos futuros portugueses em tempo real?
Muitos justificam o elevado número de investidores a negociar CFD`s em relação aos futuros, pelo facto de ser mais fácil. Discordo. A mecânica é semelhante e facilmente aprenderiam como negociar futuros. Mas a forma como foram promovidos e facilitado o acesso aos CFD`s é que me parece criaram essa diferença.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
11/6/2008 14:00
por smallfield
Há aqui um equivoco, existe um Mercado de Futuros Português, onde se pode transacionar o PSI 20 e as maiores 12 empresas nacionais, com um Market Maker activo praticando spreads agressivos durante todo o dia. Infelizmente, nunca foi muito acompanhada, mas nunca vamos ter um Mercado á vista evoluído sem um razoavel Mercado de Derivados Nacional. Basta ver que das 200 maiores market caps da zona euro só 10 empresas não têm contratos de opções com open interest e volumes diários brutal, as tugas.
Isto, obviamente torna o mercado nacional bem mais frágil e menos líquido e do ponto de vista internacional muitas vezes um pouco incompreensível.
A questão da liquidez a meu ver têm de ser encarada de outra maneira, a liquidez também se cria, não é um fenómeno espontâneo e no caso dos derivados é aconselhável não olhar tanto aos volumes e mais à qualidade, consistência do trabalho dos Market Makers, seja ao nível de preços, seja ao nível das quantidades disponíveis. O mercado de derivados nacional é muito fraco sobre qualquer prisma, mas a realidade é que está a melhorar e está a viver nos últimos tempos um dos seus melhores momentos. Têm preços, quantidades e Market Maker durante toda a sessão. Mas, em última análise a sua fraca qualidade torna o Mercado á Vista cada vez mais uma opção de segunda linha, com uma liquidez e uma gama de soluções dadas ao investidor ( particular e institucional) claramente insatisfatória num contexto europeu e mundial.

Enviado:
11/6/2008 12:24
por Ulisses Pereira
Fiodor, o problema é que não pode haver um bom mercado de futuros sem um mercado à vista suficientemente líquido. E, em Portugal, tirando 3 ou 4 acções, a liquidez é demasiado escassa para que se possa assegurar um mercado de futuros eficiente, já que os arbitragistas têm pouco espaço para actuar.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
11/6/2008 12:15
por fiódor
O problema dos futuros é a falta de liquidez, mas seria mt bom se houvesse um bom mercado de futuros na bolsa portuguesa.
Cumps

Enviado:
11/6/2008 12:07
por pesconde
smallfield Escreveu:Big têm Single Stock Futures Nacionais, que servem perfeitamente o que pretendes
vou ver obrigado

Enviado:
11/6/2008 11:49
por smallfield
Big têm Single Stock Futures Nacionais, que servem perfeitamente o que pretendes

Enviado:
11/6/2008 11:47
por pesconde
fiódor Escreveu:Não, o Big não tem.
Cfd's só mesmo em plataformas da Saxo.
Cumps
obrigado fiódor
é que estou com "alguns problemas" na instalação da plantaforma do best no pc ( faltam-me previlégios de adm)
tenho de uma arranjar alternativa


Enviado:
11/6/2008 11:09
por fiódor
Não, o Big não tem.
Cfd's só mesmo em plataformas da Saxo.
Cumps

Enviado:
11/6/2008 11:03
por pesconde
o banco big tem cfd´s?
obrigado

Enviado:
11/6/2008 10:37
por smallfield
Bem no Mercado de Futuros Nacional, continua a ser possível, com preços melhores (bid/ask)e margens normalmente mais baixas, em média cerca de 10%.
No entanto, a verdade é que é muito dificil em Portugal dar a compra em Derivados ( Futuros, CFDs, OTCs) pois normalmente os Market Makers tentam fazer a operação inversa no Cash. Vender acções neste caso e para isso é preciso ter um mercado de empréstimos muito desenvolvido e instrumentos listados com open interest mais elevado ( Opções, Futuros do PSI, etc)

Enviado:
11/6/2008 9:52
por ruiflavius
Eu tenho conta na Orey, onde a tabela que mostras é igual à que eles têm, pelo que suponho que quem manda é a saxo, sendo que os que a cedem em portugal nada dizem.
Cfd's Mercado Português

Enviado:
11/6/2008 9:26
por fiódor
Os Cfd's são um bom instrumento de negociação principalmente pq nos permitem shortar o mercado, mas para isso é preciso que os fornecedores dos Cfd's nos permitam...
De há uns tempos para cá têm vindo a diminuir o Nº de títulos em que é permitida a venda a descoberto, principalmente no nosso querido Psi.
Refiro-me concretamente ao Best Trading Pro, por isso pergunto aos utilizadores de outras plataformas (Orey, Carregosa, Dif) se se passa o mesmo.
Todas elas trabalham pelo Saxo Bank, mas quem é que define as permissões de negociação? O Saxo ou os nossos fornecedores?
Quando fazem publicidade, a principal "arma" deles para cativar os cliegntes é precisamente o poder investir dos 2 lados do mercado, depois retiram grande parte dessa possibilidade...
Em baixo deixo o quadro com os títulos em que é permitido shortar no nosso mercado...
Cumps
Edit: Tamanho da imagem