Caldeirão da Bolsa

Conclusão do estudo da Autoridade da Concorrência

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 7/6/2008 0:29

Não sei, Charles. Em principio os calculos tb são feitos em função de preços médios de compra. Como é óbvio, o que é importante é que o preço da gasolina acompanhe correctamente quer a evolução do crude quer os preços nos outros mercados.

O resto, como já aqui disse uma vez, é peanuts. E não é disso que as pessoas reclamam (normalmente é isso que acabam por ficar a discutir depois de eu mostrar que realmente a gasolina tem evoluido de uma forma correcta).

Agora "peanuts" eu não vou ficar a discutir...

Nem vou sequer discutir se a GALP está a ganhar mais ou menos agora com o crude mais alto. Para mim é mais ou menos óbvio que está e isso não está em discussão, nem acho que deva estar porque em qualquer área de negócio a margem de lucro tende sempre a aumentar quando o produto com que se trabalha tb aumenta (e faz sentido, porque há riscos acrescidos, nomeadamente com stocks e etc).

Agora, se a GALP acompanha ao mílimetro a evolução ou não, para mim não faz sentido nenhum estar a discutir isso. Entendo que as pessoas o queiram discutir, mas só o fazem porque incomoda o preço dos combustíveis altos...

A gasolina antes dos impostos, em média, vende-se mais barata em Portugal do que em Espanha.

Não há abuso, não há cabala e há as razões mais do que suficientes para defender a GALP neste assunto. Porque efectivamente não está a abusar dos portugueses!

A questão é esta, agora o resto nem vou perder tempo com esse debate porque para mim não faz sentido. Tu controlas todos os produtos dessa forma? Aliás, alguma vez controlaste dessa forma o preço dos combustíveis antes desta fase de subida?

E quando digo tu, digo a generalidade. Há por aí muita coisa em que há abuso e as pessoas só falam de uma em que até nem há abuso...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por charles » 7/6/2008 0:20

Marco, qual é tua previsão, para o seguinte:

-os preços nas bombas estão a reflectir o máximo anterior de 136dls=1,494 s/c 95
-houve uma descida de alguns dias em que o crude desceu até aos 122dls e a gasolina mantem-se por estes dias em 1,494

achas que estes 122dls irão ser reflectidos nas bombas daqui a uns dias, seguindo uma lógica de mercado de subida e descida reflectida de forma real, ou com esta nova subida de hoje e novos máximos, irá pelo contrário subir ainda mais, ignorando assim os 122 dls, continuando assim um ciclo só de subidas.

Cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por MarcoAntonio » 6/6/2008 0:43

Já coloquei este gráfico umas 4 vezes mas desta vez vou coloca-lo com uma ajuda visual extra, dado que as pessoas insistem a falar numa suposta imediata subida e numa suposta lentidão na descida.

Aqui fica o gráfico de 4 anos e com 3 grandes movimentos de subida assinalados. Os valores são antes dos impostos.

Em todos eles, o gasóleo nas bombas só começou a subir algum tempo depois do crude ter começado a subir.

Em todos eles, o gasóleo nas bombas subiu menos que o crude.

Resumo: aquilo que as pessoas dizem acontecer nas descidas e ao contrário do que afirmam/alegam também acontece nas subidas.
Anexos
ptes-vs-crude-v2.PNG
ptes-vs-crude-v2.PNG (25.05 KiB) Visualizado 1283 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/6/2008 0:32

Não existe "rapidez nas subidas" e "lentidão das descidas".

Isso não passa de uma impressão (psicológica).

Eu já coloquei o gráfico para 4 anos e verifica-se 2 coisas:

> Nas subidas do crude, os combustíveis (antes dos impostos) sobem menos e sobem mais tarde.

> Nas descidas do crude, os combustíveis (antes dos impostos) descem menos e descem mais tarde.

Apesar de ocorrerem as duas coisas, as pessoas tendem a reparar apenas na segunda e inclusivamente a distorcer e a adulterar o que realmente aconteceu na primeira.

Qualquer subida é sempre rápida e é sempre "total" (apesar de eu nunca ver ninguém a apresentar números concretos para sustentar tal coisa, as pessoas simplesmente "alegam"... mas não mostram os números).

Qualquer descida é sempre lenta, tarde demais e incompleta. E aí já toda a gente pega nos números e diz: o crude desceu $10 e a gasolina só desceu 1 centimo.

Porque é que não fazem o mesmo exercício no início e durante as subidas?

Não faltam períodos em que o crude sobe e a gasolina não sobe nas bombas. Ou em que o crude dispara 10 dolares e a gasolina sobe um ou dois cêntimos...

Porque é que praticamente ninguém assinala isso?

Eu já percebi há muito o porquê, é claro.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 6/6/2008 0:49, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por charles » 6/6/2008 0:18

MarcoAntonio Escreveu:
charles Escreveu:Não estou a par dos preços em Espanha neste momento, mas posso dizer-te que na Madeira a S/C 95 custa 1.39€

Qual é a taxa de IVA aplicada na Madeira aos combustíveis?

Queria só esclarecer que quando referi o preço da gasolina na Madeira sabia de antemão o valor do IVA, mas quiz fazê-lo propositadamente para relembrar que temos um pais diferente em termos de impostos

feito este esclarecimento, e para que não seja acusado de não cumprir , fiz uma análise por alto cingindo-me aos valores médios anuais do crude vs gasolina, em termos medios os valores batem certos , mas já no grafico do Marco batiam, o que referi com alguma insistência é a rapidez das
subidas e a lentidão das descidas,acho que ai não bate certo porque corremos o risco de só ter subidas e não haver "treguas" nos picos de correcção em baixa, embora os valores medios que deixo aqui tenham equilibrio com a subida do crude, a analise diaria não a fiz fica então a media anual.

Continuo a achar que se devem tomar medidas de fundo relativamente á fiscalidade que incide sobre os combustiveis, e por outro lado urgentemente arranjar alternativas, este assunto deve ser debatido com urgência no P.E..
Anexos
euro gas medias.bmp
euro gas medias.bmp (1011.05 KiB) Visualizado 1302 vezes
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por MarcoAntonio » 5/6/2008 22:44

Pronto, tá respondido (é mais para os 8 ou 9 centimos).
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por charles » 5/6/2008 22:42

É o bonito numero 15% , que faz o combustivel custar menos 0,10€ .
Cumpt

por MarcoAntonio » 5/6/2008 22:20

charles Escreveu:Não estou a par dos preços em Espanha neste momento, mas posso dizer-te que na Madeira a S/C 95 custa 1.39€

Qual é a taxa de IVA aplicada na Madeira aos combustíveis?
Imagem

Administrador Fórum

por charles » 5/6/2008 22:12

MarcoAntonio Escreveu:
charles Escreveu:Eu prometo no fim de semana estudar mais a fundo (...)

Já disseste isso no outro dia. E eu coloquei gráficos e números concretos.

E agora tens aí os números. Podes verifica-los em menos de 5 minutos, onde está a dificuldade?

Estou a fazer um trabalho neste momento o tempoé muito curto para conciliar tudo.

Eles estão a acessíveis a toda a gente e os cálculos são muito simples. As pessoas é que não estão interessadas neles, precisam de descarregar em alguém a fúria que sentem por ver o combustível mais caro nas bombas e depois a não descer tanto como gostariam...

Da minha parte não existe furia nenhuma, a estrada até está mais livre 8-) pelo que assumo o aumento da despesa....embora custe na carteira

O que dizes acerca da GALP vender em Espanha a gasolina ainda mais cara 1 a 2 centimos em Badajoz e 2 a 4 centimos na maior parte das bombas em Madrid?

Não estou a par dos preços em Espanha neste momento, mas posso dizer-te que na Madeira a S/C 95 custa 1.39€

PS assim não consigo trabalhar :mrgreen:

Cumpt
Cumpt

por MarcoAntonio » 5/6/2008 22:05

Vold, as descidas dão-se mais tarde nas bombas. Em Portugal, em Espanha e em todo o lado.

Amanhã baixará 1 centimo, para (começar a) reflectir a correcção no crude.

O crude demora a chegar às bombas.

As subidas também se deram todas com atraso como se constata ao consultar os históricos.

Eu já expliquei isto n vezes. Na verdade eu acabei de te explicar isto nesses mesmos posts...
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 5/6/2008 22:05

MarcoAntonio Escreveu:Eles estão a acessíveis a toda a gente e os cálculos são muito simples. As pessoas é que não estão interessadas neles, precisam de descarregar em alguém a fúria que sentem por ver o combustível mais caro nas bombas e depois a não descer tanto como gostariam...

:clap: excelente descrição do "problema" da subida dos combustíveis :clap:

Registado: 5/11/2002 12:21

por vold » 5/6/2008 22:01

Marco tava a falar disto contigo ainda há bocado e não vale apena estares a expor o ponto de vista em dois sitios diferentes por isso faço-te a pergunta aqui

colocaste isto:

MarcoAntonio Escreveu:$126 -> $135
€1.479 -> €1.491

e agora o que podemos ver é que:

$135 -> $123 (ainda não conto o dia de hoje)
€1.491 -> 1.491

e onde é que podemos ver que a gasolina está a €1.491?

postos da galp: http://www.maisgasolina.com/pesquisa/6GEN4V9/p2/

a galp vende ao mesmo preço em Portugal e Espanha e então ? isso não demonstra a boa fé da galp quando baixa os preços. o que realmente me faz confusão não são as subidas e descidas, é a celeridade com que cada uma acontece, porque acredito que mais tarde ou mais cedo os preços correspondam ao valor do barril.

Registado: 29/11/2007 14:23

por MarcoAntonio » 5/6/2008 21:56

charles Escreveu:Eu prometo no fim de semana estudar mais a fundo (...)

Já disseste isso no outro dia. E eu coloquei gráficos e números concretos.

Hoje voltei a fazer mesmo ainda antes de teres colocado os teus posts (onde dizes, antes de uma análise cuidada, que é uma cabala, que é absurdo e que não se pode defender a GALP).

E agora tens aí os números. Podes verifica-los em menos de 5 minutos, onde está a dificuldade?

Eles estão a acessíveis a toda a gente e os cálculos são muito simples. As pessoas é que não estão interessadas neles, precisam de descarregar em alguém a fúria que sentem por ver o combustível mais caro nas bombas e depois a não descer tanto como gostariam...

O que dizes acerca da GALP vender em Espanha a gasolina ainda mais cara 1 a 2 centimos em Badajoz e 2 a 4 centimos na maior parte das bombas em Madrid?

Como é que a GALP, autora de uma (suposta) cabala em Portugal é capaz de no mercado espanhol vender a gasolina ainda mais cara, um mercado que tem bem mais concorrência que o nosso?
Imagem

Administrador Fórum

por charles » 5/6/2008 21:51

Eu prometo no fim de semana estudar mais a fundo e vou tentar fazer um gráfico recolhendo varios preços daquela tabela que postei ontem, cruzando os preços entre o crude e a gasolina s/c 95 tal como fizeste com o teu gráfico, e vou tentar encontrar pontos de referência que sustentem a minha versão, ou pelo contrário se concluir que as coisas estão efectivamente equilibradas de forma lógica, darei a mão à palmatória

no entanto existem declarações que te/nos ultrapassam as quais tambem não refutas (nem tens de o fazer pq foram declaraçoes do Presidente da Galp), ele afirma que não desceu quando o crude esteve nos 126 dls tal como digo no post anterior, porque não é exactamente o crude que desce são outros factores :evil: , qual é a tua explicação para estas declarações

e quanto aos lucros terem aumentado tal como referi no post, tambem reconhecido por um dos maiores distribuidores de combustiveis da europa, como explicas :roll: :!:

Abraço
Editado pela última vez por charles em 5/6/2008 21:57, num total de 1 vez.
Cumpt

por MarcoAntonio » 5/6/2008 21:49

charles Escreveu:(...) como justificas que o crude entre o pico máximo de 136 dls e ontem que tocou nos 126dls , ....aqui existe uma diferença de 10 dls barril.... (...)

Já foste verificar quanto a gasolina subiu na altura em que o crude foi dos 125 para os 135?

Chamo a atenção que as subidas e descidas não se dão na mesma altura (ao contrário do que estás a afirmar). De qq das formas só a real variação na subida no mesmo prazo deita logo por terra metade da tua argumentação pois dos 125 para os 135 a gasolina nas bombas subiu menos de 2 centimos.

A 16 de Junho a gasolina 95 estava a 1.479 euros com o crude pelos $125...

É notável porque ainda há pouco estive a falar precisamente disso. Mas eu não creio sequer que estejas a ler realmente os meus posts.

Chamo-te especial atenção para o anterior, compara os preços com Espanha antes dos impostos.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 5/6/2008 21:43

Eu não estou a levar a peito. Eu estou a apresentar os pontos pertinentes. Coisa que ando aqui a fazer há vários meses, lutando contra uma maré de argumentos que estão pura e simplesmente... errados!

Concordo contigo. É uma impressão. Exacto, é uma impressão...

E até já expliquei porque é que as pessoas têm essa impressão. Já expliquei o fenómeno.

E todos os dias, praticamente, chovem os mesmos comentários apesar de já ter sido cabalmente demonstrado que é uma impressão errada com base numa análise não objectiva que as pessoas tendem a realizar.

Já agora aqui fica e podes confirmar:

http://www.maisgasolina.com/
http://geoportal.mityc.es/hidrocarburos/eess

Coloca GALP no rótulo e Badajoz na Província, por exemplo. E vê então a que preço a GALP vende em Espanha (e as outras marcas já agora). Podes também ver por exemplo para Madrid (ainda são mais caros, adianto-te já).

Agora, a estes preços retira os impostos.

Gasolina GALP em Portugal = 1.491 euros

Antes dos impostos = 0.65 euros

Gasolina GALP em Espanha = 1.226/1.232

Antes dos impostos = 0.66 - 0.67 euros

Isto, como já disse, perto da fronteira. Nos grandes centros de Espanha a GALP ainda vende mais caro.

Volto a perguntar, onde está a cabala? Como é que a GALP faz a cabala em Espanha? Onde está o desvio do preço da gasolina em Portugal antes dos impostos?

É claro que se as pessoas não fazem contas, se as pessoas não comparam realmente... ficam com a impressão errada.
Imagem

Administrador Fórum

por charles » 5/6/2008 21:36

Marco explica só uma coisa, que é aquela que me leva a pensar que existe cabala, (sem grandes presciosismos de datas) como justificas que o crude entre o pico máximo de 136 dls e ontem que tocou nos 126dls , ....aqui existe uma diferença de 10 dls barril.....e o combustivel na bomba subiu sempre com 1 ou 2 centimos que tenha corrigido (diga-se durante pouco mais de 24 horas) colocando-se no máximo de 1.498 e não descolando deste valor, qual é a explicação em Portugal para isto acontecer :!: :roll:

Uma empresa internacional do sector admitiu ter tido um aumento de 63% nos lucros nos primeiros meses devido à escalada dos preços, a Galp salvo erro vai com uma subida dos lucros de cerca de 23% nos primeiros meses, isso deve-se a quê?

Abraço
Cumpt

por charles » 5/6/2008 21:31

Ó Marco não leves isto tanto a peito...

mas a impressão que fica e o que acontece na realidade, é que a GALP sobe quase de imediato quando o crude sobe e não desce na mesma proporção nem reage tão depressa quando o crude desce, o desmontar é fácil, basta analisar os discursos , aqui há tempos atrás quando começou o BULL do crude, e se deram subidas e aumentos no combustivel, e de seguida quando não se observavam descidas a par do crude quando este descia, a justificação era que o crude comprado só era entregue 1 mês depois...agora a culpa é dos metais pesados e do produto branco...isto foram palavras do Presidente da Galp, há pouco no telejornal...que queres que uma pessoa pense :!:
Editado pela última vez por charles em 5/6/2008 21:37, num total de 1 vez.
Cumpt

por MarcoAntonio » 5/6/2008 21:22

Explica-me ainda, Charles, como é que a GALP vende então a gasolina em Espanha mais cara do que em Portugal?

Como é que consegue manter lá a cabala e a preços ligeiramente mais altos do que cá.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 5/6/2008 21:20

charles Escreveu:(...) isto é uma cabala, é um absurdo e é indefensavel que a GALP esteja de boa fé (...)

Se é uma cabala, se é um absurdo e se é indefensável...

Se o defeito é da GALP mostra onde está a diferença de preço para os outros países europeus, antes dos impostos.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 5/6/2008 21:16

Lê também, de preferência, o post que coloquei imediatamente antes desse que citei.

É uma luta incansável a desmontar mitos e erros viciantes de análise...

Isto é como adepto num jogo de futebol: os "nossos" nunca fazem falta, os "outros" fazem sempre. Aos "nossos" os cartões são mal mostrados, aos "outros" ficou a faltar cartões. Na "nossa" baliza a bola não passou completamente a linha e é defeito da perspectiva da câmara, na baliza adversário passou sempre e há sempre uma câmara que mostra isso "claramente".

É exactamente a mesma coisa, é exactamente o mesmo tipo de coisa...
Imagem

Administrador Fórum

por charles » 5/6/2008 21:16

Majomo, a justificação do presidente da GALP é que o que desceu não fui o crude, foram os "metais pesados e não o produto branco" :roll: , mas quando sobe já sobe o produto branco :shock: , isto é uma cabala, é um absurdo e é indefensavel que a GALP esteja de boa fé relativamente aos aumentos do produto final nas bombas, isto sem grandes contas e sem grandes rigores técnicos, resume-se ao seguinte:

-os argumentos que servem para subir os combustiveis não servem para descer os mesmos

que eu me lembre os combustiveis nunca subiram 0,005 e sim no minimo subiram 0.01, então com base em que factores matemáticos a GALP define uma descida de 0,005€, e de lembrar que esta é uma descida após 19 subidas, de lembrar tambem que o crude ontem estava ao nivel de (salvo erro) Março, e tal como eu ontem defendia a proporcionalidade não se observa, pois a gasolina em Março salvo erro custava menos 0,10€

alguem pode compreender isto :!:
Editado pela última vez por charles em 5/6/2008 21:21, num total de 1 vez.
Cumpt

por MarcoAntonio » 5/6/2008 21:11

majomo Escreveu:É com este jogo que a GALP perde a credibilidade...

vendo o histórico de preços, subiram 2 ou 3 cents. de cada vez... nas recentes subidas até ao máximo dos 135$...

Agora que o preço do petróleo desceu 10% descem 1 e agora meio cent.

É uma luta inglória, mas cá vai novamente o que acabei de postar:

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, exemplos bem recentes:

- como se pode constatar aqui neste tópico, no dia 16 de Maio a Gasolina 95 estava nas bombas GALP a 1.479 euros. Nesse momento o crude estava a $126. Depois disso, o crude atingiu os $135 e o preço máximo da Gasolina 95 foi 1.491 euros (se não foi este alguém me corrija, mas se foi mais também foi muito pouco mais).

Resumindo, as pessoas que fazem aquela análise simplista nas descidas do crude, deviam fazer o mesmo tipo de análise simplista nas subidas. E a conclusão sería esta:

$126 -> $135
€1.479 -> €1.491

O crude terá tido uma subida de $9 (+7%) e nas bombas a gasolina terá subido 0.012 centimos (+0.8%).

Infelizmente, por mais que se desmonte estas falácias à volta dos combustíveis e do crude, os protestos continuarão a aparecer num ritmo diário.

Toda a gente repara se o crude desce 5 ou 10 dolars e a gasolina desce pouco mas ninguém faz as mesmas contas nas subidas? Limitam-se a dizer "quando o crude sobe, eles sobem logo" e colocam duvidas.

Mas então as contas não estão ao alcance de todos?

MarcoAntonio Escreveu:Marco, qual a tua opinião?

A minha opinião é que as pessoas (na sua generalidade) vão continuar a cair sempre nos mesmos erros.
Imagem

Administrador Fórum

por majomo » 5/6/2008 21:05

Galp baixa gasóleo em meio cêntimo a partir da meia noite
A Galp Energia vai baixar em meio cêntimo o preço do gasóleo a partir da meia-noite de sexta-feira, disse à agência Lusa fonte oficial da petrolífera.
Jornal de Negócios com Lusa

A Galp Energia vai baixar em meio cêntimo o preço do gasóleo a partir da meia-noite de sexta-feira, disse à agência Lusa fonte oficial da petrolífera.

A baixa do preço do gasóleo acompanha, segundo a fonte, "a tendência da cotação dos produtos nos mercados internacionais".

O preço do gasóleo passará a partir de sexta-feira a ter um preço médio de referência de 1,411 euros nos postos de combustível da Galp, de acordo com informações recolhidas pela Lusa face ao preço praticado hoje.

A subida dos preços dos combustíveis tem sido uma constante nas últimas semanas, levando à contestação de vários sectores económicos em Portugal e em diversos países da União Europeia.

Os preços futuros do barril do petróleo chegaram a ultrapassar os 135 dólares nos mercados de Nova Iorque e de Londres, em meados de Maio, estando hoje a aliviar para cerca de 122 dólares.

É com este jogo que a GALP perde a credibilidade...

vendo o histórico de preços, subiram 2 ou 3 cents. de cada vez... nas recentes subidas até ao máximo dos 135$...

Agora que o preço do petróleo desceu 10% descem 1 e agora meio cent.

Mas, já sei, como hoje o petróleo voltou a subir, sempre podem argumentar que não compraram petróleo quando desceu, mas apenas quando subiu...

Sinceramente, não percebo... ou melhor, percebo!
Marco, qual a tua opinião?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Camisa Roxa » 5/6/2008 9:24

com tanta bomba de hipermercado a fazer 5 a 10 cêntimos de desconto e ainda anda tudo a acusar o mercado de não ter concorrência
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

Próximo

Quem está ligado: