Página 1 de 2

Enviado:
3/6/2008 16:42
por Crómio
Meu Caro crg,
A nossa comunicação nunca poderá deixar de ser salutar.
E não fiquei nada de nada ofendido ou magoado com o teu post, meu caro achei que era de brincar com a situação.
E sim, sou tão fantasioso como iniciado, mas isso é uma sina que tenho vindo a aceitar ao longo da vida e penso que nunca deixarei de ser ambos...
Aliás, a imaginação é uma ferramenta importantíssima e a consciencia e vontade de ser um iniciado é o que nos faz evoluir na vida.
Agradecido pela valorização deste tópico com a tua participação e de todos os que ajudam quem ainda não conhece bem os mercados.
Um Abraço

Enviado:
3/6/2008 0:55
por Silverwolf
Tb tenho conta no big e recebo a newsletter deles... epa já percebi que qd o mercado sobe normalmente os trades deles são bons, qd o mercado desce os trades são maus... não lhes vejo qualidade portanto...
isto para responder a alguém que aqui disse que até os pro´s perdem. Epa um pró só é pró quando consistentemente bate o mercado, ou seja eles estão longe de serem prós.
Mas óbvio que só segue o big quem quer, e depois não venham dizer que a culpa foi do banco.

Enviado:
2/6/2008 23:57
por crg
Crómio Escreveu:crg Escreveu:3-É desprovido de todo e qualquer sentido que as correctoras não pretendam o sucesso dos seus clientes, pois só terão a ganhar com isso a médio e longo prazo. Essa história das comissões dos muitos trades e falência/desistência subsequente do cliente não passa de uma fantasia de principiante;
Olá crg,
Não sei porquê

parece-me que estás a fazer referência ao meu primeiro post...
Eu não me importo que me chames fantasioso (quem não as tem?).
Eu não me importo que me chames principiante (quem não o é?)
Agora... oh crg... qual achas que é a corretora que ganha mais?:
A- Onde eu faço alguns trades.
B- Onde eu faço muitos trades.
C- Onde eu faço muitos, muitos trades.
D- Onde o JAS faz um trade.
Pronto, vá lá... a D era a hipótese armadilha...

Abraço
Crómio,
Vamos lá refundar a comunicação salutar, sem deixar qualquer margem para possíveis equívocos.
Nem sempre o que parece é, embora neste caso eu admita que parece

. Confesso que não foram os pormenores do teu primeiro post que me "inspiraram". Na verdade, fui relê-lo agora porque o tinha visto na diagonal. Posso dizer que o que realmente me inspirou foi aquilo por que já passei e senti nestas andanças.
A minha verdadeira intenção foi dar o meu pequeno e simples contributo, pois as nossas contribuições podem ser úteis para eventualmente ajudar outros a serem “mais sábios de que inteligentes”, evitando cometerem eventualmente alguns erros, ao poderem aprender alguma coisa com os erros dos outros.
Francamente, não pretendi chamar-te fantasioso nem principiante, independentemente de seres ou não. Peço desculpa por não ter tido o cuidado de escrever do modo que essa interpretação fosse possível, pois reconheço que é nas duas palavras da última frase do ponto 3 (reafirmo que não tive intenção que tivesse um possível segundo sentido). Aliás, até te digo que não me considero menos principiante do que tu, não só por ter lido o que tens escrito, como também por aquilo que comunicámos no almoço. Quanto à “fantasia”, pode ser considerada uma qualidade em certos contextos.
Adicionalmente, devo dizer que não conheço o e-mail referido (acredito que possa ter contornos reprováveis), o que eu escrevi foi com o pensamento nas conhecidas sugestões das correctoras e bancos .
Correndo o risco de não dizer nada de novo, considero que a aprendizagem não deixa de ser contínua, se possível diária, não deixando de ser principiante (embora isto seja relativo) quem não tiver cerca de uma década dedicada a isto com alguma intensidade, havendo sempre muito para aprender depois disso. Suponho que te terei dito quanto tempo tenho disto.
Quanto à pergunta sobre as hipóteses que colocas, eu responderia hipóteses A e/ou B, com a condição de que o balanço dos trades seja positivo. Diria que na hipótese C, a probabilidade de insucesso é grande e possivelmente nalguns casos motivada pelo próprio insucesso, com grande probabilidade de não atingir os tais 10 anos.
Ocorre-me outro ponto para a lista : confiança e tolerância, não só para com o próximo, como também para nós próprios, como atitudes a cultivar.
Um abraço.

Enviado:
2/6/2008 21:49
por Crómio
crg Escreveu:3-É desprovido de todo e qualquer sentido que as correctoras não pretendam o sucesso dos seus clientes, pois só terão a ganhar com isso a médio e longo prazo. Essa história das comissões dos muitos trades e falência/desistência subsequente do cliente não passa de uma fantasia de principiante;
Olá crg,
Não sei porquê

parece-me que estás a fazer referência ao meu primeiro post...
Eu não me importo que me chames fantasioso (quem não as tem?).
Eu não me importo que me chames principiante (quem não o é?)
Agora... oh crg... qual achas que é a corretora que ganha mais?:
A- Onde eu faço alguns trades.
B- Onde eu faço muitos trades.
C- Onde eu faço muitos, muitos trades.
D- Onde o JAS faz um trade.
Pronto, vá lá... a D era a hipótese armadilha...
Abraço

Enviado:
2/6/2008 19:23
por crg
Alguns pontos a não perder de vista, a este propósito:
1-Estas andanças mexem com as emoções. A maioria, para não dizer a totalidade, nomeadamente quando principiante, tende a exagerar na euforia com ganhos e a exagerar infortúnio quando perde (neste último caso, se encontrar algo ou alguém a jeito para culpar…). Com o tempo e experiência, é obrigação de cada um evoluir no sentido de moderar os sentimentos e assumir a responsabilidade das suas próprias decisões. Caso contrário, será melhor dedicar-se a outras coisas. Acrescentaria que, qualquer um dificilmente em algum período de tempo não terá tido saldos negativos em termos de ganhos vs perdas, constituindo esses momentos os patamares/ oportunidades de ouro para a aprendizagem evolutiva, para quem os conseguir ultrapassar;
2-Não tendo eu qualquer ligação a qualquer correctora que não ser mero cliente, estou à vontade para dizer que as sugestões me parecem geralmente boas, não significando isso que sejam 100% certeiras, obviamente. Os principiantes, precisamente por o serem e enquanto o são, ainda fizeram poucos negócios. Ao seguirem uma ou meia dúzia de sugestões que não tenham sucesso, a tendência imediata é atribuírem a “culpa” a quem lhes sugeriu;
3-É desprovido de todo e qualquer sentido que as correctoras não pretendam o sucesso dos seus clientes, pois só terão a ganhar com isso a médio e longo prazo. Essa história das comissões dos muitos trades e falência/desistência subsequente do cliente não passa de uma fantasia de principiante;
4-Em bolsa não há certezas absolutas para ninguém;
Deixo a sugestão, se assim entenderem, para alongarem esta pequena lista.
Um abraço.

Enviado:
2/6/2008 18:59
por Crómio
E parece-me de sublinhar o seguinte:
O investidor inexperiente ao receber estas sugestões, não estando habituado a negociar, não conhecendo o risco dos produtos alavancados (ou o simples risco de negociar...) é levado (mais vezes do que eu julgava) a negociar as sugestões.
A corretora não quer enganar ninguém.
Simplesmente faz uma sugestão.
O investidor inexperiente julga que por ser um profissional que lhe está a dar uma informação, essa informação é infalível (ou quase) e opta por comprar o produto aconselhado.
Isto é um erro do investidor.
Como já foi explicado várias vezes, o investidor tem que decidir por si e tem de conhecer o produto com que está a trabalhar.
Se não souber como funciona o produto e quais são os riscos reais da trade não está a fazer um bom negócio.
Portanto as sugestões da corretora (e isto já foi dito aqui) são simplesmente isso... sugestões.
É um erro negociar só com base nestas sugestões.
É um erro negociar produtos que não se conhece.
Um Abraço

Enviado:
2/6/2008 18:43
por MarcoAntonio
Atenção que isso no BIG é investimento não alavancado.
Isso traduzido em CFD's e conforme a alavancagem que o cliente utilizou era suficiente para levá-lo à falência...

Enviado:
2/6/2008 18:08
por salvadorveiga
Luis19 Escreveu:Boa tarde,
Por curiosidade fiz agora mesmo uma estatísticazinha sobre as "Trading Ideias" que o BIG publica na sua newsletter diária.
A newsletter utilizada para estes cálculos foi de hoje (02/Jun/2008).
Quando lançam estas "Trading ideias" fazem-no, quanto a mim, de uma forma muito simples e completa, com AT e alguma AF incluindo "Trigers" e "Pontos fracos".
E nunca usaram apelos aliciantes para se fazer o trade que aconselham.
A primeira "Trading Ideia" que aparece na newsletter foi iniciada em 28/Jun/2007 e a última concluida em 21/Mai/2008.
Resultados:
Total de trades: 46
Trades Positivos: 22
Trades negativos: 24
Percentagem de ganhos nos trades positivos: 89.5%
Percentagem de perdas nos trades negativos: -114.5%
Percentagem de ganhos / perdas total: -25%
Por aqui conclui-se que se alguém seguísse integralmente estes conselhos estaria a perder dinheiro (comprando e vendendo ou sendo stopado de acordo com as indicações dadas).
Mas ninguém é obrigado a fazê-lo.
E acima de tudo (quanto a mim), mostra que também os pró's podem perder dinheiro!
Boa estatistica Luis.
Por acaso eu quando vejo uma sugestão de trade na GoBulling, averiguo melhor, e depois se concordar entro...
Ainda na 6a feira entrei com base numa sugestão deles...alias 5a feira, quando as empresas de energia solar tiveram quebras na ordem dos 10%. Aconselharam a SunPowerCorp, averiguei concordei, conhecia os risco e entrei...
Mas como eles dizem logo no princpio "SUGESTAO DE TRADE". é aquilo que é...uma sugestao

Enviado:
2/6/2008 16:56
por Luis19
Boa tarde,
Por curiosidade fiz agora mesmo uma estatísticazinha sobre as "Trading Ideias" que o BIG publica na sua newsletter diária.
A newsletter utilizada para estes cálculos foi de hoje (02/Jun/2008).
Quando lançam estas "Trading ideias" fazem-no, quanto a mim, de uma forma muito simples e completa, com AT e alguma AF incluindo "Trigers" e "Pontos fracos".
E nunca usaram apelos aliciantes para se fazer o trade que aconselham.
A primeira "Trading Ideia" que aparece na newsletter foi iniciada em 28/Jun/2007 e a última concluida em 21/Mai/2008.
Resultados:
Total de trades: 46
Trades Positivos: 22
Trades negativos: 24
Percentagem de ganhos nos trades positivos: 89.5%
Percentagem de perdas nos trades negativos: -114.5%
Percentagem de ganhos / perdas total: -25%
Por aqui conclui-se que se alguém seguísse integralmente estes conselhos estaria a perder dinheiro (comprando e vendendo ou sendo stopado de acordo com as indicações dadas).
Mas ninguém é obrigado a fazê-lo.
E acima de tudo (quanto a mim), mostra que também os pró's podem perder dinheiro!

Enviado:
2/6/2008 16:54
por MNFV
Epá,
alguém que negoceia CFDs com base na sugestão do banco, sem sentido critico, achas que não sabe que pode perder dinheiro?

Enviado:
2/6/2008 16:51
por Ulisses Pereira
Resina, nas corretoras que conheço, essas coisas não são apresentadas como certezas. Aparece algo como:
Sugestão de trade: Abertura de longos sobre X, alvo, Y, preço stop Z.
E acho que é mesmo assim que deve ser.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
2/6/2008 16:49
por Resina
Crómio Escreveu:3º- No Top10 dos erros do investidor está o negociar com base em conselhos dos outros, seja o corretor, seja um amigo.
4º- Parece-me que esta corretora não estáa ser de todo correcta na divulgação destas "oportunidades" pois dá a entender que tem certezas acerca do movimento dos mercados, aconselhando vivamente produtos alavancados.
Os negócios devem ser decididos e realizados com base em análise pessoal.
Ulisses Pereira Escreveu:É dada uma sugestão de trade com argumentos, tal como aqui se faz no Caldeirão. Para mim, tudo perfeitamente normal.
Ulisses, o sentido de enganar era pelo simples facto da corretora afirmar algo, quando em bolsa nada é certo...
Não estou a chamar burlões...
Apenas digo que quem perde constantemente por erros que a corretora lhe afirma serem boas oportunidades, é muito "patinho".
Abraço

Enviado:
2/6/2008 16:47
por Ulisses Pereira
Queria, no entanto, sublinhar que não conheço os factos concretos, pelo que a minha avaliação da situação é apenas dada pelo relato que aqui foi feito.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
2/6/2008 16:42
por Ulisses Pereira
Mas enganado porquê? Na história que aqui é relatada não vejo onde está implícito o conceito de burla ou aldrabice. É dada uma sugestão de trade com argumentos, tal como aqui se faz no Caldeirão. Para mim, tudo perfeitamente normal.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
2/6/2008 16:22
por Resina
Ulisses Pereira Escreveu:rcarv, não faço ideia qual a corretora em questão e aind abem pois assim estou à vontade para falar desta questão de uma forma subjectiva.
Aldrabões significa que aldrabam, E pergunto eu: Com que objectivo?
Um abraço,
Ulisses
Eles são aldrabões, mas o cliente é "patinho"...
Não sei quem é o cliente em questão, mas com tanta historia que se ouve, só é enganado quem quer...
Abraço

Enviado:
2/6/2008 16:16
por Ulisses Pereira
rcarv, não faço ideia qual a corretora em questão e aind abem pois assim estou à vontade para falar desta questão de uma forma subjectiva.
Aldrabões significa que aldrabam, E pergunto eu: Com que objectivo?
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
2/6/2008 15:54
por rcarv
Boas,
Andam com as recomendações "à Tarzan!" e as que "Nos faz rir"...
E estas recomendações são dadas numa correctora da forma mais viva e com garantias como eu nunca vi!
é triste...e é só asneiras que têm saído!
Aldrabões!

Enviado:
2/6/2008 15:07
por Sei lá
Branc0 Escreveu:Curiosamente do BIG não recebi nada a não ser um e-mail... há corretoras e corretoras.
O Big obrigou-me a preencher um questionário há uns meses atrás. Curiosamente esse pedido só aconteceu quando ia negociar, não foi nenhuma informação ou sugestão que enviaram. Pedi para negociar e deparei-me com um questionário para preencher antes de negociar.

Enviado:
2/6/2008 14:52
por Camisa Roxa
Cubriclas Escreveu:Não precisam de ser experientes: quando se abre conta numa corretora, esta não pede um minimo de experiência mas sim um valor minimo de depósito inicial...por isso a resposta é terem dinheiro.
eu se for investir no imobiliário por exemplo também só me pedem o $ pelo imóvel não me pedem experiência mínima
se vou investir em qualquer negócio que seja, ninguém me pergunta pela experiência
porque é que no trading havia de ser diferente?
Então se são inexperientes o que estão ali a fazer?
ora bem!
se eu compro 1 barco e me meto a fazer pesca de arrasto sem saber nada do assunto o que é que eu estou a ali a fazer?
se eu compro 500 cabeças de gado e não percebo nada de pecuária o que é que eu estou a ali a fazer?
se eu compro um negócio qualquer e não percebo nada desse negócio o que é que eu estou ali a fazer?
Mas não, no trading é diferente. No trading quem não percebe nada do assunto não pode perder dinheiro só porque não percebe nada do assunto...

Enviado:
2/6/2008 14:40
por Branc0
Por acaso desde o final do ano que as corretoras são obrigadas a fazer um perfil de investidor que fala não só dos montantes que são investidos mas também da percentagem de rendimento disponível que eles representam e métodos de investimento, etc.
Recebi em Dezembro o formulario da LJC para preencher e avisaram logo que se não fosse devolvido em tempo util não poderia negociar com a minha conta.
Curiosamente do BIG não recebi nada a não ser um e-mail... há corretoras e corretoras.

Enviado:
2/6/2008 14:35
por Cubriclas
Ulisses Pereira Escreveu: Então se são inexperientes o que estão ali a fazer? E vão negociar com base na sua inexperiência apenas?
Não precisam de ser experientes: quando se abre conta numa corretora, esta não pede um minimo de experiência mas sim um valor minimo de depósito inicial...por isso a resposta é terem dinheiro.
Também deverá existir o reverso da medalha: e as opiniões das corretoras que são positivas? Só se falam nas negativas? Certo que as negativas são as que têm maior impacto mas as positivas também devem ser faladas!
Abraço!

Enviado:
2/6/2008 14:25
por Ulisses Pereira
E eu também não quero defender as corretoras. Mas pergunto eu: Então se são inexperientes o que estão ali a fazer? E vão negociar com base na sua inexperiência apenas?
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
2/6/2008 14:11
por Crómio
Ulisses Escreveu:Crómio, as perdas fortes dos clientes acabam pro ser muito nefastas para a corretora, pois o risco de perder um cliente é grande. E se ele negoceia com base nessas informações, o risco passa de grande a enorme.
Sim, também não quero fazer das corretoras um bicho papão...
Não obrigam ninguém a negociar, no entanto apontar "claramente" e "vivamente" a investidores sem experiência este tipo de produtos é muito perigoso.
Um Abraço

Enviado:
2/6/2008 14:05
por Ulisses Pereira
Quase todas as acções que disponibilizam uma plataforma de negociação de futuros e CFD`s optam por utilizar esse excelente veículo de informação (a plataforma) para apresentarem algumas sugestões de "trading".
Não indicam, naturalmente, quantidades a comprar, referindo apenas valores de entrada, alvo e níveis de "stops". Tudo isto devidamente justificativo.
Na minha perspectiva, é uma informação interessante. Claro que cada investidor apenas deve negociar com base nas suas análises, podendo ir "beber" aqui ou ali informações que complementem as suas análises. Mas se os argumentos estão lá, penso que é interessante.
Crómio, as perdas fortes dos clientes acabam pro ser muito nefastas para a corretora, pois o risco de perder um cliente é grande. E se ele negoceia com base nessas informações, o risco passa de grande a enorme.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
2/6/2008 13:53
por MarcoAntonio
Dada a forma como está a ser veiculada a informação, não me parece sequer correcto estar a divulgar a corretora. Pois isto já parece mais um caso de spam que outra coisa...
Eu recebi o mesmo mail, pensei que fosse uma questão legítima e respondi colocando questões a pedir esclarecimentos adicionais. Entretanto, não recebi qualquer resposta e constato que outras pessoas receberam o mesmo e-mail.