O QUE É PORTUGUÊS É BOM: Promovam-se os bons exemplos !
JAM Escreveu:Estão a esquecer-se do principal exportador nacional: Auto Europa.



Deixem-me puxar a brasa à minha sardinha (trabalho lá), deixando este exemplo de produtividade, que foi líder das exportações durante grande parte de 2007, e foi primeira no total do ano:
Qimonda Portugal
http://www.semanainformatica.xl.pt/882/neg/200.shtml
Mais um caso de multinacional Alemã.
Mas neste caso, os gestores são 100% portugueses, bem como praticamente todo o organigrama.
Para quem não sabe, esta fábrica abriu como Siemens em 1997, tendo depois feito o spin-off do negócio dos semiconductores, criando para esse efeito a Infineon, que há quase 2 anos fez também o spin-off do negócio das memórias, criando a Qimonda.
Não parou de se expandir desde que se instalou cá.
Recentemente, criou uma joint-venture com a Centrosolar para a produção de células solares:
http://www.elektor.com.pt/noticias/qimo ... 0945.lynkx
James ... olha que não somos só nós que apreciamos um belo Alvarinho e Casal Garcia Gatão e Gazela já se vem em muitos outros sitios . Estivessem eles em mais paises ! Escorrega que nem ginjas...qual Champagne , qual Schwegenspilebroght ! Verde é que é..!
Um abraço ,
The Mechanic
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
carrancho Escreveu:Cortiça,
rolhas em cortiça para garrafas de vinho de alta qualidade,
barricas de carvalho,
calçado (algumas marcas com sucesso mesmo alem fronteiras),
Hoquei em patins,
Vanessa Fernades,
...
Turismo,
Vinho do Porto,
Vinho Verde,
gastronomia,
Qualidade de Vida (clima, segurança, povo simples...)
...
Fico por aqui, que é para não dizerem que digo tudo de uma vez![]()
Abraço,
Carrancho
Carrancho,
Epá, também não era preciso exagerar

Nota final: interessante mencionares a "Qualidade de Vida"... não é isso que lemos todos os dias nos jornais e ouvimos a toda a hora e momento nos telejornais... ISTO AQUI PARECE UM INFERNO PARA QUEM CÁ VIVE, PARA O POVO PORTUGUÊS É QUASE O MESMO QUE BAGDAD


Abraço e obrigado pelo expressivo (literalmente

James Wheat
Position Trader
Position Trader
- Mensagens: 1800
- Registado: 24/5/2006 12:33
- Localização: Porto
Autoeuropa quer lançar um novo produto todos os anos
Andreas Hinrichs, o novo director-geral da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, disse hoje de manhã, em reunião com os trabalhadores da fábrica, que o investimento previsto de 541 milhões de euros se destina à nova Sharan e ao quarto produto da unidade, sem contudo referir qual.
--------------------------------------------------------------------------------
Carla Pedro
cpedro@mediafin.pt
Andreas Hinrichs, o novo director-geral da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, disse hoje de manhã, em reunião com os trabalhadores da fábrica, que o investimento previsto de 541 milhões de euros se destina à nova Sharan e ao quarto produto da unidade, sem contudo referir qual.
Hinrichs afirmou que a Autoeuropa vai apostar em nichos de mercados, mas não referiu se o quarto produto estará nesse segmento.
Tem havido muita especulação em torno do possível quarto produto, sendo apontados como possibilidades um Polo ou um VW Golf.
O director-geral adiantou ainda que a Autoeuropa vai ter um novo lançamento todos os anos, soube o Jornal de Negócios Online.
No início do ano, o então director-geral da fábrica portuguesa, Jörn Reimers, afirmou que a Autoeuropa quer duplicar o volume de produção até 2010, passando a fabricar 800 carros por dia, de quatro diferentes modelos.
A Autoeuropa já produz os monovolumes VW Sharan e Seat Alhambra, bem como o descapotável VW Eos. Este ano começa também a produção do desportivo Scirocco. Para 2010, está previsto um papel de suporte no fabrico do Polo.
- Mensagens: 1835
- Registado: 23/8/2006 18:53
- Localização: Alcabideche
Cortiça,
rolhas em cortiça para garrafas de vinho de alta qualidade,
barricas de carvalho,
calçado (algumas marcas com sucesso mesmo alem fronteiras),
Hoquei em patins,
Vanessa Fernades,
Naide Gomes,
Francis Obikwelu,
Nélson Evora,
Emanuel Silva,
Telma Monteiro,
vários nomes no que passaram no fosso olimpico com vários titulos mundiais (actualmente temos o Manuel Vieira da Silva),
Gustavo Lima,
Alvaro Marinho e Miguel Nunes (470) (não posso esquecer o meu amigo de longa data Nuno Barreto),
João Rodrigues,
Cristiano Ronaldo,
Bosingwa,
Quaresma,
Mourinho,
FC Porto (quer se queira ou não)
selecção de atletas paraolimpiadas com destaque para Boccia,
Fado,
Mariza,
Campos de Golf,
Turismo,
Vinho do Porto,
Vinho Verde,
gastronomia,
Qualidade de Vida (clima, segurança, povo simples...)
...
Fico por aqui, que é para não dizerem que digo tudo de uma vez
Abraço,
Carrancho
rolhas em cortiça para garrafas de vinho de alta qualidade,
barricas de carvalho,
calçado (algumas marcas com sucesso mesmo alem fronteiras),
Hoquei em patins,
Vanessa Fernades,
Naide Gomes,
Francis Obikwelu,
Nélson Evora,
Emanuel Silva,
Telma Monteiro,
vários nomes no que passaram no fosso olimpico com vários titulos mundiais (actualmente temos o Manuel Vieira da Silva),
Gustavo Lima,
Alvaro Marinho e Miguel Nunes (470) (não posso esquecer o meu amigo de longa data Nuno Barreto),
João Rodrigues,
Cristiano Ronaldo,
Bosingwa,
Quaresma,
Mourinho,
FC Porto (quer se queira ou não)
selecção de atletas paraolimpiadas com destaque para Boccia,
Fado,
Mariza,
Campos de Golf,
Turismo,
Vinho do Porto,
Vinho Verde,
gastronomia,
Qualidade de Vida (clima, segurança, povo simples...)
...
Fico por aqui, que é para não dizerem que digo tudo de uma vez

Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
São bastantes os casos de sucesso em Portugal e na área dos IT também temos bons exemplos:
- Altitude Software (software direcionado a Call Centers)
- Critical Software (software direccionado a sistemas de tempo real. A NASA é dos seus clientes)
No estrangeiro estas empresas são bastante conhecidas e reputadas dentro do seu meio, mas ninguém sabe que são portuguesas.
- Altitude Software (software direcionado a Call Centers)
- Critical Software (software direccionado a sistemas de tempo real. A NASA é dos seus clientes)
No estrangeiro estas empresas são bastante conhecidas e reputadas dentro do seu meio, mas ninguém sabe que são portuguesas.
- Mensagens: 48
- Registado: 29/11/2007 13:01
The Mechanic Escreveu:Vanessa Fernandes
Tem o defeito de não saber muito bem rematar à baliza ou cobrir o meio-campo , mas é talvez a maior atleta Portuguesa de todos os tempos !!
Pelas medalhas que conquistou ( falta-lhe uns Jogos olimpicos, mas está para breve ), pela inquestionavel superioridade a nivel mundial na sua modalidade , pelo muito que ainda tem à sua frente dada a sua juventude e por já ter conquistado quase tudo ...!
Tudo com muita aplicação, muita persistencia, muito trabalho , muito tempo dedicado ... e sem lamechices , pedidos de subsidios e de "apoio da Federação" .
Esta menina é ... Fantástica ! E Tuga de gema...
Um abraço ,
The Mechanic



pena ser do Benfica... mas ninguem é perfeito.
Sem dúvida, se houver algo a dar aos atletas, ela deve vir antes de tudo e de todos
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes
Vanessa Fernandes
Tem o defeito de não saber muito bem rematar à baliza ou cobrir o meio-campo , mas é talvez a maior atleta Portuguesa de todos os tempos !!
Pelas medalhas que conquistou ( falta-lhe uns Jogos olimpicos, mas está para breve ), pela inquestionavel superioridade a nivel mundial na sua modalidade , pelo muito que ainda tem à sua frente dada a sua juventude e por já ter conquistado quase tudo ...!
Tudo com muita aplicação, muita persistencia, muito trabalho , muito tempo dedicado ... e sem lamechices , pedidos de subsidios e de "apoio da Federação" .
Esta menina é ... Fantástica ! E Tuga de gema...
Um abraço ,
The Mechanic
Tem o defeito de não saber muito bem rematar à baliza ou cobrir o meio-campo , mas é talvez a maior atleta Portuguesa de todos os tempos !!
Pelas medalhas que conquistou ( falta-lhe uns Jogos olimpicos, mas está para breve ), pela inquestionavel superioridade a nivel mundial na sua modalidade , pelo muito que ainda tem à sua frente dada a sua juventude e por já ter conquistado quase tudo ...!
Tudo com muita aplicação, muita persistencia, muito trabalho , muito tempo dedicado ... e sem lamechices , pedidos de subsidios e de "apoio da Federação" .
Esta menina é ... Fantástica ! E Tuga de gema...
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Estão a esquecer-se do principal exportador nacional: Auto Europa.
Uma vez mais Portugal conseguiu contrariar a política de baixo custo da mão de obra no Leste europeu e a VW manteve a fábrica Portuguesa. A eficiência, produtividade e flexibilidade desta empresa são um trunfo numa área tão competitiva como a produção automóvel.
A Auto Europa veio mostrar que não são necessárias alterações aos regimes laborais para uma empresas laborar com eficiência, da mesma forma que mostra uma vez mais o que fazem os trabalhadores portugueses nas mãos de gestores estrangeiros.
Eu considero-a um bom exemplo da nossa capacidade, seja a mão de obra da Auto Europa, sejam as empresas satélites nacionais.
Uma vez mais Portugal conseguiu contrariar a política de baixo custo da mão de obra no Leste europeu e a VW manteve a fábrica Portuguesa. A eficiência, produtividade e flexibilidade desta empresa são um trunfo numa área tão competitiva como a produção automóvel.
A Auto Europa veio mostrar que não são necessárias alterações aos regimes laborais para uma empresas laborar com eficiência, da mesma forma que mostra uma vez mais o que fazem os trabalhadores portugueses nas mãos de gestores estrangeiros.
Eu considero-a um bom exemplo da nossa capacidade, seja a mão de obra da Auto Europa, sejam as empresas satélites nacionais.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!?
Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!

Não se foquem sómente no que de mau existe... Tenho a certeza que muitos mais conhecem bons exemplos... Coloquem os nomes e uma breves linhas sobre a razão.
Vamos lá contruir uma lista de virtuosos - com tanta maldicência, seguramente que conseguiremos fazer um tópico pela positiva.
O contributo dos moderadores também poderá ajudar.
Eu avanço com outro exemplo: o Mateus Rosé da bem portuguesa Sogrape (da portuense família Guedes), que passa por ser dos vinhos de maior longevidade e que por isso mais vendeu (e ainda vende) em todo o Mundo - sendo o preferido de personagens tão únicas como o Fidel Castro e o Saddam Hussein !
Vamos lá contruir uma lista de virtuosos - com tanta maldicência, seguramente que conseguiremos fazer um tópico pela positiva.
O contributo dos moderadores também poderá ajudar.
Eu avanço com outro exemplo: o Mateus Rosé da bem portuguesa Sogrape (da portuense família Guedes), que passa por ser dos vinhos de maior longevidade e que por isso mais vendeu (e ainda vende) em todo o Mundo - sendo o preferido de personagens tão únicas como o Fidel Castro e o Saddam Hussein !
James Wheat
Position Trader
Position Trader
- Mensagens: 1800
- Registado: 24/5/2006 12:33
- Localização: Porto
O sucesso das empresas alemães em Portugal deveria merecer muita atenção por parte do poder politico e sobretudo dos empresários Portugueses. Os trabalhadores são portugueses, então porque são produtivos nessas empresas e não o são nas empresas portuguesas.
Na minha opinião um dos principais problemas deve-se à falta de habilitações dos empresários portugueses. Saiu um estudo à poucos meses em que grande parte dos empresários tinham apenas 7º de escolaridade. Isto leva a que não tenham capacidade de implementar politicas que estimulem a produtividade e organização no processo produtivo. Basta ir a uma empresa pequena/média portuguesa para ver a confusão e a funcionar na base do desenrasca. Se formos a uma portuguesa gerida por alemães vemos que tudo funciona na perfeição, os funcionários sabem exactamente o que fazer … até parece fácil.
O que não percebo é porquê é que só se preocupam em dar formação aos trabalhadores quando na maior parte dos casos o problema (ou parte dele) está no lado dos empresários.
Na minha opinião um dos principais problemas deve-se à falta de habilitações dos empresários portugueses. Saiu um estudo à poucos meses em que grande parte dos empresários tinham apenas 7º de escolaridade. Isto leva a que não tenham capacidade de implementar politicas que estimulem a produtividade e organização no processo produtivo. Basta ir a uma empresa pequena/média portuguesa para ver a confusão e a funcionar na base do desenrasca. Se formos a uma portuguesa gerida por alemães vemos que tudo funciona na perfeição, os funcionários sabem exactamente o que fazer … até parece fácil.
O que não percebo é porquê é que só se preocupam em dar formação aos trabalhadores quando na maior parte dos casos o problema (ou parte dele) está no lado dos empresários.
A paciência é a chave do negocio
- Mensagens: 1255
- Registado: 5/11/2002 13:18
- Localização: Aveiro
artista Escreveu:Futebol - Somos dos melhores do mundo naquele que é unanimemente considerado o desporto rei, o mais mediático do Mundo!!!!
A nossa formação de jovens futebolistas é das melhores do mundo!!!
artista
Sim, desde logo o José Mourinho e o Cristiano Ronaldo passam por ser, actualmente, o 'melhor treinador' e o 'melhor jogador' do Mundo - algo que dificilmente se irá repetir no futuro na nossa história !
Eu viajo e contacto muito com Inglaterra e sei por isso muito bem quanto os dois mudaram a percepção que os ingleses têm dos portuguas: olham-nos hoje com outro respeito, porque se tratam de 2 vencedores claros, que se afirmaram num País e num sector onde a concorrência é enorme e onde claramente lhes tentaram 'fazer a folha' (como a tantos outros)... sem sucesso !
O seu sucesso é tanto mais meritório, pq quanto mais os irritaram, mais eles se afirmaram, quase que num desafio 'contra tudo e contra todos'; é por isso perfeitamente normal que nem todos os 'bifes' os gramem, embora todos - sem excepção - os respeitem !
Touché - p'ra frente, Tugas

James Wheat
Position Trader
Position Trader
- Mensagens: 1800
- Registado: 24/5/2006 12:33
- Localização: Porto
rpmt1 Escreveu:www.petratex.com
é só prémios e produtos inovadores...grandes esportações...
A textil portuguesa é uma grande exportadora. Não deixa de ser curioso que algumas marcas de roupa nacionais fecharam empresas em Portugal para abrir na China... enquanto as empresas texteis portuguesas produziam para o mercado Europeu. Significativo não?
A Petratex é um exemplo de inovação e tratamento de imagem. Há muitas empresas inivadoras que não divulgam os seus feitos da mesma forma que a Petratex o faz.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!?
Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!

Este tópico, de certa maneira, iliba então os Portugueses do estado da nação.
Não me interpretem mal, eu acho que eles são mesmo inocentes. Reparem, os bons exemplos são aos montes, existem muitos casos de Portugueses com iniciativa a criar riqueza, outros na investigação a dar provas, outros ainda lá fora a contribuir com divisas, fruto do seu trabalho.
Bem, então por que raio não saímos da cepa torta? Eu sou imensamente crítico de muita coisa em Portugal, mas por uma razão muito simples: porque amo muito este País, e acredito que é possível fazer melhor. Acho que existe um mal-entendido muito grande de algumas pessoas que ouvem outras pessoas (como eu) a dizer mal - daquilo que acreditam estar mal !! Mas, pelo menos da minha parte, nao é um dizer mal por dizer, é criticar por saber que se pode fazer melhor, em alguns casos por já ter eu próprio feito melhor!
Eu conheci de perto 2 casos de excelência em Portugal: Chipidea, e Instituto de Telecomunicações (que trabalha muito com PT Inovação - outro bom exemplo), e Universidade de Aveiro - outro excelente exemplo.
Existe muita coisa boa em Portugal, e por vezes sinto revolta ao ver a escumalha governante a travar e minar o desenvolvimento do país.
Abraço
Não me interpretem mal, eu acho que eles são mesmo inocentes. Reparem, os bons exemplos são aos montes, existem muitos casos de Portugueses com iniciativa a criar riqueza, outros na investigação a dar provas, outros ainda lá fora a contribuir com divisas, fruto do seu trabalho.
Bem, então por que raio não saímos da cepa torta? Eu sou imensamente crítico de muita coisa em Portugal, mas por uma razão muito simples: porque amo muito este País, e acredito que é possível fazer melhor. Acho que existe um mal-entendido muito grande de algumas pessoas que ouvem outras pessoas (como eu) a dizer mal - daquilo que acreditam estar mal !! Mas, pelo menos da minha parte, nao é um dizer mal por dizer, é criticar por saber que se pode fazer melhor, em alguns casos por já ter eu próprio feito melhor!
Eu conheci de perto 2 casos de excelência em Portugal: Chipidea, e Instituto de Telecomunicações (que trabalha muito com PT Inovação - outro bom exemplo), e Universidade de Aveiro - outro excelente exemplo.
Existe muita coisa boa em Portugal, e por vezes sinto revolta ao ver a escumalha governante a travar e minar o desenvolvimento do país.
Abraço
- Mensagens: 375
- Registado: 1/5/2008 2:21
- Localização: 8º W
Futebol - Somos dos melhores do mundo naquele que é unanimemente considerado o desporto rei, o mais mediático do Mundo!!!!
A nossa formação de jovens futebolistas é das melhores do mundo!!!
artista
A nossa formação de jovens futebolistas é das melhores do mundo!!!
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Renova Black
http://www.renovaonline.net/black/index ... front.html
Ideias simples grandes negocios, neste caso expansão de um negocio com produtos novos.
http://www.renovaonline.net/black/index ... front.html
Ideias simples grandes negocios, neste caso expansão de um negocio com produtos novos.
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Já em discussões anteriores eu apontei o exemplo da Continental Mabor como algo que deve ser olhado com atenção.
Congratulo-me com o exemplo que o James Wheat coloca aqui, porque na altura que mencionei esta empresa mas ninguém quis perceber o que realmente é a Continental Mabor.
É um exemplo de organização e eficiência.
Congratulo-me com o exemplo que o James Wheat coloca aqui, porque na altura que mencionei esta empresa mas ninguém quis perceber o que realmente é a Continental Mabor.
É um exemplo de organização e eficiência.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!?
Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!

RandomWalk Escreveu::clap:
Acho oportuno o teu post.
No entanto, já houve outra tentativa no mesmo sentido que pelos vistos não foi muito do agrado dos foristas![]()
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=125
Não me recordo desse tópico... nem o fui ler, se calhar até lá andei !
Agora eu gostaria de aqui ver e ouvir exemplos concretos de empresas e/ou pessoas que são excelentes e que são portuguesas.
Não gostaria que o tópico servisse para as pessoas andarem aqui a lamentar-se ou a justificar-se de porquê o sentimento geral é negativo.
Eu pediria que as pessoas sejam objectivas e se sinjam ao essencial: exemplos de excelência, sem mais, como o da tinta para navios.
Eu gostaria de no final alguém pudesse fazer uma lista com 20, 30, 40 nomes a que possamos olhar e ter como referência - desde logo de que nem tudo é mau e que o fatalismo não é universal em Portugal.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
- Mensagens: 1800
- Registado: 24/5/2006 12:33
- Localização: Porto

Acho oportuno o teu post.
No entanto, já houve outra tentativa no mesmo sentido que pelos vistos não foi muito do agrado dos foristas

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=125
Lisboa, 27 Jan (Lusa) - Apesar do ambiente resistente à mudança, a Euronavy impôs-se no sector das tintas "verdes" em Singapura, Brasil e EUA, apostando agora em mais projectos da petrolífera Petrobrás e mercados do sudoeste asiático, Vietname ou China.
A Euronavy é hoje uma companhia de vanguarda tecnológica dos mercados de tintas ecológicas para protecção anticorrosiva em áreas como a naval e o offshore (plataformas petrolíferas), sendo inclusive a única empresa não americana que fabrica tintas para os navios da armada dos EUA (US Navy). O produto é único no mundo e chama-se: ES301.
Mas nem sempre assim foi. Na verdade, segundo contou em entrevista à agência Lusa o presidente da Euronavy, Mário de Paxiuta Paiva, esta empresa de raiz portuguesa que é hoje mais facilmente reconhecida além-fronteiras, resultou de um "brainstorming" entre cinco engenheiros que há mais de 25 anos procuravam "a solução ideal para resolver problemas de anti-corrosão".
Sem vaidade, Mário Paiva lembra um artigo publicado em 1995 num jornal brasileiro em que um responsável de uma empresa concorrente no sector desvalorizava a Euronavy, caracterizando-a como "uvas muito verdes, se é que são uvas".
"Depois disso ganhámos-lhes [a essa empresa] praticamente todos os projectos das plataformas petrolíferas, sendo que o valor típico de um projecto destes ronda os 6 milhões de dólares", adiantou.
Hoje, a marca Euronavy (produtos e cadeia de valor) vale 30 milhões de euros, tendo as suas vendas mais do que quintuplicado entre 2001 e 2007, ano em que alcançaram os 12 milhões de euros, destinando-se mais de 95 por cento ao estrangeiro.
Apesar disso, acrescenta, em Portugal a empresa "continua a não ter importância".
"Onde é que fomos importantes em Portugal? Em obras de especialização como a pintura da ponte Luís I no Porto, os tanques de refinaria da Petrogal, em Sines, e as chaminés da Portucel. Mas por exemplo vendemos `zero` à marinha de guerra portuguesa. Ou melhor, não é `zero`, porque a Euronavy iniciou o fornecimento de tintas à HDW (Grupo ThyssenKrupp) no âmbito da construção dos dois novos submarinos encomendados pela Marinha Portuguesa ao consórcio Alemão vencedor do concurso", gracejou.
Segundo contou à Lusa, de 1982 a 1987, a empresa foi apenas um laboratório.
"Queríamos desenvolver as tecnologias que já na altura entendíamos que iriam ser o futuro e `canibalizar` as então existentes. Pensámos numa solução integrada que passava pelo produto, sua aplicação e desse resposta às necessidades dos clientes em quatro vertentes: qualidade, preço, produto `amigo` do ambiente e da saúde", lembrou.
Apesar de serem mais caras por litro, as tintas da Euronavy acabam por sair mais baratas, quando aplicadas, uma vez que o prazo de duração varia entre os 15 anos, no caso dos navios, e os 25 anos, no caso das plataformas petrolíferas, e utilizam esquemas inovadores.
Em vez de abrasivos e secos, altamente poluentes, usam água como meio de decapagem (hidrodecapagem) que depois tratam e reutilizam.
Algumas tintas são ainda tolerantes à humidade, podendo algumas delas ser aplicadas debaixo de água, e têm maior aderência.
Foram necessários cinco anos de grande aposta em investigação e desenvolvimento, "com mais e menos falhanços", para a entrada da Euronavy no mercado, mas, como sublinha Mário Paiva, "sempre com muita cerimónia", até porque o projecto esbarrou desde logo com a primeira resistência.
"Uma coisa aprendemos logo: na época não íamos longe em Portugal, não íamos ter mercado. O mercado nacional sempre foi e ainda é muito relutante à mudança. Ninguém analisa um projecto, sabendo o que vai ser, mas o que já foi. Quando a gente prova o que já foi, já não precisa", ironiza Mário Paiva.
O arranque da empresa no mercado português, mas com grupos estrangeiros, antecipava o sucesso que viria a alcançar em mercados externos, sobretudo a partir de 1993 quando entrou em Singapura, ainda que com "algum desconforto" face às reservas apontadas pelo mercado asiático.
"Fui a Singapura falar com o director-geral de uma empresa a quem eu estava a querer convencer da bondade dos nossos produtos e vender uma coisa que nunca se tinha vendido em lado nenhum do mundo. E ele só disse: Como é que me quer convencer de que o seu sistema é melhor do que um francês, alemão, inglês ou americano, se Portugal não tem nenhuma tradição em investigação?`", contou.
Minutos depois, Mário Paiva abandonava irritado as instalações da empresa sem quaisquer perspectivas de negócio.
Enganou-se: "O director da empresa mandou testar os nossos produtos e pintar uns painéis, meteu-os dentro de uns tanques com água salgada e uns meses depois ligou-me... o produto era interessante", disse.
O primeiro contrato ficou assim fechado com a Neptune Orient Lines, de Singapura, para a pintura de tanques de lastro de um navio.
"Singapura continua a ser o nosso primeiro mercado. Criámos, montámos e entregámos uma empresa, que já está em velocidade de cruzeiro, a um parceiro estratégico - Entraco", disse Mário Paiva, revelando também que pretende construir ali uma fábrica dentro de dois anos, que servirá também "clientes que estão a emergir na Malásia".
Contudo, o passo mais importante foi a entrada no mercado dos EUA.
A conhecida reputação da US Navy como entidade científica de elevada exigência e rigor e o seu complicado processo de certificação contribuiu para que os ecos do produto inovador da Euronavy chegassem ao Brasil.
Este é aliás um mercado onde a empresa está actualmente "muito concentrada", possuindo já uma subsidiária desde o ano passado e onde vai instalar uma fábrica no Recife, num investimento de 10 milhões de euros.
"Deu para nos sentarmos à mesa dos departamentos técnicos das petrolíferas Petrobrás, Chevron, Móbil, e da SNCF - caminhos-de-ferro franceses. E depois, através da Petrobrás, também já alavancámos novos clientes como a Transocean, que lidera o mercado mundial da perfuração de petróleo, e já em 2008 a norueguesa Aker para um novo projecto de renovação de plataformas de exploração petrolífera no sudoeste asiático", adiantou.
Estimando que o volume de negócios da casa-mãe não ultrapasse os 13 milhões de euros este ano, Mário Paiva é peremptório: "Esse volume de negócios vai implicar um crescimento muito grande da Euronavy mas fora de Portugal".
O empresário acrescenta que "na unidade de Setúbal o crescimento não é previsível e mesmo quando isso acontece a empresa vai deslocalizando", explicando que esta fábrica está reservada para a produção de bases de concentrados de alto valor acrescentado vendidas depois para outras unidades, sendo assim assegurada a confidencialidade do know-how.
"Também temos projectos no Vietname, com a empresa Vinashin que acabou de nos entregar os primeiros três navios de um total de 54, o que deverá totalizar um volume de negócios na ordem dos 38 milhões de euros nos próximos 10 anos", adiantou.
Na China, a empresa portuguesa também "vai fabricar, mas em fábrica alheia", encontrando-se em fase de criação a Euronavy China que estará concluída no primeiro semestre deste ano, iniciando a produção no fim do ano.
Quer no Bahrein, quer no Dubai, a aposta passa por um escritório comercial e Angola "é um projecto para o futuro - dentro de dois/três anos -, mas não uma prioridade".
Num mercado onde a maior parte dos seus concorrentes são gigantes multinacionais, facturando cinco mil milhões de euros, a Euronavy sabe que "para sobreviver tem de ser melhor em tudo" e orgulha-se de ter ocupado o seu próprio espaço e de ter "muitos bons clientes em carteira".
"Uma empresa passa por várias fases: uma é quando a empresa é mais pequena do que a pessoa que a faz. Depois há uma altura em que começa a entrar gente, e em que a empresa tem de ser maior que a soma das pessoas que lá estão. É nesta fase que nós estamos", afirma.
Em Portugal, a Euronavy tem entre outros clientes como a Petrogal, a Portucel e a EDP.
Euronavy pinta barcos da marinha de guerra norte-americana
Os barcos da marinha de guerra dos Estados Unidos (US Navy) são pintados com uma tinta única no mundo desenvolvida pela Euronavy, uma pequena e média empresa localizada em Setúbal. Desde a sua fundação que Mário Paiva, presidente da empresa, apostou no mercado internacional e no desenvolvimento de um produto de referência, a tinta ES301, que permitiu à empresa dar o salto para áreas tão exigentes como a naval e o off-shore (plataformas petrolíferas).
A carteira de clientes da Euronavy permite-lhe estar presente nos quatro cantos do mundo. Para além da marinha norte-americana, as tintas da fábrica de Setúbal estão presentes nas plataformas petrolíferas da Petrobras e da Transpetro, no Brasil, da British Petroleum (BP) e da Pemex, no México. A empresa fornece ainda a National Iranian Tanker, companhia de transporte de combustíveis iraniana. Outro cliente de referência é os estaleiros de Singapura, onde são construídos grandes navios e é feita a reparação e transformação naval .
A empresa está ainda a desenvolver projectos no Dubai e no Bahreim, na área petrolífera. Mário Paiva, presidente, disse ao DN que "está a desenvolver contactos com a Sonangol para se posicionar como fornecedor". Na semana passada, venceu um contrato na África do Sul para fornecer os estaleiros da Cidade do Cabo.
Para além da fábrica de Setúbal, os produtos Euronavy são também produzidos sob licença por parceiros nos Estados Unidos, Brasil e China. A empresa possui uma rede de distribuidores a nível mundial, em países como a Alemanha, a Índia e a Coreia do Sul.
A empresa é ainda fornecedora de referência dos caminhos-de-ferro franceses, a SNCF, para a protecção das suas pontes metálicas. Os produtos da Euronavy foram aprovados pela HDW alemã para a pintura dos futuros submarinos da Marinha de Guerra Portuguesa, recentemente adjudicados ao consórcio alemão.
Desde 2001 que a Euronavy criou uma divisão de serviços que lhe permite concorrer directamente às empreitadas lançadas por clientes, que considera decisors em Portugal, como são os casos da Petrogal, EDP, Portucel, Shell e Refer. Desta forma, "a Euronavy introduz no mercado nacional processos e soluções inovadoras". A empresa forneceu produtos para algumas obras emblemáticas, como a reparação dos tanques da refinaria da Petrogal em Sines, e esteve envolvida na pintura da Ponte D. Luís I, no Porto.
Mário Paiva diz que a empresa está em fase de crescimento e que existem projectos para a sua expansão. Recentemente, adquiriu um terreno adjacente à fábrica, num total de 46 mil metros quadrados, destinado à instalação de armazéns e ao alargamento da área industrial. A empresa afecta anualmente 20% da sua facturação para investigação e investimento.
http://dn.sapo.pt/2006/11/27/economia/e ... uerra.html
Lisboa, 27 Jan (Lusa) - A Euronavy ganhou este ano contratos no Brasil para a pintura anticorrosiva de 14 navios e uma plataforma petrolífera, representando 30 milhões de euros em vendas nos próximos cinco anos, disse à Lusa o presidente da empresa.
Em entrevista à agência Lusa, Mário de Paxiuta Paiva acrescentou que a pintura dos navios terá início em 2009, mas a construção da plataforma petrolífera arranca em Fevereiro deste ano, devendo estar concluída em finais do próximo ano, destinando-se à gigante petrolífera brasileira Petrobrás.
"Vamos fornecer 800 mil litros de tintas para a construção de uma plataforma semi-submersível em Angra dos Reis", avançou Mário Paiva.
O presidente da Euronavy disse que a produção das tintas terá início em 2009 e será efectuada por uma fábrica que pretende instalar no Porto de Suape, sul do Recife.
"Assinámos um protocolo com o governo do Estado brasileiro de Pernambuco para a instalação de uma fábrica de tintas marítimas e industriais, sem metais pesados ou solventes, representando um investimento de 10 milhões de euros", adiantou Mário Paiva.
Com uma capacidade de produção 4.000 toneladas por ano, a nova fábrica será detida pela subsidiária brasileira que a companhia portuguesa criou no Brasil em 2007, por sua vez totalmente detida pela fábrica-mãe, em Setúbal.
"O protocolo com o governo de Pernambuco permite que a fábrica se estabeleça logo com alguma pujança, porque tem garantido um mercado que o justifique", frisou.
Sendo o Brasil um dos mais importantes mercados da Euronavy, Mário Paiva espera que o volume de negócios naquele país, actualmente na ordem dos 8 milhões de euros, venha a ser superior ao da casa-mãe (cerca de 13 milhões de euros).
Mas os projectos para o Brasil não ficam por aqui: "Temos outro grande contrato com o grupo Queiroz Galvão para outra plataforma petrolífera, que já está em curso", adiantou Mário Paiva, explicando que este projecto "será todo fornecido a partir de Portugal, e não da fábrica do Brasil".
Segundo Mário Paiva, a Euronavy tem vindo a ganhar mais projectos, nomeadamente com a Petrobrás, Transpectro e junto de estaleiros brasileiros, como o Altântico Sul, Mauá e Brasfels.
"Fornecemos totalmente a plataforma petrolífera P50, que está em Bacia de Campos e foi a primeira a tornar o Brasil auto-suficiente em termos energéticos", contou.
Ao todo, a Euronavy já recebeu sete plataformas petrolíferas, correspondentes a um investimento superior a 22 milhões de euros, e tem na calha mais quatro projectos.
"Um projecto destes tem impacto no mundo todo. Estas plataformas ultrapassam os 6 milhões de dólares", explicou Mário Paiva.
Trata-se de uma PME de Setúbal, de altassima tecnologia em tintas, e que desenvolveu e produz uma tinta única no mundo, a qual permite pintar o fundo do navio sem o tirar de dentro de água. A tinta adere à chapa, sem interferência da água do mar, e passadas algumas horas está seca. É é muito cara.
Cumprimentos
- Mensagens: 1835
- Registado: 23/8/2006 18:53
- Localização: Alcabideche